quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Boletim de setembro de 2014



Palestra de setembro de 2014

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar do Tsukinamisai de setembro. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, principalmente nas atividades do decenário de Oyassama, e aos trabalhos em benefício do Kyokai.
Gostaria de agradecer também pela dedicação de todos no mês passado, quando comemoramos com muita alegria os 60 anos de fundação do Kyokai. Graças ao hinokishin de muitas pessoas que durante os últimos meses vieram para fazer os preparativos é que foi possível realizar a comemoração com muito sucesso.
Recebendo a graça de um excelente tempo e com a presença do Tyotyossama, esposa, convidados do Japão e do Brasil e fiéis, somando mais de 320 pessoas, um número além do esperado de pessoas, pudemos fazer magnificamente a festa de 60 anos de fundação. Muito obrigado a todos.

         Relembrando algumas palavras do Tyotyossama em sua palestra no dia da comemoração, além de falar sobre a história do Kyokai que começou há mais de 60 anos, explicou o significado de se fazer a comemoração a cada 10 anos. Ele disse:
         “A cada 10 anos, realizamos a Cerimônia Comemorativa da Fundação da Igreja, mas o mais importante é, recordando seriamente o dia original da igreja, fazermos mutuamente os votos de avançarmos em novas caminhadas com espírito de unidade.
         Nessa disposição espiritual, creio que, de acordo com as proteções de Deus-Parens, receberão as proteções para a razão da denominação da igreja se prosperar por todas as gerações.”
         Significa que não podemos esquecer o dia original da igreja, onde os nossos antepassados e mestres antecessores que estavam se dedicando fervorosamente na fé, fazendo a divulgação dos ensinamentos e a salvação das pessoas, para avançar ainda mais neste Caminho, desejaram a todo custo, receber a permissão de fundar esta igreja.
         Isso aconteceu há mais de 60 anos e logicamente a maioria das pessoas que estavam presentes na época da fundação já retornaram. A fé foi passando de geração para geração e o espírito das pessoas também vai se transformando.
         Fundar a igreja significava ter um local apropriado para reunir as pessoas, os yoboku e fiéis para em primeiro lugar realizar o Serviço Sagrado, solicitando a salvação das pessoas a Deus-Parens e a Oyassama. E isso continua até os dias de hoje, como acabamos de fazer a cerimônia mensal, realizando o otsutome.
         Assim, ao darmos continuidade à fé, sem esquecermos o dia original da igreja e também da origem da fé da cada família, se dedicando ao máximo aos trabalhos deste Caminho é que receberemos a graça e a proteção de crescer e prosperar cada vez mais.
         Sobre a importância da continuidade da fé, temos a seguinte Indicação Divina:
É continuando que se diz caminho. O que não tem continuidade não se diz caminho. IND. 21/05/1906
Significa que à medida que as gerações vão se sucedendo, recebemos as virtudes e herdamos a alegria da fé.
Dentro do próprio caminho trilhado com seriedade, somos envolvidos de emoção pelas novas graças recebidas dia a dia, e podemos sentir uma enorme alegria que as pessoas da primeira ou da segunda geração não tiveram a chance de apreciar.
Podemos dizer que a missão das pessoas que vêm depois e dão continuidade está em avançar no crescimento espiritual muito maior que não pôde ser alcançada pelas gerações anteriores.
É ensinado que a razão se aprofunda mais na segunda geração do que na primeira, mais na terceira geração do que na segunda, tornando-se assim, a razão de todas as gerações. No entanto, como é a realidade atual?
À medida que as gerações vão se sucedendo na fé, pode ser que aconteça o contrário dessas palavras. Nasce a acomodação pela vida cômoda e sem problemas, e isso acaba se tornando algo lógico, dando a impressão de não haver necessidade de seguir a fé religiosa.
Isso pode significar que o sentimento de gratidão está se tornando mais fraco. Talvez o nosso conhecimento sobre a doutrina e o ensinamento seja maior que a dos antepassados que quase não tiveram a oportunidade para estudar, mas pode ser que pela comodidade e pelas facilidades que estamos passando hoje, temos deixado de colocá-las em prática no cotidiano.
O ensinamento desse Caminho se expandiu graças aos nossos antecessores, que sentiram uma grande emoção ao receberem a graça da salvação, e por isso, trilharam com o espírito sincero o caminho para retribuir a gratidão, ou seja, fazendo a salvação das pessoas.
Porém, se não tomarmos cuidado, à medida que as gerações vão se sucedendo na fé, a emoção e a alegria por receber as graças de Deus-Parens vão ficando enfraquecidas. Isso seria como se estivéssemos desperdiçando a razão da dedicação acumulada pelos nossos antepassados.
Recebendo a salvação, os nossos antecessores fizeram a determinação espiritual para retribuir essa graça. Para nós, que herdamos esse sentimento, é de grande importância saber a forma como eles trilharam o caminho da retribuição das graças e transmitir isso para as próximas gerações.
Assim, se acumularmos essa caminhada que está de acordo com o sentimento de retribuição e gratidão, será como Oyassama disse:
“A razão irá se aprofundar mais na segunda do que na primeira geração, e mais na terceira do que na segunda geração.”
A retribuição das graças recebidas de Deus-Parens é feita tornando-se um yoboku capaz de contribuir com a concretização do mundo pleno de alegria e felicidade que Deus-Parens almeja, e também trabalhar pelo aumento do número de yoboku.
Atualmente, em face dos 130 Anos de Ocultamento Físico de Oyassama, nós estamos nos esforçando para que cada yoboku se esforce na prática da salvação. Sobre isso, ao final da palestra ele disse:
“Observando a época oportuna, significa que agora é o segundo ano das atividades de divulgação visando os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.  Compreendendo a importância desta razão, todos devem se unir em harmonia e fazer deliberações, e ficar firmemente determinados para que nem uma gota de água escape, ou seja, se todos se empenharem ao máximo nessa época oportuna, poderão receber a onipotente providência de Deus-Parens.              
Acredito que a finalização das atividades para o Decenário de Oyassama deve consistir em levar o maior número de pessoas a Jiba e agradecer a Oyassama eternamente viva.
Embora a distância entre o Brasil e Jiba seja muito grande e haja também uma carga econômica muito pesada, se tivermos o espírito de querer regressar a Jiba a todo o custo, tenho a certeza de que haverá a graça de Deus-Parens e o caminho irá se abrir amplamente.”
Estas foram as suas palavras. Ou seja, Terminamos uma meta que era a comemoração dos 60 anos de fundação. Porém, temos um objetivo muito maior que é o decenário de Oyassama. Faltando um ano e quatro meses, precisamos trabalharmos firmemente para que no ano do decenário, um grande número de fiéis do nosso kyokai possam fazer o regresso a Jiba.
Por esse motivo, o Dendotyo, a partir de outubro deste ano, até fevereiro do ano que vem, realizará a visita de doutrinação, junkyo.
Este junkyo é para promover a concretização da determinação espiritual das atividades missionárias feita por cada kyokai em 2012. Ou seja, para atingir as metas do número de seminaristas para koshu e shuyokai, para os novos yoboku e participantes do curso de habilitação de mestre, kyoto shikaku koshu.
Vamos receber a doutrinação no Taisai do mês que vem, dia 5 de outubro. A palestra em japonês será do diretor do Dendotyo, reverendo Tsutomu Imai e em português do kaityo da igreja Nippaku, reverendo Roberto Watanabe. Deste modo, gostaria que avisassem todos os familiares para participarem da Taisai, no mês que vem.        
Bem, este mês é realizado tanto no Japão como em muitos países, o Dia da Divulgação. Creio que em cada regional do Yonomotokai já tenha sido marcada a data da divulgação.
Semana que vem, no sábado, dia13, será realizado a Assembleia Comemorativa dos 60 anos de Fundação da Associação Feminina, Fujinkai do Brasil. Espero que as associadas do kyokai participem do evento que contará com duas diretoras que virão especialmente de Jiba.
Vamos realizar o mitamasai no 4° domingo, dia 28, para homenagear os antepassados. Gostaria de contar com a presença de todos.
Gostaria de pedir coisas para o bazar a ser realizado no dia 8 de novembro próximo.
         Agradecendo a presença e a participação de todos, termino as minas palavras.

Muito obrigado.

Boletim de agosto de 2014



Palestra de agosto de 2014

Saudação 60 anos

As minhas felicitações a todos os presentes pela realização da cerimônia mensal de agosto e também da comemoração dos 60 anos de fundação do kyokai.
Gostaria de agradecer ao Primaz Tyotyossama e esposa pela presença no dia de hoje, mesmo tendo voltado de Jiba a dois e estando atarefado, veio especialmente prestigiar a nossa comemoração. Tyotyossama, esposa, muito obrigado.
Agradeço também aos 11 convidados que vieram do Japão para a comemoração. Muito obrigado.
E os meus agradecimentos a todos os convidados e fiéis presentes no dia de hoje que, deixando os compromissos vieram reverenciar a cerimônia mensal e também compartilhar a alegria pela passagem dos 60 anos do kyokai.

Como foi lido na dedicatória, há mais de 60 anos, os nossos antepassados, superando as dificuldades e passando muitos sacrifícios como imigrantes acabados de chegar do Japão, além de trabalharem na lavoura, dedicaram a sinceridade em propagar os ensinamentos de Deus-Parens e o amor maternal de Oyassama, fazendo a divulgação e a salvação das pessoas.
Através da união espiritual dessas pessoas resultou na fundação do kyokai em maio de 1954.
Desde então, recebendo a graça e a proteção de Deus-Parens e Oyassama, havendo também orientação e a condução do Primeiro Primaz Chujiro Otake e do atual primaz Yuji Murata,  eatravés da sincera dedicação dos mestres antecessores e de todos, é que a nossa igreja foi crescendo e se desenvolvendo chegando até o dia de hoje.
Creio que o fato de ter chegado aos 60 anos é o fruto e o resultado do esforço e do empenho das pessoas que há mais de 60 anos iniciaram a caminhada do nosso kyokai e na festiva data de hoje, tenho somente a agradecer às almas de todos os antepassados que deixaram plantada a sinceridade, através da divulgação e da salvação.
Para nós que atualmente estamos exatamente no meio das atividades dos três anos mil dias visando a celebração dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama, vamos dedicar ao máximo para deixarmos também dedicado a nossa sinceridade.
Com isso, estaremos também cumprindo a nossa missão dessa época oportuna e também, deixando as sementes plantadas para que possam brotar na geração dos nossos filhos e netos.
Contando com a dedicação de todos e agradecendo mais uma vez a presença nesse dia da comemoração dos 60 anos de fundação, termino as minas palavras.
Muito obrigado.


Boletim de julho de 2014



Palestra de julho de 2014

           Os meus sinceros agradecimentos a todos os presentes que vieram participar e reverenciar a cerimônia mensal de julho do Kyokai. Agradeço também pela dedicação aos afazeres do kyokai e nas atividades do decenário de Oyassama. Muito obrigado.
            Agradeço também pelo hinokishin dos preparativos dos 60 anos de fundação. Finalmente, no tsukinamisai do mês que vem, com a presença do Tyotyossama, esposa e convidados que virão do Japão, vamos realizar a comemoração dos 60 anos de fundação do kyokai.
            Há mais de 60 anos, os nossos antepassados, dedicaram a sinceridade em passar pelo caminho da vida-modelo de Oyassama, realizando e divulgação e a salvação e, por ter havido esse trabalho é que hoje, estamos podendo fazer esta comemoração.
            Como ainda faltam vários preparativos, vamos fazer hinokishin nesta quarta-feira, 9 de julho e também nos fins de semana. Gostaria de contar com a colaboração de todos para o hinokishin. No próximo sábado, dia12, haverá também o bazar da pechincha. Contamos com a ajuda de muitas pessoas. Onegai shimasu.
No início deste mês, houve a caravana de regresso a Jiba, e o meu filho Tadaharu vai participar do Seminário de Oyasato e vai receber o Sazuke, tornando-se o mais novo yoboku do nosso kyokai. Com isso estamos dando mais um passo para concretizar as metas da determinação espiritual dos três anos, mil dias dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama.

            Algumas pessoas já devem saber da notícia do retornamento do Zen-Shimbashirasssama.
            No dia 24 de junho, terça-feira, às 19:55hs do Japão, ocorreu o retornamento do Terceiro Shimbashira Zenye Nakayama, em sua residência, em Oyasato. Ele estava com 81 anos de idade.
Em 1967, devido ao retornamento do Segundo Shimbashira Shozen Nakayama, ele sucedeu a razão de Shimbashira. Desde então, por 30 anos, esteve à frente como o centro do Caminho, conduzindo e orientando todos os yoboku e seguidores.
Em 1998, passou a razão de Shimbashira para o filho Zenji Nakayama e, como Zen-Shimbashira continuou trabalhando e fazendo doutrinação nas igrejas e regionais. Após o anúncio do seu retornamento, a partir do dia 25 pela manhã, fiéis começaram a chegar a Oyasato para fazerem a despedida.

O Terceiro Shimbashira já estava tendo um enfraquecimento das pernas há alguns anos e por isso, vinha evitando sair por longos períodos, mas todos os dias, na cadeira de rodas, fazia a reverência no Serviço Sagrado e também nas cerimônias mensais da Sede da Igreja.
Além disso, realizava a visita de doutrinação às igrejas e regionais, aninando e incentivando todos os seguidores. Ultimamente, estava cuidando da saúde em sua residência, mas no dia 24 à tarde, houve um agravamento repentino em seu estado e, por insuficiência cardíaca, retornou às 19:55 hs.
Às 20:45 hs do mesmo dia, o Shimbashira comunicou aos servidores da Sede da Igreja o retornamento do Terceiro Shimbashira e, posteriormente essa notícia foi repassado para todas as igrejas, regionais e centros do exterior.
A Sede da Igreja, logo após a comunicação do retornamento, no dia 24, anunciou também as datas das cerimônias: dia 27, às 19:30 hs, Culto de Transferência da Alma, e dia 6 de julho, ao meio-dia, Cerimônia de Homenagem e Despedida.

Histórico:
            O Terceiro Shimbashira Zenye Nakayama nasceu no dia 7 de julho de 1932, como filho mais velho do Segundo Shimbashira Shozen Nakayama e esposa Setsu. Em 1951, concluiu o segundo grau no Colégio Tenri e, em 1955, se formou na Universidade Keio. No dia 26 de outubro de 1949, se tornou sucessor do Shimbashira e, no dia 27 de janeiro de 1953, foi nomeado Presidente da Associação dos Moços da Tenrikyo.
            O casamento foi no dia 7 de fevereiro de 1958, e com a esposa Masa tiveram seis filhos, três homens e três mulheres. O filho mais velho, atual Shimbashira, nasceu no dia 16 de janeiro de 1959.
            Em 1961, foi nomeado Presidente da Comissão de Salvação e, em 1966, Presidente da Associação Infantojuvenil da Tenrikyo.
Em 14 de novembro de 1967, ocorreu o retornamento do Segundo Shimbashira e logo sucedeu a razão como Terceiro Shimbashira. A Cerimônia de Posse do Shimbashira aconteceu no dia 25 de outubro de 1968, com a presença de 300 mil de fiéis vindos de todas as partes do mundo.
Como Shimbashira realizou três decenários e no primeiro, que foi os 90 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, pronunciou as metas: enriquecer o conteúdo da igreja e promover a construção do Oyasato-Yakata.
Ele deu uma grande importância no desenvolvimento do conteúdo da igreja e, com o desejo de ligar o espírito a um grande número de fiéis que se dedicam às igrejas em diversas localidades, começou a fazer as visitas de doutrinação, explanando sobre a fé da devoção única a Deus. Foi ao exterior por 34 vezes e ao todo, fez mais de duas mil doutrinações às igrejas.
Visando o Centenário do Ocultamento Físico, enfatizou as atividades de divulgação e também, realizou as obras do Recinto de Reverência leste e oeste, a troca do Kanrodai e a reforma do estrado do recinto principal.
No dia 25 de outubro de 1984, foi concluído magnificamente as obras dos recintos leste e oeste e a reforma do estrado e dessa forma, foi concretizado o ideal do recinto de quatro frentes para poder reverenciar o Serviço de Kagura. Além disso, dando continuidade ao desejo do Segundo Shimbashira, foram adiantadas as obras do Oyasato-Yakata.
Como Presidente da Associação Infantojuvenil, empenhou-se na criação e educação dos sucessores do Caminho e na transmissão vertical. No dia 28 de janeiro de 1969, realizou pela primeira vez o Curso da Associação Infantojuvenil da Sede da Igreja e desde então, isso tem sido realizado todos os anos, para fortalecer as diretrizes das atividades da associação. No mesmo ano, começou também a atividade do Serviço da manhã durante o Regresso das Crianças a Jiba.
Como Presidente da Associação dos Moços, participou ativamente do hinokishin das obras de Oyasato, estando sempre à frente como um verdadeiro desbravador do Caminho, arakitoryo, até deixar o cargo em 1980.
