domingo, 23 de junho de 2013

Boletim de junho de 2013



Palestra de junho de 2013

         Os meus sinceros agradecimentos a todos os presentes que vieram participar e reverenciar a cerimônia mensal de junho do Kyokai. Agradeço também pela dedicação aos afazeres do Caminho e também pela sincera contribuição visando os 60 anos de fundação a ser comemorado no ano que vem.
No mês de abril, Sandra Takahashi Arakawa recebeu o Sazuke e se tornou a mais nova yoboku do Kyokai. A partir do dia 27 de abril passado, Helio Matsubara e a esposa Luiza, além da Viviane, esposa do Kaityo do Seiki Brasil Kyokai participaram do curso kyoto shikaku koshu realizado em português. Parabéns a todos e com isso demos mais um grande passo para concretizar as metas da determinação espiritual dos três anos, mil dias dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama.
E hoje, gostaria de falar um pouco sobre o yoboku.
Na Grande Cerimônia de janeiro do ano 174 da Revelação
Divina, em sua palestra, o Shimbashira-sama explanou sobre a intenção contida no dia original do ocultamento físico de Oyassama e explicou sobre o caminho a ser seguido por todos nós, yovoku e seguidores, nos dias de hoje. Ele disse: ‘Nivelar o mundo é realmente uma grande intenção. Para prosseguir no grande empreendimento que é o nivelamento do mundo, é preciso fazer com que o ensinamento de Oyassama atinja todas as localidades do mundo e, para isso, precisamos aumentar ainda mais o número de pessoas que coloque em prática, transmita e difunda o ensinamento. Comparando com o passado, o caminho tornou-se excelente, mas não apenas se contentar com isso, é essencial que não percamos a concentração e estejamos conscientes de que o caminho da salvação mundial está apenas começando.
Ainda, sobre o nivelamento do mundo, ele explicou o seguinte: ‘O mundo nivelado a que Deus-Parens se refere, não é simplesmente uma sociedade sem desigualdade ou injustiça. Baseado na verdade fundamental de que todos somos irmãos, todas as pessoas são igualmente filhos de Deus-Parens, que deseja o mundo da vida plena de alegria e felicidade em que todos vivam salvando-se mutuamente em harmonia, alegres e cheios de energia. Nesse sentido, além de nivelar os altos montes e o fundo dos vales, aquilo que podem ser considerados os pré-requisitos, que são o vínculo e os laços entre as pessoas, estão enfraquecidos, e que essa situação atual talvez seja o maior problema.’
            Todos nós sabemos que o yoboku é um instrumento da salvação de Oyassama.
            Quando Deus-Parens criou os seres humanos, reuniu os instrumentos e comendo-os, provou os seus sabores espirituais e discernindo as suas características, determinou cada uma das funções. Os instrumentos, unindo-se à intenção de Deus-Parens e para cumprir a missão de criar os seres humanos, todos trabalharam em união e harmonia espiritual.
Do mesmo modo, nós yoboku, como instrumentos de Oyassama, para levar avante o trabalho de salvar o mundo, cada um em sua posição e função, valorizando a sua característica, devemos trabalhar em união espiritual. A missão do yoboku é a dedicação sincera à salvação. Sobre o trabalho a ser desempenhado pelo yoboku, no Ofudessaki, tem-se:
            Embora tenha reunido muitas árvores de toda espécie, não posso usá-las se forem tortas ou recurvas. ED. III-50
            Significa que as árvores ou os yoboku não devem estar ‘tortas ou recurvas’, ou seja, devem ter espírito único e sincero. A imagem de todos nós, yoboku, como instrumentos de Oyassama, em primeiro lugar, é possuirmos o espírito único e sincero.
            Oyassama ensinou: ‘A sinceridade é a honestidade. O instrumento sincero é fácil de ser usado. Havendo sinceridade Deus gosta e os outros gostam também.’ Tem-se ainda: ‘A sinceridade, para ter um espírito sincero é preciso deixar de lado o sentimento de pensar somente em si mesmo, esquecendo a cogitação humana.’ ‘Se ficar com pensamento humano e fazer as coisas pensando somente em si, nada será possível.’ ‘Nada será possível se não amparar-se em Deus.’ No Mikagura-uta, tem-se:
            Haja o que houver, doravante, seguirei unicamente amparado em Deus. HS. III-7
            Então como podemos evoluir para chegar ao ponto de tornarmos o nosso espírito único e sincero? Em primeiro lugar, todos nós, yoboku, devemos nos esforçar em fazer a limpeza do coração tendo como base o ensinamento de Deus-Parens.
            Na Instrução 3 que acabamos de ler, temos: A vida plena de alegria e felicidade é a imagem de um mundo em que todos os seres humanos, que são filhos de Deus-Parens, vivem salvando uns aos outros.
A ambição é lamaçal sem fim. Purifiquem o espírito inteiramente. É o paraíso! HS. X-4
Se ao menos o espírito for purificado completamente, tudo será somente prazer. ED. XIV-50
Conforme esses versos, a vida plena de alegria e felicidade é também o modo de viver purificando o espírito.
            Este trecho enfatiza a importância de purificar o espírito, ou seja, fazer a limpeza das poeiras espirituais para poder receber a graça de Deus-Parens.
