segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Boletim de outubro de 2013



Palestra de outubro de 2013

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Grande Cerimônia de outubro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.

        

Como foi lida na dedicatória, esta Grande Cerimônia de outubro é realizada todos os anos, celebrando a determinação de Oyassama como sacrário de Deus-Parens, quando aconteceu a revelação no dia 26 de outubro de 1838.

Isto é, no dia 26 de outubro, estará sendo celebrado em Jiba, a Grande Cerimônia do ano 176 da Revelação Divina. Podemos dizer que é o aniversário do Tenrikyo, o dia original deste Caminho.

 

A alegre e harmoniosa família Nakayama vivia na vila de Shoyashiki, região de Yamato. No dia 23 de outubro de 1838, o filho mais velho Shuji começou a sentir fortes dores na perna, o pai Zembee passou a ter perturbações nos olhos e a mãe Miki veio a sofrer com dores lombares.

O asceta Itibee foi imediatamente chamado pelos familiares que ficaram muito assustados com a grave situação e pediram para que fizesse a prece evocatória. Nesse dia, a moça que atuava como receptora das divindades se encontrava ausente e, sem alternativa, a mãe Miki teve que atuar em seu lugar durante o ritual. Em plena oração fervorosa, ocorreu a revelação, saindo da boca de Miki as seguintes palavras:

 “Eu sou o Deus original, o Deus verdadeiro. Nesta casa há uma predestinação. Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Desejo ter Miki como meu Sacrário.”

         Nestas poucas palavras do momento da revelação, menciona sobre que tipo de Deus é Deus-Parens, o porquê e para que revelar este ensinamento em Jiba, e ainda, sobre qual seria a posição de Oyassama.

         Significa que Deus-Parens é o Deus original que criou os seres humanos e o Deus verdadeiro que concede as suas graças a começar do fogo, da água e do vento no mundo e no corpo humano através das dez providências divinas.

Ainda, explicou que a residência da família Nakayama é o local da predestinação original da criação dos seres humanos e que o objetivo da criação está no desejo de Deus-Parens compartilhar a alegria de ver todos viverem a vida plena de alegria e felicidade.

Explanou que se revelou ao mundo para salvar toda a humanidade, sem distinção, segundo a promessa de se passarem tantos anos quanto o numero de filhos concebidos na criação original. Além disso, foi esclarecida a posição de Oyassama, que possui a predestinação da alma de mãe do início da criação original, e como Sacrário de Tsukihi, através da sua boca, ouvimos a intenção do Parens.       

         A começar do marido Zembee e das pessoas presentes, elas não tinham como compreender esse profundo significado ouvindo repentinamente essas palavras. Ficaram assustados e sem saber o que fazer ao ouvirem um pedido absurdo como: “desejo ter Miki como meu Sacrário”. Por isso, recusaram repetidas vezes, dando todos os tipos de argumentos. Contudo, Deus-Parens manteve-se inflexível e não cedeu um passo sequer, por vezes explanando palavras amáveis ou rigorosas, apressou a tomada de decisão.

         Essa discussão entre Deus e os homens teve início no dia 24 de outubro chegando até a manhã do dia 26, e Oyassama que transmitia a intenção de Deus original, ficou sem descansar, sem dormir e sem se alimentar durante esse período. Vendo essa situação, o marido Zembee refletindo que lhe poderia custar a vida, deixou todas as cogitações humanas, renunciou as conveniências familiares, e respondeu dizendo: “Concedo-vos Miki”.

         Isto aconteceu por volta das 8 horas da manhã do dia 26 de outubro de 1838, data que marca o dia original da Revelação Divina. Exatamente há 176 anos.

         Conforme as palavras no início, este Caminho tem como ensinamento um grande objetivo que é salvar todas as pessoas do mundo sem nenhuma distinção. Oyassama nos ensinou a caminhada para cumprir essa missão, e ainda, a sua vida-modelo mostrada pessoalmente é o exemplo de como os filhos do Caminho devem passar o dia a dia.

         De acordo com a vontade de Deus-Parens, Oyassama começou o caminho da salvação caindo ao fundo da pobreza, se desfazendo de todos os bens materiais que a família possuía. Porém, essa atitude era incompreensível para as pessoas e por isso, foi desprezada, ridicularizada, achando que ela tinha ficado louca e não houve quem desse atenção aos seus ensinamento durante 20 anos.