Promoveu também as atividades musicais e, em 1955, criou o Instituto de Música da Tenrikyo e, como presidente, dedicou-se à pesquisa do Serviço. Em 1992, fez a gravação dos Hinos do Serviço e também empenhou-se nas apresentações de coral com músicas relacionadas a Escritura Divina.
Na área esportiva, foi presidente da Associação de Judô Tenri e da Associação de Rúgbi Tenri. Fez também apresentações em programas de televisão, participou de encontros das religiões pela paz mundial e, em 1981, encontrou-se com o Papa anterior.
Desde que passou a razão de Shimbashira em 1998, se dedicou em cuidar dos afazeres da residência de Oyassama e também atuou como preletor das preleções do Besseki.
Em esteve por 7 vezes no Brasil. Veio pela primeira vez como presidente mundial da Associação dos Moços, Seinenkai, em julho de 1954, participando da cerimônia de fundação do Seinenkai do Brasil. Na ocasião, veio com o Segundo Shimbashira e esposa. Depois, como presidente da Comissão de Salvação, veio em agosto de 1965, um ano antes dos 80 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.
Em julho de 1971, participou da comemoração dos 20 anos de fundação do Dendotyo, em julho de 1981, dos 30 anos de fundação e em julho de 1991, dos 40 anos do Dendotyo. Além disso, em 1993, participou da cerimônia de posse do Segundo Primaz, quando houve também a conclusão das obras de ampliação, troca do telhado e dos altares do Dendotyo.
E a última vez, foi em junho de 1999, quando veio com a esposa Masa, já como Zen-Shimbashira, visitando o Dendotyo e também mais 9 igrejas por todo o Brasil, quando transmitiu aos yoboku e fiéis a importância da razão de Jiba.
Foi nessa ocasião, em junho de 1999, em que recebemos a sua honrosa visita e também da sua esposa, aqui em nosso kyokai. Tem aquela foto de lembrança naquela parede.
Gostaria de relembrar um trecho de sua palestra feito naquele dia, onde o Zen-Shimbashira-sama falou sobre a sua expectativa em relação aos yoboku e fiéis da igreja. Ele disse:
“Gostaria de falar das minhas expectativas em relação aos senhores. Acredito que os senhores pertençam a uma determinada igreja. As pessoas que estão reunidas aqui são todas que tiveram a oportunidade de conhecer o ensinamento de Deus-Parens e, acreditando nele, passam os seus dias.
O meu desejo é que todos os senhores se tornem em material humano muito importante às atividades da igreja a que pertencem. O que seria a atividade da igreja? A atividade é divulgar amplamente o ensinamento de Deus-Parens e para isso, existem os meios básicos ensinados pela Oyassama que são a realização do Serviço Sagrado e o firme trabalho da divulgação e salvação das pessoas.
Realizando animadamente o Serviço Sagrado alegramos Deus-Parens e com isso, haverá muitos resultados positivos nos trabalhos de divulgação e salvação realizado por todos, recebendo muitas graças.
Cada pessoa tem um trabalho, uma rotina diferente, mas sempre haverá um modo, uma maneira de realizar e participar destas atividades da igreja. Não importa o que seja, começando pelas coisas que estiver ao alcance de cada um, gostaria que colaborassem, para que as atividades da igreja avancem cada vez mais ativamente. É desta forma que a sinceridade de cada um será aceita por Deus-Parens.”
            Estas foram as suas palavras e, pensando em seu significado, creio que esta época dos três anos, mil dias, é realmente o momento para ideal para praticarmos tanto o Serviço Sagrado como também a divulgação e a salvação.
            Com certeza, estaremos tranquilizando a sua alma e também correspondendo à sua expectativa em relação a todos nós, como deixou em sua mensagem na ocasião da visita de doutrinação em 1999. Creio que é a maneira de retribuirmos à gratidão que sentimos por tudo que deixou realizado.
           Como disse no início, hoje, em Ojiba, foi realizado a Cerimônia de Homenagem e Despedida, Kokubetsushiki, do Zen-Shimbashira-sama.
            Aqui no Brasil, no próximo sábado, dia 12 de julho, no Dendotyo, à partir das 4 horas da tarde, será realizado uma cerimônia de homenagem ao Zen-Shimbashira-sama.
            Mês que vem estaremos comemorando 60 anos de fundação e gostaria de contar com a presença de todos, se puderem, comparecer mais cedo, para fazermos os preparativos e recepcionarmos Tyotyossama e esposa com muita alegria.
            Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação do tsukinamisai de julho, termino as minhas palavras.
            Muito obrigado.


