quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Palestra de novembro de 2017
Os meus sinceros agradecimentos a
todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do
Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a
dia, aos trabalhos do Kyokai.
Agradeço
também a todos que colaboraram para o nosso regresso a Jiba. Chegamos na
quarta-feira a noite. Muito obrigado.
Durante
o tempo que ficamos em Ojiba, um pouco mais de duas semanas, passaram pelo
Japão, dois grandes tufões, taifu, em dois fins de semana, deixando uma
destruição. Muitos alagamentos, desmoronamentos e enchentes, além do forte
vento que destruiu muitas casas e comércio. Bem entre os dois tufões é que caiu
o dia 26 de outubro, uma grande graça.
Como é
dito, depois da tempestade vem a calmaria, o dia da Grande Cerimônia dos 180
anos da Revelação Divina, não tinha nenhuma nuvem no céu, todo azul, fazendo um
excelente tempo, nem muito quente e nem frio. Mais de 76 mil pessoas, tanto do
Japão, como de muitos países regressaram a Jiba para fazer a reverência.
Na noite
do dia 26, após o otsutome da noite, houve o desfile comemorativo do casamento
do filho do Shimbashira, Daisuke-sama e a esposa Nobue. Além da entrega de
flores ao casal, teve apresentação de um show com luzes e fogos de artifício e
palavras do noivo.
No dia
seguinte, dia 27, também fez um bom tempo, quando foi realizado a Assembleia
Geral da Associação dos Moços da Sede, Seinenkai. A partir dessa noite chegou o
segundo taifu, trazendo muito vento e chuva novamente.
Na
palestra do dia 26, Shimbashira-sama explicou sobre o significado da Revelação
Divina, dizendo que há exatamente 180 anos, através de Oyassama, foram ditas as
palavras: Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Ele
disse:
‘Mesmo antes
da Revelação Divina, Deus Parens já vinha orientando através de diversos
ensinamentos de acordo com cada época e local, e deixou ensinado nove décimos
dos ensinamentos. No entanto, por não conhecerem o parens original e a sua
verdadeira intenção, as pessoas, ficando perdidas, sofrendo, ou entrando em
conflitos, vieram vagando por um longo tempo no caminho da escuridão. Nesse dia
da revelação, através do fato de Oyassama ter sido determinada como sacrário de
Deus Parens, pela primeira vez, foi nos ensinado por quem a humanidade foi
criada, qual o objetivo da criação, e como é a caminhada para se chegar a esse objetivo,
que é a vida plena de alegria e felicidade.’
Em
seguida, falou sobre a vida-modelo de Oyassama que pode ser estudada no livro
Vida de Oyassama. Ao ler o livro, a caminhada de Oyassama parece ser uma
sequência de dificuldades e sacrifícios, como cair na profunda pobreza, ser
excluída pela sociedade, ser perseguida pelas autoridades e ser diversas vezes
presa. Contudo, mesmo em meio a essas situações, ela seguia sempre alegre e
animada, tendo unicamente o amor maternal pelos queridos filhos, e acredito
que, nessa caminhada, estão contidos diversos meios para todos nós, vivermos a
vida plena de alegria e felicidade.
Sobre
como nos aproximarmos dessa vida de alegria, escrevendo os versos do
Ofudessaki, disse:
Se todos do mundo se purificarem
e viverem igualmente repletos de
alegria, E.D. VII-109
Se ao
menos o espírito for purificado completamente,
tudo será somente prazer. E.D.
XIV-50
Esses
versos ensinam que devemos primeiramente nos empenhar em purificar o próprio
espírito. Ao limparmos o espírito das poeiras e dos desejos egoístas, através
dessa purificação, passaremos a viver com alegria e ânimo em qualquer momento
ou situação, e conseguiremos chegar ao estado de espírito da vida repleta de
alegria.
Em
seguida, fez um relato dos diversos trabalhos realizados pelo Segundo
Shimbashira, pois este mês, no dia 14, será realizado o Culto de 50 anos de seu
retornamento.
Uma das
primeiras publicações foi o Ofudessaki, em 1928. Isso porque em março de 1883,
um policial que estava fazendo sua ronda viu um seguidor copiando o Ofudessaki
na Residência. Com medo de que fosse confiscado, os membros da família disseram
que o havia queimado e, graças a isso, conseguiram escapar desse problema.
