
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Palestra de novembro de 2010
Os meus sinceros agradecimentos a todos, pela reverência e participação na Cerimônia Mensal de novembro.
Agradeço também pela continuidade nas contribuições das obras comemorativas dos 60 anos de fundação do Dendotyo. Muito obrigado.
No mês passado, graças a ajuda de todos, pude fazer o regresso a Jiba e voltei no dia 4 de novembro. Pude reverenciar a Grande Cerimônia dos 173 anos da Revelação Divina e também, no mesmo dia 26 à tarde, juntamente com o Tyotyo-sama, acompanhei a permissão de nomeação do quinto kaityo da Igreja Seiki Brasil, Paulo Haruo Kondo.
A Cerimônia de Posse está marcada para o dia 15 de janeiro (sábado) de 2011.
Aqui, gostaria de parabenizar o novo kaityo Haruo. Parabéns!
Assim, hoje gostaria de falar sobre alguns pontos da palestra do Shimbashira-sama, realizada no dia 26, pois são orientações passadas para todos nós fiéis, para direcionarmos a nossa fé e serve para se tornar a base da nossa reflexão no dia a dia.
Na palestra da Grande Cerimônia de outubro, em primeiro lugar, o Shimbashira-sama explicou sobre o significado das palavras proferidas por Oyassama na ocasião da Revelação Divina, quando Deus-Parens decidiu tomar a senhora Miki Nakayama como seu Sacrário para iniciar a salvação de todas as pessoas do mundo e também, começou a esclarecer os detalhes de tudo, principalmente sobre a razão da origem e sobre o verdadeiro Parens.
Em seguida disse: “A intenção de Deus-Parens é salvar igualmente todas as pessoas do mundo. O início da fé geralmente foi por ter sido salvo de alguma doença ou de problema. E mesmo que tenha se passado algumas gerações, desde a primeira geração que foi salva e entrou para a fé, hoje, a maioria que segue este Caminho, também deve passar os dias tentando corresponder ao desejo divino, procurando fazer a salvação das pessoas e praticar os ensinamentos buscando concretizar a vida plena de alegria e felicidade.”
Isso significa que mesmo as gerações posteriores à aquela que iniciou a fé por ter sido salvo, também deve se empenhar em continuar praticando os ensinamentos para aprimorar o espírito e acumular méritos para chegar mais próximo da vida plena de alegria. Por esse motivo é que neste Caminho é dada uma grande importância na continuidade da fé, passando de pais para filhos e dos filhos para os netos.
Falou ainda sobre os mestres iniciantes na fé, principalmente após 20 ou 30 anos o ocultamento físico de Oyassama, que após terminarem o Seminário Bekka com duração de seis meses, que atualmente corresponde ao Shuyoka, de três meses, saíam para a divulgação tendo como base da explanação o ensinamento das dez providências divinas e das oito poeiras. Foi desse modo que o caminho da dedicação única à salvação foi sendo fortalecida com o passar dos anos. Ou seja, mesmo que desde então tenham se passado muito tempo e mesmo que tenha havido a mudança de geração, a postura a ser seguida deve ser a mesma. A base da explanação e da nossa reflexão diária continua sendo as dez providências divinas e as oito poeiras do espírito.
Depois, explanou sobre a atual situação da sociedade, dizendo: “Atualmente, as pessoas estão passando por muitos problemas e sofrimentos e que estão em busca da salvação. Por isso, a missão das pessoas que seguem este Caminho é transmitir as pessoas ao seu redor que estão nessa situação, o verdadeiro modo de viver amparado em Deus-Parens e mostrar o modo que conduz para a salvação, ou seja, para a vida plena de alegria. Assim, é necessário haver o nosso desejo de salvar essas pessoas que estão à nossa volta e que estão sofrendo.”
Sobre isso, continuando, Shimbashira-sama disse: “Isso não é apenas para as pessoas da sociedade em geral, mas devemos estar atentos e nos preocuparmos principalmente com os nossos familiares e amigos. O yoboku deve se tornar a principal pessoa na família e na localidade em que vive e ter como missão transmitir aos filhos e familiares a importância de seguir a fé. Ou seja, orientar para que façam o crescimento espiritual através da prática do ensinamento e isso será o seu trabalho de divulgação e salvação.”
Ainda, para todos nós que vivemos na sociedade atual, disse: “Devemos aprofundar o nosso conhecimento na doutrina e incorporar a sua prática na vida diária, ou seja, devemos esforçar para que a nossa vida seja baseada no ensinamento de Oyassama.” Quando acontecerem os problemas e as doenças é que entenderemos sobre a imensa graça das dez providências divinas e devemos refletir sobre o desejo de Deus-Parens contido nesse fato e assim empenhar para fazer a mudança das atitudes espirituais para se receber a graça da salvação.