           


Boletim de junho de 2014



Palestra de junho de 2014

        Os meus sinceros agradecimentos a todos os presentes que vieram participar e reverenciar a cerimônia mensal de junho do Kyokai. Agradeço também pela dedicação aos afazeres do Caminho e também pela sincera contribuição visando os 60 anos de fundação a ser comemorado no dia 3 de agosto próximo.
         Agradeço também a todas as pessoas que tem vindo fazer o hinokishin aqui no kyokai, para os preparativos da comemoração e deixo feito o pedido para que mais pessoas, seja durante ou no final de semana venham participar do hinokishin.

Hoje, gostaria de falar sobre a razão de Oyassama que continua eternamente viva.
Oyassama nasceu com a alma predestinada de mãe da criação dos seres humanos, e com a chegada do tempo predeterminado, foi determinada como Sacrário de Deus-Parens. Abriu o derradeiro ensinamento, transmitindo intenção de Deus-Parens através da boca e do pincel, fez os preparativos do caminho da dedicação sincera à salvação, isto é, ensinou o Serviço de Kagura e entregou o Sazuke e ocultou seu corpo.
Após ocultar o corpo físico, continuou a nos proteger e orientar com a razão eternamente viva mostrada através das repetidas Indicações Divinas.
Depois de ter concedido como amuleto prova, omamori, todas as vestes vermelhas usadas por Oyassama, ao consultar as indicações, em março de 1890, foi orientado para costurar as vestes vermelhas e solicitar para que a vista, e continuou:
“Estou residindo até agora. Não tenho aonde quer que seja. Devem refletir vendo o dia a dia do caminho”. E ainda:
“Quimono simples no verão e quimono com forro no frio. Façam peças das respectivas estações do ano. Trabalharei vestindo-as. Apenas não podem ver a imagem. É a mesma coisa. Somente não há imagem”. (IND. 17-03-1890)
Está dizendo que não se pode ver a imagem, contudo, permanece na residência original como veio até então e estará trabalhando da mesma maneira. Esta razão do trabalho é manifestada, dia a dia, no Caminho.
A maior prova mostrada são as Indicações Divinas expressadas através do Honseki. Ainda, são as diversas salvações maravilhosas mostradas com a ministração do Sazuke largamente entregue após o seu ocultamento físico.
As salvações maravilhosas manifestas aqui e acolá onde se dirige um yoboku, fazem aprofundar mais a convicção dos trabalhos de Oyassama e o Caminho foi se expandindo como o fogo na planície.
Em dezembro de 1874, começou a entregar pela primeira vez o Sazuke para a salvação dos problemas do corpo, isto é, o Sazuke do sopro, o do alimento cozido, o da dança das mãos e o da dança das mãos do Kanrodai. Sobre a entrega do Sazuke do Sopro a Guissaburo Nakata, tem-se o seguinte relato:
Oyassama lançava o sopro no papel e entregava-o aos seguidores. Foi o início do papel do sopro, porém, o número dos seguidores aumentou e a Oyassama sozinha não dava mais conta. Então, disse a Guissaburo Nakata: “Fique ao meu lado e venha a lançar o sopro no papel.” Assim, significa que o papel do sopro em que a Oyassama lançou o sopro e o papel do sopro em que Guissaburo Nakata lançou o sopro tem mesma razão, o mesmo valor. Isso pode ser dito também a respeito do Sazuke da Dança das Mãos, que recebemos atualmente.
A eficácia do Sazuke é mostrada à razão ou a verdade do espírito. Portanto, é através do Sazuke que podemos sentir que Oyassama está trabalhando como em vida, e esse Sazuke é o maior tesouro de um yoboku.
Vou citar alguns exemplos de seu trabalho e orientação que aparecem no livro Episódios da Vida de Oyassama.
Um desses exemplos é o episódio 88 - “Livrando-o do perigo”.
O marinheiro Unossuke Tosa regressou a Jiba para agradecer por ter sido salvo de um naufrágio no mar do norte do Japão. Ao lado de manifestar agradecimento a Deus-Parens diante do Kanrodai, fez a determinação de seu futuro. Efusivo e contente estava relatando a ocorrência aos veteranos ali presentes, quando um deles acertou o dia e a hora do acontecido e contou-lhe:
“Nesse dia, Oyassama abriu a porta corrediça do lado norte do seu quarto, ficou de pé e, abrindo o leque do Serviço e voltada para o norte, ficou chamando por alguém durante algum tempo: 'Oi, oi!'
Ao ouvi-lo, Unossuke ficou profundamente comovido, foi logo diante de Oyassama e, em lágrimas, disse:
“Muito obrigado por ter salvo a minha vida já perdida.”
E Oyassama confortou-o:
“Fiz regressar livrando-o do perigo.”
Unossuke determinou então o espírito de avançar na dedicação sincera à salvação, deixando a sua atividade de marinheiro.
A atitude cotidiana de sua fé e a oração séria sob a tempestade deve ter alcançado Oyassama, que, percebendo o perigo do filho do Caminho que estava bem longe, estendeu-lhe a mão da salvação.
Creio que fatos semelhantes ocorrem nos dias de hoje. Quando um filho do Caminho cair em situação difícil, se pedir determinando o espírito, a sua sinceridade alcançará Oyassama que está trabalhando como em vida, concedendo a orientação e a salvação.
Os exemplos do trabalho de Oyassama, embora ela não esteja visível na nossa presença, estão evidenciados no episódio 44 – Dia de Neve – sobre o regresso a Jiba de Lin Masui; no episódio 139 – Trazendo o Furafu e no episódio 162 – No Lugar dos Filhos.
Todos eles narram a condução e a orientação de Oyassama, aceitando a sinceridade dos filhos.
Nesses episódios estão relatados a graça concedida a Lin Massui que regressou andando de Osaka, com dificuldade no meio da neve e quase caiu de uma ponte bem estreita. Ao chegar à Residência, Oyassama disse a Lin: “Foi Deus-Parens que a trouxe de regresso guiando-a pelas mãos. Escorregou aqui e ali, foi muito difícil, não? Mas, mesmo nessa dificuldade esteve contente. Deus-Parens aceita plenamente. Aceita tudo e concede graças.”
Temos também o aspecto da Oyassama cansar-se no lugar dos seguidores regressantes de longe a Jiba. Foi quando Kunissaburo Moroi, partiu de regresso a Jiba acompanhado de 10 fiéis. Fizeram o percurso de navio, de jinriquixá e andando durante vários dias. Ao chegarem à Residência, ficaram sabendo que há alguns dias Oyassama vinha dizendo: “Estou cansada, cansada. Virão filhos de longe. Vejo-os, vejo-os.” Mesmo sendo uma viagem longa e cansativa, Kunissaburo e os fiéis chegaram sem sentirem cansados.
Em outro episódio, temos que Oyassama dizia de vez em quando:
“As minhas pernas estão adormecidas.” Ou, “Sinto-me cansada.”
As pessoas ao redor estranhavam, pois Oyassama não tinha feito algo para se sentir tão cansada, mas nesse dia ou nos dias seguintes sempre vinham fiéis de longe, sempre muito animados. Diziam que mesmo terem andado bastante, regressaram sem se sentirem cansados. Isso era graças a Oyassama, que se cansava na Residência no lugar dos seus filhos. Ela cansava-se pelos queridos filhos que regressavam de locais distantes.
Quanto às pessoas que regressaram a Jiba sem sentir cansaço embora tenham percorrido longas distâncias, e às pessoas que não se cansaram servindo com afinco na Residência; se a Oyassama não se manifestasse “As minhas pernas estão adormecidas” - ficaríamos sem saber que ela se cansava em lugar deles. Nesse sentido, creio que, mesmo agora têm muitos casos da Oyassama estar cansada em nosso lugar sem que percebamos, quando dedicamos com toda sinceridade na salvação.
Não há dúvida de que, mesmo agora, Oyassama está vendo a jornada dos filhos do Caminho nos locais perigosos, ora auxiliando, ora guiando pelas mãos.
Sobretudo, indo na frente ou antecipando-se, a Oyassama está vendo e conduzindo pelas mãos os yoboku que servem no Caminho da dedicação sincera à salvação.
         Principalmente nessa época oportuna do Decenário, faltando um ano e meio para os 130 anos, com a convicção que de Oyassama sempre viva está trabalhando junto a todos os yoboku, gostaria de continuar fazendo os trabalhos de salvação.

Em julho, a partir do dia 1° até o dia 28, será realizado o Shuyokai do Brasil, Seminário de 28 dias. Desde já, se houver pessoas acima de 17 anos que possam participar, gostaria que convidassem sem falta. Além disso, vamos ter também o Curso de Doutrina, Koshu de 5 dias que começa no dia 14 e vai até o dia 18 de julho.
Agradeço a todos que tem trazido as coisas para o bazar e gostaria de pedir o hinokishin no dia 12 de julho sábado quando vai ser feito o bazar da pechincha. Na parte da manhã fazer os preparativos e na parte da tarde fazer o bazar.
Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação no Tsukinamisai de junho, termino as minhas palavras.

Muito obrigado.

Palestra de maio de 2014

Agradecimentos a todos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição para a comemoração dos 60 anos de fundação.
        Agradeço também a todos que contribuíram e ajudaram de diversas formas para que no mês passado, em abril pudesse fazer o regresso a Jiba. Muito obrigado. Cheguei na sexta-feira a noite em São Paulo.
         A partida foi no dia 14 e cheguei em Jiba no dia 16 a noite. Ainda estava frio tanto de dia como de noite. No dia 18 foi comemorado os 216 anos do aniversário de Oyassama, com a presença de milhares de regressantes de todo o mundo que lotaram as dependências do recinto de reverência para dar os parabéns a Oyassama pelo seu aniversário.
         Após a realização do Serviço de Kagura e da Dança das Mãos, a palestra foi realizada pelo Reverendo Yoshitaro Ueda. No início, ele falou sobre a razão de Oyassama eternamente viva. Disse que as graças que são mostradas através da ministração do Sazuke são a prova concreta de que Oyassama está trabalhando eternamente viva. Por isso, os yoboku devem se esforçar na ministração do Sazuke, solicitando a salvação das pessoas.
         Depois, falou sobre a importância de sempre acreditarmos que Oyassama está sempre nos conduzindo da melhor forma possível e nos protegendo a todo instante, em qualquer situação.
         O Reverendo Ueda falou também sobre o Encontro dos Yoboku que atualmente está sendo realizado em todas as partes do mundo. Explicou que existem muitas pessoas que estão passando por problemas e sofrendo com as doenças e por não terem um ponto de apoio espiritual, estão perdidas e desorientadas. A atual época do decenário é exatamente trabalhar na salvação dessas pessoas e o Encontro dos Yoboku é para incentivar todas as pessoas a fazerem a ministração do Sazuke.
         Após terminada a palestra e a reverência, Shimbashira-sama se dirigiu até o Recinto de Oyassama e fez a leitura da dedicatória, parabenizando-a pelo seu aniversário. Todos os fiéis que lotaram o pátio interno, em frente ao Recinto de Oyassama cantaram animadamente várias músicas de congratulações pelo seu aniversário.

         No dia seguinte, dia 19, foi realizada a 96 Assembléia Geral da Associação Feminina da Sede da Igreja, Fujinkai Sokai, com a participação de 46 mil associadas.
         Todas ouviram as orientações do Shimbashira-sama referente aos trabalhos dessa época oportuna das atividades que antecedem o Decenário de Oyassama. Ele falou para que cada associada, como base do Caminho, busque fazer a própria evolução espiritual, seguindo as metas e as determinações da associação, passando com alegria e ânimo todos os dias.
         Disse sobre as qualidades das associadas como mulher de criar e educar os filhos e os fiéis e aprimorando essa característica concedida por Deus-Parens, se esforçarem nessa época oportuna do decenário para orientar um maior número de pessoas.
         Explicou sobre a necessidade de se empenhar pessoalmente na evolução espiritual, no dia a dia, para que as associas possam cumprir a missão de transformar o mundo para o de vida plena de alegria e felicidade, conduzindo e encaminhando todas as pessoas ao seu redor, a começar dos familiares e pessoas conhecidas.
         Ouviram também a mensagem da Presidente Mundial, Harue Nakayama que falou sobre valorizar as qualidades como como yoboku e seguidoras do Caminho, trabalhando ativamente seguindo a vida-modelo de Oyassama.
         Falou na importância de educar e orientar os filhos para que no futuro possam se tornar yoboku que trabalhem ativamente pela salvação das pessoas. Para isso, é necessário ter em si proprio uma fé firme e forte, ou seja, praticar o ensinamento no dia a dia.
         Explicou sobre a necessidade de praticar a retribuição das graças no dia a dia e para isso, além de fazer a própria evolução espiritual, dedicar ao máximo para que as pessoas próximas também se tornem yoboku ativos e praticantes da salvação.

