quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Boletim de novembro de 2013



Palestra de novembro de 2013

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.
        
        
No dia 26 de outubro, no mês passado, na Grande Cerimônia da comemoração da Revelação Divina, fez exatamente um ano desde o anuncio da Instrução 3.
Como sabem, a instrução é a orientação para todos nós seguirmos durante os próximos três anos, mil dias, visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.
Como já foi dito repetidas vezes, os decenários de Oyassama não são como aqueles em que se reúnem os parentes e as pessoas relacionadas para louvarem as virtudes, relembrando a personalidade daquele que retornou.
Nos decenários de Oyassama, visa-se principalmente contentar Oyassama eternamente viva, mostrando-lhe o aspecto da evolução espiritual desenvolvida por nós, filhos do caminho, durante o período determinado e o resultado das atividades realizadas em união espiritual.
Como é do conhecimento de todos, o dia original dos decenários foi quando ocorreu o ocultamento físico de Oyassama. Foi quando se concluiu os 50 anos do caminho da vida-modelo e não foi mais possível ver o seu trabalho através da sua imagem física e nem adorá-la de perto. Por isso, foi o acontecimento que mais causou tristeza para os filhos do Caminho. Para aqueles que serviam Oyassama de perto, com certeza foi um fato indescritível em palavras.
Porém, sabemos que Oyassama se ocultou fisicamente e abrindo o portal do sacrário, saiu para nivelar o mundo. Através da razão eternamente viva, passou a trabalhar pela salvação do mundo. O ocultamento físico é o ponto de partida disso.
O dia original do ocultamento físico tem como causa a imaturidade espiritual dos filhos que não conseguiram corresponder plenamente à intenção do Parens que insistia continuamente na execução do Serviço e desejava a sua conclusão.
Tendo como base o estado de saúde de Oyassama, apressou ainda mais a execução do Serviço que vinha sendo insistido continuamente. Porém, todos hesitavam em executar o Serviço porque sobrevinham vários sacrifícios a Oyassama. Por isso, não conseguiam tomar a decisão de executar o Serviço.

Deus-Parens afirmou que deseja salvar igualmente todas as pessoas do mundo, sem distinção. Deus-Parens se revelou ao mundo tomando Oyassama como seu Sacrário para salvar toda a humanidade por haver a intenção de compartilhar vendo o viver alegre e feliz dos seres humanos. O desejo de Deus-Parens é ver a transformação do mundo para o de vida plena de alegria e felicidade e isso correrá quando ensinamento do Caminho for transmitido amplamente para todos os locais do mundo.
Então, como Deus-Parens tem feito os preparativos da salvação do mundo? Não é preciso dizer que é através do trabalho da dedicação sincera à salvação dos yoboku que são os instrumentos de Oyassama. Tendo a igreja como local onde as pessoas se reúnem e desenvolvem a atividade de salvação desejada por Oyassama, devem transmitir amplamente esse ensinamento e aumentar cada vez mais o círculo da vida plena de alegria e felicidade.
Assim, todos nós que fomos atraídos ao Caminho, somos recursos humanos escolhidos por Deus para a construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade. Somos yoboku, materiais ou instrumentos de Deus-Parens. Por isso, através dos fatos que são mostrados ao nosso redor devemos refletir o desejo e a intenção do Parens e fazer com que o nosso espírito e a nossa atitude correspondam a essa intenção. Em relação ao yoboku, Deus-Parens ensinou:
Gradualmente, o Parens, que iniciou este mundo, se introduzirá em todas as madeiras usáveis. ED. XV-60
Se o Parens, que iniciou este mundo, se introduzir no corpo, não sabem o que poderá realizar. ED. XV-61
São versos de profundo significado e muito gratificantes. O Parens que iniciou o mundo e os seres humanos irá se introduzir em todos os yoboku para trabalhar. Deus-Parens, introduzindo-se nos yoboku, a começar da temperatura, da umidade e da respiração, concedendo todas as providências, está ensinando que não podemos nem imaginar como seria o trabalho realizado pelo yoboku.
De acordo com a conscientização de cada yoboku e também do trabalho condizente a essa posição é que foi dado o seguinte Ossashizu:
“Deixarei trabalhar segundo a razão do espírito. Pela razão única do espírito, poderá enfrentar sozinho milhares de pessoas.” ID. 2.10.1898
O importante é a determinação da sinceridade do espírito de cada pessoa. No Ofudessaki, tem-se:
Embora Eu deseje sair logo ao mundo, se não há caminho, mesmo querendo, não posso sair. ED. II-13
Embora deseje abrir logo este caminho, não existe outro local onde possa abri-lo ED. II-14
         O que estão pensando serem estas explanações? É a instância em ter os locais para a transmissão de Deus. ED. II-16
         Mesmo que a intenção de Deus-Parens seja apressar a salvação de todas as pessoas, ou seja, sair logo ao mundo, no verso é dito: ‘se não há caminho, mesmo querendo, não posso sair’. Deus-Parens deseja salvar todas as pessoas igualmente, mas se não houver quem transmita a sua intenção, se não existirem locais para demonstrar de forma concreta o seu ensinamento, o seu trabalho não poderá ser manifestado ao redor e nem o seu desejo será expandido.
A forma de ser do yoboku é trabalhar e manifestar a intenção de Deus-Parens de forma concreta e também, ter ‘os locais de transmissão de Deus’. Está sendo apressada a ordem da transmissão deste ensinamento que foi iniciado em Jiba da origem e posteriormente será expandido para os diversos locais.
Estamos praticamente encerrando o primeiro ano de atividades dos três anos, mil dias para o decenário. Ao passarmos de corpo e alma e animados por esse período, no dia da celebração dos 130 anos do ocultamento físico, em 2016, com certeza Oyassama eternamente viva, com um sorriso no rosto, se sentirá contente e satisfeita pela nossa dedicação. Assim, vamos continuar trabalhando firmemente.
É nos ensinado que se os homens se animarem, Deus também se animará. Deste modo, vamos nos animar, concentrar os nossos esforços nos trabalhos e passar seriamente pelo Caminho.
Mês que vem estaremos realizando o último tsukinamisai deste ano. Com sentimento de agradecimento pelas graças recebidas, gostaria de contar com a presença de todos.

         Agradecendo a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.