sábado, 3 de outubro de 2015

Boletim de setembro de 2015



Palestra de setembro de 2015

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de setembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pelo empenho nas atividades deste último ano dos três anos, mil dias do Decenário de Oyassama. Muito obrigado.
        
Na Instrução 3 que acabamos de ler, está claro o desejo do Shimbashira-sama em relação ao trabalho do yoboku nessa época oportuna dos três anos, mil dias, que fazer a divulgação dos ensinamentos e a salvação das pessoas.
Assim, entre os seguidores deste Caminho, o yoboku é a pessoa que recebeu o inestimável dom do Sazuke. Como sabemos, para receber o Sazuke é preciso regressar a Jiba, fazer o juramento e começar a frequentar as preleções do Besseki, ouvindo o ensinamento por 9 vezes.
          Depois, no Recinto de Oyassama, através de Shimbashirassama, recebemos a razão de Sazuke de Oyassama e, posteriormente, os três mestres fazem as palestras de Karisseki na sala de reunião da Sede da Igreja. Cada palestra é de meia hora. Nessa ocasião, é entregue o Okakisague para cada pessoa. Além disso, junto está também a tradução, um livreto chamado Manual do Yoboku e também um envelope contendo o Goku, arroz abençoado.
Não sei se todos lembram, mas nesse Okakisague está registrado o dia do recebimento e o nome da pessoa que recebeu. Está afirmando que, “a partir de hoje, passe a vida toda tendo isso como a regra do espírito”. Creio que a maioria, depois que recebeu o Sazuke, coloca o Okakisague naquele invólucro de pano e nunca mais abre para ver ou ler. Muita gente deixa no altar.
Inicialmente, na primeira palestra, Zenseki, todos leem juntamente o Okakisague e temos a explicação disso. Chamamos de yoboku a pessoa que recebeu a razão de Sazuke. Assim, temos a explanação sobre a disposição espiritual e a dedicação do yoboku no dia a dia.
Na segunda palestra, Nakaseki, é explanado sobre os cuidados que devem ter quando saírem na salvação, como sobre a vestimenta, a dedicação na explanação, a postura na ministração de Sazuke, o médico e remédio, a doença nas crianças, doenças contagiosas e nos casos de animais e plantações.
Na última palestra, Atoseki, juntamente com a explicação sobre a maneira de solicitar a Deus-Parens, a maneira de ministrar o Sazuke, a ordem da ministração e o movimento das mãos na ministração, é feito a prática da ministração.
Estas palestras de Kariseki, diferentemente do Besseki, não são permitidas ouvirem novamente fazendo a solicitação. Por serem palestras limitadas apenas na ocasião do recebimento do Sazuke, é explicado para ouvirem atentamente para não perderem nada e firmar no espírito os pontos principais das palestras. Porém, creio que, como a grande parte das pessoas passou por intenso momento de tensão ao receber a razão de Sazuke do Shimbashirassama na presença de Oyassama, ficou cansada e distraída, e não se lembra do que ouviu nas explanações. Ou ficou com as pernas adormecidas.
Muitas pessoas também se esquecem do dia do recebimento do Sazuke e esquecem das explanações que ouviram nessa ocasião. Eu recebi há 33 anos, no dia 20 de julho de 1982, aos 17 anos, quando participei da primeira caravana do Brasil para o Kodomo Ojiba Gaeri.
Assim, no dia de hoje, vou falar um pouco sobre o Okakisague, a regra do espírito para vida inteira, o ponto de apoio, dos yoboku que receberam a razão do Sazuke.
Na primeira palestra, primeiramente, é explicado o seguinte para as pessoas que receberam a razão de Sazuke:
“Todos receberam agora magnificamente a razão de Sazuke e dedicarão daqui em diante como yoboku de Deus-Parens. Yoboku significa material da construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade que Deus-Parens está almejando. E esse trabalho, a missão, é dedicar unicamente na salvação, ministrar o Sazuke que recebeu, transmitir o ensinamento de Deus-Parens e, fazendo a salvação, dedicar a sinceridade na construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade.”
Explana primeiramente sobre a posição como yoboku de Deus-Parens, a missão e como deve se dedicar.
Ouvimos que, o ato de receber a razão de Sazuke, é a razão do renascimento do ser humano. Desse dia, inicia-se a nova vida. Ouvindo repetidamente as preleções do Besseki, se estabelecer firmemente o desejo de Deus-Parens no espírito, a pessoa que pensava até agora apenas nas suas coisas e na sua família, para contentar Deus-Parens, como retribuição da gratidão, renasce com o espírito de dedicar na salvação das pessoas. Nesse espírito que renasceu para dedicar sinceramente na salvação é concedida a razão de Sazuke, a razão da eficácia.
É ensinado que a sinceridade é a razão do céu e, a referida sinceridade, é algo que corresponde ao desejo de Deus-Parens. Por isso, esclareceu que, por ser a razão do céu, aceita e retribui imediatamente.
Ao receber a razão de Sazuke, fazemos a salvação como yoboku, mas o espírito de salvar as pessoas é a verdadeira sinceridade. Ou seja, no espírito realmente sincero que, esquecendo de si mesmo, dedica unicamente na salvação, Deus-Parens irá trabalhar, mostrará todo tipo de salvação maravilhosa e concederá a própria pessoa a alegria de ser salvo também. Sobre isso, instruiu que, “salvar os outros é salvar a ti mesmo”.
Por isso, na salvação do Caminho, não é nós, os seres humanos, que fazemos a salvação das pessoas. Estamos ajudando Deus-Parens na salvação do mundo. Dedicando assim, temos a alegria de retribuir a gratidão a Deus-Parens.
Além disso, se na data do recebimento do Sazuke a pessoa estiver com mais de 30 anos de idade, o Okakisague é um pouco mais curto, em relação aos jovens que tem menos de 30 anos. Há um acréscimo nas palavras divinas. É esclarecido que ao pensar no longo futuro, por ser ainda jovem, está explanando para se tornar no modelo de vida da localidade onde vive.
Isto é, as pessoas que se tornaram yoboku, devem se tornar no modelo de vida das localidades e, tendo isto como meta, passem o dia a dia. Para ser modelo de vida, não é apenas falar e fazer os outros ouvirem, mas é preciso que a própria pessoa coloque em prática e se torne uma pessoa que seja admirada. Instrui para firmar no dia a dia o ensinamento no espírito, passar praticando a vida-modelo de Oyassama e dedicar todos os esforços para se tornar no exemplo de vida das localidades.
Atualmente, estamos na época da conclusão das atividades de três anos, mil dias, em face dos 130 Anos de Ocultamento Físico de Oyassama. Aqui no kyokai muitos são yoboku. Por isso, relembrando do dia original do recebimento do Sazuke, vamos nos dedicar como instrumentos de Oyassama na salvação das pessoas fazendo a ministração, tendo no espírito as palavras divinas do Okakisague.

Este mês, no dia 27, quarto domingo, será realizado o Mitamasai. Conto com a presença de todos. Muito obrigado.