quarta-feira, 30 de março de 2016
Palestra de março de 2016
Os meus sinceros
agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal
de março do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do
Caminho no dia a dia e aos trabalhos do Kyokai .
No trecho do
livro Doutrina de Tenrikyo temos o seguinte:
Este
mundo é corpo de Deus.
Reflitam
a respeito disso em tudo. Of. III-40 ,
135
Este
universo é corpo de Deus-Parens e o mundo está cheio de graça divina, mesmo nos
mais recônditos lugares. Pode ser visível aos olhos, manifestada em forças
elementares como: o fogo, a água e o vento – ou invisível, protegendo o mundo
como a solene razão do céu ou natureza. Quer dizer que é a fonte da vida de
todas as coisas e a origem de todos os fenômenos do mundo.
De fato,
este mundo é controlado pela razão celeste, em que não há uma mínima falha ou
omissão. Não só as leis da natureza e a ordem da sociedade, mas todas as coisas
são mantidas pela providência divina.
Bem,
refletindo através do seguinte verso:
Este mundo é
corpo de Deus. Reflitam a respeito disso em tudo.
Significa que Deus
nos ensina que este mundo é o corpo de Deus, ou seja, este mundo pode
corresponder ao vasto universo. Se o mundo todo é o corpo de Deus, tudo que
existe neste universo, como também as plantas, os animais e os seres humanos
são os componentes que se formam o único corpo de Deus. Aqui encontra-se a
maneira como o Tenrikyo vê o mundo e a humanidade, ou seja, a visão do mundo e
a visão do homem.
No
Ofudessaki, tem-se:
Este mundo era
um mar de lama,
e dentro estava
apenas Tsukihi. (VI-80)
Na verdade, a ideia
que ocorreu a Tsukihi,
foi de começar,
de algum modo, a criação do mundo. (VI-81)
Nestes versos,
Deus alegoriza o início do mundo como ‘mar de lama’, ou seja, um mundo caótico.
Nesse sentido a criação do mundo e dos homens estava e ainda está sob o único
controle ou uma lei que rege o Universo. Isto é, sob a providência de
Deus-Parens.
Certa vez,
Oyassama, falou da seguinte maneira:
“Dentro desta
Terra, há o calor. O nosso corpo também possui o calor. Os dois trabalham por
uma mesma providência. As rochas que consistem a Terra equivalem aos ossos no
corpo humano. Eles também funcionam por uma mesma razão. As árvores e plantas
na superfície da Terra são os cabelos e pelos no corpo humano. As correntezas
da água na Terra são iguais às veias. Os homens respiram e a Terra também
respira através maré alta e baixa.”
Sabemos
também que o corpo é um empréstimo de Deus. A nossa alma tomou emprestado de
Deus o corpo para vir a este mundo. Isso foi explicado através dos seguintes
versos:
Os corpos
humanos são todos coisas emprestadas por Deus.
Com que
pensamento está usando? (III – 41)
Se não souberem
que o corpo de cada um
é tomado
emprestado, não compreenderão nada. (III – 137)
Nascemos neste
mundo e vivemos excelentemente todos os dias, porque estamos sendo protegidos
por Deus-Parens. Não sentimos qualquer dificuldade no uso cotidiano do corpo
porque estamos sendo vivificados através das dez providências divinas.
De nada adianta
sermos vaidosos e arrogantes da nossa própria força e inteligência. Uma vez que
recebemos uma orientação, ou seja, ficamos enfermos, sofremos de febres e
calafrios e não teremos forças para nem mover o corpo. Se refletirmos bem sobre
isto, nos convenceremos que o corpo não é nosso, mas sim emprestado por
Deus-Parens.
Assim, o
ensinamento da “Coisa emprestada e Tomada emprestada” são termos de nossa fé
que transmitem o ensinamento de que nós estamos vivendo dentro do corpo de
Deus.
Cada
alma ou espírito que tomou emprestado o corpo traz consigo as poeiras, as
predestinações e as virtudes e méritos acumulados no decorrer das vidas de até
então.
Muitas vezes
escutamos alguém dizendo a respeito de alguma pessoa: “Aquela pessoa possui
virtude”.
Expressão esta
que nos faz lembrar uma pessoa respeitada na sociedade e que não é usada
somente na Tenrikyo. Ela tem um talento excelente, dotada desde o nascimento.
Pode adquirir status na sociedade e nos impressionará pela graça recebida por
Deus.
Às vezes, esta
pessoa pode possuir riqueza e bens financeiros. Neste sentido, a virtude ou
merecimento significa qualidade ou natureza individual que se torna um motivo
de admiração e, também, estado econômico ou social de cada um que nos
impressiona pela grandiosidade. Porém, a “virtude” parece ter a ver mais com o
aspecto interno do individuo do que as características exteriores que ela
possui.
Bem, o que
podemos compreender a “virtude” do ponto de vista tenrikyano? Acreditamos que
ela é, talvez, uma aparência de “recordações do espírito”. Um espírito,
recebendo um corpo emprestado por Deus, nasce e renasce como ser humano. Dessa
forma, enquanto repetimos os renascimentos neste mundo, o nosso espírito sofre
muitas experiências e que vai aumentando as suas próprias recordações.
