quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Boletim de janeiro de 2011

Palestra de janeiro de 2011

Feliz ano-novo a todos.
Os meus sinceros agradecimentos pela dedicação durante todo o ano passado ao kyokai e a contribuição ao Dendotyo.
Espero que todos tenham iniciado 2011, com alegria, ou seja, o ano 174 da Revelação Divina e desejo que este ano também, recebendo a graça de Deus-Parens e o amor de Oyassama, todos nós possamos atingir os objetivos e que seja um ano de muitas realizações e de alegrias.
Muito obrigado pela reverência e participação na Grande Cerimônia de janeiro de hoje. Apesar do tempo chuvoso e dos trabalhos de começo de ano, hoje temos a reverência de muitas pessoas e tenho a certeza de que Deus-Parens e Oyassama estejam muito satisfeitos e contentes e tenham aceitado a sinceridade manifestada através da participação na Grande Cerimônia.
Agradeço também pela continuidade nas contribuições das obras comemorativas dos 60 anos de fundação do Dendotyo. Muito obrigado. Com o início de um novo ano, entramos na reta final, faltando menos de meio ano para a comemoração.
Bem, sendo hoje a realização da Grande Cerimônia de janeiro, gostaria de relembrar um pouco a razão desta importante data.


É um fato conhecido de que a Grande Festa de janeiro tem origem na data original em que a Oyassama, devido ao seu profundo amor de querer acelerar a evolução espiritual de todos os filhos, ocultou o seu corpo físico.
O sentido de se realizar esta grande cerimônia em 26 de janeiro em Jiba, o hoje recebendo essa razão, realizamos aqui no kyokai é para, além de alegrar Deus-Parens realizando o Serviço Sagrado, voltar o pensamento à aquela época, aprofundar a reflexão e, ao mesmo tempo em que refletimos a intenção do Parens, renovar a determinação de trilhar de modo a corresponder a este amor parental.
Ou seja, não é um dia para louvarmos ou relembramos um fato do passado ou a memória de uma pessoa que já retornou mas, como seguidores do ensinamento de Oyassama, é um dia para determinarmos o espírito que corresponda ao desejo de Deus-Parens.

O capítulo 10 da Vida de Oyassama, “Abrindo o Portal”, é um capítulo que descreve os dias de apreensão e preocupação que precederam o ocultamento físico de Oyassama, e também a urgência da realização do Serviço Sagrado.
Para as pessoas que hesitavam em realizar o Serviço temendo a polícia e pensando no estado de saúde de Oyassama, ela própria instruiu e conduziu, através da sua enfermidade. Sem desviar as verdades, indicando como sempre às pessoas que sofriam desorientadas, ela ocultou o seu corpo somente após ver o Serviço sendo realizado em plena luz do dia, pelas pessoas que tinham determinados a cumprir mesmo a custa das próprias vidas.
Na parte 15 do Ofudessaki podemos ver versos que mais vigorosamente apressa a realização do Serviço. Por exemplo:
Esta explanação remonta há quarenta e três anos.
É unicamente sobre a grande experiência. Of. XV - 50

Que pensam ser esta experiência?
É o preparo para apressar a dedicação única ao Serviço.
Of. XV - 51

Isto é, a conclusão do Serviço era a intenção do Parens desde o início da Tenrikyo em 1838.
E na parte 3 temos:
Aos onze, o nove acabará e a angústia será esquecida,
e espero o dia vinte e seis do primeiro mês. Of. III – 73

Neste ínterim, o centro será fixado, a ambição esquecida
e o Serviço preparado com o pessoal completo. Of. III – 74

Deste modo, indicando previamente a data de 26 de janeiro, preparou a maturação espiritual e apressou a formação dos membros e fez os preparativos do Serviço.
Quando juntamos estes fatos, chegamos a compreender perfeitamente o sentido de apressar a realização do Serviço, repetidas vezes, mesmo através de um problema físico que no final levou a ocultar o próprio corpo de Oyassama.
De fato o Serviço Sagrado é o fundamento do caminho da dedicação única à salvação.
O Serviço indica em primeiro lugar o Serviço de Kagura, realizado ao redor do Kanrodai, mas, recebendo esta razão, é realizado mensalmente nas igrejas de cada região e localidade, como aconteceu no dia de hoje.
No ato de realizarmos este Serviço animados, em união espiritual, é que podemos receber cada vez mais as providências.

