quinta-feira, 28 de junho de 2018

Boletim de junho de 2018



Palestra de junho de 2018


Os meus sinceros agradecimentos a todos os presentes que vieram participar e reverenciar a cerimônia mensal de junho do Kyokai. Agradeço também pela dedicação aos afazeres do Caminho e pela dedicação nas atividades do kyokai. Muito obrigado.
Este mês, estaremos recebendo a grata e honrosa presença do Presidente mundial do Seinenkai, Daissuke-sama que é também filho e sucessor do Shimbasira-sama. Espero que os jovens associados do Kyokai participem da Assembleia Geral, no dia 9 de junho, onde a meta é reunir 1000 associados. Assim, gostaria de contar com a atenção de todos.
Daissuke-sama e comitiva estão chegando na quinta-feira, dia 7, indo diretamente para o Dendotyo. Depois, no domingo, após o naorai, juntamente com mais 40 associados, estará partindo juntamente com a Caravana de Missionamento, para a cidade de Joinville, Santa Catarina. Na segunda e terça fará a divulgação e na terça-feira, a noite, já estará regressando a Jiba.
Do nosso Kyokai, Leonardo Tomoda e Rodrigo Kawaguti estarão participando dessa caravana de missionamento. Com certeza, será uma grande e importante experiência.
No sábado também, acontecerá o Encontro das Moças, Joshi-seinen. Por isso, gostaria de contar a participação de muitas moças do Kyokai.
Receber a presença do Daissuke-sama é uma alegria para todos nós, yobokus e fiéis do Brasil. Por isso, como forma de manifestar o nosso agradecimento pela sua vinda ao Brasil, não só os jovens, mas espero que todos estejam no Dendotyo, participando das atividades.