“Quando nos dedicarmos na salvação daqueles que estão sofrendo por doenças ou passando por difíceis problemas e ao observarmos a graça da salvação é que sentiremos uma grande alegria e satisfação e sem dúvida alguma, esta é a maneira para se receber as virtudes e os méritos de Deus-Parens.”
Em seguida falou sobre a importância do hinokishin exemplificando nos fatos que aparecerem no livro dos Episódios da Vida de Oyassama. Para as pessoas que foram salvas, Oyassama orientava para que fizessem a salvação como uma forma de retribuir a gratidão da salvação. Ou seja, o sentimento de gratidão e de retribuição que se manifesta através da divulgação e da salvação tem direta relação com o hinokishin.
Sobre o acúmulo das gerações, enfatizou: “existem as pessoas que passam os dias sentindo alegria e gratidão por receber plenamente a graça das dez providências e aquelas que passam sem saber, vendo os problemas e com isso, vivem apenas se queixando e reclamando das coisas. Na longa caminhada da vida, haverá uma grande diferença na aceitação de Deus-Parens e isso vai influenciar o rumo da vida dessas pessoas.”
Devido a nossa imaturidade, mesmo hoje, ainda não conseguimos aceitar que tudo que ocorre é uma providência de Deus-Parens e por isso não conseguimos corresponder plenamente ao seu desejo. Assim, o primeiro passo seria realizar diariamente o hinokishin. Ele disse: “mesmo que seja uma pequena atitude diária, ao praticar o hinokishin, nascerá espontaneamente a alegria e isso transmitirá às pessoas a imagem de um seguidor do Tenrikyo e será uma grande divulgação.”
Finalizando a palestra disse: “As graças que recebemos no dia a dia é algo tão imenso que não conseguimos agradecer plenamente e nem fazer a retribuição. Por isso, devemos nos esforçar em praticar animados o hinokishin, fazendo a divulgação e a salvação para nos aproximarmos um pouco que seja do desejo de Deus-Parens. No dia referende à Revelação Divina, fiz novamente uma reflexão sobre a base dos ensinamentos e da postura da nossa fé e espero poder caminhar com todos juntos de um modo a corresponder a intenção de Deus-Parens.”
Bem, esse foi um resumo da palestra do Shimbashira-sama em que enfatizou a importância de todos nós que seguimos esta fé, praticar diariamente os ensinamentos, estabelecendo no espírito a graça das dez providências divinas e a realização do hinokishin com sendo um meio de divulgação e salvação. Também, mostrou que a salvação deve ser iniciada a partir das pessoas próximas, dos familiares e conhecidos, orientando aqueles que estão sofrendo para o caminho que conduz à salvação, ou seja, para vida plena de alegria e felicidade.
Vamos fazer dessa orientação do Shimbashira-sama como sendo a nossa conduta diária e agindo desse modo, estaremos correspondendo ao desejo de Deus-Parens e Oyassama e também, vamos estar acumulando méritos e virtudes para continuarmos a receber plenamente a graça em nossas vidas.
Este é o mês de finados e creio que muitos visitaram o cemitério dos familiares e antepassados. Como acontece todos os anos, no kyokai realizaremos o Mitamassai no quarto domingo, dia 28, à partir das 11 horas. O Mitamassai é uma forma de homenagearmos e manifestarmos a nossa gratidão a todos os antepassados que, devido ao seu trabalho e dedicação deixaram muitos resultados positivos e que graças a isso é que hoje estamos passando com mais tranquilidade o nosso cotidiano.
Por isso, gostaria de contar com a presença de todos no dia do Mitamassai, para agradecermos às almas de todos os nossos antepassados. Este sentimento de valorizar os nossos entes queridos também corresponde ao desejo de Deus-Parens e Oyassama.
Em janeiro, será realizado o Curso Estudantil, para jovens de 15 a 20 anos de idade. A inscrição deve ser feita até o Tsukinamisai de dezembro do Dendotyo. Assim, estou com a ficha e quem tiver interesse, gostaria que depois pegasse comigo.
Vamos também ter o Koshu de 5 dias e também o Shuyokai. Sendo o último para podermos concretizar a determinação espiritual dos três anos, mil dias, gostaria de contar com o máximo de empenho de todos, convidando as pessoas.
Além disso, mês que vem, vamos realizar o último Tsukinamissai deste ano. Gostaria de contar também com a presença de todos, para agradecermos pelas graças que recebemos durante todo este ano e renovar a determinação para o próximo ano que será muito importante e significativo para todos nós, pois será a comemoração dos 60 anos de fundação do Dendotyo, no dia 12 de junho.
