quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Palestra de junho de 2014

        Os meus sinceros agradecimentos a todos os presentes que vieram participar e reverenciar a cerimônia mensal de junho do Kyokai. Agradeço também pela dedicação aos afazeres do Caminho e também pela sincera contribuição visando os 60 anos de fundação a ser comemorado no dia 3 de agosto próximo.
         Agradeço também a todas as pessoas que tem vindo fazer o hinokishin aqui no kyokai, para os preparativos da comemoração e deixo feito o pedido para que mais pessoas, seja durante ou no final de semana venham participar do hinokishin.

Hoje, gostaria de falar sobre a razão de Oyassama que continua eternamente viva.
Oyassama nasceu com a alma predestinada de mãe da criação dos seres humanos, e com a chegada do tempo predeterminado, foi determinada como Sacrário de Deus-Parens. Abriu o derradeiro ensinamento, transmitindo intenção de Deus-Parens através da boca e do pincel, fez os preparativos do caminho da dedicação sincera à salvação, isto é, ensinou o Serviço de Kagura e entregou o Sazuke e ocultou seu corpo.
Após ocultar o corpo físico, continuou a nos proteger e orientar com a razão eternamente viva mostrada através das repetidas Indicações Divinas.
Depois de ter concedido como amuleto prova, omamori, todas as vestes vermelhas usadas por Oyassama, ao consultar as indicações, em março de 1890, foi orientado para costurar as vestes vermelhas e solicitar para que a vista, e continuou:
“Estou residindo até agora. Não tenho aonde quer que seja. Devem refletir vendo o dia a dia do caminho”. E ainda:
“Quimono simples no verão e quimono com forro no frio. Façam peças das respectivas estações do ano. Trabalharei vestindo-as. Apenas não podem ver a imagem. É a mesma coisa. Somente não há imagem”. (IND. 17-03-1890)
Está dizendo que não se pode ver a imagem, contudo, permanece na residência original como veio até então e estará trabalhando da mesma maneira. Esta razão do trabalho é manifestada, dia a dia, no Caminho.
A maior prova mostrada são as Indicações Divinas expressadas através do Honseki. Ainda, são as diversas salvações maravilhosas mostradas com a ministração do Sazuke largamente entregue após o seu ocultamento físico.
As salvações maravilhosas manifestas aqui e acolá onde se dirige um yoboku, fazem aprofundar mais a convicção dos trabalhos de Oyassama e o Caminho foi se expandindo como o fogo na planície.
Em dezembro de 1874, começou a entregar pela primeira vez o Sazuke para a salvação dos problemas do corpo, isto é, o Sazuke do sopro, o do alimento cozido, o da dança das mãos e o da dança das mãos do Kanrodai. Sobre a entrega do Sazuke do Sopro a Guissaburo Nakata, tem-se o seguinte relato:
Oyassama lançava o sopro no papel e entregava-o aos seguidores. Foi o início do papel do sopro, porém, o número dos seguidores aumentou e a Oyassama sozinha não dava mais conta. Então, disse a Guissaburo Nakata: “Fique ao meu lado e venha a lançar o sopro no papel.” Assim, significa que o papel do sopro em que a Oyassama lançou o sopro e o papel do sopro em que Guissaburo Nakata lançou o sopro tem mesma razão, o mesmo valor. Isso pode ser dito também a respeito do Sazuke da Dança das Mãos, que recebemos atualmente.
A eficácia do Sazuke é mostrada à razão ou a verdade do espírito. Portanto, é através do Sazuke que podemos sentir que Oyassama está trabalhando como em vida, e esse Sazuke é o maior tesouro de um yoboku.
Vou citar alguns exemplos de seu trabalho e orientação que aparecem no livro Episódios da Vida de Oyassama.
Um desses exemplos é o episódio 88 - “Livrando-o do perigo”.
O marinheiro Unossuke Tosa regressou a Jiba para agradecer por ter sido salvo de um naufrágio no mar do norte do Japão. Ao lado de manifestar agradecimento a Deus-Parens diante do Kanrodai, fez a determinação de seu futuro. Efusivo e contente estava relatando a ocorrência aos veteranos ali presentes, quando um deles acertou o dia e a hora do acontecido e contou-lhe:
“Nesse dia, Oyassama abriu a porta corrediça do lado norte do seu quarto, ficou de pé e, abrindo o leque do Serviço e voltada para o norte, ficou chamando por alguém durante algum tempo: 'Oi, oi!'
Ao ouvi-lo, Unossuke ficou profundamente comovido, foi logo diante de Oyassama e, em lágrimas, disse:
