quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Palestra de setembro de 2014

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar do Tsukinamisai de setembro. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, principalmente nas atividades do decenário de Oyassama, e aos trabalhos em benefício do Kyokai.
Gostaria de agradecer também pela dedicação de todos no mês passado, quando comemoramos com muita alegria os 60 anos de fundação do Kyokai. Graças ao hinokishin de muitas pessoas que durante os últimos meses vieram para fazer os preparativos é que foi possível realizar a comemoração com muito sucesso.
Recebendo a graça de um excelente tempo e com a presença do Tyotyossama, esposa, convidados do Japão e do Brasil e fiéis, somando mais de 320 pessoas, um número além do esperado de pessoas, pudemos fazer magnificamente a festa de 60 anos de fundação. Muito obrigado a todos.

         Relembrando algumas palavras do Tyotyossama em sua palestra no dia da comemoração, além de falar sobre a história do Kyokai que começou há mais de 60 anos, explicou o significado de se fazer a comemoração a cada 10 anos. Ele disse:
         “A cada 10 anos, realizamos a Cerimônia Comemorativa da Fundação da Igreja, mas o mais importante é, recordando seriamente o dia original da igreja, fazermos mutuamente os votos de avançarmos em novas caminhadas com espírito de unidade.
         Nessa disposição espiritual, creio que, de acordo com as proteções de Deus-Parens, receberão as proteções para a razão da denominação da igreja se prosperar por todas as gerações.”
         Significa que não podemos esquecer o dia original da igreja, onde os nossos antepassados e mestres antecessores que estavam se dedicando fervorosamente na fé, fazendo a divulgação dos ensinamentos e a salvação das pessoas, para avançar ainda mais neste Caminho, desejaram a todo custo, receber a permissão de fundar esta igreja.
         Isso aconteceu há mais de 60 anos e logicamente a maioria das pessoas que estavam presentes na época da fundação já retornaram. A fé foi passando de geração para geração e o espírito das pessoas também vai se transformando.
         Fundar a igreja significava ter um local apropriado para reunir as pessoas, os yoboku e fiéis para em primeiro lugar realizar o Serviço Sagrado, solicitando a salvação das pessoas a Deus-Parens e a Oyassama. E isso continua até os dias de hoje, como acabamos de fazer a cerimônia mensal, realizando o otsutome.
         Assim, ao darmos continuidade à fé, sem esquecermos o dia original da igreja e também da origem da fé da cada família, se dedicando ao máximo aos trabalhos deste Caminho é que receberemos a graça e a proteção de crescer e prosperar cada vez mais.
         Sobre a importância da continuidade da fé, temos a seguinte Indicação Divina:
É continuando que se diz caminho. O que não tem continuidade não se diz caminho. IND. 21/05/1906
Significa que à medida que as gerações vão se sucedendo, recebemos as virtudes e herdamos a alegria da fé.
Dentro do próprio caminho trilhado com seriedade, somos envolvidos de emoção pelas novas graças recebidas dia a dia, e podemos sentir uma enorme alegria que as pessoas da primeira ou da segunda geração não tiveram a chance de apreciar.
Podemos dizer que a missão das pessoas que vêm depois e dão continuidade está em avançar no crescimento espiritual muito maior que não pôde ser alcançada pelas gerações anteriores.
É ensinado que a razão se aprofunda mais na segunda geração do que na primeira, mais na terceira geração do que na segunda, tornando-se assim, a razão de todas as gerações. No entanto, como é a realidade atual?
À medida que as gerações vão se sucedendo na fé, pode ser que aconteça o contrário dessas palavras. Nasce a acomodação pela vida cômoda e sem problemas, e isso acaba se tornando algo lógico, dando a impressão de não haver necessidade de seguir a fé religiosa.
Isso pode significar que o sentimento de gratidão está se tornando mais fraco. Talvez o nosso conhecimento sobre a doutrina e o ensinamento seja maior que a dos antepassados que quase não tiveram a oportunidade para estudar, mas pode ser que pela comodidade e pelas facilidades que estamos passando hoje, temos deixado de colocá-las em prática no cotidiano.
