segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Boletim de fevereiro de 2014



Palestra de fevereiro de 2014

     
Em janeiro, a partir do dia 8 a 12, houve o 7° Curso Estudantil com a participação de 11 pessoas. Módulo 1, foram 3 pessoas, no módulo 2, 4 pessoas e no módulo 3, 4 pessoas. No Shuyokai, com duração de 28 dias, que termina semana que vem, temos 2 pessoas. Nos dias 24 a 26, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-juvenil com a participação de 27 pessoas do kyokai, com 16 crianças e mais 11 encarregados e pessoal de hinokishin.

Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual dos três anos, mil dias dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.

 

Bem, como acabamos de fazer a leitura da Instrução 3, começamos o segundo ano de atividades dos três anos, mil dias, visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama em 26 de janeiro de 2016.

Para isso, no ano passado, em abril houve a visita doutrinária feita pelo Primaz, Tyotyossama, quando foi nos explicado a importância dessa época oportuna que antecede o decenário de Oyassama, principalmente seguindo as orientações dadas pelo Shimbashira-sama através da Instrução 3.

Como disse mês passado, este ano, no mês de março, será realizado o Encontro dos Yoboku e seguidores em cada região e regional. Este encontro é uma realização da Sede da Igreja, Hombu, por todo o mundo, em mais de 1700 locais.

No dia 26 de janeiro, na Grande Cerimônia, Shimbashira-sama disse o seguinte sobre este encontro:

“E, em relação a isso, o “Encontro dos Yoboku” será realizado nas regionais sendo enviado pela Sede o palestrante.

         Contudo, o significado não se encontra em participar por ser um local próximo da sua moradia, mas sim, em reunir os yoboku que moram na mesma região sem limitar-se a igreja filiada. E participando do “Encontro dos Yoboku”, espero que seja uma oportunidade de estender os laços da vida plena de alegria nas localidades, conhecendo e encontrando com os amigos da fé, e, além disso, se animar e ajudar um ao outro.

         Para o yoboku que mora distante da igreja filiada, se não ligar-se a igreja e com os amigos da fé da mesma região, com o passar do tempo, deixa de sentir diariamente o ambiente do ensinamento, é envolvido pelo pensamento da sociedade isolando a fé, e talvez chegue até a perder de vista o caminho para vida plena de alegria que iniciou com tanto esforço.

         Por isso, não é apenas fazer a inscrição e participar nesta oportunidade do “Encontro dos Yoboku”. Após a participação, avançar mais ainda um ou dois passos para a salvação efetiva que cada um pode realizar, e ao mesmo tempo, os yoboku que moram na mesma região venham a ter mais contato e que ajudem um ao outro. Além disso, que trabalhem também nas comunidades com ações que se tornem contínuas.

         O “Encontro dos Yoboku” faz parte da corrente de atividades que direciona para os 130 Anos, e para que dê continuidade com as atividades, gostaria que elaborassem uma forma para que possam mantê-la ativa. Podemos dizer que isso está relacionado também às atividades de cada igreja e na evolução do espírito de cada yoboku.

Gostaria que não as realizassem somente neste encontro ou em eventuais oportunidades da igreja, mas fazer uso dessas atividades como a alavanca de cada igreja na promoção das atividades decenárias, elevando o ímpeto de todos da igreja na efetivação da salvação, e empenhando-se para que cada yoboku possa dedicar-se à salvação.”

Bem, esse é o sentimento do Shimbashira-sama em relação à participação dos yoboku e seguidores deste encontro. Que possa ser útil e de grande valor para avançar ainda mais na atividade de salvação.

O encontro não é somente para os yoboku, mas para os fiéis em geral, acima de 17 anos. Assim, quem pelo menos já fez o koshu ou shuyokai, mesmo não sendo yoboku, podem e devem participar do encontro.

As datas e os locais já estão no jornal Tenri deste mês. Por isso, ao voltarem para casa, gostaria que verificassem o local mais próximo ou a melhor data para participar do encontro.

Junto com o jornal foi colocado o folheto de explicação do curso e também as fichas de participação. Assim, gostaria que não se esquecessem de levar a ficha no dia do encontro e entregassem no momento da inscrição. Se caso faltar e ficha, no local do encontro preencham com o nome e o kyokai.

Já no dia 1° de março, sábado, o encontro será realizado em Mogi das Cruzes, igreja Tsuhakuryu, 15 hs, e regional Santana, igreja Tenryu Brasil, 15 hs.

Dia 2 de março, domingo, igreja Santo Amaro, 14 hs e dia 4, terça-feira, no Tenri Kaikan, as 14 hs, somente em japonês.

No dia 15, sábado, na zona lesta, igreja Piratininga, as 15 hs e dia 16, novamente no Tenri Kaikan, as 14 hs, somente em português. Para as pessoas que moram fora da capital, gostaria que verificassem outras datas e locais no jornal Tenri.

 

Peço que convidem os familiares a participarem deste encontro. Os mestres virão de Jiba, serão o Nakanishi Mitsuzo sensei que era o secretário do Dendotyo, o Uchida Yoshio sensei, chefe da seção América Latina do Kaigaibu e Kaoru Murata sensei, filho do Tyotyossama. Desta vez a palestra será em português, sem a necessidade de ouvir a tradução.

