segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Boletim de novembro de 2010

Palestra de novembro de 2010

Os meus sinceros agradecimentos a todos, pela reverência e participação na Cerimônia Mensal de novembro.
Agradeço também pela continuidade nas contribuições das obras comemorativas dos 60 anos de fundação do Dendotyo. Muito obrigado.
No mês passado, graças a ajuda de todos, pude fazer o regresso a Jiba e voltei no dia 4 de novembro. Pude reverenciar a Grande Cerimônia dos 173 anos da Revelação Divina e também, no mesmo dia 26 à tarde, juntamente com o Tyotyo-sama, acompanhei a permissão de nomeação do quinto kaityo da Igreja Seiki Brasil, Paulo Haruo Kondo.
A Cerimônia de Posse está marcada para o dia 15 de janeiro (sábado) de 2011.
Aqui, gostaria de parabenizar o novo kaityo Haruo. Parabéns!
Assim, hoje gostaria de falar sobre alguns pontos da palestra do Shimbashira-sama, realizada no dia 26, pois são orientações passadas para todos nós fiéis, para direcionarmos a nossa fé e serve para se tornar a base da nossa reflexão no dia a dia.

Na palestra da Grande Cerimônia de outubro, em primeiro lugar, o Shimbashira-sama explicou sobre o significado das palavras proferidas por Oyassama na ocasião da Revelação Divina, quando Deus-Parens decidiu tomar a senhora Miki Nakayama como seu Sacrário para iniciar a salvação de todas as pessoas do mundo e também, começou a esclarecer os detalhes de tudo, principalmente sobre a razão da origem e sobre o verdadeiro Parens.
Em seguida disse: “A intenção de Deus-Parens é salvar igualmente todas as pessoas do mundo. O início da fé geralmente foi por ter sido salvo de alguma doença ou de problema. E mesmo que tenha se passado algumas gerações, desde a primeira geração que foi salva e entrou para a fé, hoje, a maioria que segue este Caminho, também deve passar os dias tentando corresponder ao desejo divino, procurando fazer a salvação das pessoas e praticar os ensinamentos buscando concretizar a vida plena de alegria e felicidade.”
Isso significa que mesmo as gerações posteriores à aquela que iniciou a fé por ter sido salvo, também deve se empenhar em continuar praticando os ensinamentos para aprimorar o espírito e acumular méritos para chegar mais próximo da vida plena de alegria. Por esse motivo é que neste Caminho é dada uma grande importância na continuidade da fé, passando de pais para filhos e dos filhos para os netos.

