segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Boletim de dezembro de 2012



Palestra de dezembro de 2012


       Os meus sinceros agradecimentos a todos, pela reverência e participação na Cerimônia Mensal de dezembro, o último deste ano. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.
Hoje, manifestamos o nosso agradecimento pelas numerosas graças que recebemos no decorrer deste ano, seja para o nosso kyokai, como também a todos que reverenciaram no dia de hoje.
Como foi lido na Dedicatória, este ano recebemos a graça de 8 pessoas que fizeram o regresso a Jiba, que participaram do Seminário de Oyasato, Hinokishin Internacional do Seinenkai e Hinokishin do Regresso das Crianças a Jiba. Tivemos também 6 pessoas que receberam o Sazuke e se tornaram yoboku, 1 pessoa participou do Shuyokai, Seminário de 28 dias, e 11 pessoas participaram do Curso Estudantil. Além disso, graças à sinceridade de todos, este ano também, pudemos superar a meta de 50 mil yen de oferenda para a Sede da Igreja, alcançando a determinação espiritual. Agradeço o empenho e a dedicação de todos durante este ano, muito obrigado.
         Como falei no mês passado, no dia 26 de outubro, na Grande Cerimônia da Revelação Divina, o Shimbashira-sama fez a anuncio da Instrução 3, que são as orientações para passarmos os próximos três anos, mil dias, visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Antes, Shimbashira-sama disse o seguinte:
“Em janeiro do ano 179 da Revelação Divina (2016), será realizada a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. E, como já foi dito repetidas vezes, os decenários de Oyassama não são como aqueles em que se reúnem os parentes e as pessoas relacionadas para louvarem as virtudes, relembrando a personalidade daquele que retornou.
Nos decenários de Oyassama, visa-se principalmente contentar Oyassama eternamente viva, mostrando-lhe o aspecto da evolução espiritual desenvolvida por nós, filhos do caminho, durante o período determinado e o resultado das atividades realizadas em união espiritual.”
         Assim, primeiramente vou fazer a leitura da Instrução que já está no Jornal Tenri deste mês.

         INSTRUÇÃO 3
Antecipando-se à celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama no ano 179 da Revelação Divina (2016), expresso o meu pensamento de modo que contribua para a maturação de todos os seguidores do Caminho e para as atividades em união espiritual.
Para salvar toda a humanidade Oyassama revelou o derradeiro ensinamento e deixou o caminho da vida-modelo, trilhando durante 50 anos com dedicação sincera à salvação e plena de amor maternal pelos seus queridos filhos.
Durante esse período, ensinou o Serviço da Salvação, esclareceu a origem de todas as coisas, preparou as condições do Caminho e, em 26 de janeiro de 1887, instando ainda mais a execução do Serviço que tanto mencionava, ocultou-se fisicamente apressando a evolução espiritual das pessoas. Desde então, segundo as palavras: “A partir de agora, farei a salvação”, continua a nos orientar ainda hoje, sem nenhuma alteração, estando à frente da salvação mundial com a razão eternamente viva.
O significado de celebrar as cerimônias decenárias de Oyassama está no fato de corresponder a este infinito amor maternal. É uma época oportuna em que cada yoboku, com espírito renovado, deve trabalhar ativamente tendo como referência a vida-modelo, gravando no coração o objetivo da Revelação Divina, e elevando a consciência como yoboku da construção do mundo de vida pela de alegria e felicidade.
A vida plena de alegria e felicidade é a imagem de um mundo em que todos os seres humanos, que são filhos de Deus-Parens, vivem salvando uns aos outros.
A ambição é lamaçal sem fim.
Purifiquem o espírito inteiramente. É o paraíso! HS. X-4
Se ao menos o espírito for purificado completamente,
tudo será somente prazer. ED. XIV-50
Conforme esses versos, a vida plena de alegria e felicidade é também o modo de viver purificando o espírito.
A ambição desmedida que desconhece a moderação faz com que as pessoas se equivoquem no caminho, cria os conflitos, e por fim, perturbando a harmonia do mundo, pode colocar em risco o seu futuro.
A condição social atual é o fortalecimento da tendência de pensar: “se ao menos eu estiver bem”, e isso enfraquece cada vez mais o laço fraterno entre as pessoas, colocando em risco até os vínculos familiares. É exatamente um movimento da sociedade que dá as costas para a vida plena de alegria e felicidade.
A missão das pessoas que seguem este ensinamento é promover a salvação do mundo, transmitindo a intenção do Parens original às pessoas que carregam a insegurança em relação ao futuro por não terem um ponto de apoio espiritual.
Agora é a época em que todos nós, filhos do Caminho, devemos entrar em ação e dedicar esforços na reforma do mundo, mostrando às pessoas a forma de viver purificando o espírito e ajudando uns aos outros.
O yoboku, aprendendo e assimilando o ensinamento, através da sua prática no dia a dia, deve se tornar uma pessoa admirável nas localidades. A começar do casal, que tem a razão do abraço entre o céu e a terra, cada qual deve corrigir a própria conduta familiar, praticar a salvação mútua e expandir o círculo da vida plena de alegria e felicidade a partir dos próximos.
Ainda, ligando o espírito à igreja e conduzindo-nos a ela com frequência, devemos executar o Serviço que é a sua missão, e ao mesmo tempo, tendo o condutor ao centro, projetar ao mundo a imagem de modelo da vida plena de alegria e felicidade.
Há momentos em que Deus-Parens, preocupando-se com o futuro dos filhos, apressa a mudança do espírito através de diversos nós.
O que quer que Tsukihi realize,
é somente pelo desejo único de salvá-los. ED. XII-78
No entanto, ensina que tudo é unicamente pelo amor parental de querer salvar todos os seres humanos.
Todas as calamidades e as dificuldades são manifestações do amor parental que busca a limpeza do espírito. A começar pela própria reflexão, devemos entender que através dos fatos mostrados, está sendo apressada a salvação das pessoas e devemos nos empenhar ativamente nesta salvação.
Ainda, preocupar-se constantemente com a salvação das pessoas é a atitude dos seguidores do ensinamento que declama a salvação mundial, e é também o caminho através do qual poderemos ser salvos verdadeiramente, conforme é ensinado:
“Salvando os outros, estará salvando a si mesmo.”
A salvação começa pela atenção às pessoas ao nosso redor. Se houver pessoas que estão sofrendo ou aflitas com as doenças e os problemas, antes de tudo, vamos solicitar a sua solução, transmitir voluntariamente algumas palavras e estender as mãos da salvação. Vamos ministrar o Sazuke com toda a sinceridade às pessoas que sofrem de doença, ouvir atentamente a aflição das pessoas, confortando-as e, ao mesmo tempo, transmitir-lhes a vontade do Parens e orientá-las para que possam reformar o espírito. Além disso, instruí-las até que possamos realizar juntos a salvação dos próximos.
Fazendo com que todas as pessoas do mundo venham a conhecer o Parens original e despertem para a verdade de que todos somos irmãos, salvando uns aos outros no mais fraterno relacionamento, avancemos ativamente na construção do mundo, visando a concretização da vida repleta de alegria em que participam juntos Deus e os seres humanos.
Durante os três anos, mil dias, tendo em vista os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, nós yoboku, como instrumentos de Oyassama, vamos avançar nesses trabalhos cientes da nossa missão, desejando constantemente contentar Oyassama eternamente viva.
Em 26 de outubro do ano 175 da Revelação Divina
Shimbashira Zenji Nakayama

