sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Palestra Dendotyo fevereiro de 2014


Palestra da Cerimônia Mensal de fevereiro do Dendotyo de 2014


Bom dia a todos.

As minhas felicitações pela magnífica realização da Cerimônia mensal de fevereiro, tendo ao centro o Primaz, e também com a reverência de muitos yoboku e fiéis vindos de diversas localidades.

Há poucos instantes, recebendo a razão de Jiba, foi realizado alegremente e em harmonia o Serviço Sagrado e a Dança das Mãos. Tenho a certeza de que Deus-Parens e Oyassama tenham aceitado a sinceridade de todos e que estejam animados e satisfeitos com a nossa dedicação.

         Além disso, parabenizo os 76 formandos do Shuyokai do Brasil que terminou ontem, após os seminaristas passarem 28 dias se esforçando nos estudos da doutrina e no aprimoramento espiritual.

         Gostaria de contar com a atenção das senhoras, dos senhores e dos jovens, durante alguns minutos, onde procurarei expressar um pouco do meu pensamento sobre a época oportuna deste decenário que estamos passando.

Hoje gostaria de falar sobre o tempo. Não é sobre o tempo quente, o calor que está fazendo. Vou falar sobre os minutos, as horas, os dias que formam o tempo concedido a cada um de nós por Deus-Parens.

Para todos os seres humanos do mundo, Deus-Parens concede por igual o tempo. O período de 24 horas, ou seja, o tempo de um dia é igual para todos. Ninguém neste mundo, mesmo o mais rico, o mais poderoso ou o mais inteligente é capaz de criar por vontade própria 2 ou 3 horas a mais ou a menos.

A palavra ‘presente’ possui dois significados: um indica o momento atual, o agora; o outro é algo que damos à alguém ou que ganhamos, por exemplo no dia do aniversário.

Deus-Parens tem dado de presente a todos os seres humanos o tempo, o momento atual, concedendo-nos a graça da vida, a cada minuto, a cada hora, dia após dia. Por isso, é fundamental que nós, seus queridos filhos, tenhamos a postura de viver valorizando cada minuto do nosso dia a dia, usando o tempo concedido por Deus da melhor maneira possível.

Existe o seguinte ditado japonês: “Aquele que pensa que amanhã poderá ver as belas flores de cerejeira, sakura, não sabe que durante a noite poderá haver uma tempestade”.

Significa que se deixar para amanhã para ir ver as flores de cerejeira, talvez não seja possível porque durante a noite poderá vir uma tempestade e levar todas as flores.

Na verdade, ninguém sabe sobre o que poderá acontecer amanhã. Para nós, o único momento certo e seguro é o agora. Por isso, a questão está em como viver este agora.

O peso das horas para o estudante que estudou o ano todo para o vestibular e não passou, é diferente para a criança que esperou um ano para receber o presente de aniversário. O peso das horas para a mãe que está no nono mês de gravidez e espera a criança nascer é diferente para o rapaz que espera a namorada para um passeio.

Para cada pessoa, o tempo tem um valor diferente e é sentido também de uma maneira diferente de acordo com cada situação. Entretanto, no relógio, o tempo em horas, em minutos é exatamente igual para cada pessoa, seja do estudante, da criança, da gestante e do namorado.

Para mim, neste momento, os 15 minutos de palestra parecem uma eternidade. Falei somente três minutos, ainda. Parece que o tempo não passa. A sensação de tempo aqui encima, falando, é totalmente diferente quando se está sentado, apenas ouvindo. 

Como os senhores podem ver, hoje, na Cerimônia Mensal foi feito a oferenda de muitos produtos como nabo, pepino, melão e doces. Mas, qual é a oferenda que mais contenta Deus-Parens?

Será que é a berinjela ou será que Deus-Parens ficaria mais contente se tivesse feito a oferenda de abóbora, que não temos?

Na verdade, a oferenda que mais contenta Deus-Parens é a presença de cada um dos senhores, no dia de hoje, reverenciando e participando da Cerimônia Mensal.

Pode-se dizer que o que mais contenta e deixa satisfeito Deus-Parens e Oyassama é a oferenda do corpo e também do inestimável tempo de cada yoboku e fiel que está presente aqui, no dia de hoje participando da cerimônia mensal.

As oferendas dos produtos podem ser feitos, e os instrumentos musicais podem ser preparados, mas sem a presença das pessoas, não é possível realizar o Serviço Sagrado da salvação ensinado por Oyassama.

Na igreja, às vezes, um fiel que não pode fazer a reverência no dia da cerimônia mensal, pede para um familiar levar a oferenda.

Se for frutas ou doces, pode-se comprar e depois mandar para a igreja, pedindo para que seja oferendado. Com o dinheiro pode-se fazer o mesmo, pedindo para alguém levar o envelope com a oferenda. Mesmo que não tenha o dinheiro no momento pode-se pedir emprestado para fazer a oferenda.

Entretanto, o tempo é algo que não pode ser comprado e nem ser emprestado. Por isso, cada um de nós precisa se preparar, deixando o tempo livre para ir até a igreja ou vir até o Dendotyo e participar do Serviço Sagrado.

Não há nada mais importante e valioso como oferendar o nosso precioso tempo para essa finalidade. Para fazer as coisas de Deus, deixando de lado as nossas conveniências.

Se oferendar um nabo, teremos um nabo; se for uma laranja, receberemos uma laranja. Assim, se oferendarmos o tempo, receberemos de volta o tempo. Esta é a razão do céu. Este tempo nada mais é do que o aumento do tempo de vida. Receber o tempo de vida suficiente para desfrutar a vida plena de alegria e felicidade.

Todos nós estamos vivendo em uma linha do tempo, em que ocorrem muitos fatos, sejam alegres ou tristes e inesperados. Na sociedade, para a pessoa que teve uma boa chance ou oportunidade é dito: estava no lugar certo e na hora certa.  O inverso, quando ocorre um desastre, costuma se dizer: estava no lugar errado e na hora errada.

Quando estamos dirigindo o carro, já percebemos que por alguns segundos a mais ou a menos, poderíamos ser envolvidos por um acidente.

Receber a graça do tempo e do momento exato, ou seja, do lugar certo e da hora certa, muda completamente o nosso destino e a nossa vida. É por isso que devemos fazer a oferenda do nosso precioso tempo a Deus-Parens para recebermos essa graça.

O tempo destinado a fazer diariamente o Serviço Sagrado, de manhã e de noite, o tempo usado para a ministração do Sazuke, e o tempo dedicado à igreja através do hinokishin.

Significa que quanto mais praticarmos o ensinamento de Oyassama no nosso dia a dia mais tempo estaremos oferendando a Deus-Parens. Mesmo que não façamos nada, o tempo vai passar do mesmo jeito.

Como foi lido na Instrução 3, o desejo do Shimbashira-sama para os três anos, mil dias, é a prática da salvação por um grande número de yoboku.

Em sua saudação de ano-novo, proferida no dia 4 de janeiro passado, ele disse: “Dedicar-se à divulgação e à salvação é muito importante. Porém, desejo que os senhores se esforcem também, nessa época oportuna, para que muito mais yoboku possam evoluir espiritualmente no sentido de corresponder ao desejo de Oyassama.”

Não é preciso dizer que esse desejo de Oyassama é: “A partir de agora, farei a salvação.” Quanto mais yoboku, nessa época oportuna, passar a fazer desse desejo de Oyassama como sendo o próprio desejo e colocar em prática, mais próximo estaremos da concretização do mundo de vida plena de alegria e felicidade.

No livro Episódios da Vida de Oyassama, número 177, temos:

Oyassama sempre dizia:

“Não posso passar um único dia, sem que salve ao menos uma pessoa.”