Agradeço também pela continuidade nas contribuições das obras comemorativas dos 60 anos de fundação do Dendotyo. Muito obrigado.
No mês passado, graças a ajuda de todos, pude fazer o regresso a Jiba e voltei no dia 4 de novembro. Pude reverenciar a Grande Cerimônia dos 173 anos da Revelação Divina e também, no mesmo dia 26 à tarde, juntamente com o Tyotyo-sama, acompanhei a permissão de nomeação do quinto kaityo da Igreja Seiki Brasil, Paulo Haruo Kondo.
A Cerimônia de Posse está marcada para o dia 15 de janeiro (sábado) de 2011.
Aqui, gostaria de parabenizar o novo kaityo Haruo. Parabéns!
Assim, hoje gostaria de falar sobre alguns pontos da palestra do Shimbashira-sama, realizada no dia 26, pois são orientações passadas para todos nós fiéis, para direcionarmos a nossa fé e serve para se tornar a base da nossa reflexão no dia a dia.
Na palestra da Grande Cerimônia de outubro, em primeiro lugar, o Shimbashira-sama explicou sobre o significado das palavras proferidas por Oyassama na ocasião da Revelação Divina, quando Deus-Parens decidiu tomar a senhora Miki Nakayama como seu Sacrário para iniciar a salvação de todas as pessoas do mundo e também, começou a esclarecer os detalhes de tudo, principalmente sobre a razão da origem e sobre o verdadeiro Parens.
Em seguida disse: “A intenção de Deus-Parens é salvar igualmente todas as pessoas do mundo. O início da fé geralmente foi por ter sido salvo de alguma doença ou de problema. E mesmo que tenha se passado algumas gerações, desde a primeira geração que foi salva e entrou para a fé, hoje, a maioria que segue este Caminho, também deve passar os dias tentando corresponder ao desejo divino, procurando fazer a salvação das pessoas e praticar os ensinamentos buscando concretizar a vida plena de alegria e felicidade.”
Isso significa que mesmo as gerações posteriores à aquela que iniciou a fé por ter sido salvo, também deve se empenhar em continuar praticando os ensinamentos para aprimorar o espírito e acumular méritos para chegar mais próximo da vida plena de alegria. Por esse motivo é que neste Caminho é dada uma grande importância na continuidade da fé, passando de pais para filhos e dos filhos para os netos.
Falou ainda sobre os mestres iniciantes na fé, principalmente após 20 ou 30 anos o ocultamento físico de Oyassama, que após terminarem o Seminário Bekka com duração de seis meses, que atualmente corresponde ao Shuyoka, de três meses, saíam para a divulgação tendo como base da explanação o ensinamento das dez providências divinas e das oito poeiras. Foi desse modo que o caminho da dedicação única à salvação foi sendo fortalecida com o passar dos anos. Ou seja, mesmo que desde então tenham se passado muito tempo e mesmo que tenha havido a mudança de geração, a postura a ser seguida deve ser a mesma. A base da explanação e da nossa reflexão diária continua sendo as dez providências divinas e as oito poeiras do espírito.
Depois, explanou sobre a atual situação da sociedade, dizendo: “Atualmente, as pessoas estão passando por muitos problemas e sofrimentos e que estão em busca da salvação. Por isso, a missão das pessoas que seguem este Caminho é transmitir as pessoas ao seu redor que estão nessa situação, o verdadeiro modo de viver amparado em Deus-Parens e mostrar o modo que conduz para a salvação, ou seja, para a vida plena de alegria. Assim, é necessário haver o nosso desejo de salvar essas pessoas que estão à nossa volta e que estão sofrendo.”
Sobre isso, continuando, Shimbashira-sama disse: “Isso não é apenas para as pessoas da sociedade em geral, mas devemos estar atentos e nos preocuparmos principalmente com os nossos familiares e amigos. O yoboku deve se tornar a principal pessoa na família e na localidade em que vive e ter como missão transmitir aos filhos e familiares a importância de seguir a fé. Ou seja, orientar para que façam o crescimento espiritual através da prática do ensinamento e isso será o seu trabalho de divulgação e salvação.”
Ainda, para todos nós que vivemos na sociedade atual, disse: “Devemos aprofundar o nosso conhecimento na doutrina e incorporar a sua prática na vida diária, ou seja, devemos esforçar para que a nossa vida seja baseada no ensinamento de Oyassama.” Quando acontecerem os problemas e as doenças é que entenderemos sobre a imensa graça das dez providências divinas e devemos refletir sobre o desejo de Deus-Parens contido nesse fato e assim empenhar para fazer a mudança das atitudes espirituais para se receber a graça da salvação.
