segunda-feira, 6 de março de 2017

Boletim de março de 2017



Palestra de março de 2017

Palestra de março de 2017
Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de março do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia e aos trabalhos do Kyokai.

Hoje, gostaria de falar sobre o caminho trilhado pela Oyassama, sobre a sua "vida-modelo" e ainda, o motivo dela trabalhar e a nos proteger com a razão de que está eternamente viva.
Como sabem, a Igreja Tenrikyo não surgiu de uma hora para outra, e nem pela vontade ou capacidade do ser humano. Não podemos esquecer que os dias atuais deste Caminho, deve-se primeiramente aos sacrifícios dos 50 anos da vida-modelo de Oyassama, depois, aos mestres precursores que seguiram fielmente o seu exemplo. A vida-modelo de Oyassama é a essência de nossa vida nesta fé.
Oyassama não somente transmitiu a vontade de Deus-Parens e ensinou o caminho da salvação, mas todas as suas atitudes e ações se baseavam na vontade divina. Depois, para que as pessoas pudessem realmente compreendê-la, Ela agiu demonstrando com seu próprio corpo o exemplo de vida. Chamamos de "vida-modelo" esse caminho trilhado pela Oyassama.
Oyassama, que explanou a vontade de Deus-Parens como seu Sacrário, passou pessoalmente pelo caminho da dedicação única a Deus conforme a intenção divina e instruiu-nos com um grande coração de mãe, fazendo-nos compreender o real amor de Deus-Parens para com os homens, seus filhos. Portanto, trilhando a vida-modelo, compreenderemos o espírito de Oyassama e seremos encaminhados a passar animados e felizes dentro de quaisquer circunstâncias. De fato, todas as ações e atitudes de Oyassama eram somente a demonstração do amor parental de Deus. Sob esse ponto, chamamos de "Parens da Vida-Modelo" a posição da Oyassama.
Foi ensinado primeiramente que a vida-modelo de Oyassama é o caminho da dedicação sincera à salvação e a Deus, é o caminho da sinceridade verdadeira. Oyassama, da posição do Parens, transmitiu ao mundo a vontade de Deus deixando-nos um exemplo de vida. Ela esclareceu a razão de Deus-Parens, nos ensinou que nesse mundo da fé não é necessário cogitações humanas e que não devemos plantar sementes da insatisfação. Apesar do mundo humano e material parecer mais fácil e prazeroso, Deus-Parens pede que todos compreendam o verdadeiro caminho planejado por Ele e unam os espíritos à um único ponto, ao Parens. O Caminho irá se expandir e não teremos com o que se preocupar se estabelecermos com firmeza no espírito o caminho dos 50 anos da vida-modelo. Passando diariamente com o espírito de sinceridade verdadeira, receberemos a proteção e a graça em todas as coisas.
No Okakissague (Palavras Divinas para Yoboku), é ensinado:
" vim dizendo até aqui para conduzir-se e dedicar-se. No conduzir-se e dedicar-se é que se realiza a ajuda mútua. A ajuda mútua é a verdade que explico. O desejo de salvar os outros é a sinceridade verdadeira, e salvar os outros é salvar a ti mesmo."
A "ajuda mútua" é a base que sustenta a vida dos homens; isto é, todos nós, que seguimos este caminho da fé, devemos empenhar diariamente o espírito em benefício de outras pessoas, deixando de se preocupar apenas com o bem próprio. Dentro disso, há o caminho da ajuda mútua. Ainda, aprofundando-nos mais, ao ouvirmos a intenção de Deus da dedicação sincera à salvação, devemos passar diariamente como yoboku, com o espírito de salvar os próximos. A base da salvação é a sinceridade verdadeira. Deus-Parens trabalha no espírito de sinceridade verdadeira; quando nos livramos do egoísmo e passamos a desejar a salvação do próximo, aí conheceremos a verdadeira alegria de sermos também salvos.
Não devemos pensar somente em "nos salvar", devemos reformar o espírito para o de "salvar os outros". Esta é a verdadeira forma de viver condizente ao desejo de Deus.
Depois, outro ponto que devemos refletir é sobre o Serviço Sagrado e o Sazuke. Em 1874, Oyassama começou a entregar o Sazuke para a salvação dos enfermos; ainda, em 1882, aprontando o pessoal, os instrumentos e o espírito das pessoas, ensinou e apressou o Serviço da Salvação. No Ofudessaki é ensinado:
O que se diz repleto de alegria dia a dia,
não há quem saiba o que significa.                               Oƒ. VII-93
A alegria em todas as coisas deve-se ao Serviço.
Ensino todas as coisas extraordinárias.                           Oƒ. VII-94
Neste preparo para ensinar gradualmente o Serviço,
purifico por completo o íntimo do coração.                    Oƒ. VII-95
Depois, o espírito se animará dia a dia,
e instruirei o mover das mãos de todos os Serviços.        Oƒ. VII-96
Dessa forma, Oyassama ensinou o Serviço como o caminho da dedicação sincera à salvação. Através do Serviço, fazemos a limpeza do espírito e avançamos rumo à vida plena de alegria e felicidade. Para isso, Deus-Parens reuniu os materiais humanos segundo a predestinação, instruiu os instrumentos, estabeleceu Jiba e elaborou a construção do Kanrodai.
Oyassama desejava a realização do Serviço sob quaisquer circunstâncias conforme a vontade de Deus-Parens, e mostrar claramente a graça; entretanto, para os seguidores, era impossível realizar o Serviço em meio à repressão policial, pois esse ato resultava na prisão de Oyassama. Por isso, os mestres, arrastados pelas cogitações humanas, não conseguiam agir conforme os dizeres de Deus-Parens.
Então, ocorre o significante acontecimento do dia 26 de janeiro de 1887, que é o ocultamento físico de Oyassama.
Quando pensamos na vida-modelo de Oyassama, para que possamos difundir a Tenrikyo a todas as pessoas, não podemos deixar jamais de executar o Serviço conforme o ensinamento.
No dia em que Oyassama ocultou-se fisicamente, as pessoas que se encontravam na Residência, executaram o Serviço durante o dia, arriscando as suas próprias vidas. Contrariando a expectativa de todos que, realizando o Serviço Oyassama recuperaria sua saúde, Ela deixou de respirar com o término do último verso do Hino XII.
Ao saberem desse fato, todos sentiram-se envolvidos por uma grande tristeza. O silêncio tomou conta de toda a Residência, em meio à tristeza e ao desânimo dos seguidores - por algum tempo ninguém sabia o que fazer. Mais tarde, os seguidores se animaram novamente quando foi esclarecido o caloroso amor de Oyassama, que abriu o portal do sacrário abreviando 25 anos da vida natural determinada para salvar todos os filhos do mundo. Ainda, ouvindo que Oyassama encontra-se "eternamente viva", todos sentiram-se mais seguros, passando a dedicar-se ainda mais na salvação das pessoas.
Existem muitos trechos nas Indicações Divinas (Ossashizu), referindo-se à razão de que Oyassama continua trabalhando como em vida. Dizendo sobre o conteúdo geral dessas palavras:
Não se pode ver a imagem de Oyassama, mas Ela se encontra viva na Residência original. Apenas não possui forma física. Por estar viva existe o seu trabalho e as graças diárias. Seja qual for a razão que surge no dia a dia, tudo é pelo seu trabalho. Se passarmos conforme a vida-modelo, será concedida a graça da mesma forma.
A razão deste Caminho ensinado por Deus-Parens após introduzir-se em Oyassama e as palavras de quando se encontrava fisicamente viva são para todo o sempre. Devemos refletir sobre a razão destes fatos e estabelecer de qualquer maneira a intenção do Parens; assim, poderemos receber a clara razão da proteção divina.
Será um grande erro se acontecer de desviar da vida-modelo por conveniência e viver egoisticamente um caminho qualquer. Deste modo estaremos acumulando poeiras no espírito e aumentando as más predestinações. Por isso, no dia a dia, sempre é importante fazermos a reflexão tendo como base o ensinamento e a vida-modelo de Oyassama.
Devemos compreender também a verdade de que Oyassama continua trabalhando eternamente viva. Devemos estabelecer isso no espírito e praticar firmemente a vida-modelo. Dentro de quaisquer circunstâncias, devemos ter no espírito os ensinamentos de Oyassama e os sacrifícios que Ela passou. Assim, seremos capazes de sentir de corpo e alma que Oyassama trabalha viva ao nosso lado, e assim, nos dedicarmos ainda mais animados aos deveres do Caminho.

         Como acontece todos os anos, este mês, no dia 26, quarto domingo, realizaremos o Mitamasai, culto de homenagem às almas dos antepassados. É a oportunidade para agradecermos a dedicação de todos aqueles que hoje já não convivem mais conosco, mas que deixaram muitos resultados positivos. Gostaria de contar com a presença de todos.
         Assim, vamos terminar o Tsukinamisai de março.
         Muito obrigado.