quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Boletim de fevereiro de 2013



Palestra de fevereiro de 2013


Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição para a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.
        
Em janeiro, a partir do dia 9 a 13, houve o 6° Curso Estudantil com a participação de 10 pessoas. Módulo 1, foram 4 pessoas, no módulo 2, 5 pessoas e no módulo 3, 1 pessoa. No Shuyokai, com duração de 28 dias, que termina semana que vem, temos 3 pessoas. Nos dias 25 a 27, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-juvenil com a participação de 35 pessoas do kyokai, com 21 crianças e mais 14 encarregados e pessoal de hinokishin.
Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual dos três anos, mil dias dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Mês que vem, teremos a partir do dia 11 de fevereiro, o Curso de Doutrina, Koshu de 5 dias.
Além disso, agradeço aos fukyoshotyos e representantes que foram ao Dendotyo mês passado para participarem da Visita de Doutrinação da Sede da Igreja, Hombu Junkyo, dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.
O reverendo Harunobu Nakayama, diretor da Sede, hombuin, veio de Jiba para dar as orientações da postura espiritual para os próximos três anos, mil dias de atividades do decenário.
Após esta Visita de Doutrinação da Sede da Igreja realizada no Dendotyo, acontecerá até maio deste ano, a doutrinação a todas as igrejas. Como somos ligados diretamente ao Dendotyo, a doutrinação em nosso kyokai será no dia da cerimônia mensal de abril, com a presença do Primaz, Tyotyossama.
Hoje, estou distribuindo a carta de convocação dos yoboku do nosso kyokai para que participem sem falta e todos juntos recebermos essa orientação para os 130 anos do ocultamento físico de Oyassama, seguindo a Instrução 3.
Na verdade, não é apenas para os yoboku, mas gostaria que avisassem os demais familiares sobre essa visita de doutrinação. Além do mais, será no mês do aniversário de Oyassama e com certeza o melhor presente que poderemos dar a ela, será a presença e a participação de um grande número de pessoas.

Assim, hoje gostaria de falar sobre a missão do yoboku, como instrumento de Oyassama.
Na Revelação Divina, no dia 26 de outubro de 1838, Deus-Parens afirmou que deseja salvar igualmente todas as pessoas do mundo, sem distinção. Deus-Parens se revelou ao mundo tomando Oyassama como seu Sacrário para salvar toda a humanidade por haver a intenção de compartilhar vendo o viver alegre e feliz dos seres humanos. O desejo de Deus-Parens é ver a transformação do mundo para o de vida plena de alegria e felicidade e isso correrá quando ensinamento do Caminho for transmitido amplamente para todos os locais do mundo.
         Então, como Deus-Parens tem feito os preparativos da salvação do mundo? Não é preciso dizer que é através do trabalho da dedicação sincera à salvação dos yoboku que são os instrumentos de Oyassama.
Sobre isso, na Doutrina de Tenrikyo, tem-se:

“A alegria de ter sido salvo encontra expressão nos atos espontâneos de salvar os outros. Aqui, o homem torna-se um material para a construção do mundo de vida plena de alegria, desejado por Deus-Parens. Eis porque foi denominado de yoboku, que significa madeira de lei ou usável.
Deus-Parens procura atrair muitos yoboku, pelo seu veemente desejo de salvar os seres humanos.

Uma palavra! A instância do espírito de Deus
consiste somente em reunir as madeiras usáveis.    Of. III-128
Das madeiras usáveis, não falo de poucas,
pois desejo muitas árvores usáveis.      Of. III-130
A razão por que espero estas pessoas é por querer
salvar igualmente todos os meus filhos.        Of. XIII-85

Entre os yoboku, não há qualquer discriminação por sexo e nível socioeconômico. Ainda que haja diferença relativa à incumbência segundo o tempo e o lugar, todos são, sem dúvida, igualmente yoboku ou material humano de Deus-Parens, em razão da identidade dos seus espíritos.”

Assim, tendo a igreja como local onde as pessoas se reúnem e desenvolvem a atividade da dedicação sincera à salvação desejada por Oyassama, devemos transmitir amplamente esse ensinamento e aumentar cada vez mais o círculo da vida plena de alegria e felicidade.
         Todas as pessoas que seguem este Caminho foram atraídas e pertencem a uma igreja ou casa de divulgação. Cada pessoa ou família tem o seu dia original quando iniciou a fé, ou seja, foi atraída por Deus-Parens para o Caminho. Os motivos são os mais variados.
Pode ser que passou a frequentar a igreja após receber uma maravilhosa graça da cura da doença, que conseguiu solucionar um grave problema ou que foi convidado por alguém e ficou profundamente impressionado ao ouvir os ensinamentos.
O fato de se reunir em determinada igreja é porque existe a intenção de Deus-Parens. Deus-Parens, com o desejo de usar a pessoa nos trabalhos da dedicação sincera à salvação é que atraiu para a igreja.
         Assim, todos nós que fomos atraídos ao Caminho, somos recursos humanos escolhidos por Deus para a construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade. Somos yoboku de Deus-Parens. Por isso, através dos fatos que são mostrados ao nosso redor devemos refletir o desejo e a intenção do Parens e fazer com que o nosso espírito e a nossa atitude correspondam a essa intenção. Em relação ao yoboku, Deus-Parens ensinou:
         Gradualmente, o Parens, que iniciou este mundo, se introduzirá em todas as madeiras usáveis. ED. XV-60
         Se o Parens, que iniciou este mundo, se introduzir no corpo, não sabem o que poderá realizar. ED. XV-61
         São versos de profundo significado e muito gratificantes. O Parens que iniciou o mundo e os seres humanos irá se introduzir em todos os yoboku para trabalhar. Deus-Parens, introduzindo-se nos yoboku, a começar da temperatura, da umidade e da respiração, concedendo todas as providências, está ensinando que não podemos nem imaginar como seria o trabalho realizado pelo yoboku.
Antes de finalizar, gostaria de agradecer a todos que ajudaram nas despesas para o regresso a Jiba que vai ser na semana que vem, dia 12 e a volta será no dia 28. Vamos participar do curso chamado Kyokaityo Oyasato Taimo Juku. É um curso voltado para os kaityos e esposas com menos de 50 anos e mais de 6 anos no cargo. Através de palestras e debates, visa aprofundar o conhecimento e a missão como kaityo e também da orientação e encaminhamento da fé das novas gerações, garantindo a continuidade da fé das famílias da igreja para todo o sempre.
Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação na cerimônia mensal de fevereiro, termino as minhas palavras. Muito obrigado.