Shimbashira-sama, na palestra do Decenário de Oyassama, em janeiro de 2016, disse: ‘no dia de hoje, na celebração do decenário, acredito que devemos concentrar os esforços no aumento das atividades revendo novamente a formação em longo prazo dos recursos humanos que serão responsáveis pela continuidade do Caminho. O objetivo deste Caminho é a salvação de toda a humanidade e a concretização do mundo de vida plena de alegria e felicidade. É o Caminho que se estende por todas as gerações. É ensinado que: “é continuando que se diz Caminho”.’
Assim, após o decenário, o Caminho entrou em uma época importante para a formação e orientação dos novos recursos humanos, ou seja, o encaminhamento dos mais jovens para darem continuidade a esta fé.
Assim, esse desejo foi logo colocado em prática pela Sede da Igreja, e a partir do ano passado, de agosto, até março deste ano, foi realizado o Curso de Sucessores, para jovens de 20 a 40 anos. Tem como objetivo a formação e a orientação dos jovens que futuramente darão continuidade ao Caminho. No Brasil, este curso foi realizado no Dendotyo, em março passado.
Quando falamos em formar e orientar as novas gerações, muitas vezes pensamos no modo ou nas atividades para essa finalidade, porém o que não podemos esquecer é que, nós, os mais veteranos é que precisamos dar o exemplo, ou seja, praticar cotidianamente o ensinamento, como seguidor de Oyassama. Não podemos esquecer do nosso esforço em fazer a própria evolução espiritual.
Esse crescimento espiritual consiste em aproximarmos, passo a passo, através do esforço diária, do desejo de Deus-Parens. Sabemos que esse crescimento espiritual não acontece de repente, ou da noite para o dia, mas é algo que, com a nosso esforço, vamos alcançando pouco a pouco. Esse esforço significa praticarmos diariamente os ensinamentos.
Aos olhos da Oyassama, todos nós estamos ainda no meio do caminho dessa evolução espiritual. Esse nível ou crescimento depende de cada pessoa, de acordo com a idade ou aprofundamento na fé. De acordo com esse nível é que também recebemos as orientações divinas, sejam as doenças ou os problemas, como uma forma de Deus-Parens incentivar e apressar o nosso crescimento.
Da mesma forma que fomos à escola para aprender a ler e a escrever, para alcançarmos a vida plena de alegria e felicidade, precisamos aprender várias coisas ensinadas pela Oyassama. Para sermos médicos, precisamos estudar medicina, para sermos advogados, precisamos estudar direito, para dirigirmos, devemos ir à autoescola. Pois, como diz o ditado, ninguém nasce sabendo. Todas as coisas que sabemos e temos conhecimento é porque um dia aprendemos e estudamos sobre isso.
Para alcançarmos a vida plena de alegria e felicidade precisamos aprender os ensinamentos de Oyassama, ou seja, passar e praticar esse ensinamento. Não é apenas adquirir conhecimento lendo livros. Na fé, a troca de experiência ouvindo como as pessoas receberam a graça da salvação também é muito importante, além da própria vontade de querer aprender.
Enquanto estamos aprendendo, podem surgir coisas que nos interessam ou, pelo contrário, podem ter coisas que não gostemos e que preferimos evitar. Porém, tudo é necessário para o nosso próprio crescimento espiritual.
Ao lermos o livro Vida de Oyassama, encontramos fatos que nos mostram o exemplo para superarmos certas dificuldades e problemas que surgem diante de nós e somos encorajamos a seguir amparado em Deus-Parens.
Por exemplo, quando estavam passando pela profunda pobreza, que para nós seria um dos piores sofrimentos, em uma noite, sem poder acender as lamparinas, por não tem nem óleo, Oyassama disse para os filhos: ‘Como a lua brilha e nos ilumina esta noite’. Assim, ela ensinou que não é para ficarmos apenas pedindo as coisas que não temos e ficar reclamando da própria situação, mas sim, devemos encontrar a alegria, em primeiro lugar, nas coisas que nos foram concedidas ou que possuímos.
Ainda, na ocasião do nó do Santuário de Oyamato que aconteceu durante a construção do Local do Serviço, ouvindo a filha Kokan murmurando que não deveriam ter ido, Oyassama disse: ‘não deve dizer qualquer palavra de insatisfação, pois será a base da explanação para o futuro’. Dessa forma, advertiu o espírito insatisfeito diante do fato, mostrando que em todas as coisas está contido o desejo de Deus-Parens.
Durante a opressão e perseguição das autoridades em que foi diversas vezes presa, animou as pessoas próximas dizendo: ‘do nó saem os brotos’, ensinando que se passarmos amparados em Deus-Parens e acalmando o espírito, sempre haverá o caminho que nos levará a receber as providências.
Estes são alguns exemplos, mas em todas as palavras de Oyassama, existe o seu desejo para que nós possamos mudar o rumo do nosso espírito, mudar o nosso modo de ver e interpretar os fatos e assim aproximarmos do seu desejo.
A vida-modelo de Oyassama é como se fosse um livro didático para que nós, seguidores desta fé, possamos aprender e estudar em como conduzir e usar o nosso espírito no nosso dia a dia. Cabe a cada um de nós praticar ou não o ensinamento de Oyassama.
Ao praticarmos, estaremos aprendendo o modo para sermos conduzidos para desfrutar a vida plena de alegria e felicidade.

Em julho, a partir do dia 1° até o dia 28, será realizado o Shuyokai do Brasil, Seminário de 28 dias. Desde já, se houver pessoas acima de 17 anos que possam participar, gostaria que convidassem sem falta. Além disso, vamos ter também o Curso de Doutrina, Koshu de 5 dias que começa no dia 9 e vai até o dia 13 de julho. Já estamos contando para as determinações dos três anos, mil dias, para os 70 anos de fundação do Dendotyo.
Gostaria de fazer um comunicado muito importante sobre as atividades dos 70 anos do Dendotyo. Como tem acontecido a cada 10 anos, além da determinação espiritual, sempre aconteceu uma obra comemorativa. Há 10 anos foi a construção do salão yoki e salas das associações. Há 20 anos foi a construção do alojamento feminino. Assim, para os 70 anos, ficou determinado a construção de mais um alojamento ao lado do refeitório, para mais de 300 pessoas, a reforma da cozinha e mais chuveiros masculino e feminino.
Assim, a partir do mês que vêm, estaremos recebendo a oferenda de colaboração para a construção comemorativa. Semana que vem, no Dendotyo, vou receber os envelopes que serão entregues para cada família. Assim, gostaria de contar com a colaboração de todos. Ficou definido para cada família a oferenda de 20 reais.
Agradeço a todos que tem trazido as coisas para o bazar e gostaria de pedir o hinokishin no dia 9 de junho, próximo sábado quando vai ser feito o bazar da pechincha. Hoje haverá os preparativos após o naorai. Conto com a colaboração de todos.
Para quem vai ao Dendotyo semana que vem, não esquecer de levar lençol e quem for de carro, reservar o quarto.
Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação no Tsukinamisai de junho, termino as minhas palavras.
Muito obrigado.
        