“Quando nos dedicarmos na salvação daqueles que estão sofrendo por doenças ou passando por difíceis problemas e ao observarmos a graça da salvação é que sentiremos uma grande alegria e satisfação e sem dúvida alguma, esta é a maneira para se receber as virtudes e os méritos de Deus-Parens.”
Em seguida falou sobre a importância do hinokishin exemplificando nos fatos que aparecerem no livro dos Episódios da Vida de Oyassama. Para as pessoas que foram salvas, Oyassama orientava para que fizessem a salvação como uma forma de retribuir a gratidão da salvação. Ou seja, o sentimento de gratidão e de retribuição que se manifesta através da divulgação e da salvação tem direta relação com o hinokishin.
Sobre o acúmulo das gerações, enfatizou: “existem as pessoas que passam os dias sentindo alegria e gratidão por receber plenamente a graça das dez providências e aquelas que passam sem saber, vendo os problemas e com isso, vivem apenas se queixando e reclamando das coisas. Na longa caminhada da vida, haverá uma grande diferença na aceitação de Deus-Parens e isso vai influenciar o rumo da vida dessas pessoas.”
Devido a nossa imaturidade, mesmo hoje, ainda não conseguimos aceitar que tudo que ocorre é uma providência de Deus-Parens e por isso não conseguimos corresponder plenamente ao seu desejo. Assim, o primeiro passo seria realizar diariamente o hinokishin. Ele disse: “mesmo que seja uma pequena atitude diária, ao praticar o hinokishin, nascerá espontaneamente a alegria e isso transmitirá às pessoas a imagem de um seguidor do Tenrikyo e será uma grande divulgação.”
Finalizando a palestra disse: “As graças que recebemos no dia a dia é algo tão imenso que não conseguimos agradecer plenamente e nem fazer a retribuição. Por isso, devemos nos esforçar em praticar animados o hinokishin, fazendo a divulgação e a salvação para nos aproximarmos um pouco que seja do desejo de Deus-Parens. No dia referende à Revelação Divina, fiz novamente uma reflexão sobre a base dos ensinamentos e da postura da nossa fé e espero poder caminhar com todos juntos de um modo a corresponder a intenção de Deus-Parens.”
Bem, esse foi um resumo da palestra do Shimbashira-sama em que enfatizou a importância de todos nós que seguimos esta fé, praticar diariamente os ensinamentos, estabelecendo no espírito a graça das dez providências divinas e a realização do hinokishin com sendo um meio de divulgação e salvação. Também, mostrou que a salvação deve ser iniciada a partir das pessoas próximas, dos familiares e conhecidos, orientando aqueles que estão sofrendo para o caminho que conduz à salvação, ou seja, para vida plena de alegria e felicidade.
Vamos fazer dessa orientação do Shimbashira-sama como sendo a nossa conduta diária e agindo desse modo, estaremos correspondendo ao desejo de Deus-Parens e Oyassama e também, vamos estar acumulando méritos e virtudes para continuarmos a receber plenamente a graça em nossas vidas.
Este é o mês de finados e creio que muitos visitaram o cemitério dos familiares e antepassados. Como acontece todos os anos, no kyokai realizaremos o Mitamassai no quarto domingo, dia 28, à partir das 11 horas. O Mitamassai é uma forma de homenagearmos e manifestarmos a nossa gratidão a todos os antepassados que, devido ao seu trabalho e dedicação deixaram muitos resultados positivos e que graças a isso é que hoje estamos passando com mais tranquilidade o nosso cotidiano.
Por isso, gostaria de contar com a presença de todos no dia do Mitamassai, para agradecermos às almas de todos os nossos antepassados. Este sentimento de valorizar os nossos entes queridos também corresponde ao desejo de Deus-Parens e Oyassama.
Em janeiro, será realizado o Curso Estudantil, para jovens de 15 a 20 anos de idade. A inscrição deve ser feita até o Tsukinamisai de dezembro do Dendotyo. Assim, estou com a ficha e quem tiver interesse, gostaria que depois pegasse comigo.
Vamos também ter o Koshu de 5 dias e também o Shuyokai. Sendo o último para podermos concretizar a determinação espiritual dos três anos, mil dias, gostaria de contar com o máximo de empenho de todos, convidando as pessoas.
Além disso, mês que vem, vamos realizar o último Tsukinamissai deste ano. Gostaria de contar também com a presença de todos, para agradecermos pelas graças que recebemos durante todo este ano e renovar a determinação para o próximo ano que será muito importante e significativo para todos nós, pois será a comemoração dos 60 anos de fundação do Dendotyo, no dia 12 de junho.
Assinar:
Postagens (Atom)