domingo, 7 de fevereiro de 2010

Palestra de fevereiro de 2010

Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição às obras do Dendotyo, dos 60 anos de fundação.

Em janeiro, a partir do dia 5, houve o Curso Estudantil com a participação de 7 pessoas. No Shuyokai, com duração de 28 dias, que terminou ontem, 3 pessoas. Nos dias 22 a 24, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-Juvenil com a participação de mais de 20 pessoas entre crianças, encarregados e pessoal de hinokishin.
Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual. Mês que vem, teremos a partir do dia 15 de fevereiro, o Curso de Doutrina, Koshu.

Hoje, gostaria de falar sobre a palestra do Shimbashira-sama, que foi realizada no dia 26 de janeiro passado, em Jiba. São orientações que nos ajudam a direcionar o nosso pensamento e a nossa reflexão, para sempre estarmos indo em direção ao desejado por Deus-Parens.
A Grande Cerimônia de Janeiro é realizada para relembrarmos o dia em que Oyassama se ocultou fisicamente aos 90 anos de idade, e fazermos a reflexão sobre a intenção de Deus.
Primeiramente, Shimbashira-sama explicou a situação daquela época, em janeiro de 1887:
“Naquela época, Jiba ficava ao ar livre, pois situava-se entre o Local do Serviço e a Casa Portão Centro-Sul. E, como os dois blocos de pedras do Kanrodai haviam sido confiscados, no local, como marco, foi aglomerado muitas pedras pequenas. E a cerca de bambu de proteção construídos com muito cuidado a sua volta, foram derrubados, e pode-se perceber a proximidade em que estavam os muitos fiéis. O ambiente que os cercava era extremamente tenso, e o desejo de todos, a começar pelo 1° Shimbashira, era o do restabelecimento da saúde física de Oyassama, e o Serviço foi executado cientes e preparados para qualquer detenção ou aprisionamento por parte da policia. Segundo os registros, o Serviço executado nesse dia não estava com os instrumentos completos, os homens realizaram a função que cabia as senhoras e vendo pela parte formal, não estava suficiente de modo algum. E, junto ao término do Serviço, Oyassama ocultou-se fisicamente.”

Segundo os registros, todos os meses, no dia 26, já era realizado a Cerimônia Mensal em Jiba e se reuniam milhares de fiéis na Residência para a reverência. No dia 26 de janeiro não foi diferente. Desde cedo, milhares de pessoas começaram a chegar, mas todos estavam preocupados com a saúde de Oyassama, e indecisos se fariam o Serviço Sagrado. A maior preocupação era dos policiais levarem Oyassama presa, na situação em que ela se encontrava.
Entretanto, após várias consultas, através do Ossashizu, Deus-Parens esclareceu que era importante realizar o Serviço e apressou a sua execução. Então, a partir da tarde, todos decidiram realizar o Serviço, preparados para serem levados pelos policiais e também para dar a vida para proteger Oyassama. Nesse dia, não apareceu um policial sequer e todos sentiram que Deus-Parens tinha concedido uma maravilhosa graça.

Continuando, Shimbashira-sama explicou sobre o significado de realizar o Serviço:
“O Serviço de Kagura, que é à base do caminho da dedicação única à salvação, é realizado em volta de Jiba original, e os movimentos das mãos representam os trabalhos de Deus-Parens no inicio da criação original. Executando com ânimo e união espiritual, Deus-Parens se anima, nos concede a proteção das dez providências e a graça da salvação de todas as coisas, e oramos pela reforma do mundo para o de vida plena de alegria e felicidade.”

Assim, ele esclareceu que a realização do Serviço é a maneira que foi ensinado por Oyassama para podermos receber a graça de transformarmos o mundo para o de vida plena de alegria e felicidade. Em seguida falou sobre a disposição espiritual das pessoas que executam o Serviço:
“Ainda, a devoção única a Deus é o espírito que está de acordo com a intenção de Deus-Parens. É o espírito desejado na execução do Serviço, e ao mesmo tempo, nós que seguimos esse Caminho devemos ter sempre essa intenção no espírito.
Não é preciso dizer que o importante para se realizar o Serviço é completar o pessoal e os instrumentos, além de fazer os treinos, porém mais do que isso, é o espírito de devoção única a Deus, ou seja, é o espírito de cada um que executa o Serviço que deve estar em união espiritual e de acordo com essa intenção.”

Desse modo, podemos compreender que o espírito de devoção única a Deus é o que Deus-Parens deseja que tenhamos ao realizarmos o Serviço Sagrado. É o sentimento de sempre estar amparado em Deus, praticando com sinceridade o seu ensinamento. Em seguida falou sobre o que solicitamos ao realizar o Serviço:

“Por que será que executamos o Serviço Sagrado? Executamos o Serviço para solicitar e receber plenamente as dez providências e também a do fogo, da água e do vento, e a da temperatura no corpo, da umidade, e da respiração. Além disso, é para solicitar a salvação do mundo.
Não é preciso dizer que para a nossa solicitação ser aceita, devemos estar de acordo com a intenção de Deus-Parens, pois é quem concede as providências. Se tiver o espírito e a maneira de viver contrária a essa intenção, acredito que seja muito difícil receber as graças conforme o desejo.
Utilizando a liberdade do uso espiritual que foi permitido conforme a nossa vontade, temos como resultado, os sofrimentos, as dificuldades, e os conflitos, por isso deseja salvar os seres humanos, conduzindo-os para a vida plena de alegria e felicidade. A base do caminho da dedicação única à salvação é o Serviço Sagrado.”

Assim, explanou que não basta apenas cantar e dançar se o nosso sentimento não estiver de acordo com a vontade divina. Desse modo, ficará difícil recebermos as graças de Deus-Parens. O nosso esforço deve ser no sentido de sempre agirmos conforme o desejo de Oyassama. Sobre como devemos refletir as graças, ele explicou:
“Quando não se recebe as graças conforme o desejo, não se deve pensar que não as recebeu, pois nas graças de Deus-Parens não há nenhum erro.
Deus-Parens nos orienta com profundo amor parental de desejar a salvação a partir do coração, da raiz, e não apenas para sermos beneficiados com a graça conforme o desejo. Se não compreendermos esse amor parental, desconfiando das graças, deixa-se escapar a oportunidade de evoluir, e ainda pode até se desorientar no Caminho.”

Este é um ponto muito importante. Muitas vezes, como as pessoas não recebem a graça conforme o pedido feito, tendem a pensar que Deus não fez nada, ou passam a desconfiar do seu trabalho. Ou seja, começam a duvidar dos trabalhos de Deus-Parens. Entretanto, seja qual for o resultado, se o nosso pedido foi ou não concretizado, tudo está de acordo com o nosso espírito, o nosso merecimento. Não é porque Deus não fez nada, ou não trabalhou. Devemos compreender que tudo é a manifestação do seu grande amor para fazer-nos evoluir.
Se por acaso não recebemos a graça conforme o pedido, então devemos renovar a nossa determinação e dedicar mais ainda para que a nossa sinceridade possa ser aceita por Deus.
Às vezes, por não conhecerem este ponto, vendo apenas os resultados, muitas pessoas ficam desorientadas e até acabam abandonando a fé, achando que Deus não existe. Acontecendo isso, a própria pessoa perde a chance de ser salvo, de mudar o seu destino para melhor. Sobre isso, ele falou:
“Não é apenas sentir gratidão pela salvação das aflições e sofrimentos, mas mais que isso, o motivo mais gratificante é ser orientado para o verdadeiro caminho da salvação mudando o destino e revendo a maneira de viver.
Nem sempre é fácil passar pelo caminho correto e que está de acordo com a vontade divina. Há momentos de dificuldades. Porém, se conseguir aperfeiçoar isso, poderá passar com satisfação e tranqüilidade, mas até conseguir o aperfeiçoamento, acredito que há a necessidade de se esforçar e de persistir.”

Está sendo explicado que a verdadeira fé da pessoa não se abala com as dificuldades que vão surgindo, pois são orientações do grande amor de Deus que deseja e apressa a nossa evolução. Por isso, devemos sempre nos esforçar e persistir em nossa caminhada, enfrentando com ânimo os obstáculos, acreditando que Oyassama estará sempre à nossa frente, cuidando de todos nós.

Sendo este o ano de conclusão das atividades dos três anos, mil dias, para os 60 anos de fundação do Dendotyo, rememorando esta intenção de Oyassama, juntamente com todos, desejo me animar e trabalhar no sentido de poder atingir as metas da determinação espiritual. Conto com o apoio e a colaboração de todos.
Deixando esse pedido e agradecendo a presença de todos termino as minhas palavras. Muito obrigado.