segunda-feira, 4 de junho de 2012

Boletim de junho de 2012



Palestra de junho de 2012


Agradecimentos a todos pela sincera dedicação aos trabalhos do nosso Kyokai e pela contribuição mensal visando as reformas e melhoramentos para a comemoração dos 60 anos de fundação, em 2014.
Em primeiro lugar, gostaria de informar sobre a visita de doutrinação do Dendotyo (Junkyo) que vai acontecer no Tsukinamisai do mês que vem, a ser realizado no dia 1° de julho.

Essa visita de doutrinação tem como objetivo transmitir os pontos importantes e fazer a determinação espiritual para as atividades dos três anos, mil dias visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama a ser realizado em 26 de janeiro de 2016. A palestra em japonês será feita pelo reverendo Yoshio Watanabe, diretor do Dendotyo e kaityo da Igreja Nippaku e em português, o reverendo Yoshikazu Kimura, kaityo da Igreja Cianorte e presidente da Associação Estudantil.
Sobre essa celebração, Shimbashira-sama já disse no início do ano o seguinte:
“Os decenários de ocultamento físico de Oyassama não devem ser realizados como algo convencional por terem passados dez anos. Esses decenários são marcos que objetivamos e nos esforçamos nas atividades do decenário em união espiritual de todo o Caminho, procurando contentar Oyassama eternamente viva, mostrando-a a imagem desse resultado que é a nossa evolução espiritual.”
Significa que o decenário não é apenas para ser celebrado só porque chegou a data determinada, como uma obrigação, mas terá significado quando todos nós, em união espiritual, nos esforçarmos e trabalharmos no sentido de contentar Oyassama eternamente viva e juntamente fazer a evolução espiritual.
Desse modo, gostaria que durante este mês, avisassem os familiares sobre essa visita de doutrinação para que todos, ouvindo as orientações dessa época oportuna, possamos iniciar unidos e animados as atividades dos três anos, mil dias para os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Gostaria de contar com a colaboração de todos.

Entre os meses de abril e maio estive fazendo o regresso a Jiba, pois no dia 27 de abril, teve início o Kyoto Shikaku Koshu, o Curso de Habilitação para Mestre do Caminho, classe de língua portuguesa que é realizado uma vez por ano. O curso contou com a participação de 8 pessoas e eu fui o professor responsável da turma e das aulas de doutrina e as aulas de Vida de Oyassama foi dada pela condutora da Igreja Rikuhaku Osasco, Harumi Kataoka.
         O Curso de Habilitação para Mestre do Caminho tem como objetivo formar os mestres da Tenrikyo que se animem na dedicação sincera à salvação, procurando pessoalmente praticar e buscar o ensinamento e, próximos a Deus-Parens e Oyassama, evoluir cada vez mais o espírito, conscientes de serem um yoboku.
         O curso tem duração de 15 dias e podem participar as pessoas que já concluíram o Seminário de Formação Espiritual, Shuyokai do Brasil e que tenham recebido o Dom do Sazuke.
Os participarem tiveram a oportunidade de estudar e entrar em contato direto com a história do Caminho e puderam sentir bem próximo a vida-modelo de Oyassama. A impressão que ficou para todos foi a alegria de conviver em Oyasato, cultivando diariamente a ajuda e a salvação mútua juntamente com os demais alunos do curso, seja na escola como também nos respectivos alojamentos.
Segundo os alunos, os debates e as reflexões que ocorriam após cada aula de Doutrina ou Vida de Oyassama foram realmente importantes para tirarem as dúvidas e ouvir também as opiniões de outros colegas. Assim, através das discussões em sala de aula com a orientação dos professores, muitos conseguiram esclarecer as dúvidas e com isso compreender mais profundamente o ensinamento.
Os cursistas brasileiros, superando as dificuldades da língua, dos costumes e da comida, se esforçaram em absorver ao máximo os ensinamentos transmitidos pelos professores e procuraram colocar em prática no cotidiano, sentindo a verdade das palavras de Oyassama e com certeza, voltaram com a convicção da importância do trabalho de um yoboku.

Bem, e hoje gostaria de falar sobre o yoboku citando as palavras do Segundo Shimbashira, quando ele esclareceu sobre os três preceitos da fé que todos nós devemos praticar no nosso cotidiano.
Ele falou sobre a missão como instrumento de Oyassama: “Os senhores são instrumentos de Oyassama. Gostaria que, adotando o espírito dela e tornando-se instrumentos do trabalho da salvação e da propagação da fé, sendo yoboku ou materiais humanos da obra jubilosa, os quais levam todas as pessoas do mundo a desfrutar igualmente a vida plena de alegria, consolidassem seus respectivos encargos e empenhassem sua respectiva capacidade nesse sentido.
A obra jubilosa dita em palavras parece fácil, porém, se refletirem, os senhores, que são instrumentos, compreenderão que o nosso trabalho cotidiano é seguir a vida-modelo, unindo harmoniosamente nossa espírito, conduzindo-nos firmemente com o sentimento sincero para com Deus e praticando o hinokishin com a ambição esquecida.
Temos como nossa determinação espiritual diária os três artigos de fé que são: o espírito de devoção única a Deus, a harmonia da unidade de espírito e atitude de hinokishin com a ambição esquecida. Desejo que os senhores mantenham diariamente no espírito esses artigos de fé desde que trabalham como instrumentos de Oyassama.”