Em outras
palavras, durante o tempo em que o espírito está colocando a sua veste,
denominado de corpo físico, seu pensamento vai aumentando experiências e grava
as recordações na sua alma. Por isso, um espírito, ao renascer leva para a
próxima geração essas recordações acumuladas no seu interior. Pode-se ter
lembranças boas ou ruins. Podem ficar gravadas dedicações sinceras aos próximos
e a favores recebidos de outras pessoas. Dentre as recordações ou registros,
uma experiência em que ajudou o próximo se torna virtude ou merecimento.
É dito:
“Salvando os próximos, salva-se a si mesmo.” Continuar o esforço de contentar
os próximos e nós ficarmos contentes por causa desse fato, denomina-se
“acumular virtudes”. Esse esforço será guardado no nível espiritual, dando um
resultado na próxima geração. Aquelas pessoas consideradas por ter virtudes
desde sua infância, com certeza, acumularam méritos nas vidas anteriores.
A “virtude”
significa “recordações do espírito”, contudo ela não se limita apenas nas vidas
passadas. Seu esforço de acumular virtudes será gravado como “sua” recordação
do espírito e refletirá ainda na sua vida atual. Assim, o esforço diário e
contínuo em acumular virtudes praticando os ensinamentos é o caminho da
evolução espiritual ensinada por Oyassama.
Primeiro
Condutor da Igreja Aimachi, Tomimatsu Sekine, ensinou:
Virtude não é
algo que está na frente das pessoas. A virtude está na sombra, onde as pessoas
não enxergam.
Deve-se deixar
feito as coisas com sinceridade na sombra, onde as pessoas não estão observando.
Desse modo
poderá fazer trabalhos que as pessoas não conseguem.
O homem conhece
muito bem os lugares onde as pessoas não enxergam.
Os lugares que o
homem conhece, Deus conhece muito mais.
Se na sombra age
de uma maneira correta, não ocorre nada que faça o homem sofrer.
Para as pessoas
que não fazem desperdício na sombra, sempre será concedido o suficiente.
Para as pessoas
que fazem economia na sombra, sempre atrairá o dinheiro.
Para as pessoas
que salvam os outros na sombra, quanto menos esperar receberá a ajuda de alguém
em um momento de necessidade.
Deve-se prestar
muita atenção nas palavras das pessoas que praticam a razão do céu na sombra.
Porque o que elas falam se tornam verdade. Por isso, deve-se agir de acordo com
o que foi dito para que não surja a verdade.
O homem anda
acompanhado pela sombra. A sombra estará acompanhando o homem para qualquer
lugar que ele for.
Como o homem
veio agindo e pensando até hoje?
O que veio
fazendo no dia a dia nos lugares onde as pessoas não estavam vendo?
Essas ações e
atitudes é que formam o seu tesouro, a virtude.
É por esse
motivo que a doutrina deste Caminho ensina a praticar a razão do céu na sombra.
A virtude do
homem é a força que ele possui na sombra.
Deste
modo, devemos guardar firmemente no coração estes ensinamentos sobre a virtude.
O mais importante é saber acumular no dia a dia. Sem a prática ou o esforço em
acumular, por mais que passem os anos, não teremos guardado nada dos méritos,
apenas usamos o pouco que temos e quando acabar, surgirão as poeiras e as más
predestinações que somente irão trazer aflições, preocupações e sofrimentos.
Neste
ano do Decenário, creio que uma das maneiras de contentar Oyassama será o nosso
esforço em acumular virtudes através da prática dos ensinamentos.
Como
acontece todos os anos, este mês, no dia 27, quarto domingo, realizaremos o
Mitamasai, culto de homenagem às almas dos antepassados. É a oportunidade para
agradecermos a dedicação de todos aqueles que hoje já não convivem mais
conosco, mas que deixaram muitos resultados positivos. Gostaria de contar com a
presença de todos.
Assim,
vamos terminar o Tsukinamisai de março.
Muito
obrigado.
Palestra de fevereiro de 2016
Agradecimentos a todos pela dedicação ao Kyokai. Muito
obrigado.
Em janeiro, a partir do dia 5
a 10, houve o 9° Curso Estudantil com a participação de 14 pessoas. Módulo 1, foram
7 pessoas, no módulo 2, 6 pessoas e no módulo 3, 1 pessoa. Nos dias 14 a 16,
foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-juvenil com a participação de 25
pessoas do kyokai, com 8 crianças e mais 17 encarregados e pessoal de
hinokishin.
Muito obrigado a todos e
demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual desse
ano de 2016.
Além disso, graças a colaboração de todos, eu e a Nami
pudemos fazer o Regresso a Jiba para reverenciar a celebração dos 130 anos do
ocultamento físico de Oyassama, realizado no mês passado. Muito obrigado.
Durante o período em que estivemos em Jiba, o frio foi
bastante intenso. De manhã, sempre estava abaixo de zero e o máximo durante o
dia, era de dois a cinco graus.
No dia 26 de janeiro, a temperatura de manhã era de 2,6
graus abaixo de zero. O tempo estava bom, com algumas nuvens, mas o vento
estava gelado. Quando chegamos no Shindem, depois das 9 horas, sentamos na
parte de fora, nos bancos que ficam no pátio interno.