Desde esse ocorrido, o Ofudessaki perante as autoridades não existia mais, e
foi longo o período em que não era possível expor esse texto, mesmo sendo um
dos textos originais escritos pela Oyassama. Foram mais de 40 anos para se
fazer a publicação oficial.
Depois,
em 1936, nos 50 anos do ocultamento físico de Oyassama é que o Mikagura-uta e o
Ossashizu é que foram publicados. Assim, finalmente os três textos originais
ficaram completos e al alcance de todos os seguidores. Houve também ampliações
do Shinden e a construção da residência de Oyassama. Foi a partir dessa época
que o Kanrodai foi assentado em Jiba e o Serviço de Kagura realizado com as
máscaras ao seu redor, em pé.
Porém,
dois anos depois, em 1938, o Japão entrou em guerra e sob
o regime militar, o governo anunciou a Reforma, numa tentativa de extinguir a
Igreja Tenrikyo, fazendo alterações sem precedentes, como proibir a explanação
da doutrina baseada na história da criação original e fazer com que o Serviço
de Kagura fosse realizado sentado no estrado superior. Em 1939, foi publicado
um novo livro dos Hinos Sagrados, em que não havia o Hino Yorozu, o Hino III e
o Hino V, e o Ofudessaki e o Ossashizu, que tinham sido distribuídas para todas
as igrejas, foram todas recolhidas.
Para
qualquer seguidor, não deve ter sido fácil aceitar essa série de adaptações,
muito menos para o Segundo Shimbashira, pois ele visava a fé e o modo de
executar o Serviço de acordo com o que Oyassama havia ensinado. Contudo, para
evitar maiores danos ao Caminho e aos seguidores, não houve outra escolha senão
acatar as ordens. Mesmo diante dessa angustiante decisão, o seu pensamento,
durante a caminhada, continuava firme e forte em querer voltar às origens e,
dois meses após o fim da guerra, na Grande Cerimônia de Outubro, em 1945, o
Serviço de Kagura e os Doze Hinos foram realizados conforme havia sido
ensinado. Posteriormente, no ano do 7º Decenário de Oyassama, em 1956, houve a
publicação do livro Minuta da Vida de Oyassama, e no 8º Decenário de Oyassama,
1966, O Ofudessaki e o Ossashizu, que haviam sido recolhidas anteriormente,
foram concedidas novamente.
Ainda,
no 7° Decenário é que teve início a construção dos prédios do Oyasato-Yakata.
Ele disse: “a Jiba da origem é a morada de Deus. A decisão de se construir o
complexo Oyassato-Yakata tem como objetivo cercar Jiba com as construções que
servirão de residência aos filhos de Deus, para que todos juntos, pais e
filhos, Deus e os seres humanos, unam os espíritos a fim de alcançarmos a vida
plena de alegria e felicidade e avançarmos como modelo da paz mundial”.
Para
desenvolver o missionamento no exterior e ampliar os materiais doutrinários em
diversas idiomas, fundou a escola de línguas estrangeiras de Tenri, que é a
atual Universidade de Tenri, como instituições de ensino para a divulgação no
exterior. Como instalações anexas, fundou também a Biblioteca Tenri e o Museu
Sankokan.
Sobre o
esporte, o Segundo Shimbashira gostava de praticar judô, incentivava cada
modalidade de esporte, recomendava desenvolver ao máximo as funcionalidades do
corpo emprestado de Deus-Parens e compartilhar, juntos, a alegria de estar
saudável e praticar esportes.
O segundo Shimbashira retornou em 14
de novembro de 1967, um ano após a celebração do 8º Decenário de Oyassama. Assim,
neste ano, completa-se 50 anos desde o seu retornamento.
No final da palestra ele disse: ‘Nesta
oportunidade, em que foi realizado o Serviço que relembra o dia original da
revelação divina, compreendendo novamente a intenção do Parens, que iniciou um
caminho até então inexistente, e tendo sempre em mente a vida-modelo de
Oyassama, o modelo trilhado pessoalmente por ela que nos orienta para a
salvação de todas as pessoas do mundo rumo à vida plena de alegria, desejo que
todos possam avançar firmes na caminhada diária rumo à vida plena de alegria e
felicidade.’
Bem, mudando de assunto, em julho de
2021, daqui a há 4 anos, será comemorado os 70 anos de fundação do Dendotyo do
Brasil. Como tem acontecido nessas comemorações, a partir de janeiro do ano que
vem, começará as visitas de doutrinação a todas as igrejas e casas de
divulgação, para se fazer a determinação espiritual dos três anos, mil dias. O
nosso Kyokai receberá a doutrinação no dia 7 de janeiro, na Grande Cerimônia, com
a presença do diretor do Dendotyo, reverendo Tsuyoshi Nozu, condutor da igreja
Curitiba. Por isso, desde já, gostaria que avisassem todos a participarem do
Taisai de janeiro, no dia 7 e receber as
orientações do Dendotyo.
Bem, antes de finalizar, no próximo
sábado, dia 11 de novembro, a partir das 10 horas, será realizado o bazar da
pechincha. Agradeço a todos pela colaboração, trazendo as coisas para o bazar e
a todos que estarão fazendo hinokishin nesse dia. Muito obrigado.
Além disso, o Fujinkai vai promover o
encontro das senhoras das casas de divulgação, no sábado, dia 11, no Dendotyo.
Gostaria de contar com a participação de todas as senhoras.
Mês que vem estaremos realizando o
último tsukinamisai deste ano. Com sentimento de agradecimento pelas graças
recebidas por todo este ano 180 da revelação divina, gostaria de contar com a
presença de todos.
Agradecendo
a participação de todos, termino as minhas palavras. Muito obrigado.
Palestra de outubro de 2017
Os meus sinceros agradecimentos a
todos que vieram reverenciar e participar da Grande Cerimônia de outubro do
Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a
dia e aos trabalhos do Kyokai. Muito obrigado.
Este é o mês em que no dia 26, se celebra os 180 anos
da Revelação Divina. Deste modo, para todos nós, é importante refletirmos
novamente sobre a intenção do dia original da revelação e também sobre alguns
pontos da vida-modelo de Oyassama.
As primeiras palavras de Deus-Parens
proferidas da boca de Oyassama foram: “Eu sou o Deus original, o Deus
verdadeiro. Nesta casa há uma predestinação. Desta vez, revelei-me neste mundo
para salvar toda a humanidade. Desejo ter Miki como meu Sacrário.”
Revendo o capítulo 1, da Vida de
Oyassama, é explicado que, antes destas palavras de Deus-Parens, vários fatos
ocorreram na família Nakayama, principalmente a dor na perna do filho mais
velho Shuji. Foi quando, durante a prece evocatória, saíram estas palavras.
Deus disse queria estabelecer Miki, a
esposa da casa dos Nakayama que vivia até então normalmente, sem nada de
especial, como o seu Sacrário. E o motivo era para salvar o mundo. Mas o marido
Zembee não conseguia assimilar completamente o significado destas palavras. E
em relação a Zembee que hesitava por vários motivos, Deus-Parens transmitiu
veementemente a sua intenção dizendo: “Devem agir de acordo com a intenção de
Deus original. Aceitem o que Eu, Deus, digo. Se ouvirem, Eu a farei salvar todos
os povos do mundo. Se recusarem, farei com que não sobre nem o pó desta casa.”
Zembee pensando várias vezes, e fazendo diversas
reflexões, decidiu que não havia outro modo senão aceitar a intenção de
Deus-Parens e respondeu: “Concedo-vos Miki” - às 8 da manhã de 26 de outubro de
1838. É assim que tem início este
Caminho e este é o significativo ano da comemoração dos 180 anos da Revelação
Divina.
Como a Oyassama foi o protótipo da
mulher na criação da humanidade, ela foi a pessoa que teve uma dedicação fora
do comum, como mãe, durante a gestação e criação dos seres humanos. De acordo
com a alma predestinada da mãe original, se tornou o Sacrário de Deus-Parens, e
estendeu este Caminho de acordo com a intenção original de Deus de salvar sem exceção,
todas as pessoas do mundo.