         Bem, esta é a Instrução visando o próximo decenário de Oyassama. O ponto principal é a realização da salvação.
Este Caminho tem como ensinamento um grande objetivo de salvar todas as pessoas do mundo sem nenhuma distinção. Oyassama nos ensinou a caminhada para cumprir essa missão, e ainda, a vida-modelo de Oyassama mostrada pessoalmente é o exemplo de como os filhos do Caminho devem trilhar o dia a dia.
         De uma forma geral, salvar quer dizer, tirar as pessoas de uma situação de dificuldades, como as calamidades, as guerras, ou ainda, de doenças e da pobreza.
         Quer dizer que através das doenças, estimula a limpeza do espírito, ensinando que mostra sinais para reformar o espírito. E é o mesmo com os problemas circunstanciais. É um aviso às pessoas que receberam a orientação e aquelas envolvidas. Por isso, mesmo que seja curado pelo tratamento médico, se não fizer a limpeza do espírito, se não reformar o espírito para que corresponda ao desejo de Deus-Parens, não se torna no verdadeiro significado de ter sido salvo.
         Refletindo sobre a intenção contida nos problemas físicos e circunstanciais, deve-se analisar e retratar a própria caminhada e o uso espiritual, esforçando na reforma do espírito naquele que condiz com a vontade divina ao mesmo tempo em que se empenha na limpeza do coração.
         Ao final da palestra, Shimbashira-sama disse:
“Deste modo, vamos iniciar a época oportuna dos três anos, mil dias. Época oportuna quer dizer, intencionados em praticar mais do que em tempos normais, e conscientes disso, visar o decenário de Oyassama.
Nesta época oportuna, desejo que um grande número de yoboku possíveis possa praticar a salvação. Para tanto, primeiramente venho solicitar aos condutores de igreja e aos senhores que podem ser chamados de veteranos do Caminho, o empenho pessoal exemplar aos demais.”
Neste último tsukinamisai do ano, gostaria de agradecer a todos pela reverência mensal, pela participação do Serviço Sagrado, e as oferendas feita para a Sede da Igreja, para o Dendotyo e para o Kyokai. Além disso, agradeço aos yoboku que fizeram a ministração do Sazuke aos doentes, e para todos que estiveram sempre atentos em convidar e incentivar as pessoas para fazerem o koshu, o curso estudantil, o shuyokai e o regresso a Jiba.
O Gantasai, Cerimônia de Ano-novo será no dia 1° de janeiro as 8 horas da manhã e a Grande Cerimônia, Taisai, será no dia 6, as 11 horas.
 Desejando boas festas a todos e um excelente ano de 2013, termino as minhas palavras. Muito obrigado.