No ano passado, em abril, quando houve a visita do Primaz, graças ao empenho e colaboração de todos que chamaram e avisaram os familiares, houve a presença de mais de 200 pessoas no kyokai.

Assim, este ano também, gostaria de contar com o empenho de todos para levarem os familiares ao local mais próximo para participarem deste encontro. Creio que esse nosso esforço e dedicação para chamar as pessoas ao encontro também faz parte da salvação para o decenário.

 

Hoje gostaria de falar sobre o tempo concedido a cada um de nós por Deus-Parens. Para todos os seres humanos do mundo, Deus-Parens concede por igual o tempo. O período de 24 horas, ou seja, o tempo de um dia é igual para todos. Mesmo querendo, ninguém neste mundo, mesmo o mais rico, o mais poderoso ou o mais inteligente é capaz de receber 25 ou 26 horas.

 

A palavra ‘presente’ possui dois significados: um indica o momento atual, o agora. O outro é algo que damos à alguém ou que ganhamos. Deus-Parens tem presenteado todos os seres humanos com o momento atual, concedendo-nos a graça da vida. Por isso, é fundamental que nós, seus queridos filhos, tenhamos a postura de viver o agora o mais intensamente possível, valorizando cada minuto do nosso dia a dia.

         Existe o seguinte ditado japonês: “Aquele que pensa que amanhã poderá ver as belas flores de cerejeira, sakura, não sabe que durante a noite poderá haver uma tempestade”. Significa que se deixar para amanhã para ir ver as flores de cerejeira, talvez não seja possível porque durante a noite poderá vir uma tempestade e levar todas as flores.

Ninguém sabe o dia de amanhã. Para o ser humano, o único momento certo e seguro é o agora.

Entretanto, o ponto está em como viver este agora. Vamos pensar tendo em mente o seguinte exemplo. Suponhamos que exista um banco que deposite em nossa conta diariamente o valor de 86.400 reais. Temos a liberdade de gastar esse dinheiro da maneira como desejarmos durante esse dia. Porém se sobrar, não ficará acumulado para o dia seguinte. Mas, na manhã seguinte, novamente será depositado mais 86.400 reais. Qual seria o significado de 86.400?

         O número 86.400 indica a quantidade de segundos que possui um dia, ou seja, 24 horas. Todos os seres humanos do mundo estão recebendo diariamente por igual essa quantidade de segundos para viver. Entretanto, a diferença está no uso desses segundos.

O peso das horas para aquele estudante que estudou o ano todo para o vestibular, é diferente para a criança que esperou um ano para receber o presente de aniversário. O peso das horas para a mulher que está no nono mês de gravidez é diferente para o rapaz que espera a namorada para um passeio. Para cada um, o tempo tem um valor diferente e é sentido de uma maneira também diferente. Entretanto, o tempo em horas, em minutos é exatamente igual para cada pessoa, seja do estudante, da criança, da gestante e do namorado.

 

Hoje, no Tsukinamisai foi feito a oferenda de daikon, acelga, melancia e doces, além de outros produtos. Mas, qual é o oferenda que mais contenta Deus-Parens?

A resposta é: a presença de cada um dos senhores, no dia de hoje. A reverência e a participação na realização da Cerimônia Mensal. Pode-se dizer que é a oferenda do corpo e também do inestimável tempo.

Se for um nabo, daikon, pode-se comprar e depois mandar para o kyokai, pedindo para que seja oferendado. Com o dinheiro pode-se fazer o mesmo, pedindo para alguém levar o envelope com ossonae. Entretanto, o tempo é algo que não pode ser comprado e nem ser emprestado. Por isso, a pessoa tem que se preparar, deixando livre o tempo, para ir até o kyokai e participar do Serviço Sagrado. Não há nada mais importante e valioso como isso.

         Se oferendar um nabo, irá ter um nabo; se for uma laranja, receberá uma laranja. Assim, se oferendar o tempo, receberá de volta o tempo. Esta é a razão do céu. Este tempo nada mais é do que o tempo de vida. Também é o tempo dos encontros e das alegrias.

Todos nós estamos vivendo em uma linha do tempo, em que ocorrem os encontros, ou nos deparamos com um acidente. Aquela pessoa importante para você, se não fosse naquele exato momento, talvez não tivesse encontrado. Quando estamos dirigindo o carro, já percebemos que por alguns segundos a mais ou a menos, poderíamos ser envolvidos por um acidente.

         Receber a graça do tempo e do momento exato muda completamente o nosso destino e a nossa vida. É por isso que devemos fazer a oferenda do nosso precioso tempo. Em primeiro, o tempo em que fazemos o Serviço Sagrado, a ministração do Sazuke, os trabalhos do kyokai, o hinokishin, ou seja, o quanto podemos oferendar de tempo para Deus-Parens.

Nesse dois anos de atividades do decenário, vamos nos esforçar em oferendar o máximo de tempo para Oyassama.

Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação na cerimônia mensal de fevereiro, termino as minhas palavras. Muito obrigado.