segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Boletim de janeiro de 2012

Palestra de janeiro de 2012

Primeiramente, desejo a todos um feliz ano-novo. Agradeço sinceramente pela dedicação prestada ao Dendotyo na comemoração dos 60 anos de fundação e também ao Kyokai no ano passado, quando pudemos receber numerosas graças de Deus-Parens.
Ao iniciarmos o significativo ano 175 da Revelação Divina, peço que continuem com o mesmo ânimo e com o mesmo sentimento de dedicar a Deus-Parens e a Oyassama, para que possamos continuar alegremente o nosso caminho da evolução espiritual.
Todos os anos, o nosso Kyokai faz a determinação espiritual para se tornar uma meta a ser atingida com o trabalho e a colaboração de todos durante o ano. Como o nosso Kyokai está ligado diretamente ao Dendotyo, esta determinação espiritual é feita para o Primaz que posteriormente entrega diretamente ao Shimbashira-sama.
Assim, para este ano, as determinações são as seguintes:
5 pessoas para o Hatsuseki, iniciantes do Besseki.
5 pessoas para receber o Sazuke.
2 pessoas para o Kentei Koshu.
3 pessoas para o Shuyokai.
E, 500 mil ienes de oferenda Ossonae, para a Sede da Igreja, Hombu.
Em relação a este Ossonae que mensalmente os senhores tem feito em separado para a Sede da Igreja, no ano passado, a determinação foi de 500 mil ienes. Graças ao empenho de todos que fizeram a oferenda mensalmente, conseguimos superar a meta estabelecida e o total foi de 562.000 ienes. Agradeço sinceramente a todos que fizeram este precioso e valioso ossonae, oferenda. Muito obrigado.
Além disso, este ano estamos iniciando as atividades dos três anos, mil dias para a comemoração dos 60 anos do kyokai e ser realizada em maio de 2014. Como aconteceu a 10 anos atrás, iniciaremos a contribuição mensal das famílias nessa época oportuna, para podermos fazer as melhorias do kyokai e gostaria de contar com a colaboração de todos para est ano de 2012.

Neste momento, acabamos de realizar com satisfação e sem nenhum contratempo o Serviço Sagrado e a Dança das Mãos. É realmente muito gratificante. Isto porque, em 26 de janeiro de 1887, a expressão “realizar com satisfação e sem nenhum problema”, que nós usamos como se fosse um fato normal, jamais poderia ser expressa naquela época.
Conforme as palavras do Primeiro Shimbashira, Shinnossuke, ditas naquele dia 26 de janeiro: “Que executem o Serviço somente aqueles com o espírito disposto a sacrificar a própria vida ao desempenhá-lo.”, os mestres vestiram várias roupas de baixo e meias, por causa do rigoroso inverno e desejando apenas receber a graça pela recuperação completa da saúde de Oyassama, começaram a executar o Serviço com toda a seriedade. Oyassama escutava satisfeita o canto e o som dos instrumentos, aceitando a determinação espiritual de todos e, ao término do Serviço, ocultou-se fisicamente. Essa cena pode ser facilmente imaginada por todos em nossas mentes.
Os seguidores foram postos frente a frente com uma grande contradição: desejavam seguir alegremente qualquer pedido que fosse feita por Oyassama, mas não eram capazes de se dispor a realizar o seu mais ardente desejo que era a realização do Serviço Sagrado. Se o fizessem obrigaria a passar por mais sacrifícios na prisão.
Entretanto, o Serviço Sagrado tinha sido ensinado como sendo o próprio caminho da salvação de todas as pessoas do mundo. Deve-se dizer que o cumprimento da essencial missão de Oyassama como Sacrário de Deus-Parens dependia da realização desse Serviço.
Consequentemente, a hesitação dos seguidores em realizá-lo, embora isso fosse o resultado de sua sincera preocupação com a segurança de Oyassama, dificilmente poderia ser aceito e apreciado por ela.
Se a preocupação com a segurança física dela fosse o motivo para impedi-los de alcançar uma maior evolução espiritual, que dependia da realização do Serviço Sagrado, então Oyassama estava preparada até mesmo a encurtar a sua vida física, a fim de apressar a evolução dos seguidores.
Por isso, ao pensarmos nos fatos ocorridos há 125 anos, poder realizar o Serviço Sagrado com alegria e satisfação é um fato realmente gratificante. Os mestres daquela época, além da preocupação com o estado de saúde de Oyassama, tinham que enfrentar o rigor da repressão da polícia, sendo muitas vezes levados presos somente por realizarem o Serviço Sagrado.
Convictos de que Deus-Parens tinha aceitado a sinceridade de todos e que assim concederia a melhora da saúde de Oyassama, os seguidores concluíram o Serviço com alegria e sentiram essa proteção pelo fato de não ter aparecido nenhuma autoridade para impedir o Serviço, como sempre vinha ocorrendo. Entretanto, não podemos nem imaginar o impacto e a tristeza de todos no momento em que foi anunciado o seu ocultamento físico.
Passados algum tempo desde a notícia, perceberam que não podiam permanecer no estado lastimável em que se encontravam. Reanimaram-se e, quando solicitado as Indicações Divinas, tiveram as seguintes palavras:

“Farei uma terra nivelada. Todos, todos, estão completos, estão completos? Entendam bem. O que disse até agora deixei-o colocado na caixa da verdade. Porém, eis que Eu, Deus, por causa do meu amor por meus filhos saí abrindo o portal, e encurtando 25 anos da vida que o Parens tinha ainda pela frente, e começo a salvar-lhes a partir de agora. Fiquem observando bem. Fiquem observando bem o que foi até agora e o que será daqui em diante. Perguntei-lhes se nivelo a terra abrindo o portal ou fechando-o, e não solicitaram para que nivelasse a terra abrindo o portal? Eu fiz tal como desejaram. Até agora havia coisas que desejava dar a meus filhos. Porém, não pude dá-las devidamente. Ainda, ainda, doravante, as entregarei gradualmente. Deixem escutado bem.”

Essas palavras significam: Bem que, doravante, abrirei e estenderei o Caminho ao mundo inteiro. O Dom do Sazuke, por meio do qual todos os sofrimentos físicos são curado, estava até então confiado a Oyassama, mas ela não pôde entregar amplamente a todos. Porém, agora que Deus-Parens abriu o portal do seu sacrário e se prepara para sair para salvar o mundo, doravante, Ele concederá o Sazuke incessantemente para todos.
Em primeiro lugar, o fato de Oyassama deixar o seu corpo, encurtando 25 anos da vida natural que ainda tinha pela frente, deve-se ao seu profundo amor pelos seus queridos filhos e ao desejo de poder andar pelo mundo inteiro para salvar todas as pessoas mais rapidamente. Portanto, Oyassama não morreu. Ao contrário, Deus-Parens tem aberto o portal do seu sacrário e saído para trabalhar livremente pela salvação do mundo. Observem bem e firmemente os fatos ocorridos até o presente e os que vão ocorrer de agora em diante e vejam como as coisas mudarão.
Hoje, vocês estão lamentando o fato de Oyassama ter deixado de existir fisicamente, porém, quando perguntei, ontem, se queriam que nivelasse a terra com o portal aberto ou fechado, responderam que desejavam que o fizesse com o portal aberto, não foi? Deus-Parens tem mostrado a sua livre e plena providência de acordo com o espírito de todos, atendendo-lhes o pedido.
Bem, até agora, embora quisesse tanto dar aos meus filhos o Dom do Sazuke, não pude fazê-lo conforme desejava. Mas, de agora em diante, o entregarei gradualmente, Ouçam e lembrem-se bem disso.

Ao escutar estas palavras, compreenderam que Oyassama, mesmo ocultando-se fisicamente, permanece viva espiritualmente para a salvação do mundo. Dessa forma, todos conseguiram recuperar o ânimo.
‘Nivelar a terra’ significa anular os altos e os baixos, igualando o espírito das pessoas.
Disse que, abrindo o portal, iria nivelar o mundo e acrescentou dizendo: “A partir de agora, farei a salvação.” O caminho fundamental para a salvação é a realização do Serviço Sagrado.

Assim, neste início de ano, e nesse dia em que realizamos a Grande Cerimônia de Janeiro, rememorando o ocultamento físico de Oyassama, procurando compreender mais profundamente a intenção de Deus contido nos fatos ocorridos no dia 26 de janeiro de 1887, vamos refletir os nossos passos procurando o caminho que corresponda à intenção divina, baseando-nos nos ensinamento de Oyassama e na sua vida-modelo.
Em seguida, vamos entrar em ação, colocando em prática a nossa determinação espiritual durante todo este ano, pois com certeza Oyassama eternamente viva nos abrirá um amplo e maravilhoso caminho.

Neste importantíssimo ano 175 da Revelação Divina, vamos refletir os nossos passos e reafirmar a nossa meta. Todos juntos, renovando o espírito, vamos fazer o voto de dar os passos animadamente no caminho que corresponda à intenção de Deus-Parens.
Muito obrigado.