            Com certeza, todos nós temos procurado passar os dias tendo o modo de viver baseado nos ensinamentos, mas a limpeza das poeiras do espírito é algo difícil de ser realizado. Sem perceber, acabamos fazendo as coisas ao nosso modo, com cogitação humana, acumulando as poeiras. Os maus hábitos e os maus costumes acabam impedindo a limpeza dessas poeiras.
            Porém, desse modo não se pode seguir para a vida plena de alegria e felicidade. Assim, Deus-Parens manifesta a doença e o problema como reflexo do espírito. No Ofudessaki, tem-se:
            Seja qual for o espírito de cada um, revelarei tudo seguramente no corpo. ED. XII-171
            Está sendo explicado que Deus-Parens manifesta no corpo de cada um o próprio estado espiritual. Quando recebemos uma severa orientação através de uma doença ou de um problema, ficamos aflitos, preocupados e sofremos com as dores. O nosso espírito fica desanimado e abatido.
Assim, durante a vida podemos nos deparar com as doenças e com os desastres inesperados ou então ficarmos tristes devido a problemas de relacionamento pessoal e assim, cair em dificuldades e sofrimentos. Entretanto, é ensinado:
            O que quer que Tsukihi realize, é somente pelo desejo único de salvá-los. ED. XII-78
            Deste modo, é explicado que tudo que acontece são advertências do Parens aos queridos filhos devido ao amor parental que deseja somente a salvação. Por isso, devemos entender que o que está sendo manifestado nada mais é do que o próprio estado do espírito. Devemos fazer a reflexão para compreender a intenção de Deus-Parens e corrigir os nossos erros.
Porém, por mais que o espírito venha a ficar perturbado por causa das doenças e dos problemas, se refletir sobre o quanto é gratificante a coisa emprestada e tomada emprestada, que as grandes desgraças estão sendo transformadas em pequenas complicações e, além disso, se perceber que em cada nó está contido o amor parental, o que não se podia contentar até agora passa a se tornar em coisas alegres e o que não conseguia ter satisfação passa a sentir prazer. Na Indicação Divina, Ossashizu, tem-se:
            “Contentando-se lá e alegrando-se também aqui. A razão da alegria corresponde à razão do céu. Por corresponder há prosperidade.” (14 de julho de 1900)
A alegria de poder usar diariamente o corpo com saúde e sem qualquer dificuldade. A alegria de ter passado o dia todo sem qualquer problema. Quando percebermos o quanto estas graças são imensas e gratificantes, nos contentaremos com a coisa emprestada e tomada emprestada e sentiremos alegria por estarmos sendo vivificados.
            O ponto fundamental da vida religiosa está em passar por quaisquer situações sempre com sentimento de alegria. Se nos esforçarmos nesses três anos, mil dias em fazer a limpeza das poeiras espirituais e passarmos o dia a dia com sentimento de gratidão pelas graças concedidas por Deus-Parens, com certeza estaremos correspondendo ao desejo do Shimbashira-sama contido no final da Instrução 3, em que é dito: nós yoboku, como instrumentos de Oyassama, vamos avançar nesses trabalhos cientes da nossa missão, desejando constantemente contentar Oyassama eternamente viva.
            Bem, falando em Shimbashira-sama, no mês passado recebemos a visita do Seinenkai do Brasil, convidando as pessoas para participarem da 60ª Assembleia Geral, pois vamos receber a visita do presidente mundial da associação. Para nós yoboku e seguidores, independente de sermos ou não associado, é uma grande honra e uma imensa alegria poder contar com a sua presença.
            Como foi dito, a determinação do Seinenkai do Brasil é reunir 1000 associados para a assembleia. Por isso, gostaria de contar com a participação de todos os jovens do kyokai no dia 13 de julho, no Dendotyo. Tenho a certeza de que com o trabalho unido de todos, essa meta poderá ser alcançada e sem dúvida alguma, será a melhor maneira de retribuir e agradecer pela presença do Shimbashira-sama aqui no Brasil.
             Mesmo sendo uma atividade do Seinenkai, gostaria que os mais velhos e as mulheres e as crianças também fossem ao Dendotyo em julho, pois no domingo, na cerimônia mensal, o Shimbashira-sama fará a palestra, dando importantes e significativas orientações das atividades dos três anos, mil dias, visando os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.
            Além disso, no mês passado, Tyotyossama confirmou também a presença do seu filho Daisuke que foi adotado pelo Shimbashira-sama e esposa em abril.
            Todas as regionais de São Paulo estarão programando caravanas, dantai, para ir ao Dendotyo e com reservas em hotéis, pois não vai ser possível acomodar todas as pessoas. Por isso, gostaria que entrasse em contato com os responsáveis do Yonomoto-kai da respectiva regional para fazer a reserva do dantai.
Em julho, eu e a Nami fomos escalados para o Shuyokai do Brasil, Seminário de 28 dias. Desde já, se houver pessoas acima de 17 anos que possam participar, gostaria que convidassem sem falta. Além disso, vamos ter também o Curso de Doutrina, Koshu de 5 dias que começa no dia 15 e vai até o dia 19 de julho.
No dia 8 de junho, sábado, haverá a 60ª Assembleia Geral da Associação Feminina, Fujinkai. Assim, temos várias atividades e cursos no Dendotyo. Convidar as pessoas e também participar é uma das maneiras de estarmos fazendo parte das atividades do decenário.

Muito obrigado.