segunda-feira, 3 de abril de 2017

Boletim de abril de 2017



Palestra de abril de 2017

Os meus sinceros agradecimentos a todos pela presença e participação no tsukinamisai de abril. Agradeço a todos pela dedicação aos afazeres do kyokai e também nas atividades do Caminho no dia a dia. Muito obrigado.

Neste mês, estamos comemorando os 219 anos do nascimento de Oyassama. Há instantes, ao realizarmos a Cerimônia Mensal de abril, juntamente, comemoramos o seu aniversário. Sem dúvida alguma, para todos nós, é um mês de imensa alegria e tenho a certeza de que Oyassama esteja contente com a dedicação dos presentes e tenha aceitado a sinceridade.
         Como sabem, no dia 18 de abril de 1798, nasceu a Oyassama, Miki Maegawa, na vila de Sanmaidem, distante 4 quilômetros da atual cidade de Tenri, como filha mais velha de Kinu e Massanobu Hanshiti Maegawa.
         Temos na Doutrina do Tenrikyo:
         ‘Baseado no compromisso quando da criação da humanidade, trouxe de volta à residência original, predestinada pela concepção humana, para serem reverenciados pela posterioridade como Deus, quando passarem tantos anos quanto o números de filhos dados à luz na sua primeira geração.’
Temos ainda:
         ‘Deus-Parens, baseado nesse compromisso, e sendo a Oyassama possuidora da alma predestinada da mãe genitora quando da criação da humanidade, atraiu a residência original na chegada do tempo predeterminado tornando-a sacrário de Deus-Parens. Isso ocorreu em 26 de outubro de1838.’
         Conforme este trecho, o significado da alegria pelo nascimento da Oyassama é que ela é possuidora da alma da Izanagi-no-Mikoto da ocasião do início da criação dos seres humanos, e chegada a data predeterminada, dia 26 de outubro de 1838, tornou-se o Sacrário de Tsukihi. Ou seja, ela nasceu 41 anos antes desse acontecimento.
         Neste dia de grande alegria em que comemoramos o aniversário da Oyassama, o Shimbashira fez a seguinte explanação:
         ‘O significado da comemoração do aniversário de Oyassama, comparado com a de outra pessoa penso que existe um pouco de diferença .
         Recordar das virtudes dos antepassados ou rememorar as grandes obras de uma pessoa, dá motivo para realizar a comemoração ou festa de congratulação nos decenários e centenários de nascimento na sociedade. Acredito que não é necessário explicar a diferença do significado dessas comemorações com a de Oyassama. Mesmo que a reverenciemos sem ver a sua imagem, hoje ela continua trabalhando como em vida, este é o motivo para comemorarmos o aniversário da Oyassama. Isso porque ela continua trabalhando na nossa orientação e formação. Portando, devemos refletir novamente onde está o amor parental, para não ficar apenas em recordar-se de suas virtudes ou em seguir o caminho somente por ter sido uma grande pessoa.’
E ainda, disse:
         ‘Ao refletir o porquê ela deixou de existir fisicamente, penso que foi para que seus filhos pudessem praticar os ensinamentos com mais facilidade, ou seja, como uma pessoa desta fé que recebeu o ensinamento, pode praticar sem dificuldades e assim tornar mais fácil a busca da evolução espiritual. Sem dúvida é aí que se encontra o seu grande amor parental.
         Tem explicado de maneira fácil de praticar, assim pôr em prática os ensinamentos, é a caminhada que permite consequentemente obter a maturidade espiritual. Por falar em prática do ensinamento, de que maneira é possível concretiza-la? Logicamente como foi nos ensinado pela Oyassama, é salvando as pessoas, e assim expandir esse ensinamento. Penso que essa é a determinação que devemos fazer.’
         Após o ocultamento físico da Oyassama, foi feita uma consulta no sobrado do depósito interno da casa, e obteve-se a seguinte indicação:
         ‘Eu Deus, por causa do meu amor pelos filhos, saí abrindo o portal e encurtando vinte e cinco anos da vida que o Parens tinha ainda pela frente, começo a salvar a partir de agora. Fiquem observando bem. Fiquem observando bem o que foi até agora e o que será doravante.’
                                                                  (Ossashizu 18/02/1887)
E ainda:
         ‘Estou residindo até aqui. Não tenho ido aonde quer que seja. Não tenho ido aonde quer que seja. Devem refletir vendo o caminho diário.’                                                         (Ossashizu  17/03/1890)