Boletim de maio de 2018



Palestra de maio de 2018


Os meus sinceros agradecimentos a todos pela presença e participação no tsukinamisai de maio. Agradeço a todos pela dedicação nas atividades do kyokai. Muito obrigado.
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todas as pessoas que foram participar do Dia do Hinokishin, no dia 1° de maio, no Parque do Ipiranga. Recebendo a graça de um bom tempo, aproximadamente 650 pessoas estiveram se dedicando ao hinokishin este ano. Ainda, houve a arrecadação de mais de 600 quilos de alimentos que foram doados para três entidades que cuidam de crianças carentes. Muito obrigado a todos e espero que no ano que vem, mais pessoas possam estar participando do Dia do Hinokishin.
        
         Na Tenrikyo, temos uma narrativa da criação do mundo e dos seres humanos, que chamamos de “história da criação original”. No início dessa narrativa, temos: “Originalmente, este mundo foi um mar de lama. Tsukihi ou Deus-Parens, julgando insípida essa condição caótica, teve a ideia de criar os seres humanos e compartilhar da sua alegria, vendo-os viverem felizes, plenos de júbilo.” Assim é explanado sobre o objetivo da criação do mundo e dos seres humanos.
O ser humano foi criado com o objetivo de viver a vida plena de alegria e felicidade e veio sendo formado e educado até se tornar o ser humano atual. Assim, o significado da vida é viver a vida plena de alegria e felicidade.
Na Escritura Divina, temos:
Tsukihi criou os seres humanos
por desejar ver o viver alegre e feliz. (XIV-25)
No mundo, por não conhecerem esta verdade,
todos estão somente a desanimar-se. (XIV-26)
Tsukihi refere-se a Deus-Parens. Ele criou o mundo e os seres humanos com desejo de vê-los ajudando-se uns aos outros, desfrutando a vida plena de alegria e felicidade, e ele próprio também compartilhando desse prazer. Entretanto, por não conhecerem esta verdade, os seres humanos do mundo todo vivem com o espírito caprichoso e egoísta, que pensa que tudo está bem quando está bem para si, que tudo está bem quando está bem no momento. Com isso, quando ocorre algo inesperado, entram em conflito, enfraquecem o espírito e se desanimam.
         Porém, não existe nada que seja inútil ou sem significado nas coisas que acontecem durante a vida de cada um. Como vivemos abrigados nos braços de Deus-Parens, nada acontece por acaso ou sem querer. É ensinado que até na folha que cai da árvore existe a intenção divina. Por isso, o importante é o que devemos aprender ou como entender a mensagem de Deus-Parens contido em cada fato.
Toda experiência que passamos tem o seu motivo, sejam alegres ou não. É a oportunidade concedida por Deus para fazermos o crescimento espiritual. Dentro dessa experiência, geralmente aprendemos mais quando acontecem os fracassos ou uma fatalidade em comparação as coisas que deram certo.
Por exemplo, em uma partida de futebol, tem um técnico que disse: ‘existe uma partida que foi ganho como se fosse um milagre, mas não existe uma derrota por milagre’. Ou seja, o jogo quase perdido foi ganho por causa de um erro do adversário. Nesse caso, as falhas do próprio time nem aparecem, apesar de terem existido. Porém, o time que perdeu sempre irá procurar os seus erros e falhas para melhorar.
O mesmo pode ser dito na vida espiritual. Quando acontece algo inesperado ou uma fatalidade, em primeiro lugar é preciso refletir que tudo são orientações dadas por Deus e que existe uma intenção para nós. Com esse tipo de reflexão, creio ser possível pensar as coisas de um modo positivo e manter firme o nosso espírito.