Falou ainda sobre os mestres iniciantes na fé, principalmente após 20 ou 30 anos o ocultamento físico de Oyassama, que após terminarem o Seminário Bekka com duração de seis meses, que atualmente corresponde ao Shuyoka, de três meses, saíam para a divulgação tendo como base da explanação o ensinamento das dez providências divinas e das oito poeiras. Foi desse modo que o caminho da dedicação única à salvação foi sendo fortalecida com o passar dos anos. Ou seja, mesmo que desde então tenham se passado muito tempo e mesmo que tenha havido a mudança de geração, a postura a ser seguida deve ser a mesma. A base da explanação e da nossa reflexão diária continua sendo as dez providências divinas e as oito poeiras do espírito.
Depois, explanou sobre a atual situação da sociedade, dizendo: “Atualmente, as pessoas estão passando por muitos problemas e sofrimentos e que estão em busca da salvação. Por isso, a missão das pessoas que seguem este Caminho é transmitir as pessoas ao seu redor que estão nessa situação, o verdadeiro modo de viver amparado em Deus-Parens e mostrar o modo que conduz para a salvação, ou seja, para a vida plena de alegria. Assim, é necessário haver o nosso desejo de salvar essas pessoas que estão à nossa volta e que estão sofrendo.”
Sobre isso, continuando, Shimbashira-sama disse: “Isso não é apenas para as pessoas da sociedade em geral, mas devemos estar atentos e nos preocuparmos principalmente com os nossos familiares e amigos. O yoboku deve se tornar a principal pessoa na família e na localidade em que vive e ter como missão transmitir aos filhos e familiares a importância de seguir a fé. Ou seja, orientar para que façam o crescimento espiritual através da prática do ensinamento e isso será o seu trabalho de divulgação e salvação.”
Ainda, para todos nós que vivemos na sociedade atual, disse: “Devemos aprofundar o nosso conhecimento na doutrina e incorporar a sua prática na vida diária, ou seja, devemos esforçar para que a nossa vida seja baseada no ensinamento de Oyassama.” Quando acontecerem os problemas e as doenças é que entenderemos sobre a imensa graça das dez providências divinas e devemos refletir sobre o desejo de Deus-Parens contido nesse fato e assim empenhar para fazer a mudança das atitudes espirituais para se receber a graça da salvação.
“Quando nos dedicarmos na salvação daqueles que estão sofrendo por doenças ou passando por difíceis problemas e ao observarmos a graça da salvação é que sentiremos uma grande alegria e satisfação e sem dúvida alguma, esta é a maneira para se receber as virtudes e os méritos de Deus-Parens.”
Em seguida falou sobre a importância do hinokishin exemplificando nos fatos que aparecerem no livro dos Episódios da Vida de Oyassama. Para as pessoas que foram salvas, Oyassama orientava para que fizessem a salvação como uma forma de retribuir a gratidão da salvação. Ou seja, o sentimento de gratidão e de retribuição que se manifesta através da divulgação e da salvação tem direta relação com o hinokishin.
Sobre o acúmulo das gerações, enfatizou: “existem as pessoas que passam os dias sentindo alegria e gratidão por receber plenamente a graça das dez providências e aquelas que passam sem saber, vendo os problemas e com isso, vivem apenas se queixando e reclamando das coisas. Na longa caminhada da vida, haverá uma grande diferença na aceitação de Deus-Parens e isso vai influenciar o rumo da vida dessas pessoas.”
Devido a nossa imaturidade, mesmo hoje, ainda não conseguimos aceitar que tudo que ocorre é uma providência de Deus-Parens e por isso não conseguimos corresponder plenamente ao seu desejo. Assim, o primeiro passo seria realizar diariamente o hinokishin. Ele disse: “mesmo que seja uma pequena atitude diária, ao praticar o hinokishin, nascerá espontaneamente a alegria e isso transmitirá às pessoas a imagem de um seguidor do Tenrikyo e será uma grande divulgação.”
Finalizando a palestra disse: “As graças que recebemos no dia a dia é algo tão imenso que não conseguimos agradecer plenamente e nem fazer a retribuição. Por isso, devemos nos esforçar em praticar animados o hinokishin, fazendo a divulgação e a salvação para nos aproximarmos um pouco que seja do desejo de Deus-Parens. No dia referende à Revelação Divina, fiz novamente uma reflexão sobre a base dos ensinamentos e da postura da nossa fé e espero poder caminhar com todos juntos de um modo a corresponder a intenção de Deus-Parens.”
Bem, esse foi um resumo da palestra do Shimbashira-sama em que enfatizou a importância de todos nós que seguimos esta fé, praticar diariamente os ensinamentos, estabelecendo no espírito a graça das dez providências divinas e a realização do hinokishin com sendo um meio de divulgação e salvação. Também, mostrou que a salvação deve ser iniciada a partir das pessoas próximas, dos familiares e conhecidos, orientando aqueles que estão sofrendo para o caminho que conduz à salvação, ou seja, para vida plena de alegria e felicidade.
Vamos fazer dessa orientação do Shimbashira-sama como sendo a nossa conduta diária e agindo desse modo, estaremos correspondendo ao desejo de Deus-Parens e Oyassama e também, vamos estar acumulando méritos e virtudes para continuarmos a receber plenamente a graça em nossas vidas.

Este é o mês de finados e creio que muitos visitaram o cemitério dos familiares e antepassados. Como acontece todos os anos, no kyokai realizaremos o Mitamassai no quarto domingo, dia 28, à partir das 11 horas. O Mitamassai é uma forma de homenagearmos e manifestarmos a nossa gratidão a todos os antepassados que, devido ao seu trabalho e dedicação deixaram muitos resultados positivos e que graças a isso é que hoje estamos passando com mais tranquilidade o nosso cotidiano.
Por isso, gostaria de contar com a presença de todos no dia do Mitamassai, para agradecermos às almas de todos os nossos antepassados. Este sentimento de valorizar os nossos entes queridos também corresponde ao desejo de Deus-Parens e Oyassama.

Em janeiro, será realizado o Curso Estudantil, para jovens de 15 a 20 anos de idade. A inscrição deve ser feita até o Tsukinamisai de dezembro do Dendotyo. Assim, estou com a ficha e quem tiver interesse, gostaria que depois pegasse comigo.
Vamos também ter o Koshu de 5 dias e também o Shuyokai. Sendo o último para podermos concretizar a determinação espiritual dos três anos, mil dias, gostaria de contar com o máximo de empenho de todos, convidando as pessoas.
Além disso, mês que vem, vamos realizar o último Tsukinamissai deste ano. Gostaria de contar também com a presença de todos, para agradecermos pelas graças que recebemos durante todo este ano e renovar a determinação para o próximo ano que será muito importante e significativo para todos nós, pois será a comemoração dos 60 anos de fundação do Dendotyo, no dia 12 de junho.