quarta-feira, 2 de maio de 2018

Boletim de abril de 2018



Palestra de abril de 2018


Antes da minha palestra, hoje o diretor Fabio Onoda, da Associação dos Moços, Seinenkai do Brasil, irá transmitir a mensagem da associação para os jovens.
No mês de junho, estaremos recebendo a grata e honrosa presença do Presidente mundial do Seinenkai, Daissuke-sama que é também filho e sucessor do Shimbasira-sama. Hoje, veio convidar principalmente os jovens desbravadores do Kyokai a participarem da Assembleia Geral, onde a meta é reunir 1000 associados. Assim, gostaria de contar com a atenção de todos.

        
Muito obrigado ao diretor Fábio, que trouxe as informações relativas à visita do Daissuke-sama e das atividades da comemoração dos 100 anos de fundação do Seinenkai, a ser realizada em outubro próximo. Espero que do nosso kyokai, muitos jovens do Seinenkai possam estar participando da assembleia em junho e no centenário em outubro.
Além disso, creio que receber a presença do Daissuke-sama é uma alegria para todos nós, yobokus e fiéis do Brasil. Por isso, como forma de manifestar o nosso agradecimento pela sua vinda ao Brasil, não só os jovens, mas espero que todos estejam no Dendotyo, participando das atividades.

Bem, os meus sinceros agradecimentos a todos pela presença e participação no tsukinamisai de abril. Agradeço a todos pela dedicação aos afazeres do kyokai e também nas atividades do Caminho no dia a dia. Muito obrigado.
Ontem a noite acabei de voltar do Dendotyo, onde foi realizado o Curso de Sucessores do Caminho, durante dois dias, sexta e sábado. Este curso realizado pela Sede da Igreja e tendo como responsável geral, Daissuke-sama, teve a participação de 350 pessoas de 20 a 40 anos de idade. Do nosso Kyokai, tivemos a participação de 10 pessoas. Muito obrigado aos participantes. Eu também fui escalado para fazer a palestra neste curso.

