segunda-feira, 7 de junho de 2010

Palestra de junho de 2010

Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição às obras do Dendotyo, dos 60 anos de fundação.
No mês passado, no dia 19, foi comemorado o Centenário da Associação Feminina, Fujinkai. Foram 120 mil associadas presentes nesse dia que ouviram atentamente as palavras do Shimbashira-sama e da Presidente Mundial, na ocasião da assembléia geral.
Hoje, gostaria de falar um pouco sobre a mensagem contida nas palavras do Shimbashira-sama, direcionada principalmente para as associadas, mas com certeza são também para todos nós, seguidores deste ensinamento.
Inicialmente, ele começou fazendo uma comparação do período de cem anos de fundação da associação com a história da razão da origem dizendo:
“Cem anos são um período que, comparando com a razão da origem, representa o número de anos em que todos retornaram para renascerem novamente e, com isso, poderem evoluir a um patamar superior. Nesse sentido, desejo que voltem o pensamento para o dia original da fundação da associação, certificando novamente sobre o objetivo do início da Associação Feminina da Tenrikyo e que possa ser o ponto de reflexão para prosseguirem nas atividades de agora em diante.”
Podemos entender que esse marco do centenário é o momento propício para que todos, de acordo com os trabalhos desenvolvidos visando esse objetivo, façam o crescimento espiritual. Sobre esse trabalho podemos citar a atividade de juntar a oferenda todos os dias. Mesmo sendo uma moeda diária, ao final do mês, chega-se a um valor expressivo. Mesmo aqui no kyokai, com a união mensal das senhoras, foi possível fazer uma grande oferenda para a Sede da Igreja.
É essa sinceridade depositada todos os dias para a oferenda que Deus-Parens aceita e vai ser transformada em virtudes e graças para cada pessoa. Outro ponto citado foi sobre o trabalho do yoboku:
“Ainda, dentro do Ossashizu relacionados à Associação Feminina, explanou repetidamente que: ‘não há distinção de homem ou mulher’.
E, também: ‘não há separação entre homem e mulher’.
Oyassama já havia deixado registrado no Ofudessaki que:
Destas árvores, não digo pinheiro fêmea ou macho.
A intenção de Tsukihi está em quaisquer árvores. Of. VII-21
Ou seja, deixou registrado que, no trabalho do yoboku, como material humano para a construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade (Yokigurashi), não se questiona, se a pessoa é homem ou mulher.
Não haver distinção entre homem e mulher, não significa que os homens e as mulheres sejam iguais. O homem e a mulher são meio a meio, mas há diferenças na função de ambos e, complementarem-se e auxiliarem-se mutuamente, isto tem relação com a razão de dois em um.
Os homens possuem as características masculinas e suas funções, as mulheres possuem as características femininas e suas funções. O homem e a mulher, aceitando as suas diferenças e respeitando-se mutuamente, cada qual cumprindo a sua função e, além disso, atuando com união espiritual, é que conseguirão realizar um trabalho perfeitamente equilibrado e harmonioso como um todo.”
Segundo essas palavras, no trabalho desenvolvido pelo yoboku, na salvação das pessoas, não existe diferença entre o homem ou a mulher. Não existe quem seja superior ou inferior. Deus-Parens deseja que todos nós, sejam homens ou mulheres, juntos e unidos, nos dediquemos na divulgação e na salvação.
Esse trabalho de divulgação foi constatado através de várias pessoas aqui do kyokai que, na ocasião do regresso a Jiba para o centenário, convidaram os parentes e amigos. Devido ao apoio e incentivo dos familiares, novas pessoas fizeram o regresso a Jiba, freqüentaram o Besseki e se tornaram yoboku.
Com certeza, um grande presente que um yoboku pode dar a Oyassama é fazer o regresso a Jiba, levando uma nova pessoa para se tornar também em yoboku. Esse trabalho também é aceito por Deus-Parens como sendo a nossa sinceridade.
Em seguida, ele falou sobre a meta da maturação espiritual da associação que é: ‘sejamos a base da vida plena de alegria, seguindo a vida-modelo’.
“No caso da família, este slogan possui o significado para que a mulher se torne a sustentação, para criar um ambiente harmonioso e trasbordante de alegria, para que a família consiga estar de acordo com a intenção de Deus. A família é o menor e o mais próximo local para se demonstrar a vida plena de alegria e felicidade. Se a harmonia e a união da família for sendo expandida, se tornará na pacificação daquela localidade. Além disso, se por acaso ocorrer um problema nessa família, a imagem de viverem estabelecendo o espírito de acordo com a intenção divina, naturalmente se tornará em uma divulgação para as outras pessoas ao redor.”
Explicou o importante papel da mulher dentro da família, enfatizando a função de sustentação para criar a harmonia e a união entre todos. Como esse trabalho será possível demonstrar a vida plena de alegria de acordo com o desejo de Deus-Parens e será o exemplo para as demais pessoas. Além disso, falou também sobre o espírito de dedicação única a Deus.
“Dedicar unicamente a Deus não é uma atitude somente de quem segue exclusivamente o Caminho. Independente da profissão, a dedicação depende somente do espírito da pessoa. Deve-se passar de modo que corresponda a intenção divina e quando ocorrerem os diversos problemas, relembrar e refletir de acordo com essa intenção. Se esforçar para reformar as atitudes e tomar a decisão e trabalhar de modo que esteja de acordo com a intenção. Assim, peço a todas que possam desenvolver firmemente esta atitude de dedicar unicamente a Deus e que evoluam espiritualmente para se tornem excelentes bases da fé, e que trabalhem fazendo pleno uso das qualidades e virtudes femininas para a construção da vida plena de alegria e felicidade.”
Assim, esclareceu que a atitude de dedicar unicamente a Deus não é somente para as pessoas que trabalham para o Caminho, como um condutor ou missionário. Como ele disse, independente da profissão, ou seja, todas as pessoas, principalmente os yoboku, devem sempre cultivar este sentimento de dedicação que depende somente do espírito, da vontade de cada pessoa.
Outro ponto importante é a atitude quando ocorrerem os diversos problemas. A reflexão deve ser sempre voltada para Deus-Parens e se esforçar para reformar as atitudes e fazer a determinação de trabalhar para corresponder ao desejo divino. Esse processo é que conduz para o amadurecimento espiritual.

Bem, mudando de assunto, estamos a exatamente um ano da comemoração dos 60 anos de fundação do Dendotyo. No ano que vem, neste mesmo mês de junho, no dia 12, recebendo o Shimbashira-sama e a esposa, será realizada a cerimônia comemorativa.
As atividades dos três anos, mil dias, também entrou na reta final, restando apenas um ano. Ainda falta um pouco para atingirmos a determinação do número de pessoas tanto para o kentei koshu, yoboku, participantes do shuyokai e do koshu.
Porém, neste último ano de atividades, unindo as nossas forças e trabalhando conjuntamente em harmonia, tenho a certeza de que poderemos receber a graça para concretizarmos a nossa determinação. No mês que vem, em julho, vai haver o shuyokai, do dia 1° ao 28, o koshu do dia 12 a 16. Assim, gostaria que fizessem o convite para que participem desses cursos.
Tanto eu como a Nami, estamos escalados para o shuyokai. Ficaríamos muito contentes se houvesse algum participante do kyokai.
No dia do Tsukinamisai de agosto, vai haver a doutrinação do Dendotyo, Junkyo, com a presença de dois professores. Vamos receber as orientações para a comemoração dos 60 anos, principalmente para incentivar a todos a participarem no dia 12 de junho. A meta é reunir 10 mil pessoas para a comemoração. Assim, desde já, gostaria que muitas pessoas estivessem presentes em agosto. Muito obrigado pela atenção.