domingo, 5 de julho de 2009

Palestra de julho de 2009


Palestra do Tsukinamisai do Kyokai de 5 de julho de 2009

Agradecimentos a todos pela dedicação ao Kyokai e também pela contribuição às obras do Dendotyo.

No ensinamento do Tenrikyo temos uma importante missão que é a ação de se fazer a divulgação e a salvação. Divulgar o ensinamento de Oyassama é esclarecer sobre o Parens original e transmitir o amor parental que deseja salvar unicamente todos nós, seus queridos filhos, para as pessoas que ainda não conhecem este Caminho.
Sair pelas ruas e visitar de casa em casa é uma forma de missionamento, da mesma maneira, orientar as pessoas mais próximas conduzindo-as de acordo com o ensinamento também não deixa de ser um ótimo missionamento. Quando nós, yoboku, encontrarmos pessoas que estão sofrendo e passando por dificuldades, devemos compreender que aquele é o momento concedido por Deus-Parens para realizarmos o trabalho da dedicação única à salvação. Assim, prontamente nos animarmos na prática da divulgação e da salvação.
O desejo de salvar pode ser manifestado de várias formas, mas o mais importante é que ela possa ser praticada em qualquer situação. Essa conscientização deve ser a nossa missão como sendo yoboku desse Caminho.
Em seguida, como estamos na reta final das atividades visando os 100 anos da Associação Feminina, gostaria de agradecer todas as senhoras que foram ao Dendotyo no mês passado. Muito obrigado. Tanto a Assembléia Geral como o Encontro de Incentivo foram um grande sucesso, com a participação de mais de 850 associadas. Fazia um bom tempo que o Dendotyo não ficava tão cheio e animado. Isso mostra a força e a união das senhoras que na verdade são as bases da família, da igreja e também do mundo de vida plena de alegria e felicidade. Espero que no ano que vem, em abril, um grande número de pessoas do kyokai possam regressar a Jiba para participarem do Centenário do Fujinkai.
Assim, hoje, gostaria de citar alguns ensinamentos deixados pela primeira presidente da Associação Feminina, que foi a senhora Tamae, esposa do primeiro Shimbashira, Shinnossuke Nakayama.
A senhora Tamae (conhecida como Gobodou-sama), se casou com Shinnossuke aos 14 anos de idade. Ela caminhou juntamente com o marido, ajudando-o a enfrentar as diversas dificuldades que surgiram em meio ao grande crescimento do Tenrikyo. Tanto ela como o marido, conviveram por alguns anos junto a Oyassama, recebendo diretamente a instrução e a orientação dela, no dia a dia, convivendo entre a perseguição e a opressão da polícia e das autoridades, chegando algumas vezes a acompanhar Oyassama em seu sacrifício, na cadeia e no presídio.
Tanto Shinnossuke como Tamae presenciaram o ocultamento físico de Oyassama, ocorrido no dia 26 de janeiro de 1887, e devido à fé fortalecida durante o tempo em que estiveram junto à ela é que puderam superar esse grande nó, encontrando a força necessária para suportar e ultrapassar o inesperado fato e também, Shinnossuke, com a responsabilidade de ser herdeiro de Oyassama, conduzir todos os fiéis que de uma hora para a outra ficaram perdidos e desamparados, sem a presença física dela.
A reverenda Tamae, certa vez disse para uma senhora: “Na sociedade é comum as pessoas pensarem em deixar como herança para seus filhos os terrenos, as casas e os demais bens, mas tudo isso é também um empréstimo de Deus-Parens. Mesmo os pais possuindo virtudes, se os filhos também não tiverem essas virtudes, irão perder tudo em pouco tempo. Então, o que os pais devem deixar aos filhos? No dia a dia devem acumular virtudes. A herança mais valiosa que pode ser deixada é o modo de acumular virtudes. Se amar os filhos, os pais devem se dedicar firmemente no cotidiano para acumular virtudes.”
Assim, através dessas palavras, podemos entender que o que os pais podem deixar aos filhos é a virtude acumulada no dia a dia. Além disso, de acordo com o amadurecimento dos filhos, os pais devem educá-los e orientá-los para que eles também possam acumular virtudes. Dessa maneira, a reverenda Tamae instruiu a importância da educação do acúmulo de virtudes. Esse acúmulo de merecimento acontece através da prática diária do ensinamento de Oyassama.
Em outra ocasião, ela disse o seguinte para os jovens que serviam na Residência: “Para as famílias que se dedicam na Residência, haverá aquelas que continuarão até os filhos e netos e haverá pessoas que virando as costas, logo irão embora. As famílias que continuam se dedicando até os filhos e netos é porque no espírito do dia a dia existe a sinceridade. Este espírito imutável é que se faz receber a inestimável razão por todas as gerações. Para as que vão embora, é somente até aquele momento. De maneira alguma, Deus diz para sair. Entretanto, a própria pessoa cria uma situação em que ela mesma tenha que ir embora. Mesmo enquanto Oyassama estava presente fisicamente, alguns reconhecidos discípulos viraram as costas e foram embora. Apesar de serem mestres ilustres, dependendo unicamente do espírito, criam situações desse tipo. É algo muito assustador. Por mais que o ancestral tenha sido alguém importante e admirado, se as gerações posteriores agirem de modo incorreto, mesmo que ninguém diga para sair, criará uma situação em que terá que ir embora por si mesmo. É um fato realmente lamentável. Por isso, todos devem se dedicar com seriedade para que a razão não desapareça.”
Essa orientação é para fazer os trabalhos de Deus-Parens com sinceridade, de modo que a razão não seja destruída. De acordo com o espírito, a razão pode se tornar virtude ou então, se distanciar cada vez mais do trabalho divino. Mesmo aqui no kyokai, a maioria das famílias que estão seguindo a fé, já está na terceira ou quarta geração. É o acúmulo da fé através das gerações que faz surgir a razão, ou seja, a imensa graça de Deus-Parens demonstrada no dia a dia, a começar da graça da saúde no corpo que tomamos emprestado. Aqui está o valor e a importância da fé que vai sendo transmitida de geração à geração, de pais para filhos, seguindo o caminho do acúmulo do merecimento e também da diminuição e até da extinção das más predestinações. Esse é o sentido das palavras: “As famílias que continuam se dedicando até os filhos e netos é porque no espírito do dia a dia existe a sinceridade.”
Entretanto, sabemos também que infelizmente existiram pessoas que trabalharam sem disposição e sem sentimento, ou que fizeram coisas que não correspondiam à razão. Apenas agiram, não pensando em Deus, mas somente em si próprio. Ao final, de acordo com as palavras, “a própria pessoa criou uma situação em que ela mesma teve que se afastar”, ou seja, que tiveram que sair e ir embora, e acabaram por se distanciar de Deus-Parens e Oyassama. Isso é lamentável, pois desperdiçaram os méritos acumulados pelos antepassados e também, do caminho que leva à salvação de todas as coisas e da vida plena de alegria e felicidade. Assim, em qualquer época, essas palavras servem de instrução para corrigirmos e direcionarmos o nosso espírito para o caminho correto como também serve de alerta para a condução de nossa família, ou seja dos filhos e netos para que a razão acumulada através de muitos sacrifícios das gerações passadas seja perdida ou negligenciada.
Dessa forma, a reverenda Tamae instruiu e orientou as pessoas, praticando pessoalmente o ensinamento que recebeu diretamente de Oyassama. Ela ensinou a maneira de pensar e agir que estivessem de acordo com a intenção divina. A sua vida diária era bem simples, sem nenhuma extravagância. Era rigorosa ao instruir sobre a verdade de todas as coisas e dizia aos jovens para que se tornassem instrumentos fáceis de serem usados e que fizessem tudo pensando estar fazendo para si mesmos, ensinando amavelmente sobre a importância de acumular virtudes. Aos pais que possuíam filhos, instruiu a necessidade de que desde pequenos fossem orientados e educamos de forma a acumularem virtudes no dia a dia. Assim, foi atenciosa e carinhosa com todas as pessoas.

O primeiro Shimbashira e a esposa viveram juntamente com Oyassama, estando separados apenas por uma porta corrediça. O casal, colocando-se entre Oyassama e os fiéis, através de suas palavras e ações, deixaram incontáveis exemplos e ensinamentos para todos. Shinnossuke se comprometeu a passar pessoalmente pela vida-modelo de Oyassama e de todas as maneiras procurou transmitir a fé para as gerações seguintes, deixando o exemplo através da prática em seu cotidiano.
Para nós, os fiéis, deixou o amparo espiritual através de sua convicção de que ‘não haverá nenhum erro se fizermos de acordo com o ensinamento de Oyassama’.
A reverenda Tamae, através da fé baseada no ensinamento, em seu cotidiano, instruiu e procurou fazer com que as pessoas adquirissem ‘o espírito de se alegrar em qualquer situação’. As intenções e as graças que surgem diariamente em nossas vidas devem sem compreendidas como sendo ‘fatos de acordo com a razão’. Assim, refletindo a razão dos fatos diários e transformando isso em alegria da fé é que vamos adquirindo a força para continuarmos as nossas vidas.
Na imagem dos fatos diários, devemos entender que por trás existe o ‘amor parental pelos queridos filhos’ e a ‘intenção única da salvação’. Não há nada que seja feito para prejudicar os queridos filhos. Se compreendermos esse amor parental, nós que somos os queridos filhos, chegaremos ao ‘espírito de se alegrar em qualquer situação’.
A firme convicção da fé e as atitudes do casal são os exemplos a serem seguidos pelas gerações posteriores. Assim, devemos aprender e colocar em prática no dia a dia para se tornar parte do nosso próprio amadurecimento espiritual. Tendo como princípio a convicção da fé e o espírito de se alegrar em qualquer situação, necessitamos nos dedicar animados no missionamento e na concretização da intenção de Deus-Parens.

Na Grande Cerimônia de Janeiro deste ano, Shimbashira-sama disse em sua palestra: “Se trilharmos animadamente, sempre apoiados nos ensinamentos, e com alegria no coração, com certeza esse ânimo irá refletir nas pessoas à nossa volta. E, com o acúmulo desta dedicação, acredito que o mundo irá tornar-se mais alegre.”
Juntamente com essas palavras, devemos sempre acreditar que Oyassama nunca fará algo para nos prejudicar e por isso precisamos passar com o espírito de se alegrar em todas as situações. Esta é postura espiritual deixada como exemplo através da vida do primeiro Shimbashira e de sua esposa. E em qualquer época, sempre estará trazendo a todos nós, uma grande luz sobre as nossas vidas.
Graças à fé que possuímos, temos a possibilidade de corrigir os nossos maus costumes e os hábitos negativos, caminhando para reformar as más predestinações e dedicarmos em acumular virtudes. Ao realizarmos os trabalhos de Deus-Parens, devemos fazê-lo sempre pensando em proporcionar contentamento e com isso poderemos desfrutar a vida plena de alegria e felicidade. No Ossashizu tem-se:
“Se receber qualquer razão dos pais, deixo explicado que sempre será céu limpo constante.” Ossashizu de 24 de outubro de 1895
Procurando sempre a orientação e o exemplo no caminho que os antepassados trilharam, sem esquecermos das dificuldades e dos sacrifícios passados por eles, devemos fortalecer o nosso espírito e nos animarmos em seguir pelo caminho atual com o sentimento de céu limpo constante. Vamos caminhar unidos para a concretização da vida plena de alegria e felicidade.

Assembléia do Seinenkai, no dia 11 de julho.
Koshu de 13 a 17 de julho.