O ensinamento desse Caminho se expandiu graças aos nossos antecessores, que sentiram uma grande emoção ao receberem a graça da salvação, e por isso, trilharam com o espírito sincero o caminho para retribuir a gratidão, ou seja, fazendo a salvação das pessoas.
Porém, se não tomarmos cuidado, à medida que as gerações vão se sucedendo na fé, a emoção e a alegria por receber as graças de Deus-Parens vão ficando enfraquecidas. Isso seria como se estivéssemos desperdiçando a razão da dedicação acumulada pelos nossos antepassados.
Recebendo a salvação, os nossos antecessores fizeram a determinação espiritual para retribuir essa graça. Para nós, que herdamos esse sentimento, é de grande importância saber a forma como eles trilharam o caminho da retribuição das graças e transmitir isso para as próximas gerações.
Assim, se acumularmos essa caminhada que está de acordo com o sentimento de retribuição e gratidão, será como Oyassama disse:
“A razão irá se aprofundar mais na segunda do que na primeira geração, e mais na terceira do que na segunda geração.”
A retribuição das graças recebidas de Deus-Parens é feita tornando-se um yoboku capaz de contribuir com a concretização do mundo pleno de alegria e felicidade que Deus-Parens almeja, e também trabalhar pelo aumento do número de yoboku.
Atualmente, em face dos 130 Anos de Ocultamento Físico de Oyassama, nós estamos nos esforçando para que cada yoboku se esforce na prática da salvação. Sobre isso, ao final da palestra ele disse:
“Observando a época oportuna, significa que agora é o segundo ano das atividades de divulgação visando os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.  Compreendendo a importância desta razão, todos devem se unir em harmonia e fazer deliberações, e ficar firmemente determinados para que nem uma gota de água escape, ou seja, se todos se empenharem ao máximo nessa época oportuna, poderão receber a onipotente providência de Deus-Parens.              
Acredito que a finalização das atividades para o Decenário de Oyassama deve consistir em levar o maior número de pessoas a Jiba e agradecer a Oyassama eternamente viva.
Embora a distância entre o Brasil e Jiba seja muito grande e haja também uma carga econômica muito pesada, se tivermos o espírito de querer regressar a Jiba a todo o custo, tenho a certeza de que haverá a graça de Deus-Parens e o caminho irá se abrir amplamente.”
Estas foram as suas palavras. Ou seja, Terminamos uma meta que era a comemoração dos 60 anos de fundação. Porém, temos um objetivo muito maior que é o decenário de Oyassama. Faltando um ano e quatro meses, precisamos trabalharmos firmemente para que no ano do decenário, um grande número de fiéis do nosso kyokai possam fazer o regresso a Jiba.
Por esse motivo, o Dendotyo, a partir de outubro deste ano, até fevereiro do ano que vem, realizará a visita de doutrinação, junkyo.
Este junkyo é para promover a concretização da determinação espiritual das atividades missionárias feita por cada kyokai em 2012. Ou seja, para atingir as metas do número de seminaristas para koshu e shuyokai, para os novos yoboku e participantes do curso de habilitação de mestre, kyoto shikaku koshu.
Vamos receber a doutrinação no Taisai do mês que vem, dia 5 de outubro. A palestra em japonês será do diretor do Dendotyo, reverendo Tsutomu Imai e em português do kaityo da igreja Nippaku, reverendo Roberto Watanabe. Deste modo, gostaria que avisassem todos os familiares para participarem da Taisai, no mês que vem.        
Bem, este mês é realizado tanto no Japão como em muitos países, o Dia da Divulgação. Creio que em cada regional do Yonomotokai já tenha sido marcada a data da divulgação.
Semana que vem, no sábado, dia13, será realizado a Assembleia Comemorativa dos 60 anos de Fundação da Associação Feminina, Fujinkai do Brasil. Espero que as associadas do kyokai participem do evento que contará com duas diretoras que virão especialmente de Jiba.
Vamos realizar o mitamasai no 4° domingo, dia 28, para homenagear os antepassados. Gostaria de contar com a presença de todos.
Gostaria de pedir coisas para o bazar a ser realizado no dia 8 de novembro próximo.
         Agradecendo a presença e a participação de todos, termino as minas palavras.

Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário