quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Palestra de março de 2014

Agradecimentos a todos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição para a comemoração dos 60 anos de fundação.
Agradeço também pela colaboração para o regresso a Jiba que vou realizar em abril. Muito obrigado.
Gostaria de parabenizar as duas pessoas que fizeram o Shuyokai do Brasil de janeiro a fevereiro no Dendotyo. Com isso, demos um grande passo para atingir as metas da determinação dos três anos, mil dias, neste segundo ano de atividades para os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.


Ontem teve início o Encontro dos Yoboku em três regionais, e hoje também, está sendo realizado em mais três localidades. Espero que um grande número de yoboku e seguidores do kyokai participem deste encontro que faz parte das atividades do decenário de Oyassama.
Como acabamos de ler na Instrução 3 e também faz parte do tema do encontro, agora é a época da salvação. Ou seja, existe a salvação que cada um de nós pode realizar.
E hoje, gostaria de falar um pouco sobre as orientações, ou os nós que são manifestados por Deus-Parens para incentivar o nosso crescimento espiritual, principalmente nessa época oportuna.
A maioria que está presente aqui, herdou a fé dos pais e avós e estão dando continuidade nesta caminhada e temos também como missão, deixar firmemente transmitido esta doutrina para os nossos filhos e netos.
A fé é o maior tesouro, ou seja, a maior e a melhor herança que podemos deixar aos nossos descendentes. Os bens materiais podem ser perdidos ou se tornar motivos de conflitos e brigas entre os herdeiros, mas a fé religiosa é o caminho que conduzirá os nossos descendentes para a vida plena de alegria e felicidade.
A nossa vida é composta de sucessivos eventos, ou seja, diversos ‘nós’.
Existem dias de sol, com aquela brisa primaveril e também, dias de chuvas e trovoadas, até mesmo a passagem de um furacão. Os fatos mais marcantes na vida, sejam eles bons ou ruins, ficam guardados no nosso coração como lembranças. Passar no vestibular e entrar numa boa universidade, o casamento, o nascimento de um filho, a promoção no emprego, as doenças e até mesmo as calamidades são fatos que marcam a vida do ser humano.
Os eventos alegres como o casamento ou a formatura ou o nascimento de um filho nos proporcionam momentos de prazer e satisfação e costumamos compartilhar com as demais pessoas. Muitas vezes, na ocorrência de fatos alegres, o ser humano não costuma fazer a reflexão. Apenas desfruta aquele momento, pensando ser o resultado do seu trabalho e esforço.
Em contrapartida, os eventos tristes ou inesperados como uma doença grave, um acidente, uma separação, e as brigas ou conflitos trazem sempre a preocupação, a aflição, o desespero, a angústia, a tristeza e a desolação. Geralmente quando ocorrem fatos tristes e inesperados, o ser humano é forçado a fazer a reflexão, ou seja, no mínimo tende a pensar no motivo daquele acontecimento.
A nossa vida, como seguidores do ensinamento de Oyassama também é marcada por estes ‘nós’. Entretanto, temos a satisfação de encontrar meios mais fáceis para se fazer a reflexão, tendo como base a doutrina. Assim, como será que até hoje, viemos pensando e refletindo a cada ‘nó’, a cada evento ocorrido na vida?
Dependendo do modo de pensar e refletir, a vida vai sofrendo grandes transformações. O rumo da nossa vida está na decisão que tomamos hoje, diante de um fato, seja ele alegre ou triste.
Deus-Parens ao criar os seres humanos, emprestou o corpo a nossa alma. Assim, foi nos ensinado que o corpo é algo tomado emprestado de Deus e somente o espírito é que nos pertence. Recebendo a graça do livre uso do espírito, o ser humano veio vivendo da maneira como bem entendia.
Porém, durante a vida, nos deparamos em muitos cruzamentos. Escolher se vai para a esquerda ou para a direita é uma decisão a ser tomada por cada um, exatamente por ter essa liberdade de uso do espírito.
Nós que seguimos o ensinamento sabemos perfeitamente que participar da cerimônia mensal da igreja é uma atitude muito importante. É por isso que todos escolheram vir ao kyokai no dia de hoje, apesar de talvez terem outros afazeres ou coisas para fazer.
A decisão tomada tendo como base de reflexão o ensinamento de Oyassama, isto é, aquela em que mesmo sabendo que a festa seja alegre ou o trabalho seja importante, mesmo assim, escolhe ir à igreja porque sabe perfeitamente que participar da cerimônia mensal é algo muito importante na vida de um seguidor. É a oportunidade para agradecer a Deus-Parens pelas graças recebidas não só por você como também por toda a família, e também para orar solicitando a graça da vida plena de alegria e felicidade.
A decisão tomada tendo como base de reflexão os ensinamentos, pode ser aceita por Deus como semente de mérito ou de virtude. Participar da cerimônia mensal é a dedicação da sua sinceridade para com Deus. Ao aceitar esta sinceridade, Deus-Parens transforma isto em semente de mérito e virtudes que irão brotar num futuro próximo como alegrias e satisfações, em graças e proteções.
Pela experiência adquirida ao seguir esta fé, posso falar que quando surgir a dúvida entre escolher o caminho da cogitação humana e o de servir ou fazer as coisas de Deus, escolher sempre o caminho de Deus, é a escolha certa. Mesmo que aparentemente seja um caminho mais difícil. Deus-Parens tem prometido que sempre haverá prazer no futuro.
No Ossashizu, Indicação Divina do dia 5 de março de 1894 tem-se:
“Coisa agonizante é nó. Do nó saem os brotos. De nó em nó, é alegria futura. Tenham um amplo espírito.”
Significa que a coisa agonizante pode ser uma doença ou um problema, algo que deixe a pessoa em estado de sofrimento. Entretanto, através dos nós, somos encaminhados a fortalecer o espírito, a refletir a intenção de Deus. Compreendendo esta intenção, receberemos muitas alegrias no futuro. Por isso, devemos manter sempre um espírito amplo capaz de tornar o nó em um fato positivo em nossas vidas.
Em outro Ossashizu do dia 10 de setembro de 1888, tem-se:
“Um ali, um aqui, de nó em nó, determinem o espírito. Um nó aqui, um nó ali, gradualmente nós. É a razão da determinação espiritual, da determinação do espírito.”
Significa que não devemos nos desanimar pensando: porque este nó, ou outra vez um nó? Ao defrontar com um nó, a primeira atitude a ser tomada é a determinação espiritual. Os nós surgem porque Deus-Parens apressa a nossa evolução e o nosso crescimento.
Os diversos nós que acontecem no decorrer da vida são oportunidades concedidas por Deus-Parens para fazermos a auto-reflexão e acelerar a nossa maturação. Devemos interpretar que tudo que ocorre são manifestações do amor parental de Deus. Logicamente, não teríamos que sofrer se somente bons nós viessem a ocorrer. O importante na vida de um seguidor é saber transformar o nó negativo em algo positivo e isso é possível de acordo com a atitude espiritual de cada um.
Nessa época oportuna dos três anos mil dias, a intenção de Deus-Parens sobre todos os yoboku e seguidores é bem grande. Por isso, os nós, as orientações como as doenças e os problemas que ocorrem também são mais frequentes e talvez mais severos. Mas, é dito também que é a época da salvação.
Significa que de acordo com a nossa dedicação nas atividades do decenário, poderemos receber muitas graças nessa época. Por isso, participar do Encontro dos Yoboku é uma importante atividade promovida pela Sede da Igreja. É a oportunidade de se receber a razão de Jiba.
Gostaria que todos convidassem as pessoas, os yoboku para que ouçam as orientações e a mensagem sobre a importância do decenário de Oyassama. Creio que isso seja também, uma forma de salvação, e com certeza estaremos dando um grande presente a Oyassama.

         Este mês, no dia 23, estaremos realizando o Mitamassai, Culto às Almas de março. Assim, espero de contar com a presença de todos. Muito obrigado pela atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário