terça-feira, 6 de março de 2012

Boletim de março de 2012

Palestra de março de 2012

Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição para a comemoração dos 60 anos de fundação.

Hoje vou fazer o relato da caravana de missionamento que participei no mês passado às regiões norte e nordeste, durante 16 dias, percorrendo quase 10 mil quilômetros.

Recebendo o apoio do Primaz Yuji Murata e muitos companheiros da fé, a caravana de apoio doutrinário para as regiões norte e nordeste foi formada pelos veteranos da Associação dos Moços com a intenção de dar suporte e incentivar os fiéis das localidades distantes do Dendotyo. Foi composta pelo diretor do Dendotyo e condutor da Igreja Jussara, Massahiro Kimura, da Igreja São Paulo, Tadashi Ota, da Igreja Tsu-Hakuryu, Katsumi Ishii (à partir do dia 19), responsável da Casa de Divulgação Brasil Yushin, Katsuji Watanabe, da Casa de Divulgação Ipanema, Celso Akasaka e sucessor da Igreja Paulista, Yutaka Yanio.

O grupo partiu do Dendotyo após a cerimônia mensal de fevereiro, no dia 12 e após dois dias de viagem, chegou na cidade de Tome-Açu que fica no estado do Pará.

Na Igreja Tome-Açu, com a ajuda da condutora Ishikawa, ela apresentou o dono da rádio local e na tarde do dia 15, durante 10 minutos, fiz uma apresentação sobre a Tenrikyo, e convidamos as pessoas para a palestra à noite que contou com 30 pessoas.

Em seguida, fomos para a cidade de Castanhal, também no estado do Pará, na Igreja Hokuhaku e na Casa de Divulgação Meihaku. Nesse dia, dois membros foram até a capital Belém, distante quase 1 hora de Castanhal, para a Igreja Amazônia, onde à noite fizeram palestra e apresentaram vídeo para 50 pessoas. Na mesma noite, os três membros que ficaram na Igreja Hokuhaku, também fizeram palestra e debates com os participantes.
Tanto em Tome-Açu como em Castanhal, na parte da manhã e da tarde fizemos divulgação e ministração de Sazuke aos fiéis e conhecidos dos responsáveis locais.
Ficamos sabendo também que Tyotyossama a 40 anos atrás tinha feito a mesma viagem, de Bauru a Belém com a caravana do Seinenkai. O detalhe era que naquela época, o trecho entre Brasília e Belém não era asfaltado e ele demorou 4 dias para chegar. Hoje, já é possível fazer o mesmo percurso em dois dias.

Ao passarmos os 6 dias, já tínhamos percorrido 3 mil quilômetros, e passamos a sentir o quanto o nosso país é imenso e tentamos imaginar as dificuldades e os sofrimentos passados pelos mestres pioneiros que vieram nessa terra tão distante da capital ou da região onde se encontravam a maioria dos fiéis.

No dia 18 fomos em direção a São Luiz, capital do Maranhão. A viagem demorou um dia. Na capital, fomos ao centro de missionamento São Luiz do reverendo Etsuro Kimura que pertence à Igreja Cianorte. O condutor da Igreja Jussara é primo dele. No dia seguinte, domingo, de madrugada, chegou o condutor da Igreja Tsu-Hakuryu, Katsumi Ishii e assim, o grupo ficou completo com 6 membros. Nesse dia, participamos da Cerimônia Mensal e a tarde viajamos para a cidade de Petrolina, em Pernambuco, distante 1100 km.
Essa época, a região norte é o inverno, ou seja, o tempo das chuvas. Assim, desde que saímos do Dendotyo, pegamos chuva quase todos os dias, principalmente à tarde e noite. Isso ajudava a refrescar o calor.

No dia 20 chegamos em Petrolina, e fomos para o Núcleo Missionário Petrolina do casal Anderson e Lidia Andrade. O condutor Kazuyoshi, da Igreja Nordeste Hoyo também veio de Recife no dia anterior. Ficamos emocionados pela recepção, com faixa de boas vindas e aproximadamente 20 fiéis. Essa casa missionária pertence à Igreja Recife Hoyo.
Após o almoço, fomos conhecer um pouco a cidade de Petrolina, o rio São Francisco e a cidade de Juazeiro do outro lado do rio que já fica o estado da Bahia.
A divulgação em Petrolina começou na época dos pais do Anderson (Jorge e Nádia) em 2001. Três anos atrás, os pais se mudaram para João Pessoa-PA e o filho continuou o trabalho de missionamento. O atual terreno foi doado por um fiel há três anos e o shinden e a casa foram construídos através do hinokishin, sendo concluído no ano passado.
Nessa noite, se reuniram mais de 50 pessoas. Após duas palestras sobre a doutrina, passamos vídeo do ensinamento e fizemos vários Sazuke. Depois, foi preparado um jantar pelos fiéis. Praticamente todos são brasileiros e os únicos descendentes éramos nós da caravana. O casal do núcleo tem menos de 30 anos de idade, mas se dedicam fervorosamente na divulgação e na salvação. Ficamos admirados pelo trabalho realizado no sertão nordestino.

No dia 21, no Otsutome da manhã, quase 20 fiéis participaram e após o café e partimos rumo ao Nordeste Hoyo Kyokai, juntamente com o condutor Sakaguchi. O percurso foi de quase 800 km. No dia seguinte, na parte da manhã, 3 membros foram para Natal, capital do Rio Grande do Norte, fazer atividade no Centro Missionário Potiguar, do reverendo Fujino. Lá, quase 40 pessoas participaram das palestras.
Eu e mais dois membros ficamos no kyokai e à partir das 14 hs, fizemos palestras, passamos vídeo e os mais de 40 participantes foram divididos em 4 grupos para fazerem debates sobre os temas das palestras. Depois do Otsutome da noite, os grupos fizeram as apresentações e assim, a atividade terminou com o jantar.

No dia 23 de manhã, partimos de Recife para Aracaju, em Sergipe e chegamos no final da tarde na Casa de Divulgação Shimagahara Aracaju, sendo recebido pelo casal Takayuki, Iolanda Muramatsu e mais alguns fiéis. Depois do Otsutome, foram feitas duas palestras, vídeo e debate com os participantes. Apesar de ter sido de semana e a noite, mais de 30 pessoas compareceram após o trabalho e ficamos muito contentes. O casal Muramatsu está muito animado e fazendo um grande trabalho em Aracaju.

Após sairmos de Aracaju fomos até o Brás Kyokai, na Bahia do reverendo Yamaguchi e depois de fazermos a reverência e almoçarmos, continuamos a viagem. pois são mais de 1600 km até o Rio de Janeiro. Seguimos a viagem durante toda a noite. A troca era feita de duas em duas horas, mas durante a noite e madrugada, a troca dos motoristas foi de uma hora. Assim, pudemos passar a noite toda e continuar durante todo o dia. Chegamos às 18:30 do sábado, dia 25, no Rio de Janeiro.

No domingo, participamos da cerimônia mensal de fevereiro da casa de divulgação Ipanema, dançando os hinos e tocando os instrumentos. Depois, cada membro fez uma breve saudação de 10 a 15 minutos e ao final, o responsável Akasaka fez os agradecimentos. Almoçamos e depois fizemos arrumação da bagagem e preparativo para a viagem de volta para o Dendotyo.
Chegamos em Bauru na segunda à tarde, sendo recebido pelo Tyotyossama e agradecemos a Deus-Parens, Oyassama e Antepassados pelo sucesso da caravana e por sermos protegidos durante toda a viagem.

Foi possível sentir também a força de uma fé sincera e verdadeira, onde enfrentando diversos problemas amparados em Deus-Parens e Oyassama, se esforçam cada vez mais em transmitir e expandir esse ensinamento.
Ao passar mais de duas semanas, percorrendo 9.700 quilômetros, o grupo sentiu o quanto este país é imenso e tentamos imaginar as dificuldades e os sofrimentos passados pelos mestres pioneiros que foram a locais tão distantes da capital ou da região onde se encontravam a maioria dos fiéis. Valorizando a sinceridade dos mestres antepassados que dedicaram a vida ao missionamento deste Caminho nessas longínquas regiões, o grupo teve um importante aprendizado e saiu convicto da necessidade de continuar dedicando a sinceridade para o crescimento da fé no Brasil.

Total:
11880 panfletos, 480 jornais, 50 livros, 140 calendários
Sazuke 26 pessoas, 29 vezes
Participantes: 107 homens, 114 mulheres, 33 crianças


Este mês, no dia 25, estaremos realizando o Mitamassai, Culto às Almas de março. Assim, gostaria de contar com a presença de todos.
Muito obrigado pela atenção.