Shimbashira-sama disse o seguinte a respeito disso: “A conclusão do Serviço não se limita apenas à conclusão do Serviço de Kanrodai. Ela prossegue até a realização plena do Serviço em todas as igrejas ligadas à Sede. As igrejas que recebem a razão de Jiba, construídas em todas as partes do mundo, poderem realizar alegremente o Serviço, este é a forma tanto esperado por Deus-Parens. A primeira prioridade de uma igreja é realizar o Serviço. Mesmo estando incompleto no momento, se realizar o Serviço animados com a firme determinação de eventualmente completar o número de participantes e fazer em união espiritual, com os instrumentos completos, Deus-Parens aceitará essa sinceridade.
E mesmo as igrejas que estão completas em número, gostaria que refletissem sempre se estão com o conteúdo que esteja animando e satisfazendo Deus-Parens.”

No capítulo 10 da Vida de Oyassama tem-se o seguinte Ossashizu:

Por existir Tsukihi, existe este mundo; por existir o mundo, existe cada uma das coisas; por existir cada uma das coisas, existem os corpos; por existirem os corpos, existe a lei; embora exista a lei, a determinação espiritual é o mais importante.
Osa. 13 - 01 - 1887
Estas são as palavras que devem servir eternamente como bases de nossas reflexões.
Apesar de no presente estarmos passando satisfatoriamente, podemos dizer que os conflitos entre a prática da fé e as cogitações humanas surgem diariamente em várias formas. Comparando com as dúvidas das pessoas da época pode parecer pouco, mas o trabalho, o lar, as aparências, as obrigações, as próprias conveniências; as sementes da incerteza são inúmeras.

Entretanto a data original da Grande Festa de janeiro é também a data original em que Oyassama começou a nos guiar com a razão da eterna vivência.
Ela não só nos transmitiu os ensinamentos através da fala, do pincel e trilhando pessoalmente o caminho da vida-modelo durante 50 anos, como mesmo após ocultar o seu corpo físico devido a uma profunda intenção, o fato dela continuar a nos conduzir espiritualmente como em vida é algo gratificante, que só poderia ser feito pelo Parens da verdade.
A maior prova de que a Oyassama continua trabalhando como em vida são os Ossashizu, as indicações divinas.
E também temos o Sazuke com a qual Oyassama trabalha através do yoboku.

Assim, tanto o Serviço Sagrado como o Sazuke, ensinados como método para dedicar à salvação, estão ambos profundamente relacionados com a data original desta Grande Festa de janeiro.

Deste modo, fazendo essa reflexão, devemos procurar passar o cotidiano esforçando para corresponder ao desejo de Deus-Parens e ao amor de Oyassama e assim estaremos dando o devido significado para a celebração da Grande Festa realizada no dia de hoje.

Bem, como sabem, em outubro do ano passado, em Jiba, houve a nomeação do 5° kaityo da Igreja Seiki Brasil e no dia 15 dete mês, sábado, a partir das 14 horas, será realizado a Cerimônia de Posse, com a presença do Tyotyossama e esposa. Deixo aqui o convite a todos.

Estamos praticamente a menos de 6 meses para o dia 12 de junho. Estaremos recebendo a honrosa presença do Shimbashira-sama e esposa para a comemoração dos 60 anos de Fundação do Dendotyo. Assim, a nossa maior meta para este ano é sem duvida, convidar e reunir um grande número de pessoas para participar da comemoração. Esperando o empenho e o esforço de todos e desejando um excelente ano de 2011, termino as minhas palavras.
Muito obrigado.