segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Boletim de fevereiro de 2011

Palestra de fevereiro de 2011

Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição às obras do Dendotyo, dos 60 anos de fundação.

Em janeiro, a partir do dia 4, houve o Curso Estudantil com a participação de 13 pessoas. Módulo 1, foram 5 pessoas e nos módulos 2 e 3, 4 pessoas cada. No Shuyokai, com duração de 28 dias, que terminou ontem, 5 pessoas. Nos dias 21 a 23, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-juvenil com a participação de 32 pessoas entre crianças, encarregados e pessoal de hinokishin.
Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual. Mês que vem, teremos a partir do dia 15 de fevereiro, o Curso de Doutrina, Koshu.

Hoje, gostaria de falar sobre a palestra do Shimbashira-sama, que foi realizada no dia 26 de janeiro passado, em Jiba na ocasião da Grande Cerimônia. São orientações que nos ajudam a direcionar o nosso pensamento e a nossa reflexão no momento atual, para sempre estarmos indo em direção ao desejo de Deus-Parens.
Como disse no mês passado, a Grande Cerimônia de Janeiro é realizada para relembrarmos o dia em que Oyassama se ocultou fisicamente aos 90 anos de idade, e fazermos a reflexão sobre a intenção de Deus.
Primeiramente, Shimbashira-sama explicou a situação daquela época, em janeiro de 1887:
“O seu início foi em 1° de janeiro de 1887, quando Oyassama saía do banho e cambaleou subitamente. E, para as pessoas que ficaram preocupadas, Oyassama explanou dizendo: “Isto é o sinal de que o mundo vai se mover”. Nesse dia, não houve nada de anormal, mas em 4 de janeiro, a saúde de Oyassama tornou-se novamente crítica, e consultando a vontade divina através de Izo Iburi, tiveram essas rigorosas palavras:

“Já está suficientemente completo. Até este momento, tenho explicado a respeito de todas as coisas, mas não as tem compreendido claramente. Embora tenha explicado tanto, não há quem tenha compreendido. É lamentável. Estão desconfiados, mas reflitam bem. Se consideram mentira o que Deus diz, este caminho não teria continuado por 49 anos, até o presente. O que disse até agora tem sido realizado. Reflitam através disto. Devo retirar-me já, nestas condições? Devo ocultar-me?”

Essas palavras transmitem o sentimento de impaciência de Oyassama, e a situação em que mesmo as pessoas que seguiam esse Caminho, apesar de Oyassama explanar pessoalmente sobre os fatos que se tornariam conforme as suas palavras, não acreditavam do fundo do coração.
Ao ouvirem: Devo retirar-me já, nestas condições? Devo ocultar-me?
Com certeza todos ficaram preocupados, pois indicava que Oyassama poderia dar o último suspiro nessas condições e de repente, na verdade, ela deixou de respirar e o seu corpo foi se resfriando rapidamente.
Assustados, perceberam que era um erro ficar suspendendo a execução do Serviço tão apressado, sob o pretexto da opressão das autoridades, e no meio da noite, mesmo com o portão e as portas fechadas, para ter o perdão, continuavam diariamente a executar o Serviço secretamente.
Dessa forma, através de cada oscilação da saúde de Oyassama, as pessoas faziam deliberações, consultavam a intenção de Deus, desejando a recuperação por completo da saúde, procurando executar o Serviço que Deus aceitasse.
Oyassama incentivava a execução do Serviço, e a essa vontade divina, todos tinham compreendido suficientemente, mas havia o receio pela opressão policial, e as pessoas não se direcionavam a isso, chegando até o agravamento da saúde de Oyassama, para que tomassem a decisão.
Em seguida Shimbashira-sama disse:
“Assim, em 27 de fevereiro, ou seja, na noite do dia 25 de janeiro do calendário lunar, houve as seguintes palavras:

“Pisando, nivelarei a terra plenamente. Abrindo o portal, abrindo o portal, o nivelamento de todo o mundo. Começarei o nivelamento da terra. Nivelarei a terra abrindo o portal ou nivelarei, nivelarei a terra fechando o portal?”

Nivelar a terra significa deixar o terreno plano. A partir das palavras “nivelarei” e “começarei o nivelamento”, podemos sentir a vibração de que Oyassama sairia pessoalmente e que trabalharia positivamente percorrendo o mundo.

Prosseguindo, no livro “Minuta da Vida de Oyassama”, temos que: “Os seres humanos, aos olhos de Deus-Parens, são todos igualmente irmãos. Pela natureza da alma, não existe a mínima discriminação de alto e baixo, pois todos são iguais. O ponto de partida, para o mundo de vida plena de alegria, está na conversação mútua entre todos em condições de igualdade. Assim explicando, manifestou o desejo de nivelar o espírito de todas as pessoas ”.
Significa que os seres humanos possuem a mesma alma como filhos originários de Deus-Parens, e era seu desejo resolver a condição atual de discriminações de alto e baixo. Para isso, desejava eliminar a consciência ou noção de alto e baixo existente nos espíritos das pessoas.
Nivelar a terra é realmente uma grandiosa intenção de Deus.
Para prosseguir no grande empreendimento que é o nivelamento do mundo, é preciso fazer com que o ensinamento de Oyassama atinja todas as localidades e, para isso, precisamos aumentar ainda mais o número de pessoas que coloque em prática, transmita e difunda o ensinamento.
Comparando com o passado, o caminho tornou-se excelente, mas não apenas se contentar com isso, é essencial que não percamos a concentração e estejamos conscientes de que o caminho da salvação mundial está apenas começando.
O mundo nivelado a que Deus-Parens se refere, não é simplesmente uma sociedade sem desigualdade ou injustiça. Baseado na verdade fundamental de que todos somos irmãos, todas as pessoas são igualmente filhos de Deus-Parens, que deseja o mundo da vida plena de alegria e felicidade em que todos vivam salvando-se mutuamente em harmonia, alegres e cheios de energia.

Ao final Shimbashira-sama disse o sobre a importância do fortalecimento dos laços familiares e a missão do yoboku:
“Quando penso nos relacionamentos sociais atuais, em que não apenas a relação com a vizinhança, mas também, os laços familiares, que mais deveriam confiar e salvarem-se mutuamente, se encontram ameaçados, me veem essas palavras:

Doravante, se todos do mundo, igualmente,
Se salvarem mutuamente em todas as coisas, XII-93
Saibam que Tsukihi aceitará esse espírito,
E fará toda e qualquer salvação. XII-94

Assim, não consigo deixar de pensar na magnitude da obrigação do yoboku, que é divulgar o mundo da vida plena de alegria e felicidade, procurando corresponder à intenção de Deus-Parens, que aguarda um mundo onde as pessoas salvam-se mutuamente em toda e qualquer coisa, a começar da família e das pessoas próximas e, avançando mais ainda, transmita às pessoas de forma ampla, que estamos unidos pelo fato de todos do mundo serem irmãos, ampliando os laços da salvação mútua a partir das pessoas próximas.”
Segundo essas palavras, para este ano, a nossa missão, em primeiro lugar, é ter o ensinamento de Oyassama como norma de conduta dentro da nossa própria família, principalmente a ajuda mútua. Depois levar este ensinamento para as pessoas que estão sem rumo, perdidas e angustiadas, desesperadas com seus problemas, mostrando que é possível mudar o rumo da vida, a partir do momento em que se conhece e se pratica o ensinamento de Deus-Parens.
Assim, juntos estaremos caminhando para a vida plena de alegria e felicidade.

Estamos a menos de 5 meses para os 60 anos de fundação do Dendotyo. Deste modo, rememorando o desejo de Oyassama, juntamente com todos, desejo me animar e trabalhar no sentido de poder atingir as metas da determinação espiritual. Conto com o apoio e a colaboração de todos.
Deixando esse pedido e agradecendo a presença de todos termino as minhas palavras.
Muito obrigado.