Neste mês, estamos comemorando os 220 anos do nascimento de Oyassama. Há instantes, ao realizarmos a Cerimônia Mensal de abril, juntamente, comemoramos o seu aniversário. Sem dúvida alguma, para todos nós, é um mês de imensa alegria e tenho certeza de que Oyassama esteja contente com a dedicação dos presentes e tenha aceitado a sinceridade.
         Bem, como todos já sabem, de acordo com a intenção de Deus-Parens, Oyassama nasceu no dia 18 de abril de 1798, distante 4 quilômetros da atual cidade de Tenri, na vila chamado Sanmaiden. Nasceu como sendo a filha mais velha de Hanshiti Massanobu e Kinu Maegawa.
         Desde pequena foi muito bondosa e carinhosa, não dando trabalho para a mãe e junto com ela aprendeu a costurar e a tecer, fazendo sacolinhas de pano que depois enchia de balas e doces e dava para as crianças da vila.
         Nas épocas atarefadas da colheita, reunia os filhos dos vizinhos e brincava com eles, enquanto os seus pais trabalhavam arduamente nas plantações.
         Assim, cresceu sendo admirada pelos familiares e pelos vizinhos e, ao chegar aos 13 anos, casou-se com Zembee Nakayama, indo morar na vila de Shoyashiki.
         Foi uma esposa atenciosa e uma nora dedicada para com os sogros, além de ser cuidar de todos os afazeres domésticos, tratando com respeito e consideração os empregados e amigos da família.
         Depois disso, com a chegada do tempo predeterminado, em 26 de outubro de 1838, tornou-se Sacrário de Deus-Parens, passando a transmitir o derradeiro ensinamento da salvação dos homens, através de prática no dia a dia, como também deixou registrado através do pincel.
         Através dos 50 anos da vida-modelo, ensinou paciente e com perseverança a maneira de fazermos a transformação espiritual para que pudéssemos concretizar a vida plena de alegria e felicidade.
         Durante os 50 anos da vida-modelo, ela passou por inúmeros sacrifícios. Ao cair no fundo da pobreza, passou anos e anos por rigorosos invernos se aquecendo apenas com fogueiras de gravetos e folhas secas, muitas vezes sem óleo para as lamparinas, trabalhando a noite somente com a luz do luar e, no verão, não tinha tela e nem mosquiteiro para se proteger dos pernilongos e outros insetos.
         Porém, de acordo com os seguintes versos do Ofudessaki:
         Não digam nada acerca das coisas atuais, pois será avistado o amplo caminho do porvir. Of. III-36
         Qual seja o caminho atual, não o lamentem. Tenham prazer com o caminho real do porvir. Of. III-37
         Assim, segundo esses versos, mesmo em meio às dificuldades, animou e incentivou os filhos, explicando-lhes sobre os dias de alegrias que estavam por chegar, e ela mesma passou sempre animada e alegre por quaisquer circunstâncias.
         Depois de quase 20 anos, começaram a surgir os primeiros fiéis e o seu ensinamento passou a se propagar pelas redondezas, chegando primeiramente a ser conhecida com a deusa do parto, pois através da permissão do parto feliz, obiya yurushi, muitas mulheres foram salvas de complicações pós-parto.
         Como sabemos, este foi o início da propagação do seu nome ao mundo e pouco a pouco, o caminho da fé dói se expandindo. Entretanto, surgiram as difamações e os ataques dos monges e sacerdotes, além da incompreensão e da desconfiança das autoridades, sendo muitas vezes agredida e sofrendo violências.
         Mesmo dentro destas adversidades, ensinou o Serviço do Kagura e a Dança das Mãos, como sendo o meio para a salvação de todas as pessoas. Esclareceu a Jiba original, local da criação dos seres humanos e mostrou o caminho da dedicação sincera à salvação.
         Enquanto isso, continuaram as perseguições e foi presa 17 ou 18 vezes, quer no rigoroso inverno ou no calor intenso. Porém para ela, isso não significava nenhum sacrifício, muito pelo contrário, sempre saía animada e alegre, dizendo que estava indo fazer a divulgação nos altos montes.
         Tudo isso foi somente pensando em acelerar a evolução espiritual dos seus queridos filhos e, sem dúvida alguma, isso só foi possível por que ela era senão a mãe de toda a humanidade.
         Por todo esse tempo, acelerou a realização do Serviço de Kagura, mas sentindo que a indecisão e a hesitação das pessoas perante a realidade de que a cada execução do Serviço lhe custava ser presa, no dia 26 de janeiro de 1887, ocultou-se fisicamente, aos 90 anos de idade.
         Porém, mesmo abreviando 25 anos de sua vida natural, através do Ossashizu, Indicação Divina, esclareceu que ela permanece viva, e continuará para sempre na residência original, protegendo e zelando pela evolução de todos os seus queridos filhos.
Assim, no dia de hoje em que comemoramos o seu aniversário, refletindo qual seria o melhor presente que poderíamos dar a Oyassama, podemos chegar à conclusão de que o melhor presente é fazer de acordo com a vontade de Oyassama. Fazer de acordo com a vontade de Oyassama significa a nossa determinação de praticarmos o seu ensinamento no dia a dia.
Por isso, para deixarmos Oyassama contente e satisfeita no mês do seu aniversário, vamos renovar a nossa determinação e prometer firmemente de que iremos sempre seguir de acordo com os seus ensinamentos. Com certeza este é o caminho correto para chegarmos a concretização da vida plena de alegria e felicidade.        
         Mudando de assunto, gostaria de deixar o convite para que todos participem do Dia do Hinokishin no próximo dia 1° de maio. A regional de São Paulo, como acontece todos os anos, estará realizando o hinokishin no parque da Independência, no Ipiranga, à partir das 9 horas da manhã e está sendo solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível.
Semana que vem, no Dendotyo, sábado haverá o Otsutome manabi e o Concurso de Koteki do Shonenkai e a noite o festival Tenri Matsuri.
         Favor levar lençol e fronha.
         Assim, termino as minhas palavras.
         Vamos fazer a reverência e cantar a música de aniversário para Oyassama.
         Muito obrigado.