segunda-feira, 6 de março de 2017
Palestra de março de 2017
Palestra
de março de 2017
Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram
reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de março do Kyokai. Agradeço
também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia e aos
trabalhos do Kyokai.
Hoje, gostaria de falar sobre o caminho trilhado pela Oyassama, sobre a sua
"vida-modelo" e ainda, o motivo dela trabalhar e a nos proteger com a
razão de que está eternamente viva.
Como sabem, a Igreja Tenrikyo não surgiu de uma hora
para outra, e nem pela vontade ou capacidade do ser humano. Não podemos
esquecer que os dias atuais deste Caminho, deve-se primeiramente aos
sacrifícios dos 50 anos da vida-modelo de Oyassama,
depois, aos mestres precursores que seguiram fielmente o seu exemplo. A
vida-modelo de Oyassama é a essência
de nossa vida nesta fé.
Oyassama não somente transmitiu a vontade
de Deus-Parens e ensinou o caminho da salvação, mas todas as suas atitudes e
ações se baseavam na vontade divina. Depois, para que as pessoas pudessem
realmente compreendê-la, Ela agiu demonstrando com seu próprio corpo o exemplo
de vida. Chamamos de "vida-modelo" esse caminho trilhado pela Oyassama.
Oyassama, que explanou a vontade de
Deus-Parens como seu Sacrário, passou pessoalmente pelo caminho da dedicação
única a Deus conforme a intenção divina e instruiu-nos com um grande coração de
mãe, fazendo-nos compreender o real amor de Deus-Parens para com os homens,
seus filhos. Portanto, trilhando a vida-modelo, compreenderemos o espírito de Oyassama e seremos encaminhados a passar
animados e felizes dentro de quaisquer circunstâncias. De fato, todas as ações
e atitudes de Oyassama eram somente a
demonstração do amor parental de Deus. Sob esse ponto, chamamos de "Parens
da Vida-Modelo" a posição da Oyassama.
Foi ensinado primeiramente que a vida-modelo de Oyassama é o caminho da dedicação sincera
à salvação e a Deus, é o caminho da sinceridade verdadeira. Oyassama, da posição do Parens,
transmitiu ao mundo a vontade de Deus deixando-nos um exemplo de vida. Ela
esclareceu a razão de Deus-Parens, nos ensinou que nesse mundo da fé não é
necessário cogitações humanas e que não devemos plantar sementes da
insatisfação. Apesar do mundo humano e material parecer mais fácil e prazeroso,
Deus-Parens pede que todos compreendam o verdadeiro caminho planejado por Ele e
unam os espíritos à um único ponto, ao Parens. O Caminho irá se expandir e não
teremos com o que se preocupar se estabelecermos com firmeza no espírito o
caminho dos 50 anos da vida-modelo. Passando diariamente com o espírito de
sinceridade verdadeira, receberemos a proteção e a graça em todas as coisas.
No Okakissague
(Palavras Divinas para Yoboku), é
ensinado:
"… vim dizendo até aqui para
conduzir-se e dedicar-se. No conduzir-se e dedicar-se é que se realiza a ajuda
mútua. A ajuda mútua é a verdade que explico. O desejo de salvar os outros é a
sinceridade verdadeira, e salvar os outros é salvar a ti mesmo."
A "ajuda mútua" é a base que sustenta a vida
dos homens; isto é, todos nós, que seguimos este caminho da fé, devemos
empenhar diariamente o espírito em benefício de outras pessoas, deixando de se
preocupar apenas com o bem próprio. Dentro disso, há o caminho da ajuda mútua.
Ainda, aprofundando-nos mais, ao ouvirmos a intenção de Deus da dedicação sincera
à salvação, devemos passar diariamente como yoboku,
com o espírito de salvar os próximos. A base da salvação é a sinceridade
verdadeira. Deus-Parens trabalha no espírito de sinceridade verdadeira; quando
nos livramos do egoísmo e passamos a desejar a salvação do próximo, aí
conheceremos a verdadeira alegria de sermos também salvos.
Não devemos pensar somente em "nos salvar",
devemos reformar o espírito para o de "salvar os outros". Esta é a
verdadeira forma de viver condizente ao desejo de Deus.
Depois, outro ponto que devemos refletir é sobre o Serviço
Sagrado e o Sazuke. Em 1874, Oyassama
começou a entregar o Sazuke para a
salvação dos enfermos; ainda, em 1882, aprontando o pessoal, os instrumentos e
o espírito das pessoas, ensinou e apressou o Serviço da Salvação. No Ofudessaki é ensinado:
O que se diz repleto de alegria dia a dia,
não há quem saiba o que significa. Oƒ. VII-93
A alegria em todas as coisas deve-se ao Serviço.
Ensino todas as coisas extraordinárias. Oƒ. VII-94
Neste preparo para ensinar gradualmente o Serviço,
purifico por completo o íntimo do coração. Oƒ. VII-95
Depois, o espírito se animará dia a dia,
e instruirei o mover das mãos de todos os Serviços. Oƒ.
VII-96
Dessa forma, Oyassama
ensinou o Serviço como o caminho da
dedicação sincera à salvação. Através do Serviço,
fazemos a limpeza do espírito e avançamos rumo à vida plena de alegria e felicidade.
Para isso, Deus-Parens reuniu os materiais humanos segundo a predestinação,
instruiu os instrumentos, estabeleceu Jiba
e elaborou a construção do Kanrodai.
Oyassama desejava a realização do Serviço
sob quaisquer circunstâncias conforme a vontade de Deus-Parens, e mostrar
claramente a graça; entretanto, para os seguidores, era impossível realizar o
Serviço em meio à repressão policial, pois esse ato resultava na prisão de Oyassama. Por isso, os mestres,
arrastados pelas cogitações humanas, não conseguiam agir conforme os dizeres de
Deus-Parens.
Então, ocorre o significante acontecimento do dia 26 de
janeiro de 1887, que é o ocultamento físico de Oyassama.
Quando pensamos na vida-modelo de Oyassama, para que possamos difundir a Tenrikyo a todas as pessoas,
não podemos deixar jamais de executar o Serviço conforme o ensinamento.
No dia em que Oyassama
ocultou-se fisicamente, as pessoas que se encontravam na Residência, executaram
o Serviço durante o dia, arriscando as suas próprias vidas. Contrariando a
expectativa de todos que, realizando o Serviço Oyassama recuperaria sua saúde, Ela deixou de respirar com o término
do último verso do Hino XII.
Ao saberem desse fato, todos sentiram-se envolvidos por
uma grande tristeza. O silêncio tomou conta de toda a Residência, em meio à
tristeza e ao desânimo dos seguidores - por algum tempo ninguém sabia o que
fazer. Mais tarde, os seguidores se animaram novamente quando foi esclarecido o
caloroso amor de Oyassama, que abriu
o portal do sacrário abreviando 25 anos da vida natural determinada para salvar
todos os filhos do mundo. Ainda, ouvindo que Oyassama encontra-se "eternamente viva", todos
sentiram-se mais seguros, passando a dedicar-se ainda mais na salvação das
pessoas.
Existem muitos trechos nas Indicações Divinas (Ossashizu), referindo-se à razão de que Oyassama continua trabalhando como em vida.
Dizendo sobre o conteúdo geral dessas palavras:
Não se pode ver a imagem de Oyassama, mas Ela se encontra viva na Residência original. Apenas
não possui forma física. Por estar viva existe o seu trabalho e as graças
diárias. Seja qual for a razão que surge no dia a dia, tudo é pelo seu trabalho.
Se passarmos conforme a vida-modelo, será concedida a graça da mesma forma.
A razão deste Caminho ensinado por Deus-Parens após
introduzir-se em Oyassama e as
palavras de quando se encontrava fisicamente viva são para todo o sempre.
Devemos refletir sobre a razão destes fatos e estabelecer de qualquer maneira a
intenção do Parens; assim, poderemos receber a clara razão da proteção divina.
Será um grande erro se acontecer de desviar da
vida-modelo por conveniência e viver egoisticamente um caminho qualquer. Deste
modo estaremos acumulando poeiras no espírito e aumentando as más
predestinações. Por isso, no dia a dia, sempre é importante fazermos a reflexão
tendo como base o ensinamento e a vida-modelo de Oyassama.
Devemos compreender também a verdade de que Oyassama
continua trabalhando eternamente viva. Devemos estabelecer isso no espírito e
praticar firmemente a vida-modelo. Dentro de quaisquer circunstâncias, devemos
ter no espírito os ensinamentos de Oyassama
e os sacrifícios que Ela passou. Assim, seremos capazes de sentir de corpo e
alma que Oyassama trabalha viva ao
nosso lado, e assim, nos dedicarmos ainda mais animados aos deveres do Caminho.
Como acontece todos
os anos, este mês, no dia 26, quarto domingo, realizaremos o Mitamasai, culto
de homenagem às almas dos antepassados. É a oportunidade para agradecermos a
dedicação de todos aqueles que hoje já não convivem mais conosco, mas que
deixaram muitos resultados positivos. Gostaria de contar com a presença de
todos.
Assim, vamos
terminar o Tsukinamisai de março.
Muito obrigado.
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