domingo, 7 de agosto de 2011

Boletim de agosto de 2011

Palestra de agosto de 2011

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de agosto do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia e aos trabalhos do Kyokai.
No mês passado, duas pessoas fizeram o regresso a Jiba para participarem do Seminário de Oyasato e também receberam o dom do Sazuke. Uma é a minha filha Hiroe e a outra é a Lury Tomiyoshi. Assim, recebemos a graça de mais dois novos yoboku.
Como foi lido na Dedicatória, este mês está fazendo 31 anos desde que este shinden foi inaugurado, graças a dedicação de muitas pessoas que hoje não estão mais presentes. Porém, mensalmente, estamos podendo realizar alegre e animadamente o Serviço Sagrado da salvação ensinado pela Oyassama.
Assim, hoje gostaria de falar sobre a primeira construção da história do Caminho que aconteceu em 1864, 27 anos após a Revelação Divina, quando Oyassama estava com 67 anos.

Estudando a vida-modelo de Oyassama, 27 anos após a revelação, a situação da família ainda era de muita pobreza. Depois que a mansão, a casa principal foi vendida em 1853, Oyassama e os filhos Shuji e Kokan tinham ido viver num velho depósito que ficava no fundo do terreno.
Desde então, tinha se passado 10 anos na pobreza, quando nenhuma pessoa vinha procurar Oyassama por vários dias e, por muitas vezes, não tinham o que comer. Shuji começou a vender lenhas e verduras para o sustento diário e Oyassama e Kokan faziam pequenos trabalhos de costura.
Somente nos anos de 1862 e 1863 é que Oyassama começou a entregar o Obiya Yurushi, a permissão do parto feliz, que foi o começo das maravilhosas salvações. Ou seja, apenas 2 anos antes da construção do Local do Serviço.
Assim, pouco a pouco, as pessoas que foram salvas, começara a se reunir em torno de Oyassama. Muitas pessoas, ao conhecerem e ouvirem a sua voz, ficavam emocionadas e contentes e sentiam que o coração tinha ficado mais leve e limpo.
A maioria delas era de camponeses e lavradores, pessoas humildes das redondezas. Como retribuição da graça da salvação, traziam verduras, arroz, cereais, ovos como agradecimento e, muitas vezes, terminava dessa maneira.
Entre essas pessoas, apareceu uma diferente. A sua profissão era carpinteiro. A sua esposa tinha sido salva de complicações pós parto e como outras pessoas, através de Oyassama, puderam sentir o extraordinário trabalho de Deus-Parens.
Essa pessoa era Izo Iburi que posteriormente veio a se tornar o Honseki. Como as demais pessoas que tinham sido salvas, conversando com a esposa, decidiu fazer algo como agradecimento. Apesar de serem humildes, Izo, sendo carpinteiro, como agradecimento desejou oferendar a construção de um sacrário e pediu para o intermediário fazer esse comunicado a Oyassama que respondeu:
“Não necessito de sacrário, mas comecem uma obra mesmo pequena.” Continuando disse: “Construam-na quadrada de um tsubo (um pouco mais de 3 metros quadrados). Esta construção não é para habitação humana.”
O que será que Izo pensou ao ouvir essa resposta. Com certeza, não pode entender claramente o seu significado. Por isso, através de Shuji, foi consultado o desejo de Oyassama e depois de deliberações com os mestres é que ficou decidido iniciar uma obra de 6,5 por 11 metros. Essa foi a primeira construção da história desse Caminho.
É a construção do Local do Serviço, o primeiro shinden. As pessoas veteranas que se reuniam ao redor de Oyassama e já seguiam o seu ensinamento, se encarregaram da madeira, das telhas, dos tatames e muitos ajudaram financeiramente.
Izo, sendo carpinteiro, se encarregou da mão de obra. Deste modo, o agradecimento da salvação da esposa que foi o oferecimento de um sacrário se tornou na construção do Local do Serviço.
Como Izo ficou com a mão de obra, com certeza frequentou diariamente a Residência encontrando-se com Oyassama e fez o seu trabalho de carpinteiro.
Em outras palavras, diariamente ia da sua casa em Itinomoto até a residência de Oyassama para se dedicar ao hinokishin. Foi desse modo que o caminho da evolução espiritual de Izo começou.
Oyassama, através de Izo, mostrou claramente para todos nós, o modelo a ser seguido para se fazer a evolução espiritual.
Izo, que tinha um caráter sério e honesto, diariamente frequentou a Residência, se esforçando em seu trabalho e muitas vezes Oyassama teve a oportunidade de ouvir diretamente dela os ensinamentos, podendo entrar em contato direto com o seu imenso amor.
Com o andamento da obra do Local do Serviço, compreendeu pouco a pouco a importância de cultivar a fé deste Caminho e, determinou firmemente que seguiria Oyassama em qualquer circunstância. Foi a época em que construiu a sólida base de sua fé.
Izo manifestou a sua alegria e a sua gratidão na forma do hinokishin, frequentando dia a dia a Residência e assim, deu prosseguimento na evolução espiritual. Demonstrando formalmente o seu coração, ele foi se aprofundando cada vez mais no caminho do seu crescimento espiritual.

Este mês, estamos comemorando 31 anos da inauguração deste shinden. Sabemos que durante vários anos, muitas pessoas, de várias formas, dedicaram ao hinokishin da construção, seja financeiramente ou através da mão de obra. Os mais velhos se lembram de como foi esta obra. Muitas pessoas que se dedicaram já retornaram. Porém, podemos ter a certeza de que todos que se dedicaram puderam fazer o crescimento espiritual, e Oyassama aceitou a sinceridade que se tornou em méritos e virtudes.
Por mais que sinta alegria e gratidão dizendo ser graça de Deus, falando que tudo se deve à providência divina e que é gratificante, somente falando ou sentindo, se isso não for mostrado formalmente, esse sentimento irá desaparecendo com o passar do tempo.
Demonstrando formalmente e fazendo isso constantemente é que acontece o crescimento espiritual. É lógico que o caminho da evolução não é somente demonstrar através de uma construção.
Quando era perguntado a Oyassama como deveria ser feita a retribuição da graça da salvação, ela sempre respondia: ‘Salve as outras pessoas.’ Ou: ‘Deve contar sinceramente às pessoas sobre a sua cura.’ ‘Salvando os outros é que salva a ti mesmo.’ ‘Se está feliz por ter sido salvo, a melhor maneira de retribuir é salvar com essa alegria aqueles que desejam ser salvos, por isso, se dedique firmemente na salvação.’
Desse modo, percebemos que Oyassama sempre dizia para fazer a salvação. Existe também a frequência diária à igreja, fazer o regresso a Jiba, fazer o Serviço Sagrado e a Dança das Mãos ou ministrar o Sazuke. Tudo isso são maneiras de demonstrar formalmente a alegria a Oyassama pela graça recebida por Deus-Parens.
Mesmo conhecendo o ensinamento, se não houver a prática, dificilmente o ser humano consegue fazer a evolução espiritual. Existe o ensinamento da determinação espiritual. Ou seja, determinando de modo formal a prática do ensinamento é que assumimos um compromisso com Deus e a sua prática é que conduzirá para o crescimento espiritual.
Todos nós, mensalmente nos reunimos aqui no kyokai porque temos uma determinação, um compromisso de reverenciar e participar do Serviço Sagrado. Essa determinação vem do sentimento de que o Serviço Sagrado ensinado pela Oyassama é o caminho para a salvação.
Desde a época de Oyassama, passando pelas gerações dos nossos antepassados, chegando até os dias de hoje, todos vieram seguindo esse ensinamento, porque muitas vezes receberam a graça da salvação em algum momento da vida. E essa salvação veio através da prática sincera daquilo que foi ensinado pela Oyassama.
Há mais de 30 anos, com a determinação de construir um local mais amplo onde todos pudessem se reunir e fazer o Serviço Sagrado é que foi iniciada essa obra. E, graças à dedicação de todos é que pudemos chegar até os dias de hoje.

Antes de finalizar, gostaria de agradecer a presença do professor e dos 5 alunos do colégio Kyoko Gakuen que chegaram ao Brasil ontem e ficarão algumas semanas para estudar a língua portuguesa.
Agradecendo mais uma vez a participação na cerimônia mensal de agosto do kyokai, termino as minhas palavras.
Muito obrigado.