Nesse dia, houve a reverência de mais de 200 mil
pessoas. Realmente, tinha muita gente em qualquer lugar de Jiba. Assim, a
Grande Cerimônia de janeiro teve início às 10 e meia. Após a reverência e
leitura da dedicatória pelo Shimbashira-sama, foi realizado o Serviço de Kagura
em torno do Kanrodai e depois a Dança das Mãos.
Shimbashira-sama iniciou a sua palestra agradecendo a
dedicação de todos nesse período, dizendo: “Em primeiro lugar, gostaria de
agradecer de coração pelos esforços despendidos durante a determinação das
atividades dos três anos, mil dias visando os 130 anos do ocultamento físico de
Oyassama, onde se empenharam com muito afinco. Manifesto o meu agradecimento
pelos sinceros esforços.”
Depois, falou sobre os fatos ocorridos há 130 anos.
Ele disse: “No dia 26 de janeiro de 1887, dia determinado da realização mensal
do Serviço referente a Revelação Divina, seguindo a determinação do Shimbashira
I, de que ficassem para executar o Serviço somente aqueles com o espírito
decidido a suportar qualquer intervenção policial e dispostos a sacrificar a
própria vida ao desempenhá-lo, todos começaram a execução do Serviço que
incluía os instrumentos musicais. Oyassama que ouvia com satisfação a execução
do Serviço, ocultou o seu corpo físico justamente no momento em que terminou o
último hino.”
Em seguida, explicou o que aconteceu até chegar ao
derradeiro dia 26, dia do ocultamento de Oyassama, citando trechos contidos no
livro Vida de Oyassama. Falou principalmente do desejo de Deus-Parens apressar
a realização do Serviço Sagrado e a hesitação e a preocupação dos mestres com a
saúde de Oyassama, se caso fizessem o Serviço, pois os policiais viriam
buscá-la para levar presa.
Explicou que o que aconteceu naquela época serve como
exemplo e como reflexão para nós nos dias de hoje. Ele disse: “Hoje, as leis
não interferem no cotidiano da fé e, mesmo enaltecendo essa liberdade, as
divergências entre a devoção única a Deus e os pensamentos humanos surgem nas
mais variadas circunstâncias. Mesmo nas situações básicas da prática do
ensinamento que é realizar o Serviço e a salvação, às vezes somos levados pela
cogitação humana e por isso, devemos refletir se não estamos conduzindo a razão
de forma leviana. Assim, como disse há pouco, relembrando a explicação da ordem
da existência das coisas que são palavras que mostram o ponto de apoio espiritual,
podemos compreender que é uma instrução para todos, nos dias atuais. Pensando
de forma mais ampla, essas palavras
também nos ensinam a refletir consultando a vontade de Deus-Parens quando
ficamos perdidos sem saber que decisão ou ação tomar na vida cotidiana.”
Falou ainda sobre o que fazer a partir de agora: “O
Decenário de Oyassama não é a linha de chegada. É apenas mais uma etapa da
longa estrada para a salvação da humanidade e para a concretização do mundo de
vida plena de alegria e felicidade. Como indicador do caminho para essa longa
estrada, é determinado um marco a cada dez anos. Assim, todos os seguidores se
certificam novamente do objetivo, direcionam o espírito no mesmo sentido e,
unindo os passos, realizam as atividades para construírem o espírito e
avançarem nas construções formais do Caminho, chegando ao aspecto atual. A
partir de agora, acredito que voltará a situação de normalidade, onde será dado
prosseguimento dessas ações. O essencial está em valorizar todas as ações
realizadas até agora para que, sem interrupção, as diversas atividades tenham
continuidade.”
Explicou de forma detalhada, o que deverá ser feito,
que é a formação das pessoas. “Quando pensamos em como será a caminhada daqui
em diante após a celebração dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama,
sinto que a maior necessidade está na formação das pessoas que serão
responsáveis pela continuidade do Caminho. Acredito principalmente que é
necessário inserir mais força no aumento e formação dos yoboku que trabalhem
ativamente para a construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade.”
Shimbashira-sama enfatizou da necessidade da formação
dos yobokus que realmente trabalhem na divulgação e na salvação. E para isso, é
preciso concentrar esforços no aumento de atividades para a formação desses
yobokus. Normalmente imagina-se que formar as pessoas esteja relacionado aos
jovens, mas na formação do yoboku, não se distingui se é jovem ou idoso.
Atualmente, as pessoas que receberam o Dom do Sazuke são denominadas de yoboku.
A partir disso, é possível compreender que não se pode dizer que o yoboku
esteja suficientemente formado se este não ministra o Sazuke que recebeu com
tanto custo. Se houver yoboku que não ministra o Sazuke, então devemos
persistir em trabalhar ativamente e fazer a orientação para que este possa
ministrar o Sazuke, pois isso também é uma importante ação na formação dos
recursos humanos.
Deste modo, Shimbashira-sama nos orientou que a
realização do Decenário de Oyassama não é o ponto final, mas que é importante
continuarmos animados na participação das atividades. Ou seja, dar continuidade
nas coisas que viemos dedicando. Além disso, o ponto relevante a partir de
agora, será a continuidade na formação dos yobokus que realmente possam se
tornar capazes de fazer a salvação das pessoas, conforme o desejo de Oyassama.
Foi esta a orientação dada para todos nós, ou seja, a
postura espiritual, o forma de agir a partir de agora, após o Decenário.
Além disso, como uma atividade para os estrangeiros
que estavam em Jiba, no dia 24 de janeiro, foi realizado o Encontro dos Fiéis e
na ocasião, a Viviane, esposa do kaityo do Seiki Brasil, representando o Brasl
fez um relato de experiência para mais de 700 pessoas. Parabéns!
Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e
participação na cerimônia mensal de fevereiro, termino as minhas palavras.
Muito obrigado.
Palestra de janeiro de 2016
Primeiramente,
desejo a todos um feliz ano-novo. Agradeço sinceramente pela dedicação ao
Kyokai durante todo o ano passado, quando pudemos receber numerosas graças de
Deus-Parens. Muito obrigado.
Ao iniciarmos o
ano 179 da Revelação Divina, peço que continuem com o mesmo ânimo e com o mesmo
sentimento de dedicar a Deus-Parens e a Oyassama, para que possamos continuar
alegremente o nosso caminho da evolução espiritual, principalmente, por este
ser o ano do decenário de Oyassama.
Além disso, todos
os anos, o Kyokai faz a determinação espiritual para se tornar uma meta a ser
atingida com o trabalho e a colaboração de todos durante o ano. Como o nosso
Kyokai está ligado diretamente ao Dendotyo, esta determinação espiritual é
feita para o Primaz que posteriormente entrega diretamente ao Shimbashira-sama.
Assim, para
este ano, as determinações são as seguintes:
5 pessoas para
o Hatsuseki, iniciantes do Besseki.
5 pessoas para
receber o Sazuke.
8 pessoas para
o Kyoto Shikaku Koshu.
3 pessoas para
o Shuyokai.
E, 800 mil
ienes de oferenda Ossonae, para a Sede da Igreja, Hombu.
Em relação a
este Ossonae que mensalmente os senhores tem feito em separado para a Sede da
Igreja, Hombu, graças ao empenho de todos sempre temos conseguido atingir a
menta. Assim, agradeço sinceramente a todos que fizeram este precioso e valioso
ossonae. Muito obrigado.
Como foi lido
há poucos instantes, perante o altar de Oyassama a dedicatória referente à
celebração do Decenário, em nosso kyokai, também realizamos no dia de hoje, a
celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, na qual agradecemos
pelas suas constantes graças concedidas a todos nós, no nosso dia a dia e
prometemos seguir animados na divulgação e na salvação e, também fazendo a
evolução espiritual.
Em janeiro,
a partir do dia 5, haverá o Curso Estudantil até o dia 10, no Dendotyo. Nos
dias 14 a 16, será realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-Juvenil. Em fevereiro,
do dia 15 a 19, haverá o Koshu, de 5 dias. Deste modo, espero que haja o
trabalho de todos para convidar as pessoas a participarem destas atividades e
assim estaremos caminhando para concretizar as determinações espirituais.
Todo início de
ano traz sempre uma esperança e um desejo de que seja melhor em todas as coisas
em comparação ao ano que terminou. Fazemos também os planos e determinamos as
metas a serem cumpridas, seja familiar, nos estudos ou no campo profissional. Janeiro
é um mês de renovação, onde procuramos dar um novo ritmo em nossas vidas.
Para nós que
seguimos e procuramos praticar os ensinamentos de Oyassama, janeiro é um mês
muito significativo e inesquecível, pois no dia 26, devido ao seu amor pelos
queridos filhos, ela se ocultou fisicamente, aos 90 anos de idade. E este ano,
está completando 130 anos desde o seu ocultamento físico.
Hoje, ao
celebrarmos a Grande Cerimônia de janeiro, e também os 130 anos de Oyassama,
rememoramos a sua caminhada de sacrifícios e a sua vida-modelo, e fazemos a
nossa reflexão para direcionarmos as atitudes cotidianas que correspondam ao
seu desejo.
Há exatamente
130 anos, no dia primeiro de janeiro, no ano-novo, Oyassama cambaleou
subitamente ao sair do banho e ao ser perguntado a sua causa, ela respondeu:
“Isto é o sinal
de que o mundo vai se mover.”
Os mestres da
Residência sentiram que ela estava prevendo algum problema de grande
importância prestes a acontecer. Essas palavras trouxeram uma ansiedade para
todos, mas nesse dia, não aconteceu nada de mais. No entanto, no dia seguinte,
Oyassama se sentiu mal e as pessoas ficaram preocupadas. Porém, recuperou-se
logo e todos ficaram aliviados.
Ao longo de
muitos anos, houve um aumento gradativo de fiéis que passaram a seguir Oyassama
por terem sido salvos e passaram a regressar à Residência de todas as partes do
país. Ela apressava a total execução do Serviço de Kagura, porém, os mestres
preocupados com a segurança física dela, hesitavam a sua realização.
Todos já sabiam
dos inúmeros sacrifícios passados por Oyassama nas delegacias e presídios,
exatamente por causa da realização do Serviço Sagrado e não desejavam que isso
viesse a se repetir, pois o seu estado de saúde era bem delicado.
Essa
contradição que surgiu entre seguir a intenção de Deus-Parens de executar o
Serviço e os sacrifícios que isso causaria a Oyassama foi um grande obstáculo
que ameaçou o pleno desenvolvimento e crescimento do Caminho.
Voltando ao mês
de janeiro, no dia 4, a sua saúde tornou-se subitamente crítica. Assustados,
consultaram a intenção de Deus-Parens através do mestre Izo Iburi, no quarto
vizinho do aposento de Oyassama, na Casa de Repouso e tiveram estas palavras:
“Já está
suficientemente completo. Até este momento, tenho explicado a respeito de todas
as coisas, mas não as têm compreendido claramente. Embora tenha explicado
tanto, não há quem tenha compreendido. É lamentável. Estão desconfiados, mas
reflitam bem. Se consideram mentira o que Deus diz, este caminho não teria
continuado por 49 anos, até o presente. O que disse até agora tem sido
realizado. Reflitam através disto. Devo retirar-me já, nestas condições? Devo
ocultar-me?”
Nessa ocasião,
Oyassama deixou de respirar e o seu corpo foi esfriando rapidamente. Apesar do
forte choque, todos perceberam que isso era uma orientação de que era um erro
ficar suspendendo a execução do Serviço, só porque estavam vacilando sob o
pretexto de estarem preocupados com a saúde de Oyassama.
Assim, a partir
do dia seguinte, dia 5 de janeiro, decidiram executar o Serviço diariamente,
mesmo com os instrumentos incompletos, para que Deus-Parens lhes perdoasse.
Todavia, receosos com a vigilância das autoridades, executaram o Serviço a
noite, com o portão e as portas fechadas.
Talvez, por
isso, o mal-estar de Oyassama suavizou-se um pouco, mas ainda não conseguia se
alimentar como antes.
A melhora e a
piora da saúde de Oyassama continuou por todo o mês de janeiro. Através do seu
estado de saúde, Deus-Parens pretendia que houvesse a firme determinação do
Primeiro Shimbashira e dos demais mestres, para que executassem o Serviço do
Kanrodai, conforme a intenção divina.
Entretanto, a
preocupação com as autoridades era muito grande e ficaram sem conseguir agir
plenamente de acordo com o desejo de Deus-Parens. Na noite de 25 de janeiro,
que hoje pode ser rememorada com sendo a sua última noite fisicamente presente neste
mundo, a sua saúde se tornou crítica, vindo a sofrer de um grande mal-estar.
Imediatamente,
através de Izo Iburi consultaram a intenção divina e receberam estas palavras:
“Nivelarei a
terra plenamente. Abrindo, abrindo o portal, o nivelamento de todo o mundo.
Começarei o nivelamento da terra. Nivelarei a terra abrindo o portal ou
nivelarei a terra fechando o portal?”
Todos
responderam: “Desejamos que o mundo seja nivelado com o portal aberto.”
“A coincidência
dos fatos... Que coincidência? Cedo ou tarde, atraindo todos, atraindo qualquer
coisa, atraindo tudo abrirei, abrirei o portal para o mundo inteiro. Tudo
mudará subitamente.”
Essas palavras
parecem indicar um brilhante e promissor futuro para o Caminho; porém, não
deram diretamente nenhuma menção sobre a imediata e principal preocupação dos
seguidores que era o estado de saúde de Oyassama.
Nessa situação,
amanheceu o dia 26 de janeiro. Todos os fiéis sabiam que era o dia da
realização da Cerimônia Mensal e desde cedo, começaram a se reunir na Residência.
Ao meio-dia, o
seu estado de saúde se tornou crítico. Era como se Deus-Parens estivesse
apressando a determinação da execução do Serviço do Kanrodai. Compreendendo que
não havia mais tempo a perder, Shinnossuke reuniu os mestres e após uma reunião
disse:
“Que fiquem
para executar o Serviço somente aqueles com o espírito decidido a suportar
qualquer intervenção policial e disposto a sacrificar a própria vida ao
desempenhá-lo.”
Ao ouvirem a
decisão de Shinnossuke, todos se prepararam para o Serviço, vestindo
devidamente duas roupas de baixo e dois pares de tabi, prontos para enfrentarem
os policiais e serem levados à prisão do jeito que estavam.
Como de
costume, Oyassama estava na Casa de Repouso, situada ao norte do Local do
Serviço. Mais ou menos a uma hora da tarde, o Serviço de Kagura foi realizado
ao ar livre, ao redor de Jiba, onde, depois que o Kanrodai fora confiscado
pelos policiais, havia um amontoado de pequenas pedras.
Cercados pelos
milhares de fiéis que vieram reverenciar, os mestres executaram o Serviço
desejando unicamente o restabelecimento da saúde de Oyassama. Com certeza o
ambiente era tenso e de preocupação, misturada com ansiedade e apreensão.
As autoridades
sabiam perfeitamente que todos os meses, no dia 26, era realizada a Cerimônia
Mensal na Residência e ficavam sempre alertas, mas nesse dia, não apareceu nem
um policial para averiguação. Assim, terminou sem qualquer contratempo, fato
que pareceu um milagre para todos.
Oyassama ouvia satisfeita o cantar alegre dos hinos e
dos instrumentos e justamente no momento em que terminou o último verso do Hino
12, deixou de respirar, ocultando-se fisicamente aos 90 anos de idade.
Oyassama
instruiu através do seu estado de saúde sobre a importância de se realizar o
Serviço Sagrado. Para o caminho da dedicação sincera à salvação, o fundamental
é o Serviço, sem o qual seria impossível a reforma para o mundo de vida plena
de alegria e felicidade.
Para nós que
seguimos e praticamos o ensinamento não devemos esquecer este ponto de que
Deus-Parens, encurtou 25 anos da vida que Oyassama ainda tinha pela frente,
para incentivar e apressar a execução do Serviço Sagrado. Este Serviço de
Kagura realizado mensalmente no dia 26 em Jiba e recebendo esta razão, o
Serviço Mensal realizado em cada igreja é o que possibilitará a todos nós,
recebermos a graça de transformar o mundo para o de vida plena de alegria e
felicidade.
É com este
sentimento que todos nós devemos participar e reverenciar o Serviço Sagrado
realizado todos os meses. Desse modo, estaremos correspondendo ao desejo de
Oyassama que abrindo o portal saiu para nivelar o mundo.
Hoje já não
podemos mais enxergar a imagem física de Oyassama, mas através das Indicações
Divinas foi esclarecido que ela continua trabalhando como em vida pela salvação
das pessoas por todo o mundo. Esta é a razão de Oyassama eternamente viva.
Deixando esse
pedido e agradecendo a presença de todos e desejando muitas realizações neste
ano que se inicia, termino as minhas palavras. Além disso, no dia 12, semana
que vem, eu a e Nami, representando todos do kyokai, estaremos fazendo o
regresso a Jiba, para reverenciar a celebração dos 130 anos do Ocultamento
Físico de Oyassama, a ser realizado no dia 26 de janeiro. Estaremos agradecendo
a Deus-Parens e a Oyassama por todas as graças que recebemos durante o período
dos três anos, mil dias e renovando a determinação de continuarmos dedicando
animados de agora em diante.
Desejando um excelente ano de 2016 a
todos e solicitando o trabalho e a dedicação animada às atividades do decenário,
termino as minhas palavras.
Muito obrigado.
Palestra de dezembro de 2015
Os meus sinceros
agradecimentos a todos, pela reverência e participação na Cerimônia Mensal de
dezembro, o último deste ano 178 da Revelação Divina. Agradeço a dedicação de
todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também
pelo esforço nas atividades do decenário de Oyassama. Muito obrigado.
Além disso,
manifestamos o nosso agradecimento pelas numerosas graças que recebemos no
decorrer deste ano, seja para o kyokai, como também a todos que reverenciaram
no dia de hoje.
Como foi lido na
Dedicatória, este ano recebemos a graça de 9 pessoas que fizeram o regresso a
Jiba, tivemos também 3 pessoas que começaram o Besseki, 3 pessoas que receberam
o Sazuke e se tornou yoboku, 2 pessoas participaram do Shuyokai, Seminário de
28 dias, 9 pessoas participaram do Curso Estudantil e 2 pessoas do Curso de
Doutrina, Koshu. Além disso, graças à sinceridade de todos, este ano também,
pudemos superar a meta de 50 mil yen de oferenda para a Sede da Igreja, alcançando
a determinação espiritual. Agradeço o empenho e a dedicação de todos durante
este ano, muito obrigado.
Este
foi o ano de conclusão das atividades dos três anos, mil dias visando a
celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Agradeço a dedicação
de todos no decorrer de todo este ano, principalmente por terem passado com o
sentimento de corresponder ao desejo do Shimbashira-sama contido na Instrução
3, fazendo o possível para colocar em prática no dia a dia.
As atividades dos três anos, mil dias tem como ponto
de partida o fato de Oyassama ter-se ocultado fisicamente. Assim, os
antecessores do Caminho e nós também, determinando ser um período para realizar
a evolução espiritual, viemos nos esforçando nas atividades decenárias com este
objetivo. Ou seja, contentar Oyassama no dia a dia através das nossas ações e
atitudes.
Faltam menos de 2 meses até os 130 anos
de Oyassama. Estamos na reta final das atividades. Desde o início das
atividades, todos nós fizemos a respectiva determinação espiritual e nos
empenhamos e trabalhamos em sua concretização.
Para unificar as atividades deste
Decenário, foi dado ênfase na prática ativa da divulgação e salvação. Desde
então, os yobokus e seguidores, cada um em sua posição e função, vieram procurando
praticar esta divulgação e salvação. Ainda não terminou as atividades
decenárias, por isso, espero a máxima dedicação até o final, pois assim
estaremos correspondendo ao desejo de Oyassama que encurtou a sua vida natural
incentivando a nossa evolução espiritual devido somente ao grande amor por querer
salvar seus queridos filhos.
No ensinamento temos: devolução
multiplicado em milhões ou um grão multiplicado em milhões.
Partindo do significado das coisas
materiais poderíamos refletir como sendo uma graça para não termos dificuldades
em nossa vida diária em relação às coisas materiais, como alimentos, roupas,
uma casa para morar ou o próprio trabalho e a família. Entretanto, creio que o
verdadeiro significado está no plano espiritual. Com certeza, nestes três anos
de atividades, deixando de lado as conveniências próprias e da família, viemos
dedicando em ajudar as pessoas, praticando a salvação. O retorno da alegria das
pessoas por terem sido salvas é a devolução da alegria multiplicada. É o
recebimento da graça concedida por Deus-Parens.
Assim, ao dedicarmos à sincera salvação
e se nos for mostrada a imagem das pessoas sendo salvas é uma alegria não que
pode ser medida. Para isso, devemos passar totalmente amparado em Deus-Parens. Devemos
deixar o conceito comum de que podemos viver apenas com a capacidade da nossa
inteligência e da nossa força e mudar para crer e acreditar firmemente em
Deus-Parens e sentir o seu imenso trabalho nas graças que recebemos.
Tudo que foi feito pensando em ser uma
atividade do Decenário, toda a dedicação nesse período dos três anos será
revertido em uma grande graça. As sementes plantadas serão multiplicadas em
milhares de vezes.
No episódio ‘Um grão Multiplicado em Milhões’,
temos:
Certa vez, Oyassama, pegando uma semente de arroz e
dirigindo-se a Izo Iburi, disse:
‘Assim é o ser humano. Se semear um
grão de semente da verdade, ao passar um ano, se transformará em duzentos a
trezentos grãos. No segundo ano, em várias dezenas de milhares. É a isto que se
diz: um grão multiplicado em milhões. No terceiro ano, o seu número será tal
que poderá ser semeado por toda a região de Yamato.’
Para quem se dedicou ao máximo, muitas vezes
deixando as próprias conveniências terá como tesouro a alegria e a satisfação
do dever cumprido. Isso se tornará a sólida base que foi criada nesse período
para dar continuidade à caminhada da fé e com certeza, será a origem para se
receber as numerosas graças que serão manifestadas em diversas formas no
decorrer da vida.
Ainda hoje, Oyassama, devido ao seu
imenso amor pelos filhos, continua eternamente viva, trabalhando unicamente na
salvação das pessoas. Para contentar e alegrar Oyassama é que, cada um de nós,
fazendo a respectiva determinação, viemos praticando as atividades do
decenário. Devido ao desejo de fazer evoluir mais rapidamente os seus queridos
filhos, Oyassama encurtou a sua vida e ocultou o seu corpo dizendo: “a partir
de agora farei a salvação”. Por isso, a nossa missão está em corresponder a
esse desejo de Oyassama.
Neste último tsukinamisai do ano, gostaria de
agradecer a todos pela reverência mensal, pela participação do Serviço Sagrado,
e as oferendas feita para a Sede da Igreja e para o Kyokai. Além disso,
agradeço aos yoboku que fizeram a ministração do Sazuke aos doentes, e para
todos que estiveram sempre atentos em convidar e incentivar as pessoas para
fazerem o koshu, o curso estudantil, o shuyokai e o regresso a Jiba.
Agradeço também a todos que tem organizado e
participado do bazar da pechincha. Gostaria que continuassem a trazer as coisas
que não tem mais utilidade para se colocado no bazar. Para o ano que vem, está
programado novamente para junho.
O Gantasai, Cerimônia de Ano-novo será no dia 1° de
janeiro, sexta-feita, às 8 horas da manhã e a Grande Cerimônia, Taisai, será no
dia 3, às 11 horas.
Desejando
boas festas a todos e um excelente ano de 2016, termino as minhas palavras.
Muito obrigado.
Palestra de novembro de 2015
Os meus sinceros agradecimentos a
todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do
Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a
dia, aos trabalhos do Kyokai e também aos trabalhos das atividades visando os
130 anos do ocultamento físico de Oyassama.
Na
semana passada, dois dias antes da Grande Cerimônia de Outubro, no dia 24, em
Jiba, foi realizada a Cerimônia de Troca do Kanrodai, Pedestal do Néctar.
Como
foi ensinado por Oyassama, o Kanrodai foi edificado em Jiba, indicando o local
da criação original dos seres humanos e também, onde foi concedido o nome de
Tenri-Ô-no-Mikoto. Ainda, é em volta do Kanrodai que é realizado o Serviço de
Kagura para a concretização da vida plena de alegria e felicidade.
Como
sabem, o Kanrodai é feito de madeira, tendo 13 blocos, um sobreposto ao outro,
tendo no total 2 metros e 48 centímetros. De acordo com o Ossashizu, Indicação
Divina de 24 de julho de 1888: “Um ken dos quatro lados (1,82m), deixem aberto
ao céu.” E o Ossashizu de 30 de maio de 1907: “O Kanrodai é inteiramente coisa
exposta à chuva.”
Assim,
no Shinden, em Jiba, bem acima do Kanrodai, existe uma abertura no telhado de
quase dois metros de cada lado. Com o passar do tempo, exposto à chuva e ao
sol, a madeira vai estragando, vai mudando a cor às vezes, fica até um pouco
torto. O anterior tinha sido trocado no ano 2000, fazendo 15 anos desde então.
Esta é a sexta troca.
Existe
todo um processo para a troca. No dia 9 de setembro, mais de um mês e meio
antes, foi realizado a Cerimônia de Início dos Trabalhos da Troca do Kanrokai.
Primeiro, foi executado o Serviço de Kagura e a Dança das Mãos. Em seguida, o
próprio Shimbashira-sama entregou ao mestre carpinteiro, as medidas do
Kanrodai. Depois, foram até o local de trabalho onde houve o oharai,
purificação do material a ser usado para a construção.