Tal como é dito no Ofudessaki:
Sou o Deus que iniciou os
seres humanos do mundo,
porém, não existe quem me
conheça (III - 15)
O Deus em que cremos criou e continua a cuidar dos
seres humanos pelo fato de que é o Parens de todos nós. Isso foi ensinado pela
Oyassama ao ser estabelecida como Sacrário de Deus-Parens. Trilhar diariamente
estabelecendo firmemente este fato no espírito é o mais importante. Oyassama
disse certa vez a um seguidor que veio agradecer por ter sido salvo a vida
considerada perdida: “Na fé em Deus, devemos crer como o Parens que nos gerou.
Assim podemos ter a fé de verdade”. Este trecho que se encontra nos episódios
da vida de Oyassama nos leva a refletir se estamos crendo em Deus, como se ele
fosse realmente o Parens de toda a humanidade. Gravando firmemente este fato no
espírito, agradecendo e nos apoiando nas providências e, ainda, trilhando
diariamente de acordo com a intenção do Parens, seguindo o caminho da dedicação
aos pais. Estes são os fundamentos da nossa fé e acaba se relacionando ao
recebimento das magníficas providências diárias de Deus.
Como é o Parens, o seu desejo é querer
salvar todas as pessoas do mundo, seus filhos. Deus-Parens não é um deus que
salva uns mas não salva outros, salva as pessoas que fazem as coisas certas mas
abandona os que erram, salva os que creem mas não salva os descrentes. Não é um
Deus que faz distinção em matéria de salvação mas é o Deus-Parens que tenta
salvar toda a humanidade de qualquer forma, repleto de desejo de fazer as
pessoas viverem a vida plena de alegria e felicidade. Tal como temos nas
Indicações:
“Aqueles que se opõem, também são meus
queridos filhos. E aqueles que me seguem são ainda mais. No entanto, mesmo
aqueles que me seguem, se não praticarem, é o mesmo que estar se opondo.” (21 de abril
de 1896)
Mesmo aqueles que não conhecem o ensinamento de
Deus-Parens, são todos seus queridos filhos. Não seguem o Caminho por não
conhecerem a intenção do Parens. Portanto, deseja ensinar aos filhos sobre o
parens original da humanidade e o caminho da salvação. Mas uma pessoa que ouviu
sobre a intenção de Deus-Parens, se não praticar os ensinamentos, é como se
estivesse contrariando. Refletindo sobre as palavras “se não praticarem, é o
mesmo que estar se opondo”, podemos concluir que espera de nós a prática pessoal
e diária dos ensinamentos.
Os precursores da fé conheceram este
ensinamento através da orientação de Oyassama e vieram a trilhar este Caminho.
Eles foram salvos de doenças e problemas insolúveis. No meio disso, em relação
as grandes providências de Deus-Parens, há pessoas que apenas disseram: “Obrigado.
Realmente é um deus gratificante e magnífico” e não voltaram mais, mas há
outros que disseram: “É gratificante, é gratificante por isso como devo expressar
esta gratidão, como devo agradecer?”
Ou seja, há pessoas que receberam as
graças mas ficam apenas nisso e as que começaram a fé após a salvação. As
pessoas que fizeram das graças o ponto de partida são aquelas que se dedicaram
a Oyassama, seguindo e praticando os seus ensinamentos. E quanto maior a
emoção, maior o desejo dessas pessoas de seguirem a sua vida-modelo.
Quando as palavras da Oyassama, seus
ensinamentos, são absorvidos por nós e refletimos sobre o caminho trilhado ou
sobre a atitude espiritual de até então, começamos a pensar sobre o passado de
cada um, a predestinação da família, e sobre o que fazer para transformar o
destino, o futuro.
Quando realizamos o Serviço ensinado
pela Oyassama, nos empenhamos na ministração do Dom do Sazuke e dedicamos
firmemente no hinokishin é que podemos acumular virtudes no espírito. E ao
acumularmos virtudes no espírito, cada vez mais, percebemos que não só as
salvações das doenças e dos problemas são as graças de Deus, mas podermos viver
diariamente de modo satisfatório, percebemos que estas coisas naturais e comuns
é que são as grandes providências de Deus-Parens. E se continuarmos a fé, mesmo
em meio a difíceis situações, acabamos conseguindo sentir o grande amor
parental de Deus-Parens e, tal como nos é ensinado “do nó sai o broto”,
acabamos vendo que estes nós é que são as gratificantes providências. A
retribuição às graças começa do espírito de não poder deixar de agradecer as
grandes providências concedidas para si ou para a família.
Deste modo, neste mês da comemoração dos 180 anos da
Revelação Divina, refletindo mais uma vez sobre a intenção de Deus-Parens vamos
adiantar os passos visando a vida plena de alegria fazendo a purificação do
espírito e a respectiva evolução.
Bem, na semana que vem, no sábado, dia 7, no Dendotyo,
será realizado à partir das 15 horas, a Assembleia Geral do Yonomotokai.
Gostaria de contar com a participação de todos.
Além disso, a partir de segunda feira, dia 9 até
sexta, dia 13, será realizado o Curso de Doutrina, Koshu. Sendo o último deste
ano, gostaria que convidassem as pessoas para participarem.
Os responsáveis do bazar, estão pedindo para trazer as
coisas, pois no dia 11 de novembro será realizado o bazar da pechincha.
Agradeço a todos pela colaboração no regresso a Jiba que
estaremos fazendo no dia 10 a noite. Além da reverência no dia 26 de outubro,
nos 180 anos da Revelação Divina, estaremos agradecendo pelas numerosas graças
recebidas por todos do Kyokai, no ano passado, na concretização das
determinações espirituais dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama. Vamos
agradecer pelas bodas de prata comemorado em abril passado e a minha nomeação
como diretor do Dendotyo. E também, renovando a determinação para que todo o
Kyokai possa iniciar ativamente as atividades dos três anos, mil dias, para a
comemoração dos 70 anos de fundação do Dendotyo.
Agradecendo mais uma vez a presença e a participação
de todos, termino as minhas palavras. Muito obrigado pela atenção.
Palestra de setembro de 2017
Os meus sinceros agradecimentos a
todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de setembro do
Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a
dia, aos trabalhos do Kyokai.
Neste Caminho é comum ouvirmos sobre
a necessidade de fazermos a evolução espiritual. Sobre isso, o Shimbashira
anterior, disse: ‘fazer a maturação espiritual quer dizer nos aproximarmos dia
a dia, ano a ano da intenção de Deus-Parens’. Significa que a cada dia, devemos
nos esforçar em praticar o ensinamento para alcançar a forma ideal desejada por
Deus-Parens. No Ofudessaki, temos:
Espero ansiosamente a maturação
gradual dos filhos.
É somente isto a intenção de Deus. IV-65
Deus-Parens aguarda com ansiedade que
os seres humanos, seus queridos filhos, limpando as poeiras façam a purificação
do espírito e sigam fazendo a evolução espiritual. Este é a única intenção, o
que realmente Deus-Parens deseja de todos nós.
Assim,
como a evolução espiritual quer dizer nos aproximarmos dia a dia, ano a ano da
intenção do Parens, faz nos pensar o quão importante é, hoje mais que ontem,
amanhã mais do que hoje.
A
maneira de verificarmos se estamos no caminho da evolução é preciso comparar o
nosso estado espiritual. Ou seja, se as nossas alegrias estão maiores do que em
comparação ao passado, significa que estamos evoluindo espiritualmente. Essa
alegria aumenta por estarmos compreendendo um pouco mais o desejo de
Deus-Parens.
Porém, mesmo trilhando este Caminho,
diariamente acontecem várias coisas. Acontecem coisas inesperadas que nos fazem
ficar aflitos e preocupados. Nestas horas, primeiramente, devemos lembrar da
Oyassama. Devemos relembrar a sua vida-modelo, pensando com que sentimento
Oyassama passaria por aquela situação.
Já ouvimos que ela, mesmo em meio às
dificuldades, inconveniências e sacrifícios, trilhava sempre disposta e animada,
com alegria e esperança. Portanto, se no meio da caminhada nós perdermos a
alegria e o ânimo, não podemos dizer que estamos trilhando a vida-modelo da
Oyassama.
Estudamos
que a vida-modelo trilhado pela Oyassama foi um caminho de sacrifícios
inexpressáveis em palavras. A Oyassama, se tornando Sacrário de Deus-Parens e
seguindo as instruções dele, trilhou um caminho severo incompreensível para as
pessoas. Por isso, as pessoas criticavam, dizendo que ela tinha enlouquecido ou
que estava possuída, se afastando dela.
Mas com a abertura do Caminho através
da Permissão do Parto Feliz, as pessoas começaram a procurá-la para serem salvas,
dizendo que tinha surgido uma deusa do parto. Sobre esta Permissão, ela
simplesmente dizia para as gestantes que não deveriam duvidar. Deveriam se
apoiar completamente crendo que receberiam a graça de Deus.
Isso não se limitava apenas à
Permissão do Parto Feliz, mas nos ensinou que nas atividades da salvação deve
ser deste modo. Quando ministramos o Sazuke, o importante é deixarmos de lado
todas as cogitações humanas, nos apoiando em Deus-Parens. Nós não salvamos com
o Sazuke mas ministramos a razão da salvação de Deus-Parens. Assim devemos nos
apoiar completamente em Deus-Parens, ministrando com a convicção de que Deus
trabalhará, que receberemos as graças, e que ele irá salvar.
Durante
os 50 anos da vida-modelo de Oyassama, o Caminho apenas começou a ser seguido
pelas pessoas a partir de 1861, isto é, 22, 23 anos depois a partir de 1838.
Isto significa que houve um período de 23 anos de sacrifícios, onde o
ensinamento não se transmitia. Mais que isto, as pessoas sequer davam atenção.
Desde
1866, quando o Caminho começou a se estender, a Oyassama ensinava às pessoas
que a veneravam como a deusa viva do parto, o Serviço do ‘Ashiki-harai tasuke
tamae Tenri-Ô-no-Mikoto’. Em 1867, de janeiro a agosto, escreveu as letras dos
12 Hinos e, em seguida, ensinou a melodia e a dança. O objetivo da Oyassama era
salvar o mundo inteiro. Como o Serviço é o caminho desta salvação, podemos compreender
que na instrução deste Serviço se encontrava uma grande intenção de Oyassama.
A
realização do Serviço foi-nos incentivado mesmo à custa da Oyassama ocultar seu
corpo físico, encurtando 25 anos de sua vida natural. Portanto, não há dúvida
que o Serviço é muito importante para nós. Como é dito no Ofudessaki,
Se
todos completos executarem logo o Serviço e os próximos se animarem, Deus
também se animará. ED. I -11
Como hoje, na Cerimônia Mensal,
reverenciar e realizar animadamente o Serviço é que anima Deus-Parens e se
torna a origem para recebermos as magníficas providências.
Realizar
firmemente este Serviço ensinado pela Oyassama, é que se torna o caminho para a
concretização da salvação mundial. Deus-Parens adianta a salvação mundial
através de nós, yoboku.
Sabemos
que os yoboku são os instrumentos de Oyassama. Um instrumento não tem valor se
for deixado como um enfeite na sala ou se não for utilizado. Nós, mesmo no caso
de dois instrumentos semelhantes, por exemplo se tivermos duas facas, tendemos
a pegar o que for mais fácil de usar. Nós devemos nos tornar instrumentos de
fácil manuseio para a Oyassama.
Para isso devemos estabelecer os
ensinamentos e a intenção de Deus-Parens, sinceramente no espírito, e praticar
os mesmos. Nós, yoboku, devemos limpar as poeiras do nosso espírito, evoluir
espiritualmente a ponto de Deus-Parens poder trabalhar através de nós. Todos nós
fomos atraídos a este Caminho antes das outras pessoas e nos foi ensinado o
verdadeiro caminho da salvação. No verso do Hino Yorozuyo, temos:
Por
apressar em salvar depressa e igualmente todos, começo a animar também os
espíritos do mundo.
Podemos
entender que a condição para sermos salvos está em passar o dia a dia
animadamente.
O
Shimbashira tem explanado que espera que todos nós possamos nos dedicar com
todas as forças, para que o mundo de vida plena de alegria e felicidade possa
ser realizado o mais breve possível. Nós devemos nos ajustar firmemente a esta
intenção e trilhar juntos, servindo animados, o caminho da salvação mundial
esperado por Deus-Parens.
Este mês, no dia 24, quarto domingo,
será realizado o Mitamasai. Graças aos nossos antepassados que entraram para
esse Caminho é que foi possível sermos conduzidos ao ensinamento de Oyassama
que nos leva à vida plena de alegria e felicidade. Assim, para manifestar a
nossa gratidão e o agradecimento por tudo que deixaram para nós, conto com a
presença de todos.
Muito obrigado.
Assinar:
Postagens (Atom)