“Muito obrigado por ter salvo a minha vida já perdida.”
E Oyassama confortou-o:
“Fiz regressar livrando-o do perigo.”
Unossuke determinou então o espírito de avançar na dedicação sincera à salvação, deixando a sua atividade de marinheiro.
A atitude cotidiana de sua fé e a oração séria sob a tempestade deve ter alcançado Oyassama, que, percebendo o perigo do filho do Caminho que estava bem longe, estendeu-lhe a mão da salvação.
Creio que fatos semelhantes ocorrem nos dias de hoje. Quando um filho do Caminho cair em situação difícil, se pedir determinando o espírito, a sua sinceridade alcançará Oyassama que está trabalhando como em vida, concedendo a orientação e a salvação.
Os exemplos do trabalho de Oyassama, embora ela não esteja visível na nossa presença, estão evidenciados no episódio 44 – Dia de Neve – sobre o regresso a Jiba de Lin Masui; no episódio 139 – Trazendo o Furafu e no episódio 162 – No Lugar dos Filhos.
Todos eles narram a condução e a orientação de Oyassama, aceitando a sinceridade dos filhos.
Nesses episódios estão relatados a graça concedida a Lin Massui que regressou andando de Osaka, com dificuldade no meio da neve e quase caiu de uma ponte bem estreita. Ao chegar à Residência, Oyassama disse a Lin: “Foi Deus-Parens que a trouxe de regresso guiando-a pelas mãos. Escorregou aqui e ali, foi muito difícil, não? Mas, mesmo nessa dificuldade esteve contente. Deus-Parens aceita plenamente. Aceita tudo e concede graças.”
Temos também o aspecto da Oyassama cansar-se no lugar dos seguidores regressantes de longe a Jiba. Foi quando Kunissaburo Moroi, partiu de regresso a Jiba acompanhado de 10 fiéis. Fizeram o percurso de navio, de jinriquixá e andando durante vários dias. Ao chegarem à Residência, ficaram sabendo que há alguns dias Oyassama vinha dizendo: “Estou cansada, cansada. Virão filhos de longe. Vejo-os, vejo-os.” Mesmo sendo uma viagem longa e cansativa, Kunissaburo e os fiéis chegaram sem sentirem cansados.
Em outro episódio, temos que Oyassama dizia de vez em quando:
“As minhas pernas estão adormecidas.” Ou, “Sinto-me cansada.”
As pessoas ao redor estranhavam, pois Oyassama não tinha feito algo para se sentir tão cansada, mas nesse dia ou nos dias seguintes sempre vinham fiéis de longe, sempre muito animados. Diziam que mesmo terem andado bastante, regressaram sem se sentirem cansados. Isso era graças a Oyassama, que se cansava na Residência no lugar dos seus filhos. Ela cansava-se pelos queridos filhos que regressavam de locais distantes.
Quanto às pessoas que regressaram a Jiba sem sentir cansaço embora tenham percorrido longas distâncias, e às pessoas que não se cansaram servindo com afinco na Residência; se a Oyassama não se manifestasse “As minhas pernas estão adormecidas” - ficaríamos sem saber que ela se cansava em lugar deles. Nesse sentido, creio que, mesmo agora têm muitos casos da Oyassama estar cansada em nosso lugar sem que percebamos, quando dedicamos com toda sinceridade na salvação.
Não há dúvida de que, mesmo agora, Oyassama está vendo a jornada dos filhos do Caminho nos locais perigosos, ora auxiliando, ora guiando pelas mãos.
Sobretudo, indo na frente ou antecipando-se, a Oyassama está vendo e conduzindo pelas mãos os yoboku que servem no Caminho da dedicação sincera à salvação.
         Principalmente nessa época oportuna do Decenário, faltando um ano e meio para os 130 anos, com a convicção que de Oyassama sempre viva está trabalhando junto a todos os yoboku, gostaria de continuar fazendo os trabalhos de salvação.

Em julho, a partir do dia 1° até o dia 28, será realizado o Shuyokai do Brasil, Seminário de 28 dias. Desde já, se houver pessoas acima de 17 anos que possam participar, gostaria que convidassem sem falta. Além disso, vamos ter também o Curso de Doutrina, Koshu de 5 dias que começa no dia 14 e vai até o dia 18 de julho.
Agradeço a todos que tem trazido as coisas para o bazar e gostaria de pedir o hinokishin no dia 12 de julho sábado quando vai ser feito o bazar da pechincha. Na parte da manhã fazer os preparativos e na parte da tarde fazer o bazar.
Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação no Tsukinamisai de junho, termino as minhas palavras.

Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário