terça-feira, 8 de novembro de 2011

Palestra do tsukinamisai de novembro

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia e aos trabalhos do Kyokai.
Como disse no mês passado, no dia 26 de outubro foi celebrado em Jiba, os 174 anos da Revelação Divina e houve a palestra do Shimbashira-sama.
Deste modo, hoje, gostaria de citar os pontos mais importantes da palestra, que servem como orientação para todos nós nesta época oportuna e também, a base para fazermos a nossa reflexão no dia a dia.

A Grande Cerimônia da Revelação Divina teve início às 8 horas da manhã. Esse horário corresponde exatamente ao momento em que o marido Zembee aceitou o pedido de Deus-Parens, concedendo Miki como Sacrário de Tsukihi, no dia 26 de outubro de 1838.
Na leitura da dedicatória, Shimbashira-sama disse que a começar dos condutores de igreja e yoboku, todos estavam determinados em avançar firmemente pelo caminho da dedicação sincera à salvação, praticando o Serviço Sagrado e o Sazuke para poder corresponder à vida-modelo de Oyassama. Além disso, disse que devemos nos aprofundar na reflexão da razão da origem, compreendendo que todas as coisas neste mundo acontecem de acordo com a vontade de Deus e que precisamos transmitir às pessoas sobre a verdade das providências divinas. Devemos ter como meta a concretização do mundo em que as pessoas se ajudem e se salvem mutuamente como irmãos e que haja o esforço e o trabalho para todos desfrutarem a vida de alegria e felicidade.
Após a realização do Serviço de Kagura e da Dança das Mãos, perante quase 80 mil pessoas que regressaram de todas as partes de mundo, Shimbashira-sama inicialmente começou explicando o significado do dia original da Revelação Divina.
Como sabemos, Deus-Parens se revelou ao mundo de acordo com a promessa feita no início da criação dos seres humanos, quando disse aos instrumentos reunidos do mar de lama de que traria os de volta para a residência original passados tantos anos quanto o número de filhos concebidos na primeira concepção para serem reverenciados como deuses. Foi assim, que Oyassama, que possuía a alma de Izanami-no-mikoto se tornou sacrário de Tsukihi e passou a transmitir o ensinamento da salvação de todas as coisas, esclareceu a razão da origem e explicou sobre Deus-Parens e suas providências.
Através de Oyassama ficamos sabendo que o objetivo da criação do mundo e dos seres humanos é a concretização da vida plena de alegria e felicidade. Para isso, ele explicou sobre a importância da conduta do yoboku no dia a dia e citou as três condições da fé que são: o espírito de devoção única a Deus, a atitude de hinokishin e a harmonia da união de espíritos. Estas três condições são fundamentais para nós que seguimos o ensinamento de Oyassama no dia a dia e é preciso que esteja sempre presente em nossa mente e que seja praticado constantemente.
Explicando rapidamente, estas três condições da fé constam no livro Manual do Yoboku que todos ganhamos quando recebemos o Dom do Sazuke e depois ouvimos as preleções. Foram citadas pelo Segundo Shimbashira, Shozen Nakayama, em sua palestra na Assembleia Geral do Yonomotokai de outubro de 1966. Ele disse o seguinte: ‘Desde o encerramento dos 70 anos do Ocultamento Físico de Oyassama temos como nossa determinação espiritual diária os três preceitos da fé: a devoção única a Deus, a harmonia da união de espírito e a atitude de hinokishin esquecendo a ambição. Desejo que trabalhem como instrumentos de Oyassama mantendo firmemente no espírito, esses três preceitos.’ Estas foram as suas palavras.
Em seguida, Shimbashira-sama falou sobre a grande catástrofe que aconteceu em março passado na região nordeste do Japão e disse: ‘Estamos bem no meio dos anos entre a celebração dos 120 e 130 anos do Ocultamento de Oyassama. Deste modo, é preciso que todos nós façamos uma profunda reflexão sobre a situação atual do Caminho que tem como objetivo a concretização da vida plena de alegria através da execução do Serviço Sagrado. Assim, devemos corrigir as nossas atitudes para estar de acordo com o ensinamento e ter como exemplo a vida-modelo para poder corresponder ao desejo de Deus-Parens. Para isso será muito importante a nossa determinação neste momento.’
Essas palavras significam que o momento atual é muito importante para cada um de nós fazermos a reflexão se estamos realmente praticando os ensinamentos no dia a dia, seguindo a vida-modelo de Oyassama e se estamos trabalhando em união e harmonia espiritual pela salvação das pessoas, e se não estamos esquecendo a atitude de hinokishin.
No dia 25, houve o encontro dos condutores e esposas das igrejas das regiões atingidas pela grande catástrofe de março, com a participação de mais de 250 pessoas. Para os presentes que sofreram o terremoto e o tsunami, Shimbashira-sama primeiramente manifestou a sua solidariedade e o reconhecimento pelos esforços dedicados na reconstrução do desastre, e disse: ‘No Ofudessaki, sobre os terremotos e tsunami tem-se que os desastres naturais são a manifestação do pesar e da ira de Deus. Assim, como seguidores do ensinamento, é importante a postura de refletir esse fato como sendo uma severa orientação de Deus-Parens. Independente se sofreram ou não com a catástrofe, todos nós devemos refletir como se fosse um aviso direto de Deus e fazer uma profunda reflexão para corrigir as nossas falhas e acertar as atitudes e pensamentos para estar de acordo com os ensinamentos. O momento atual é propício para fortalecer a união espiritual e demonstrar na prática o ensinamento da ajuda e salvação mútua e de que todos são irmãos entre si. A reconstrução material se realiza com o passar do tempo, mas a dor e a ferida no coração das pessoas que perderam familiares, parentes e os bens são muito mais profundos e a sua recuperação é mais demorada. Assim, o trabalho do yoboku vai ser importante para levar o amparo e a força espiritual.

Antes de encerrar, no dia 30 deste mês, aconteceu o Undokai com a presença de quase 600 pessoas e agradeço a todos que vieram no hinokishin no dia 12 e também para os que vieram juntamente com a família no dia 30.
Agradecendo mais uma vez a participação na Cerimônia mensal de novembro, termino as minhas palavras.
Muito obrigado.