Então,
no dia 24 de outubro, após o Otsutome da noite, houve a Cerimônia de Troca do
Kanrodai. Primeiramente, foi retirado o velho e em seguida, montado o novo,
colocando com cuidado os 13 blocos. Terminada a montagem, foi realizado o
Serviço de Kagura e a Dança das Mãos, manifestando a Deus-Parens a alegria pela
construção do novo Kanrodai e agradecendo pelo fato de todo o trabalho ter sido
realizado sem problemas.
Depois,
no dia 26, na Grande Cerimônia de Outubro, o Shimbashira-sama em sua palestra
disse: ‘Como é de conhecimento, anteontem foi realizada a Cerimônia de Troca do
Kanrodai. A última troca ocorreu há 15 anos, e com o passar dos anos, já estava
apresentando certa deterioração, e como será celebrado os 130 anos, decidi
construir um novo Kanrodai.
O
Kanrodai está assentado na Jiba da origem como prova da criação dos seres
humanos. Ainda, Jiba é o local onde foi concedido o nome divino Tenri-Ô-no-Mikoto,
o local onde Deus-Parens reside. Portanto, o Serviço de Kagura é realizado ao
redor do Kanrodai. Nas Escrituras Divinas é ensinado que:
Este é o Local do Serviço, onde criei os seres
humanos. ED. VIII-36
Preparem firmemente o espírito para Jiba, o local a
ser assentado o Kanrodai. ED. IX-19
Como prova de que criei os seres humanos, deixo
assentado o Kanrodai. ED. XVII-9’
Ainda,
explicou o seguinte: ‘O Kanrodai, além dos significados de ser o centro do Serviço
de Kagura e mostrar o local da Jiba, há o significado de ser a base para
receber o alimento celeste.
Na
terceira parte do Serviço de Kagura e também no Serviço realizado diariamente é
ensinado: “tendo purificados todos igualmente, Kanrodai”, e quando purificar os
corações de todas as pessoas do mundo, será concedido do céu o néctar, o alimento
celeste, e no Ofudessaki tem-se:
Tão logo este pedestal seja concluído, realizarão o
Serviço e nada deixará de ser atendido. ED. IX-52
Vejam isto! Tsukihi entregará seguramente a dádiva
do alimento celeste. ED.IX-55
Se levantarem o pilar na região dos esclarecidos, farei
com que não tenham doença, morte e enfraquecimento. ED. X-11
Se este pedestal ficar totalmente concluído, nada
deixará de ser atendido. ED. XVII-10
Está ensinando que ao concluir o
Kanrodai e se fizer o Serviço concederá a realização de qualquer desejo
solicitado, e ao mesmo tempo em que assegura isso, todos do mundo devem fazer a
limpeza do coração.’
Deste modo, o Kanrodai é um
pedestal ou uma base para se receber o néctar divino, kanro. Kanro é o alimento celeste. Dai é pedestal, base. No topo, deve ser
colocado um tacho raso com capacidade para pouco mais de 9 litros, destinado a
receber o alimento celeste.
Faltando pouco para a celebração do
Decenário, Shimbashira-sama, no final de sua palestra disse: ‘Hoje, estamos a
três meses dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama e acredito que cada
um está incentivado em cumprir a determinação espiritual das atividades
decenárias. Quando foi anunciado os 130 anos do ocultamento físico de Oyassama,
cada um fez o voto de evoluir o espírito nesta oportunidade e realizar a
salvação para contentar Oyassama. Nesses 2 anos e nove meses, acredito que foi
mostrada diversas situações diante da dedicação de cada um, situações alegres e
também nem tanto, mas só pelo fato de dedicar, acredito que isso é aceito. E as
sementes plantadas com certeza brotarão.
Na
oportunidade deste decenário, dei ênfase na prática da salvação. Falando aos
yoboku para se esforçarem nos trabalhos de salvação que cada um pode realizar.
A salvação está relacionada diretamente ao objetivo da Revelação Divina que é a
salvação mundial e é a nossa missão para a concretização do mundo referido
“tendo purificado todos igualmente, Kanrodai”. É importante também concluir
firme o restante das atividades decenárias para que o que foi cultivado aqui,
possa estender-se à continuidade do caminho. O marco do decenário de Oyassama é
o suporte, o ponto de partida para avançarmos cada vez mais. É um longo e
importante caminho rumo a concretização do mundo de vida plena de alegria e
felicidade que se estende por todas as gerações. E o caminho se desenvolveu até
hoje porque todos os seguidores unindo as forças, direcionaram os seus
espíritos rumo a cada decenário.’
Assim,
pediu a todos que continuassem animados até o final, até o dia 26 de janeiro,
dedicando firmemente nas atividades do decenário.
No dia
da Grande Cerimônia de Outubro do Dendotyo, houve a nomeação de dois novos
fukyoshotyos do kyokai. Seidy Muroi se tornou o novo chefe da Casa de
Divulgação Seiko e Sumiko Tomoda, da 14ª Casa de Divulgação São Paulo. Parabéns
pela nomeação.
No sábado, dia 28 de novembro, a
partir das 10 horas, será realizado o bazar da pechincha. Agradeço a todos pela
colaboração, trazendo as coisas para o bazar e a todos que estarão fazendo
hinokishin nesse dia. Muito obrigado.
Mês que vem estaremos realizando o
último tsukinamisai deste ano. Com sentimento de agradecimento pelas graças
recebidas por todo este ano, gostaria de contar com a presença de todos.
Agradecendo
a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.
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