quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Palestra de julho de 2014

           Os meus sinceros agradecimentos a todos os presentes que vieram participar e reverenciar a cerimônia mensal de julho do Kyokai. Agradeço também pela dedicação aos afazeres do kyokai e nas atividades do decenário de Oyassama. Muito obrigado.
            Agradeço também pelo hinokishin dos preparativos dos 60 anos de fundação. Finalmente, no tsukinamisai do mês que vem, com a presença do Tyotyossama, esposa e convidados que virão do Japão, vamos realizar a comemoração dos 60 anos de fundação do kyokai.
            Há mais de 60 anos, os nossos antepassados, dedicaram a sinceridade em passar pelo caminho da vida-modelo de Oyassama, realizando e divulgação e a salvação e, por ter havido esse trabalho é que hoje, estamos podendo fazer esta comemoração.
            Como ainda faltam vários preparativos, vamos fazer hinokishin nesta quarta-feira, 9 de julho e também nos fins de semana. Gostaria de contar com a colaboração de todos para o hinokishin. No próximo sábado, dia12, haverá também o bazar da pechincha. Contamos com a ajuda de muitas pessoas. Onegai shimasu.
No início deste mês, houve a caravana de regresso a Jiba, e o meu filho Tadaharu vai participar do Seminário de Oyasato e vai receber o Sazuke, tornando-se o mais novo yoboku do nosso kyokai. Com isso estamos dando mais um passo para concretizar as metas da determinação espiritual dos três anos, mil dias dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama.

            Algumas pessoas já devem saber da notícia do retornamento do Zen-Shimbashirasssama.
            No dia 24 de junho, terça-feira, às 19:55hs do Japão, ocorreu o retornamento do Terceiro Shimbashira Zenye Nakayama, em sua residência, em Oyasato. Ele estava com 81 anos de idade.
Em 1967, devido ao retornamento do Segundo Shimbashira Shozen Nakayama, ele sucedeu a razão de Shimbashira. Desde então, por 30 anos, esteve à frente como o centro do Caminho, conduzindo e orientando todos os yoboku e seguidores.
Em 1998, passou a razão de Shimbashira para o filho Zenji Nakayama e, como Zen-Shimbashira continuou trabalhando e fazendo doutrinação nas igrejas e regionais. Após o anúncio do seu retornamento, a partir do dia 25 pela manhã, fiéis começaram a chegar a Oyasato para fazerem a despedida.

O Terceiro Shimbashira já estava tendo um enfraquecimento das pernas há alguns anos e por isso, vinha evitando sair por longos períodos, mas todos os dias, na cadeira de rodas, fazia a reverência no Serviço Sagrado e também nas cerimônias mensais da Sede da Igreja.
Além disso, realizava a visita de doutrinação às igrejas e regionais, aninando e incentivando todos os seguidores. Ultimamente, estava cuidando da saúde em sua residência, mas no dia 24 à tarde, houve um agravamento repentino em seu estado e, por insuficiência cardíaca, retornou às 19:55 hs.
Às 20:45 hs do mesmo dia, o Shimbashira comunicou aos servidores da Sede da Igreja o retornamento do Terceiro Shimbashira e, posteriormente essa notícia foi repassado para todas as igrejas, regionais e centros do exterior.
A Sede da Igreja, logo após a comunicação do retornamento, no dia 24, anunciou também as datas das cerimônias: dia 27, às 19:30 hs, Culto de Transferência da Alma, e dia 6 de julho, ao meio-dia, Cerimônia de Homenagem e Despedida.

Histórico:
            O Terceiro Shimbashira Zenye Nakayama nasceu no dia 7 de julho de 1932, como filho mais velho do Segundo Shimbashira Shozen Nakayama e esposa Setsu. Em 1951, concluiu o segundo grau no Colégio Tenri e, em 1955, se formou na Universidade Keio. No dia 26 de outubro de 1949, se tornou sucessor do Shimbashira e, no dia 27 de janeiro de 1953, foi nomeado Presidente da Associação dos Moços da Tenrikyo.
            O casamento foi no dia 7 de fevereiro de 1958, e com a esposa Masa tiveram seis filhos, três homens e três mulheres. O filho mais velho, atual Shimbashira, nasceu no dia 16 de janeiro de 1959.
            Em 1961, foi nomeado Presidente da Comissão de Salvação e, em 1966, Presidente da Associação Infantojuvenil da Tenrikyo.
Em 14 de novembro de 1967, ocorreu o retornamento do Segundo Shimbashira e logo sucedeu a razão como Terceiro Shimbashira. A Cerimônia de Posse do Shimbashira aconteceu no dia 25 de outubro de 1968, com a presença de 300 mil de fiéis vindos de todas as partes do mundo.
Como Shimbashira realizou três decenários e no primeiro, que foi os 90 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, pronunciou as metas: enriquecer o conteúdo da igreja e promover a construção do Oyasato-Yakata.
Ele deu uma grande importância no desenvolvimento do conteúdo da igreja e, com o desejo de ligar o espírito a um grande número de fiéis que se dedicam às igrejas em diversas localidades, começou a fazer as visitas de doutrinação, explanando sobre a fé da devoção única a Deus. Foi ao exterior por 34 vezes e ao todo, fez mais de duas mil doutrinações às igrejas.
Visando o Centenário do Ocultamento Físico, enfatizou as atividades de divulgação e também, realizou as obras do Recinto de Reverência leste e oeste, a troca do Kanrodai e a reforma do estrado do recinto principal.
No dia 25 de outubro de 1984, foi concluído magnificamente as obras dos recintos leste e oeste e a reforma do estrado e dessa forma, foi concretizado o ideal do recinto de quatro frentes para poder reverenciar o Serviço de Kagura. Além disso, dando continuidade ao desejo do Segundo Shimbashira, foram adiantadas as obras do Oyasato-Yakata.
Como Presidente da Associação Infantojuvenil, empenhou-se na criação e educação dos sucessores do Caminho e na transmissão vertical. No dia 28 de janeiro de 1969, realizou pela primeira vez o Curso da Associação Infantojuvenil da Sede da Igreja e desde então, isso tem sido realizado todos os anos, para fortalecer as diretrizes das atividades da associação. No mesmo ano, começou também a atividade do Serviço da manhã durante o Regresso das Crianças a Jiba.
Como Presidente da Associação dos Moços, participou ativamente do hinokishin das obras de Oyasato, estando sempre à frente como um verdadeiro desbravador do Caminho, arakitoryo, até deixar o cargo em 1980.
Promoveu também as atividades musicais e, em 1955, criou o Instituto de Música da Tenrikyo e, como presidente, dedicou-se à pesquisa do Serviço. Em 1992, fez a gravação dos Hinos do Serviço e também empenhou-se nas apresentações de coral com músicas relacionadas a Escritura Divina.
Na área esportiva, foi presidente da Associação de Judô Tenri e da Associação de Rúgbi Tenri. Fez também apresentações em programas de televisão, participou de encontros das religiões pela paz mundial e, em 1981, encontrou-se com o Papa anterior.
Desde que passou a razão de Shimbashira em 1998, se dedicou em cuidar dos afazeres da residência de Oyassama e também atuou como preletor das preleções do Besseki.
Em esteve por 7 vezes no Brasil. Veio pela primeira vez como presidente mundial da Associação dos Moços, Seinenkai, em julho de 1954, participando da cerimônia de fundação do Seinenkai do Brasil. Na ocasião, veio com o Segundo Shimbashira e esposa. Depois, como presidente da Comissão de Salvação, veio em agosto de 1965, um ano antes dos 80 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.
Em julho de 1971, participou da comemoração dos 20 anos de fundação do Dendotyo, em julho de 1981, dos 30 anos de fundação e em julho de 1991, dos 40 anos do Dendotyo. Além disso, em 1993, participou da cerimônia de posse do Segundo Primaz, quando houve também a conclusão das obras de ampliação, troca do telhado e dos altares do Dendotyo.
E a última vez, foi em junho de 1999, quando veio com a esposa Masa, já como Zen-Shimbashira, visitando o Dendotyo e também mais 9 igrejas por todo o Brasil, quando transmitiu aos yoboku e fiéis a importância da razão de Jiba.
Foi nessa ocasião, em junho de 1999, em que recebemos a sua honrosa visita e também da sua esposa, aqui em nosso kyokai. Tem aquela foto de lembrança naquela parede.
Gostaria de relembrar um trecho de sua palestra feito naquele dia, onde o Zen-Shimbashira-sama falou sobre a sua expectativa em relação aos yoboku e fiéis da igreja. Ele disse:
“Gostaria de falar das minhas expectativas em relação aos senhores. Acredito que os senhores pertençam a uma determinada igreja. As pessoas que estão reunidas aqui são todas que tiveram a oportunidade de conhecer o ensinamento de Deus-Parens e, acreditando nele, passam os seus dias.
O meu desejo é que todos os senhores se tornem em material humano muito importante às atividades da igreja a que pertencem. O que seria a atividade da igreja? A atividade é divulgar amplamente o ensinamento de Deus-Parens e para isso, existem os meios básicos ensinados pela Oyassama que são a realização do Serviço Sagrado e o firme trabalho da divulgação e salvação das pessoas.
Realizando animadamente o Serviço Sagrado alegramos Deus-Parens e com isso, haverá muitos resultados positivos nos trabalhos de divulgação e salvação realizado por todos, recebendo muitas graças.
Cada pessoa tem um trabalho, uma rotina diferente, mas sempre haverá um modo, uma maneira de realizar e participar destas atividades da igreja. Não importa o que seja, começando pelas coisas que estiver ao alcance de cada um, gostaria que colaborassem, para que as atividades da igreja avancem cada vez mais ativamente. É desta forma que a sinceridade de cada um será aceita por Deus-Parens.”
            Estas foram as suas palavras e, pensando em seu significado, creio que esta época dos três anos, mil dias, é realmente o momento para ideal para praticarmos tanto o Serviço Sagrado como também a divulgação e a salvação.
            Com certeza, estaremos tranquilizando a sua alma e também correspondendo à sua expectativa em relação a todos nós, como deixou em sua mensagem na ocasião da visita de doutrinação em 1999. Creio que é a maneira de retribuirmos à gratidão que sentimos por tudo que deixou realizado.
           Como disse no início, hoje, em Ojiba, foi realizado a Cerimônia de Homenagem e Despedida, Kokubetsushiki, do Zen-Shimbashira-sama.
            Aqui no Brasil, no próximo sábado, dia 12 de julho, no Dendotyo, à partir das 4 horas da tarde, será realizado uma cerimônia de homenagem ao Zen-Shimbashira-sama.
            Mês que vem estaremos comemorando 60 anos de fundação e gostaria de contar com a presença de todos, se puderem, comparecer mais cedo, para fazermos os preparativos e recepcionarmos Tyotyossama e esposa com muita alegria.
            Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação do tsukinamisai de julho, termino as minhas palavras.
            Muito obrigado.


           


Nenhum comentário:

Postar um comentário