Palestra
da Cerimônia Mensal de fevereiro do Dendotyo de 2014
Bom dia a todos.
As minhas felicitações pela magnífica
realização da Cerimônia mensal de fevereiro, tendo ao centro o Primaz, e também
com a reverência de muitos yoboku e fiéis vindos de diversas localidades.
Há poucos instantes, recebendo a razão
de Jiba, foi realizado alegremente e em harmonia o Serviço Sagrado e a Dança
das Mãos. Tenho a certeza de que Deus-Parens e Oyassama tenham aceitado a
sinceridade de todos e que estejam animados e satisfeitos com a nossa
dedicação.
Além disso, parabenizo os 76 formandos
do Shuyokai do Brasil que terminou ontem, após os seminaristas passarem 28 dias
se esforçando nos estudos da doutrina e no aprimoramento espiritual.
Gostaria de contar com a atenção das
senhoras, dos senhores e dos jovens, durante alguns minutos, onde procurarei
expressar um pouco do meu pensamento sobre a época oportuna deste decenário que
estamos passando.
Hoje gostaria de falar sobre o tempo.
Não é sobre o tempo quente, o calor que está fazendo. Vou falar sobre os
minutos, as horas, os dias que formam o tempo concedido a cada um de nós por
Deus-Parens.
Para todos os seres humanos do mundo,
Deus-Parens concede por igual o tempo. O período de 24 horas, ou seja, o tempo
de um dia é igual para todos. Ninguém neste mundo, mesmo o mais rico, o mais
poderoso ou o mais inteligente é capaz de criar por vontade própria 2 ou 3
horas a mais ou a menos.
A palavra ‘presente’ possui dois
significados: um indica o momento atual, o agora; o outro é algo que damos à
alguém ou que ganhamos, por exemplo no dia do aniversário.
Deus-Parens tem dado de presente a todos
os seres humanos o tempo, o momento atual, concedendo-nos a graça da vida, a
cada minuto, a cada hora, dia após dia. Por isso, é fundamental que nós, seus
queridos filhos, tenhamos a postura de viver valorizando cada minuto do nosso
dia a dia, usando o tempo concedido por Deus da melhor maneira possível.
Existe o seguinte ditado japonês:
“Aquele que pensa que amanhã poderá ver as belas flores de cerejeira, sakura,
não sabe que durante a noite poderá haver uma tempestade”.
Significa que se deixar para amanhã para
ir ver as flores de cerejeira, talvez não seja possível porque durante a noite
poderá vir uma tempestade e levar todas as flores.
Na verdade, ninguém sabe sobre o que
poderá acontecer amanhã. Para nós, o único momento certo e seguro é o agora.
Por isso, a questão está em como viver este agora.
O peso das horas para o estudante que
estudou o ano todo para o vestibular e não passou, é diferente para a criança
que esperou um ano para receber o presente de aniversário. O peso das horas
para a mãe que está no nono mês de gravidez e espera a criança nascer é
diferente para o rapaz que espera a namorada para um passeio.
Para cada pessoa, o tempo tem um valor
diferente e é sentido também de uma maneira diferente de acordo com cada
situação. Entretanto, no relógio, o tempo em horas, em minutos é exatamente
igual para cada pessoa, seja do estudante, da criança, da gestante e do namorado.
Para mim, neste momento, os 15 minutos
de palestra parecem uma eternidade. Falei somente três minutos, ainda. Parece
que o tempo não passa. A sensação de tempo aqui encima, falando, é totalmente
diferente quando se está sentado, apenas ouvindo.
Como os senhores podem ver, hoje, na
Cerimônia Mensal foi feito a oferenda de muitos produtos como nabo, pepino,
melão e doces. Mas, qual é a oferenda que mais contenta Deus-Parens?
Será que é a berinjela ou será que
Deus-Parens ficaria mais contente se tivesse feito a oferenda de abóbora, que
não temos?
Na verdade, a oferenda que mais contenta
Deus-Parens é a presença de cada um dos senhores, no dia de hoje, reverenciando
e participando da Cerimônia Mensal.
Pode-se dizer que o que mais contenta e
deixa satisfeito Deus-Parens e Oyassama é a oferenda do corpo e também do
inestimável tempo de cada yoboku e fiel que está presente aqui, no dia de hoje
participando da cerimônia mensal.
As oferendas dos produtos podem ser
feitos, e os instrumentos musicais podem ser preparados, mas sem a presença das
pessoas, não é possível realizar o Serviço Sagrado da salvação ensinado por
Oyassama.
Na igreja, às vezes, um fiel que não
pode fazer a reverência no dia da cerimônia mensal, pede para um familiar levar
a oferenda.
Se for frutas ou doces, pode-se comprar
e depois mandar para a igreja, pedindo para que seja oferendado. Com o dinheiro
pode-se fazer o mesmo, pedindo para alguém levar o envelope com a oferenda.
Mesmo que não tenha o dinheiro no momento pode-se pedir emprestado para fazer a
oferenda.
Entretanto, o tempo é algo que não pode
ser comprado e nem ser emprestado. Por isso, cada um de nós precisa se
preparar, deixando o tempo livre para ir até a igreja ou vir até o Dendotyo e
participar do Serviço Sagrado.
Não há nada mais importante e valioso
como oferendar o nosso precioso tempo para essa finalidade. Para fazer as
coisas de Deus, deixando de lado as nossas conveniências.
Se oferendar um nabo, teremos um nabo;
se for uma laranja, receberemos uma laranja. Assim, se oferendarmos o tempo,
receberemos de volta o tempo. Esta é a razão do céu. Este tempo nada mais é do
que o aumento do tempo de vida. Receber o tempo de vida suficiente para
desfrutar a vida plena de alegria e felicidade.
Todos nós estamos vivendo em uma linha do
tempo, em que ocorrem muitos fatos, sejam alegres ou tristes e inesperados. Na
sociedade, para a pessoa que teve uma boa chance ou oportunidade é dito: estava
no lugar certo e na hora certa. O
inverso, quando ocorre um desastre, costuma se dizer: estava no lugar errado e
na hora errada.
Quando estamos dirigindo o carro, já
percebemos que por alguns segundos a mais ou a menos, poderíamos ser envolvidos
por um acidente.
Receber a graça do tempo e do momento
exato, ou seja, do lugar certo e da hora certa, muda completamente o nosso
destino e a nossa vida. É por isso que devemos fazer a oferenda do nosso
precioso tempo a Deus-Parens para recebermos essa graça.
O tempo destinado a fazer diariamente o
Serviço Sagrado, de manhã e de noite, o tempo usado para a ministração do
Sazuke, e o tempo dedicado à igreja através do hinokishin.
Significa que quanto mais praticarmos o
ensinamento de Oyassama no nosso dia a dia mais tempo estaremos oferendando a
Deus-Parens. Mesmo que não façamos nada, o tempo vai passar do mesmo jeito.
Como foi lido na Instrução 3, o desejo
do Shimbashira-sama para os três anos, mil dias, é a prática da salvação por um
grande número de yoboku.
Em sua saudação de ano-novo, proferida
no dia 4 de janeiro passado, ele disse: “Dedicar-se à divulgação e à salvação é
muito importante. Porém, desejo que os senhores se esforcem também, nessa época
oportuna, para que muito mais yoboku possam evoluir espiritualmente no sentido
de corresponder ao desejo de Oyassama.”
Não é preciso dizer que esse desejo de
Oyassama é: “A partir de agora, farei a salvação.” Quanto mais yoboku, nessa
época oportuna, passar a fazer desse desejo de Oyassama como sendo o próprio
desejo e colocar em prática, mais próximo estaremos da concretização do mundo
de vida plena de alegria e felicidade.
No livro Episódios da Vida de Oyassama,
número 177, temos:
Oyassama sempre dizia:
“Não posso passar um único dia, sem que
salve ao menos uma pessoa.”
Essas suas palavras mostram claramente o
seu único desejo e o seu amor maternal de querer salvar os seus queridos
filhos.
As palavras de Oyassama desse episódio é
de 1885 ou 1886, quando já estava perto dos 90 anos de idade, e a opressão das
autoridades e a perseguição dos policiais se mostrava cada vez mais rígidas e
rigorosas.
Mesmo sendo presa por várias vezes na
delegacia e nos presídios, o sentimento de Oyassama era somente: “Não posso
passar um único dia, sem que salve ao menos uma pessoa.”
Creio que é com esse sentimento que
todos nós yoboku devemos passar os três anos, mil dias. A forma de corresponder
ao seu desejo é solicitar a graça da salvação da cura de uma doença ou a
solução de um problema todos os dias a Oyassama.
Oyassama espera que todos os yoboku, dia
a dia, trabalhem pela salvação e solicitem a graça para a pessoa que está enferma
ou passa por problemas.
Ao nosso redor, sabemos que existem
muitos yoboku que por vários motivos não conseguem praticar a salvação. Por não
ter tempo devido ao trabalho, por não saber explicar a doutrina ou por
sentir-se envergonhado de passar em casa em casa.
Entretanto, começar fazendo a
solicitação da graça a Oyassama é possível para qualquer pessoa.
É possível também fazer o Serviço de
Solicitação indo à igreja. Se houver pessoas passando por problemas ou sofrendo
com doenças, na hora do Serviço da manhã ou da noite, solicitar diariamente o
recebimento da graça.
Com certeza isso já é um grande começo
da prática da salvação que qualquer pessoa pode fazer todos os dias,
principalmente nessa época oportuna dos três anos, mil dias.
Antes de finalizar, a pedido do Primaz,
gostaria de reiterar o aviso e o convite para a participação de todos os
senhores do Encontro dos Yoboku, que é também uma atividade decenária muito
importante promovido pela Sede da Igreja.
Na palestra da Grande Cerimônia de janeiro
deste ano, Shimbashira-sama disse o seguinte em relação a este encontro:
“Neste ano será realizado de março a
junho, em aproximadamente 1700 locais, incluindo o exterior, o “Encontro dos
Yoboku” dos 130 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama.
Contudo, o significado não se encontra
em participar por ser um local próximo da sua moradia, mas sim, em reunir os
yoboku que moram na mesma região sem limitar-se a igreja filiada.
E participando do Encontro dos Yoboku,
espero que seja uma oportunidade de estender os laços da vida plena de alegria
e felicidade nas localidades, conhecendo e encontrando com os amigos da fé, e,
além disso, se animar e ajudar um ao outro.
Após a participação, avançar mais ainda
um ou dois passos para a salvação efetiva que cada um pode realizar, e ao mesmo
tempo, os yoboku que moram na mesma região venham a ter mais contato e que
ajudem um ao outro. Além disso, que trabalhem também nas comunidades com ações
que se tornem contínuas.” Essas foram as suas palavras.
Aqui no Brasil, o encontro terá início
no dia 1° de março, sábado, em três regionais.
Vamos dedicar o nosso valioso tempo em
chamar e levar conosco um ou dois yoboku e fiéis a mais para o encontro.
Ao destinarmos o nosso precioso tempo
para participarmos das atividades do decenário, e se passarmos os dois anos
restantes dos três anos mil dias, com o sentimento de: “Não posso passar um
único dia, sem que salve ao menos uma pessoa”, com certeza isso será aceito por
Oyassama como sendo a nossa sinceridade.
Como mérito, receberemos de Deus-Parens,
tempo suficiente, muitos e muitos anos, para passarmos e dedicarmos por mais 3,
4 decenários seguintes.
Pelo relógio, o tempo destinado a mim
para a palestra já terminou.
Entretanto, ainda temos o tempo de dois
anos para dedicarmos à salvação, visando os 130 anos do ocultamento físico de
Oyassama.
Prometendo continuar animado realizando
as atividades do decenário e agradecendo a atenção de todos os senhores,
encerro as minhas palavras.
Muito obrigado.
09.02.2014