Essas suas palavras mostram claramente o seu único desejo e o seu amor maternal de querer salvar os seus queridos filhos.

As palavras de Oyassama desse episódio é de 1885 ou 1886, quando já estava perto dos 90 anos de idade, e a opressão das autoridades e a perseguição dos policiais se mostrava cada vez mais rígidas e rigorosas.

Mesmo sendo presa por várias vezes na delegacia e nos presídios, o sentimento de Oyassama era somente: “Não posso passar um único dia, sem que salve ao menos uma pessoa.”

Creio que é com esse sentimento que todos nós yoboku devemos passar os três anos, mil dias. A forma de corresponder ao seu desejo é solicitar a graça da salvação da cura de uma doença ou a solução de um problema todos os dias a Oyassama.

Oyassama espera que todos os yoboku, dia a dia, trabalhem pela salvação e solicitem a graça para a pessoa que está enferma ou passa por problemas.

Ao nosso redor, sabemos que existem muitos yoboku que por vários motivos não conseguem praticar a salvação. Por não ter tempo devido ao trabalho, por não saber explicar a doutrina ou por sentir-se envergonhado de passar em casa em casa.

Entretanto, começar fazendo a solicitação da graça a Oyassama é possível para qualquer pessoa.  

É possível também fazer o Serviço de Solicitação indo à igreja. Se houver pessoas passando por problemas ou sofrendo com doenças, na hora do Serviço da manhã ou da noite, solicitar diariamente o recebimento da graça.

Com certeza isso já é um grande começo da prática da salvação que qualquer pessoa pode fazer todos os dias, principalmente nessa época oportuna dos três anos, mil dias. 

Antes de finalizar, a pedido do Primaz, gostaria de reiterar o aviso e o convite para a participação de todos os senhores do Encontro dos Yoboku, que é também uma atividade decenária muito importante promovido pela Sede da Igreja.

Na palestra da Grande Cerimônia de janeiro deste ano, Shimbashira-sama disse o seguinte em relação a este encontro:

“Neste ano será realizado de março a junho, em aproximadamente 1700 locais, incluindo o exterior, o “Encontro dos Yoboku” dos 130 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama.

Contudo, o significado não se encontra em participar por ser um local próximo da sua moradia, mas sim, em reunir os yoboku que moram na mesma região sem limitar-se a igreja filiada.

E participando do Encontro dos Yoboku, espero que seja uma oportunidade de estender os laços da vida plena de alegria e felicidade nas localidades, conhecendo e encontrando com os amigos da fé, e, além disso, se animar e ajudar um ao outro.

Após a participação, avançar mais ainda um ou dois passos para a salvação efetiva que cada um pode realizar, e ao mesmo tempo, os yoboku que moram na mesma região venham a ter mais contato e que ajudem um ao outro. Além disso, que trabalhem também nas comunidades com ações que se tornem contínuas.” Essas foram as suas palavras.

Aqui no Brasil, o encontro terá início no dia 1° de março, sábado, em três regionais.

Vamos dedicar o nosso valioso tempo em chamar e levar conosco um ou dois yoboku e fiéis a mais para o encontro.

Ao destinarmos o nosso precioso tempo para participarmos das atividades do decenário, e se passarmos os dois anos restantes dos três anos mil dias, com o sentimento de: “Não posso passar um único dia, sem que salve ao menos uma pessoa”, com certeza isso será aceito por Oyassama como sendo a nossa sinceridade.

Como mérito, receberemos de Deus-Parens, tempo suficiente, muitos e muitos anos, para passarmos e dedicarmos por mais 3, 4 decenários seguintes.

Pelo relógio, o tempo destinado a mim para a palestra já terminou.

Entretanto, ainda temos o tempo de dois anos para dedicarmos à salvação, visando os 130 anos do ocultamento físico de Oyassama.

Prometendo continuar animado realizando as atividades do decenário e agradecendo a atenção de todos os senhores, encerro as minhas palavras.
Muito obrigado.

09.02.2014