O significado original do yoboku, a partir do que é explanado para a construção do mundo, é exemplificado como empreendimento da concretização do mundo de vida plena de alegria, ou seja, são os materiais, os recursos humanos.
Atualmente, aqueles que recebem o Dom do Sazuke são chamados de yoboku, e com esse pensamento, o trabalho do yoboku torna-se o de construir o mundo de vida plena de alegria, dedicar na salvação das pessoas e ministrar o Sazuke.
Sobre a atitude de espírito diária do yoboku, como disse no começo, o Segundo Shimbashira, explanou como sendo “os três princípios da fé”, que são: o espírito de devoção única a Deus, a harmonia da unidade de espírito e atitude de hinokishin com a ambição esquecida.
Devoção única a Deus, significa trilhar firmes de acordo com a intenção de Deus-Parens esquecendo as cogitações humanas. Devemos sempre procurar ter o espírito de caminhar dedicando em aproximar-se e estar de acordo com essa a vontade de Deus. Essa intenção de Deus é “salvar toda a humanidade, e concretizar a vida plena de alegria e felicidade”.
Como sabem, este ensinamento foi iniciado por Oyassama para concretizar essa intenção de Deus-Parens. Por isso, quando se diz querer aproximar à essa intenção, primeiro devemos aprender sobre o ensinamento. Tornando-se yoboku, familiarizar-se diariamente com o “Ofudessaki” que foi escrito pessoalmente pela Oyassama, ler a Doutrina de Tenrikyo, a Minuta da Vida de Oyassama, deixando no coração os pontos importantes do ensinamento. Logicamente, não basta apenas fazer a leitura, mas esforçar para viver o cotidiano com base nos ensinamentos. Fazendo assim, gradualmente as atitudes como yoboku irão sendo assimiladas e se tornará à base de apoio para as reflexões da doutrina e nas tomadas das decisões.

Sobre a atitude de hinokishin. Hinokishin é a oferenda que fazemos através dos trabalhos do corpo.
No Mikagura-uta:
O transporte de terra é algo extraordinário,
se isto se tornar uma contribuição!  (Hino XI – Sétimo)
Contribuição, ou kishin, de modo geral, significa doar dinheiro ou objetos aos santuários e templos, mas explana que atitudes como o transporte de terra também são aceitas como contribuição.
Consequentemente, quanto ao hinokishin, mesmo que não tenha dinheiro ou valores materiais, mas se ao menos tiver o espírito sincero, penso que qualquer pessoa pode fazer. É o ato de procurar ter sempre em mente a alegria de ter sido salvo da enfermidade ou do sofrimento de problemas, ou ainda, hinokishin é ter sempre em mente o espírito de gratidão às enormes providências que recebemos diariamente.
Ainda, sobre fazer hinokishin:
Marido e mulher juntos no hinokishin,
isto é a primeira semente das coisas.         (Hino XI – Segundo)
Ao hinokishin, esquecendo a ambição,
isto se torna o primeiro fertilizante. (Hino XI – Quarto)

Isso é o hinokishin, que será o melhor fertilizantes, conforme nos ensina este verso.
A nossa vida é tal como as plantas, deve ser frequentemente adubado. Planta-se boas sementes e emprega-se bons fertilizantes, condições indispensáveis para se obter uma farta colheita. Da mesma forma, o nosso destino será cada vez melhor com a adubação feita através do hinokishin.
Os filhos aumentam as virtudes e méritos herdados dos pais, realizando animadamente o hinokishin, os netos e os seus sucessores também o farão. E assim, fertilizando sempre, as gerações se desenvolverão em todos os aspectos. Isso é a razão celeste.
São pontos que não devem ser esquecidos e também devemos ter como conduta diária.
Este ano, foi comemorado os 80 anos desde que teve início o Dia do Hinokishin, e gostaria de agradecer a todos que foram ao Parque da Independência, no dia 1° de maio, para participar do evento que contou com a presença de mais de 800 pessoas. Muito obrigado.

O terceiro artigo de fé que é a união espiritual. O modelo de união espiritual é o trabalho dos instrumentos na criação original. Discernindo a intenção de Deus-Parens, fundindo-se a esse espírito, rumo a um único objetivo que é o da criação dos seres humanos, e mantendo a harmonia do todo, ao mesmo tempo em que trabalham cumprindo as suas respectivas funções, isto sim que é o melhor modelo de união espiritual.
Sobre a união espiritual, não é todos fazerem a mesma coisa. É o ato de trabalhar harmoniosamente rumo a um único objetivo, tendo cada um executando firmemente a sua respectiva função. No Ossashizu, temos:
Doravante, devem unir bem os espíritos. Isto é a razão mais importante. Devem ajustar firmemente a razão do espírito à razão do Caminho. (20/07/1902)

Significa que o ato mais importante de todos é ajustar-se à razão dos ensinamentos e, corresponder à intenção de Deus-Parens. Desse modo, Deus-Parens aceitará a nossa sinceridade.
Ainda, explana que:
Caso todos se ligarem em união espiritual, concederei qualquer providência. (19/01/1898)

Estes três princípios da fé são os usos espirituais inalteráveis e diários do yoboku mesmo nos dias de hoje, e penso que podemos afirmar ser um guia do modo de trilhar este Caminho.
No final deste mês e em julho, 8 pessoas do nosso kyokai estarão regressando a Jiba. Duas pessoas irão participar do Seminário de Oyasato, três pessoas irão participar do Corpo Internacional de Hinokishin da Associação dos Moços, e 4 pessoas participarão do Corpo de Hinokishin do
Regresso das Crianças a Jiba, Kodomo Ojiba Gaeri.
Entre os regressantes, quatro pessoas irão receber o Sazuke e se tornarão os mais novos yoboku do nosso kyokai.
Desejando o bom regresso a Jiba e agradecendo mais uma vez pela participação e reverência de todos nessa cerimônia mensal de junho, termino as minhas palavras.
Muito obrigado.