         Pouco a pouco, foram aparecendo pessoas interessadas em receber a graça da salvação de doenças ou de problemas. Essa salvação teve início com a permissão do parto feliz, obiya yurushi.

         Deixou ensinado para todos nós o caminho da dedicação sincera à salvação através do Serviço Sagrado, Tsutome e da Concessão Divina, Sazuke.

         De uma forma geral, salvar quer dizer, tirar as pessoas de uma situação de dificuldades, como as calamidades, as guerras, ou ainda, de doenças e da pobreza. Contudo, sobre os problemas físicos, Oyassama ensinou através do Ofudessaki:

         Seja qual for o espírito de cada um, revelarei tudo seguramente no corpo.                           ED. XII-171

Ao ver isto, seja quem for, a limpeza do coração se realizará realmente por si só.          ED. XII-172

         Quer dizer que através das doenças, estimula a limpeza do espírito, ensinando que mostra sinais para reformar o coração. E é o mesmo com os problemas circunstanciais. É um aviso para nós que recebemos a orientação e para aquelas envolvidas.

Por isso, mesmo que sejamos curados pelo tratamento médico, se não fizermos a limpeza do espírito, se não purificarmos o coração para que corresponda ao desejo de Deus-Parens, não se torna no verdadeiro significado de termos sido salvos.

         Refletindo sobre a intenção contida nas doenças e nos problemas, devemos analisar e reformar a própria atitude do dia a dia e o uso espiritual, esforçando para que esteja de acordo com a vontade de Deus-Parens e Oyassama, ao mesmo tempo em que empenhamos na limpeza das poeiras espirituais.

         Sobre isso, na Instrução 3 que acabamos de ler, Shimbashira-sama deixou bem claro o seguinte ponto:

         A ambição é lamaçal sem fim. Purifiquem o espírito inteiramente. É o paraíso. HS. X-4

         Se ao menos o espírito for purificado completamente, tudo será somente prazer. ED. XIV-50

         Conforme esses versos, a vida plena de alegria e felicidade é também o modo de viver purificando o espírito.

         Agora é a época em que todos nós, filhos do Caminho, devemos entrar em ação e dedicar esforços na reforma do mundo, mostrando às pessoas a forma de viver purificando o espírito e ajudando uns aos outros.

 

Já sabemos que em janeiro de 2016, será realizada a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. E, como foi dito repetidas vezes, os decenários de Oyassama não são como aqueles em que se reúnem os parentes e as pessoas relacionadas para louvarem as virtudes, relembrando a personalidade da pessoa que retornou. Não é como uma cerimônia aos antepassados.

Nos decenários de Oyassama, visa-se principalmente contentar Oyassama eternamente viva, mostrando-lhe como estamos conseguindo fazer a evolução espiritual durante o período determinado dos três anos, mil dias.

 

         Deste modo, neste mês da comemoração dos 176 anos da Revelação Divina, é importante refletirmos novamente sobre o desejo de Deus-Parens demonstrado através da vida-modelo deixada pela Oyassama e renovarmos a nossa determinação de que diariamente nos esforçaremos na prática constante dos ensinamentos.

 

         No sábado da semana que vem, dia 12, será realizado no Dendotyo, a Assembleia do Yonomotokai. Muitas regionais estão fazendo dantai para o Dendotyo. Quem for participar, não esquecer de levar lençol e fronha. Quem for no sábado de carro, avisar com antecedência o Dendotyo, para reservar o lugar nos quartos.

 

         Agradecendo a presença e a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.

Boletim de setembro de 2013



Palestra de setembro de 2013

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de setembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.
        
Na Instrução 3 que acabamos de ler, está claro o desejo do Shimbashira-sama em relação ao trabalho do yoboku nessa época oportuna dos três anos, mil dias, que fazer a divulgação dos ensinamentos e a salvação das pessoas.
Assim, entre os seguidores deste Caminho, o yoboku é a pessoa que recebeu o inestimável dom do Sazuke. Como sabemos, para receber o Sazuke é preciso regressar a Jiba, fazer o juramento e começar a frequentar as preleções do Besseki, ouvindo o ensinamento por 9 vezes.
         Esse juramento é a determinação espiritual que fazemos a Deus-Parens prometendo estabelecer firmemente o ensinamento de Oyassama e praticar no dia a dia.
Como muitas pessoas fizeram esse juramento há muito tempo, vou ler tudo, para relembrarem o que nós prometemos a Deus-Parens naquele momento, antes de iniciar o Besseki. No juramento, tem-se:
         “O nosso Deus-Parens chama-se Tenri-Ô-no-Mikoto. Ele é o Deus original e verdadeiro que criou o mundo e os seres vivos, sem nenhum modelo para tomar como exemplo.
         Deus-Parens tomou a Oyassama, Nossa Mãe, como seu Sacrário e transmitiu a sua vontade ao mundo humano. Portanto, ouvimos pela primeira vez a vontade divina através de Nossa Mãe.
         Ela se chama Miki Nakayama.
         Deus-Parens criou os homens com o desejo de compartilhar da sua alegria vendo o seu viver feliz e jubiloso. Portanto, a vida plena de alegria e felicidade é, de fato, o objetivo supremo da vida humana.
         Vim a conhecer Deus-Parens através da sua orientação mediante ...................... e desde então tenho ouvido a respeito da sua vontade, porém, desta vez, regressei a Jiba para aprendê-la mais profundamente.
         Ouvi que Jiba é o lugar onde Deus-Parens reside e é praticado o Serviço Sagrado para a salvação da humanidade.
         Em Jiba, desejo aprender profundamente os ensinamentos de Deus-Parens, manifestar a minha devoção a Nossa Mãe e o voto de seguir a sua vida-modelo para satisfazer Deus-Parens e contentar o próximo.”
         Essa é a promessa feita por cada um de nós, yoboku, a Deus-Parens nesse dia original. Significa que através do Besseki, iremos aprender o ensinamento de Deus-Parens, vamos passar pela vida-modelo de Oyassama e renascer de modo que possamos nos tornar pessoas capazes de alegrar o próximo.
Este é o caminho que mais satisfaz Deus-Parens e é como Oyassama deseja que passemos o dia a dia, como um verdadeiro yoboku. Por isso, todos nós, através desse juramento, prometemos alegrar as pessoas fazendo a salvação.
         Além disso, na preleção que acontece após receber o dom do Sazuke, é dito para não esquecer a sinceridade desse dia e que é para passar por toda a vida com esse espírito, pois esse renascimento foi alcançado através da razão das preleções do Besseki. É ensinado que essa sinceridade é o espírito que salva as pessoas.
         O caminho da dedicação sincera à salvação não é para ser passado apenas por pessoas especiais, mas é um importante trabalho a ser realizado por todos os yoboku.
        
         Como caminho da dedicação sincera à salvação Oyassama nos ensinou várias coisas, mas podemos dizer que o mais relevante seja o Serviço e o Sazuke.
         O Serviço é o Serviço de Kagura realizado em Jiba e recebendo essa razão é que são realizadas mensalmente nas igrejas de cada região e localidade, a cerimônia mensal e as grandes cerimônias.
         Quando conduzirmos e dedicarmos a nossa sinceridade nesse Serviço e executarmos com o espírito de desejar a salvação das pessoas, Deus-Parens aceitando esse espírito, irá cortar a raiz das doenças e dos conflitos e concederá a graça de transformar o mundo.
         O Sazuke é ministrado para se receber o trabalho de Oyassama eternamente viva, solicitando a graça da cura da doença que está fazendo a pessoa sofrer e passar dificuldades. Atravé do Sazuke é manifestado as maravilhosas graças e com isso deve-se esclarecer sobre a existência de Deus-Parens, explicar sobre a razão de Oyassama eternamente viva e mostrar o ponto de apoio espiritual.
         O Serviço da cerimônia mensal é realizado uma vez por mês no dia permitido por Jiba. Por isso, não pode ser realizado em qualquer dia. Além disso, não deve ser realizado por uma pessoa. Todos os yoboku ligados à igreja devem se reunir e em união e completos, executar o Serviço. Não é uma dedicação somente de uma pessoa.
         A ministração do Sazuke não tem um dia definido, nem lugar e tempo e pode ser feito por uma pessoa. Deste modo, depende unicamente do espírito da pessoa fazer o trabalho da dedicação sincera à salvação.

         Desejando a salvação e ministrando repetidas vezes o Sazuke é que se recebe a graça de Oyassama. É concedida a graça de um excelente trabalho.
         A emoção de se receber a graça através do Sazuke anima tanto o espírito de quem fez a ministração como daquele que fez a solicitação e com isso renova-se a determinação de caminhar rumo à vida plena de alegria e felicidade. Deste modo, podemos ter a certeza e a convicção de seguir pelo caminho da dedicação sincera à salvação.
         Para isso, é necessário haver a manifestação da graça através da ministração do Sazuke, pois desejamos receber maravilhosas graças. Mas, no Mikagura-uta, tem-se:
Não façam pedidos absurdos, tornem o seu espírito único. HS. III-6
         A maravilhosa graça é quando um pedido difícil é aceito. Nós desejamos que um pedido difícil e até absurso possa ser aceito. Para isso, precisamos fazer que esse pedido absurdo, esse pedido que não tem razão seja transformado em um pedido que tenha razão. Então, o que precisamos fazer? No ensinamento de Deus-Parens, tem-se:
         “Acumulando mérito interior, é que a razão faz o efeito.” ID. 04.11.1898
         Significa que no dia a dia devemos deixar acumulado virtude. Com isso, no momento necessário, haverá o firme trabalho do Parens. Assim, não podemos negligenciar o acúmulo de mérito no dia a dia que é a coisa mais importante.
         Para poder receber o trabalho de uma excelente graça através da ministração do Sazuke, devemos participar mensalmente da cerimônia mensal da igreja solicitando a salvação de todas as pessoas. Este é o caminho da salvação das pessoas que deve ser passado por todos nós.
         Além disso, para acumular mérito, não devemos esquecer de fazer animados o hinokishin e praticar a divulgação e a salvação.
         É ensinado também que uma pessoa enferma, em uma situação muito grave, poderá receber até seis ministrações de Sazuke em um dia. Significa que Deus-Parens aceitará em um dia, seis vezes a solicitação. Ou seja, espera que esses pedidos sejam feitos com toda a sinceridade.
         Entretanto, não é para ser ministrado de uma vez as seis vezes, a não ser em caso de emergência. Normalmente, está determinado na parte da manhã, no almoço, ao entardecer, no jantar, de madrugada e ao amanhecer. Creio que com isso, está sendo observada a sinceridade do espírito de quem faz a salvação.
         Mas, sabemos que fazer as seis vezes nesses horários não é algo tão fácil assim. Se a pessoa estiver internada, fica mais difícil, sendo possível somente na hora da visita. Em casos assim, conseguimos fazer o Sazuke somente uma vez por dia.
         Mesmo que não consiga fazer o Sazuke, pode-se fazer o Serviço de Solicitação, considerando-o como uma ministração. Ou, dedicar o espírito na realização da Dança das Mãos dos Doze Hinos.
         Assim, quando a solicitação for feita com toda a sinceridade, nascerá a razão do possível em relação ao pedido inicialmente absurdo. Abrirá o caminho para um excelente trabalho, transformando para que o pedido seja aceito, ou seja, do recebimento da graça.
Nos Episódios da Vida de Oyassama, tem-se a passagem de Issaburo Massui fazendo o pedido de salvação da enfermidade da mãe.
Kiku, mãe de Issaburo Massui, ficou doente e, piorando gradativamente, chegou ao estado crítico. Issaburo esperou apreensivo o alvorecer e partiu da Vila de Izu-Shitijo. Regressou à Residência percorrendo a pé cinco quilômetros e meio. Apresentado, pediu a Oyassama: “Por favor, salve minha mãe da doença.” E recebeu a seguinte resposta:
“Issaburo, apesar do seu pedido, ela não se salvará.”
Como foi dito pela própria Oyassama, conformou-se e retirou-se da sua presença, voltando para casa. Porém, vendo a mãe sofrer com a moléstia, mudou de pensamento, e o desejo de que ela seja salva de qualquer maneira tomou conta de todo o seu ser.
Assim, regressou novamente à Residência e pediu outra vez: “Por favor, mesmo que seja impossível, salve-a.” Oyassama repetiu então:
“Issaburo, lamento muito, mas ela não se salvará.”
Ao ouvir isso, conformou-se naquele momento de que não havia outro jeito. Entretanto, chegando a casa e vendo a mãe sofrer, não pôde suportar. Andou novamente com passos pesados pelo caminho de quase cinco quilômetros e meio. Quando chegou à Residência, já era noite. Foi-lhe informado que Oyassama havia se recolhido para dormir, no entanto, solicitou mais uma vez: “Sei que é impossível, mas suplico-lhe, salve-a de qualquer modo.” Então, Oyassama disse:
“O espírito do filho que se conduz à causa da mãe já sem esperança, desejando salvá-la de qualquer modo; isto é a sinceridade. Sendo sinceridade, Deus aceitará.”
Recebendo estas gratas palavras, Kiku foi salva, ganhando a vida já perdida, e pôde viver até oitenta e oito anos de idade.