         Assim, ensinou sobre o seu trabalho com as Indicações Divinas. E temos ainda, na Vida de Oyassama:
         ‘Oyassama que abriu o caminho da salvação de todas as pessoas, passando animadamente por todas as dificuldades e sofrimentos, com o sincero amor parental para salvar todos os seus filhos, veio a encurtar a existência física, sacrificando 25 anos da vida determinada, por incentivar a maturação espiritual das pessoas. Porém o espírito do Parens, permanecerá vivo para sempre na residência original e estará protegendo igualmente os seus filhos, seres humanos, para a evolução espiritual. As salvações maravilhosas que surgem diariamente são provas de que ela está trabalhando como em vida.’
No Ofudessaki, tem-se:
         Desejo ensinar a salvação extraordinária de qualquer modo.
         É o trabalho iniciado por isso.  ED. XI-52
         De acordo com esse verso da Escritura Divina (Ofudessaki) Oyassama abriu este Caminho com o propósito da salvação de todos, e praticando o Serviço de Kagura que ensinou a todos nós, vamos receber a maravilhosa e extraordinária salvação. Além disso, o Dom do Sazuke, a Permissão do Parto, o amuleto prova, são as graças concedidas pela Oyassama devido ao seu grande amor parental.
         Durante os 50 anos da vida-modelo, ela passou por inúmeros sacrifícios. Ao cair no fundo da pobreza, passou anos e anos por rigorosos invernos se aquecendo apenas com fogueiras de gravetos e folhas secas, muitas vezes sem óleo para as lamparinas, trabalhando a noite somente com a luz do luar e, no verão, não tinha tela e nem mosquiteiro para se proteger dos pernilongos e outros insetos.
         Porém, de acordo com os seguintes versos do Ofudessaki:
         Não digam nada acerca das coisas atuais, pois será avistado o amplo caminho do porvir. Of. III-36
         Qual seja o caminho atual, não o lamentem. Tenham prazer com o caminho real do porvir. Of. III-37
         Assim, segundo esses versos, mesmo em meio às dificuldades, animou e incentivou os filhos, explicando-lhes sobre os dias de alegrias que estavam por chegar, e ela mesma passou sempre animada e alegre por quaisquer circunstâncias.
Após o seu ocultamento físico, mesmo deixando de existir fisicamente, ela continua a trabalhar tal como no tempo de sua vida física. Continuou a entregar o Sazuke, como a graça da eficácia para a dedicação sincera à salvação, e isso continua até os dias de hoje.
         Mesmo que ela não seja mais visível aos nossos olhos, Oyassama sempre continuará a trabalhar como em vida, e a razão e a graça do seu maravilhoso trabalho continuarão inalterados por toda a eternidade. Ela é realmente a Mãe eterna, a nossa Mãe.
Oyassama reside na residência original, a terra parental da humanidade. Regressando a Jiba, encontraremos com ela e poderemos contar nossas alegrias e tristezas, porque é a nossa Mãe. Ela tem ensinado a vida plena de alegria e mesmo agora, está trabalhando com amor pela salvação de toda a humanidade.
Assim, no dia de hoje em que comemoramos o seu aniversário, refletindo qual seria o melhor presente que poderíamos dar a Oyassama, podemos chegar à conclusão de que o melhor presente é fazer de acordo com a vontade de Oyassama. Fazer de acordo com a vontade de Oyassama significa a nossa determinação de praticarmos o seu ensinamento no dia a dia.
Por isso, para deixarmos Oyassama contente e satisfeita no mês do seu aniversário, vamos renovar a nossa determinação e prometer firmemente de que iremos sempre seguir de acordo com os seus ensinamentos. Com certeza este é o caminho correto para chegarmos a concretização da vida plena de alegria e felicidade.        

         Mudando de assunto, gostaria de deixar o convite para que todos participem do Dia do Hinokishin no próximo dia 1° de maio. A regional de São Paulo, como acontece todos os anos, estará realizando o hinokishin no parque da Independência, no Ipiranga, à partir das 9 horas da manhã.
Semana que vem, no Dendotyo, sábado haverá o Otsutome manabi e o Concurso de Koteki do Shonenkai e a noite o festival Tenri Matsuri.
         Favor levar lençol e fronha.
         Assim, termino as minhas palavras.
         Vamos fazer a reverência e cantar a música de aniversário para Oyassama.

         Muito obrigado.