Há pessoas que costumam culpar os outros ou a sociedade quando as coisas não ocorrem conforme esperado. Entretanto, é importante refletir voluntariamente, procurando corrigir as falhas ou onde errou, e tentar novamente.
Para viver a vida plena de alegria e felicidade, é necessário construir o espírito que se contenta com tudo o que vê e tudo o que ouve no dia a dia. Qualquer um de nós fica contente quando consegue o resultado esperado. No entanto, quando não consegue o resultado desejado, é difícil ficar contente. Por exemplo, quando um jovem se esforça nos estudos para o vestibular, estudando todos os dias, até altas horas da noite, e faz a prova otimista de que irá ser aprovado, se for aprovado, ficará muito contente, mas se não for, não conseguirá se contentar.
A escritora americana Hellen Keller disse: ‘Quando uma porta da felicidade se fecha, outra se abre, mas costumamos ficar olhando tanto tempo para a porta que fechou que não vemos a que se abriu.’ Significa que quando acontece algo inesperado, ficamos com o espírito enfraquecido e presos naquela situação e não conseguimos enxergar as outras possibilidades melhores que aparecem.
Entretanto, nós que temos como base de reflexão o ensinamento de Oyassama, temos como ver rapidamente as outras portas que são abertas, ou seja, conseguimos compreender mais rapidamente o desejo de Deus-Parens e fazer a mudança espiritual.
Para nós que praticamos o ensinamento de Oyassama, é importante esforçar para ter a atitude espiritual de contentar-se mesmo quando as coisas não ocorrem conforme esperado, de contentar-se mesmo em situações que outras pessoas ficariam tristes.
Oyassama explanou: ‘não é possível aceitar somente com o arrependimento; o arrependimento é aceito quando isso for praticado’. (ID. 4/4/1896) Significa que não basta fazer apenas a reflexão, entendendo as falhas e os erros cometidos e ficar somente nisso. É preciso fazer a determinação de colocar em prática a correção das falhas, a mudança espiritual de acordo com o ensinamento. Somente dessa forma é que poderá ser aceito por Deus-Parens como sendo a nossa sinceridade.
No encerramento do Curso de Sucessores, realizado em Jiba e também no Brasil, em março passado, Shimbashira-sama explanou o seguinte: ‘O caminho de 50 anos da vida-modelo deixada por Oyassama é o modo, é o exemplo para que todas as pessoas possam viver a vida plena de alegria e felicidade. Para nós, em que durante a vida cotidiana ocorrem diversas coisas, devemos sempre refletir através do ensinamento de Oyassama e, ajustando e mudando o nosso espírito, precisamos nos esforçar para chegar à vida repleta de alegria. Essa nossa atitude de seguir o ensinamento e a sua prática é que tem o significado de passar pela vida-modelo de Oyassama. A vida plena de alegria e felicidade e a prática da vida-modelo não são coisas separadas ou diferentes.’ Essas foram as suas palavras.
Assim, como seguidores deste Caminho, como devemos enfrentar e superar todas as coisas que vão ocorrendo no nosso dia a dia? A resposta está nas palavras e ações de Oyassama contida em sua vida-modelo. Por isso, antes de mais nada, é preciso estudar sobre a sua vida-modelo. É para isso que existem a Escritura Divina, Ofudessaki, os Hinos Sagrados, Mikagura-uta, as Indicações Divinas, Ossashizu, e os livros Vida de Oyassama e Episódios da Vida de Oyassama. Devem estar sempre perto de nós, ao nosso alcance.
Como disse, quando nos deparamos com situações difíceis ou inesperadas, pela nossa falta de evolução espiritual é que acabamos sofrendo e ficamos preocupados e aflitos. Então, devemos buscar a resposta na vida-modelo de Oyassama. Ela deixou os diversos exemplos para superarmos as mais variadas situações e o modo para passar com espírito alegre e animado.
Continuando, Shimbashira-sama disse: ‘Penso que as diversas orientações que as vezes recebemos, ou seja, as doenças e os problemas que surgem, são concedidas por Deus-Parens por achar necessário apressar e incentivar a evolução espiritual de cada um. Assim, em tudo que acontece, é preciso termos uma postura de fazermos uma profunda reflexão e, mesmo que demore um tempo, buscar a resposta nos ensinamentos da Oyassama. Através deste acumulo de experiência é que passamos a compreender cada vez mais a intenção de Deus-Parens e o ensinamento vai sendo fixado em nosso coração. Talvez haja coisas ainda de difícil entendimento e compreensão, mas esse nosso esforço é que será a nossa evolução espiritual.’
Assim, ele enfatiza a importância de sempre passarmos amparados em Deus-Parens, em qualquer situação, nunca esquecendo os exemplos deixados pela Oyassama, através da sua vida-modelo para ser um modo para fazermos a reflexão dos acontecimentos e compreender o desejo de Deus.
Nos episódios: UM PEQUENO AVISO NO CORPO, tem-se:
Era 6 de maio de 1861. Koto Nishida saiu de sua casa pensando orar no santuário Inari de Senzoku porque estava com dor de dente. Sem perceber, dirigiu-se para o leste em vez de ir para o norte, onde ficava Senzoku. Encontrou-se então, no caminho, com uma conhecida da mesma idade, que havia se casado com uma pessoa da família Okuda de Bessho que perguntou: “onde você vai?” Após um breve diálogo, ouviu: “Se visitar Shoyashiki será salva de qualquer doença.” Foi imediatamente para lá. Já era final da tarde, mas Oyassama recebeu-a dizendo:
Seja bem-vinda de regresso! Estava a esperando.”
E continuou:
Foi um pequeno aviso no seu corpo.”
Em seguida, deu-lhe o hattaiko abençoado, explicando o ensinamento de Deus.
Ouvindo-o Koto já estava completamente curada da dor de dente na hora de voltar para casa, mas deixou de visitá-la por quatro ou cinco dias. Dessa vez, veio-lhe uma forte dor nos olhos. Então, foi visitar imediatamente Oyassama, que lhe disse:
Foi um aviso no seu corpo.”
E orou por ela. Ouviu passo a passo os gratos ensinamentos e viu-se completamente curada quando ia voltar para casa.
Após isto, durante três dias Koto freqüentou a Residência para fazer a limpeza, levando a sua refeição. Foi assim que se iniciou nesta fé. Tinha então trinta e dois anos de idade.
Como temos nesse episódio, Deus-Parens atrai as pessoas para o Caminho da fé, mostrando orientações no corpo. E isso não ocorre apenas uma vez. Se caso a pessoa se afastar, então novamente Deus-Parens mostra orientações, repetidas vezes. É assim que vamos nos aproximando do seu desejo e compreendendo o ensinamento.

No mês de junho, estaremos recebendo a grata e honrosa presença do Presidente mundial do Seinenkai, Daissuke-sama que é também filho e sucessor do Shimbasira-sama. Espero que os jovens associados do Kyokai participem da Assembleia Geral, no dia 9 de junho, onde a meta é reunir 1000 associados. Assim, gostaria de contar com a atenção de todos.
Além disso, creio que receber a presença do Daissuke-sama é uma alegria para todos nós, yobokus e fiéis do Brasil. Por isso, como forma de manifestar o nosso agradecimento pela sua vinda ao Brasil, não só os jovens, mas espero que todos estejam no Dendotyo, participando das atividades.
Mais uma vez, muito obrigado a todos pela reverência e participação no Tsukinamisai de maio.
Muito obrigado.