         Deste modo, por três vezes, conduziu até a Residência, andando mais de 30 quilômetros a pé, fez a solicitação a Oyassama e, finalmente, a sinceridade do filho que dedicou à causa da mãe foi aceita. O pedido inicialmente absurdo foi recebido e transformado em uma excelente graça. No Ofudessaki, tem-se:
         No dia a dia, o desejo do Parens é somente preparar meios para salvar. ED. XIV-35
        Se Tsukihi aceitar ao menos o espírito sincero, assegurará toda e qualquer salvação. ED. VIII-45
         Bem, vamos imaginar a seguinte situação que talvez já tenha acontecido com alguém. No aniversário, uma criança recebe uma camisa bem bonita do avô. Se ela vestir e sair mostrando alegremente, dizendo que foi um presente do avô, com certeza ele ficará contente, vendo a alegria do neto. Irá sentir que valeu a pena ter dado o presente, pois o netinho usou a camisa e ficou contente com isso.
         Creio que todos, quando damos um presente, ficamos contentes vendo a pessoa vestir ou usar esse presente com satisfação.
         Agora, numa outra situação, a criança ganha a mesma camisa, mas os pais, dizendo ser um presente do avô e que deve ser guardado com cuidado e usar somente em ocasiões importantes e ficar no fundo da gaveta, o avô ficará um pouco desapontado, pois não pôde ver a alegria do netinho usando o presente que ganhou.
Se demorar muito tempo para usar, a criança via crescer e depois nem vai servir mais. Para quem deu o presente, com o desejo de ser usado, não estará correspondendo com a sua vontade e, talvez, da próxima vez, irá pensar em dar outro presente.
         O mesmo pode ser dito em relação à razão do Sazuke. Se ministrar sempre o Sazuke, com alegria de ter recebido de Oyassama, ela vai ficar satisfeita vendo que valeu a pena ter dado para aquele filho. Ela estará observando satisfeita a imagem do filho ministrando o Sazuke, solicitando a salvação das pessoas.
 Ao contrário, se o filho guardar o Sazuke dizendo que é algo importante e que vai usar somente quando a vida estiver em perigo, ou quando for fazer uma grande salvação, e assim, deixar de ministrar com frequência, ao Parens é como se não tivesse valido a pena dar a concessão.
Assim, quando solicitar num momento de emergência, creio que será difícil o Parens conceder a graça. Não haverá virtude suficientemente acumulada para transformar aquele pedido difícil em uma maravilhosa graça.
         Ao ministrarmos frequentemente com o sentimento de alegria e gratidão por termos recebido de Oyassama será a maneira de fazermos a dedicação filial e de satisfazermos o Parens. Será o caminho para recebermos maravilhosas graças, transformando a nossa solicitação no pedido que tenha razão.
         Todos nós, yoboku, que somos instrumentos de Oyassama, devemos passar com o sentimento de contentá-la e de tranquilizá-la, ministrando sempre o Sazuke. É necessário passar o dia a dia com o pensamento voltado à Oyassama. Creio que essa seja a postura espiritual do yoboku para fazer as atividades do decenário.

Bem, este mês é realizado tanto no Japão como em muitos países, o Dia da Divulgação. Creio que em cada regional do Yonomotokai já tenha sido marcada a data da divulgação.
Vamos realizar o mitamasai no 4° domingo, dia 22, para homenagear os antepassados. Gostaria de contar com a presença de todos.
No dia 29, o Yonomotokai estará promovendo o tradicional Undokai, aqui no campo do Kyokai. Gostaria de viessem com toda a família para participarem desse alegre e animado evento.
         Mês que vem, vai ser comemorado os 176 anos da Revelação Divina. É o mês da realização da Grande Cerimônia de Outubro, o mês do aniversário da Tenrikyo. Assim, gostaria de contar com a presença e a participação de todos e de toda a família.

         Agradecendo a presença e a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.