         No dia 26, foi realizado a Cerimônia Mensal de Abril da Sede da Igreja. Nesse dia houve também a reverência conjunta de quase 1000 condutores de igreja. Do Brasil, quase 40 condutores fizeram a reverência nesse dia.
         Os kaityosans foram chegando as 7 e meia da manhã no Shinden e fomos sentando nos quatro lados do recinto bem na frente. Fiquei na quarta fila no recinto sul, que é do lado voltado para o recinto de Oyassama. O tsukinamisai tem início as 9 horas, com a entrada do Shimbashira-sama, esposa e membros do pessoal do Serviço.
         Após a reverência e leitura da dedicatória, foi executado o Serviço de Kagura em torno do Kanrodai. Depois houve a Dança das Mãos e a palestra foi realizada pelo Primaz Yuji Murata. Ele tinha sido escalado para fazer a palestra de abril da Sede da Igreja.
         O Primaz falou sobre o Encontro dos Yoboku realizado no Brasil. Ele disse: do dia 1º de março até o dia 16, com a presença de três preletores da Sede, o encontro foi realizado em 27 localidades, com as palestras e os vídeos em português, e com tradução simultânea em japonês. Houve a participação de 2493 pessoas. Entre todos os encontros regionais realizados nos decenários anteriores, este foi a que contou com o maior número de participantes.
         No período de 16 dias, cada um dos três preletores, palestrou em 9 localidades, e somando o trajeto pelo ar e por terra, cada um percorreu cerca de 10 mil quilômetros. Deste modo, foi possível realizar os encontros sem nenhum problema, e recebemos um novo impulso para as atividades decenárias.
         Falou também sobre a importância de praticarmos o que está na Instrução 3, principalmente a satisfação sincera e o hinokishin.
         Muitas pessoas acham que a expressão satisfação sincera tenha uma imagem negativa de resignação, renúncia e paciência, mas, penso que a satisfação sincera que foi ensinada por Oyassama, possua uma imagem mais alegre de estabelecer o espírito de satisfação.
O caminho que devemos seguir é viver radiante de alegria e entusiasmo, firme e sem desânimo, refletindo constantemente sobre o nosso próprio espírito em qualquer circunstância, entendendo e aceitando todo acontecimento como uma manifestação da intenção divina. Essa maneira de conduzir o espírito chama-se tanno ou satisfação sincera.”
“Em seguida, como um meio para que todas as pessoas vivam ajudando uns aos outros, Oyassama ensinou o hinokishin. A palavra hinokishin, apesar de ser uma palavra original do Caminho, penso que tenha sido originado da palavra “Kishin”, anteriormente empregado na ação de doar dinheiro ou objetos para templos ou santuários. Entretanto, Oyassama ensinou que, ao invés de pessoas que tenham dinheiro e bens materiais, fazerem doações para os templos ou santuários em situações especiais, o hinokishin é expressado na conduta e nas atitudes das pessoas, dentro do dia a dia, através da alegria e gratidão por estarem recebendo as imensas providências de Deus-Parens.
No hinokishin, tanto as pessoas que são favorecidas financeiramente, quanto as que não são, e tanto as pessoas que têm disponibilidade de tempo, quanto as que não têm, sentindo alegria e para retribuir a gratidão a Deus-Parens é que fazem o hinokishin. O resultado da realização do hinokishin torna-se favorável, beneficiando as pessoas e a sociedade. Para todas as pessoas, ter o espírito de ajudar os outros a qualquer momento, em qualquer lugar ou situação, é o espírito de hinokishin.”
         Após a reverência a Deus-Parens, todos os condutores foram conduzidos ao Recinto de Oyassama, onde houve a saudação do Reverendo Ueda, diretor geral administrativo, Omotetoryo.
         Primeiramente ele agradeceu a reverência de todos os condutores na cerimônia mensal de abril. Explicou a mudança desta reverência que sempre acontecia no ano do decenário e desta vez foi antecipado para os três anos, mil dias. Isso ocorreu para ativar ainda mais as atividades da salvação enfatizada na Instrução 3.
         Ou seja, os condutores se animarem cada vez mais na prática da salvação, conduzindo e orientando também os yoboku e fiéis da respectiva igreja e assim, todos juntos, participarem das atividades decenárias e fazendo também a evolução espiritual.
         No final, todos recebemos Goku – arroz abençoado para que seja utilizado na prática da salvação até o término das atividades do decenário.
         No dia 29 de abril, feriado no Japão foi realizado o Dia do Hinokishin em Jiba e por todo o país. Nós que estávamos no Brasil Tsumesho, participamos fazendo a hinokishin de limpeza do alojamento.
Agradeço a todos que participaram do Dia do Hinokishin no dia 1° de maio, no Parque do Ipiranga.
Mais uma vez, muito obrigado a todos pela reverência e participação no Tsukinamisai de maio.
Muito obrigado.

        

         

Boletim de abril de 2014



Palestra de abril de 2014

         Antes da minha palestra, hoje estamos recebendo a visita do senhor Koji Saito, sucessor da Casa de Divulgação Nishikie Sorocaba, diretor da Associação dos Moços, Seinenkai do Brasil. Agradeço sinceramente a sua presença e a reverência na cerimônia mensal de abril. Muito obrigado.
O Seinenkai do Brasil, visando as atividades no ano dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, veio trazer a sua mensagem, principalmente aos jovens desbravadores do kyokai. Assim, gostaria de contar com a atenção de todos.

        
         Muito obrigado o diretor Koji Saito que trouxe as informações relativas as atividades do Seinenkai, principalmente para o ano do decenário, em 2016. Espero que do nosso kyokai, muitos jovens do Seinenkai possam estar participando, principalmente do Corpo de Hinokishin Internacional, em julho. Para isso, espero contar com a colaboração dos pais, para que os jovens possam fazer o regresso a Jiba em 2016.

Neste mês, estamos comemorando os 216 anos do nascimento de Oyassama. Há instantes, ao realizarmos a Cerimônia Mensal de abril, juntamente, comemoramos o seu aniversário. Sem dúvida alguma, para todos nós, é um mês de imensa alegria.

         Deste modo, gostaria de relembrar um pouco sobre a vida de Oyassama, desde o nascimento até o seu ocultamento físico.
         Como todos já sabem, de acordo com a intenção de Deus-Parens, Oyassama nasceu no dia 18 de abril de 1798, distante 4 quilômetros ao sul da atual cidade de Tenri, no local chamado Sanmaiden. Nasceu como sendo a filha mais velha de Hanshiti Masanobu e Kinu Maegawa.
         Desde pequena foi muito bondosa e carinhosa, não dando trabalho para a mãe e junto com ela aprendeu a costurar e a tecer, fazendo sacolinhas de pano que depois enchia de balas e doces e dava para as crianças da vila.
         Nas épocas atarefadas da colheita, reunia os filhos dos vizinhos e brincava com eles, enquanto os seus pais trabalhavam arduamente nas plantações.
         Assim, cresceu sendo admirada pelos familiares e pelos vizinhos e, ao chegar aos 13 anos, casou-se com Zembee Nakayama, indo morar na vila de Shoyashiki.
         Foi uma esposa atenciosa e uma nora dedicada para com os sogros, além de ser cuidar de todos os afazeres domésticos, tratando com respeito e consideração os empregados e amigos da família.
        Depois disso, com a chegada do tempo predeterminado, em 26 de outubro de 1838, tornou-se Sacrário de Deus-Parens, passando a transmitir o derradeiro ensinamento da salvação dos homens, através de prática no dia a dia, como também deixou registrado através do pincel.
         Através da vida-modelo, ensinou paciente e com perseverança a maneira de se fazer a transformação espiritual para que todos pudessem atingir a concretização da vida plena de alegria e felicidade.
         Durante os 50 anos da vida-modelo, ela passou por inúmeros sacrifícios. Ao cair no fundo da pobreza, passou anos e anos por rigorosos invernos se aquecendo apenas com fogueiras de gravetos e folhas secas, muitas vezes sem óleo para as lamparinas, trabalhando a noite somente com a luz do luar e, no verão, não tinha tela e nem mosquiteiro para se proteger dos pernilongos e outros insetos.
         Porém, de acordo com os seguinte versos do Ofudessaki:
         Não digam nada acerca das coisas atuais, pois será avistado o amplo caminho do porvir. Of. III-36
         Qual seja o caminho atual, não o lamentem. Tenham prazer com o caminho real do porvir. Of. III-37
         Assim, segundo esses versos, mesmo em meio às dificuldades, animou e incentivou os filhos, explicando-lhes sobre os dias de alegrias que estavam por chegar, e ela mesma passou sempre animada e alegre por quaisquer circunstâncias.
         Mesmo nestas situações, em que teve que passar os dias somente com picles e água, encorajou os filhos dizendo:
         “Neste mundo, há pessoas que estão sofrendo apesar de ter alimentos acumulados aos montes à cabeceira, porque não conseguem comer mesmo que queiram, nem passar a água pela garganta. Se pensarmos nisso, estamos muito bem, pois, quando bebemos água, sentimos o gosto da água. Deus-Parens tem-nos abençoado com a sua excelente graça.”
Durante muito tempo foi injuriada e discriminada pelos próprios familiares e vizinhos que outrora tinham sido ajudados por ela. Chamavam-na de louca e possuída por gênios do mal, pois as suas atitudes eram incompreendidas pelas pessoas.
         Depois de quase 20 anos, começaram a surgir os primeiros fiéis e o seu ensinamento passou a se propagar pelas redondezas, chegando primeiramente a ser conhecida com a deusa do parto, pois através da concessão do parto feliz, obiya yurushi, muitas mulheres foram salvas de complicações pós-parto.
         Como sabemos, este foi o início da propagação do seu nome ao mundo e pouco a pouco, o caminho da fé dói se expandindo. Entretanto, surgiram as difamações e os ataques dos monges e sacerdotes, além da incompreensão e da desconfiança das autoridades, sendo muitas vezes agredida e sofrendo violências.
         Mesmo dentro destas adversidades, ensinou o Serviço do Kagura e a Dança das Mãos, como sendo o meio para a salvação dos homens. Esclareceu a Jiba original e mostrou o caminho da dedicação única à salvação.
         Enquanto isso, continuaram as perseguições e foi presa 17 ou 18 vezes, quer no rigoroso inverno ou no calor intenso. Porém para ela, isso não significava nenhum sacrifício, muito pelo contrário, sempre saía animada e alegre, dizendo que estava indo fazer a divulgação nos altos montes.
         Tudo isso foi somente pensando em acelerar a evolução espiritual dos seus queridos filhos e, sem dúvida alguma, isso só foi possível por que ela era senão a mãe de toda a humanidade.
         Por todo esse tempo, acelerou a realização do Serviço de Kagura, mas sentindo que a indecisão e a hesitação das pessoas perante a realidade de que a cada execução do Serviço lhe custava ser presa, no dia 26 de janeiro de 1887, deixou de existir fisicamente, ocultando o seu corpo aos 90 anos de idade.
         Porém, mesmo abreviando 25 anos de sua vida natural, através do Ossashizu, Indicação Divina, esclareceu que a sua alma permanece viva, e continuará para sempre na residência original, protegendo e zelando pela evolução de todos os seus queridos filhos.
         Assim, no dia de hoje em que comemoramos o seu aniversário, refletindo qual seria o melhor presente que poderíamos dar a Oyassama, podemos chegar à conclusão de que é a nossa determinação de caminharmos firmemente dedicando-nos à sincera salvação, para podermos fazer a evolução espiritual, principalmente neste segundo ano de atividades, dos três anos, mil dias para os 130 anos do ocultamento físico.
        
         Gostaria de agradecer a todas as pessoas que foram participar do Encontro dos Yoboku realizado no mês passado, em várias regionais, em diversas datas. Muito obrigado pela participação.
         Por todo o Brasil, o Encontro foi realizado em 27 regionais com a participação de aproximadamente 2.500 pessoas. Com isso, creio que pudemos dar mais um grande passo rumo ao decenário de Oyassama.

        
Gostaria de agradecer a todos pela colaboração ao regresso a Jiba que estarei fazendo na semana que vem, no dia 15. Como expliquei, desde o ano passado, está acontecendo a reverência conjunta dos condutores de igreja no dia 26 de cada mês em Jiba, no dia da cerimônia mensal, como parte da atividade do decenário de Oyassama.
Assim, todos os meses, no dia 26, quase 1000 condutores, vestindo o otsutomegui e sentando bem próximo ao Kanrodai fazem a reverência do Serviço de Kagura e da Dança das Mãos. É algo realmente gratificante poder reverenciar de perto o Serviço de Kagura.
Deste modo, cada kaityo, representando os fiéis de cada igreja, faz o agradecimento por todos estarem dedicando animados nas atividades dos três anos, mil dias, e pelas graças recebidas e renova a determinação de continuar trabalhando firmemente e assim, poder contentar Oyassama eternamente viva.
O kyokai que pertence ao Dendotyo, está marcado esta reverência no dia 26 abril. Representando cada um dos yoboku e fiéis do kyokai, farei o agradecimento a Deus-Parens e a Oyassama pelas graças recebidas e a determinação de continuar dedicando animado nessa época oportuna dos três anos, mil dias.

Como acontece todos os anos, o Dia do Hinokishin da regional de São Paulo será no dia 1° de maio, as 8:30 hs da manhã, no Parque da Independência, no Ipiranga. Gostaria de contar com a participação de todos, pois além do hinokishin que realizamos é também uma grande forma de fazermos a divulgação.
Agradecendo a todos e também pela visita do Diretor Koji Saito do Seinenkai do Brasil, termino assim as minhas palavras. Muito obrigado.