quarta-feira, 28 de março de 2018

Boletim de março de 2018



Palestra de março de 2018


Palestra de 4 de março de 2018
Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de março do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia e aos trabalhos do Kyokai.
Além disso, no dia 10 do mês passado terminou o Shuyokai, com mais de 60 seminaristas e do Kyokai tivemos 6 participantes que contaram como foi a experiência do curso. Parabéns a todos.

Como acontece todos os anos, no dia 26 de janeiro passado foi realizado em Jiba, a Grande Cerimônia da Primavera, que relembra a inesquecível data do ocultamento físico de Oyassama.
Na palestra, Shimbashira-sama, relatou os fatos ocorridos antes e depois do ocultamento, na qual foi enfatizado a importância da realização do Serviço Sagrado. Ele disse:
“Em 26 de janeiro de 1887 do calendário lunar, Oyassama ouviu satisfeita o Serviço Sagrado sendo executado por todas as pessoas que decidiram participar do Serviço, mesmo que isso lhes custasse a vida. Ao mesmo tempo em que eles terminaram de realizar o Serviço, Oyassama se ocultou fisicamente. O capítulo 10 “Abrindo o Portal”, do livro Vida de Oyassama, foca principalmente nas conversas entre Oyassama e o Shimbashira I até as pessoas tomarem a decisão de executar o Serviço, prontos para serem presos a qualquer momento devido à vigilância da polícia. Assim, revendo várias vezes a intenção de Oyassama contida nesse acontecimento que desfecha a vida-modelo, o dia de hoje consiste em dar um passo à frente com o espírito renovado para que possamos corresponder ao desejo de Oyassama que nos orienta mesmo hoje, através da razão de estar eternamente viva.”
Significa que mesmo estando plenamente cientes de que deveriam executar o Serviço Sagrado que Oyassama tanto apressava, as pessoas próximas não conseguiam realizar, pois sabiam que, ao realizar o Serviço, a polícia logo viria e levaria presa a Oyassama, que estava em idade tão avançada, 90 anos. Pode ser haja aqueles que estranhem o fato de as pessoas próximas não terem conseguido executar o Serviço Sagrado como Oyassama solicitava. Entretanto, aquela era a época do início deste Caminho, em que não tinham ainda uma autorização oficial por parte do governo, e os seguidores de então tinham várias preocupações e dificuldades que nem conseguimos imaginar, já que temos hoje uma doutrina estabelecida e um ambiente estruturado e organizado como um grupo religioso. Além disso, o Shimbashira I era apenas um jovem de 22 anos. Mesmo que as pessoas ao redor falassem: “vamos executar o Serviço”, ao pensar na saúde de Oyassama e no futuro da organização religiosa que estava sob sua responsabilidade, não era possível aceitar facilmente.
Agora é uma época em que não precisamos nos preocupar com as restrições da lei nem com as perseguições por parte do governo, além disso, acredito que, para refletir e tomar as decisões, temos os fundamentos necessários que não mudam mesmo com o passar do tempo. Qualquer que seja a época, mesmo que não haja opressão por parte da lei, existem várias outras coisas que impedem a prática dos ensinamentos, como os costumes da sociedade, as tendências da época, o desejo de manter a reputação, a obrigação social, e ainda as ambições e os vícios das pessoas.
Por menor que seja, acho que deve existir algo dentro do espírito que entra em conflito com a fé. Nesses momentos, as palavras de Oyassama são a chave para conseguirmos refletir e reconsiderar. De qualquer forma, a principal causa que faz desviar da intenção de Deus-Parens é o espírito egoísta de pensar apenas em si mesmo e também o espírito de se deixar levar pelas coisas que estão à frente, sem conseguir ver o futuro, achando que não há problemas por agora estar tudo bem. Essas coisas são diferentes das opressões externas, pois são motivos internos, que não são visíveis aos olhos e são difíceis da própria pessoa perceber que existem dentro de si.
Em seguida o Shimbashira-sama falou sobre o significado do Kanrodai, que está edificado em Jiba, marcando o local original da criação dos seres humanos e onde é realizado o Serviço de Kagura. Depois, falou do incidente do ano passado:
“Exatamente há meio ano, em julho do ano passado, aconteceu o imprevisto de o Kanrodai ser derrubado. Ao ver que apenas os dois primeiros blocos estavam ainda no lugar, lembrei-me dos dois fatos que aconteceram no passado: a suspensão da construção do Kanrodai seguida pelo confisco das duas pedras que estavam prontas. Além disso, como as partes de encaixe do Kanrodai haviam sido danificadas, não era possível empilhar novamente e usar como Kanrodai provisório até que um novo fosse assentado. Pensei que era um aviso advertindo-nos de que a conexão entre os nossos espíritos também estava danificada. Senti que era uma lição para todos ficarmos em união espiritual. União espiritual é realizar as atividades em direção ao mesmo objetivo, com cada um cumprindo o seu trabalho conforme a sua posição e cooperando mutuamente um com o outro.”
Esta foram as suas palavras e a sua reflexão, informando que poderia estar havendo, mesmo entre os yobokus e fiéis, uma falha ou uma desunião entre os espíritos, que foi mostrado através da danificação da parte da ligação entre os blocos do Kanrodai.
Assim, ouvindo esta orientação, todos nós também, refletindo as nossas atitudes e creio que devemos unir cada vez mais os nossos espíritos em torno do desejo de Deus-Parens e Oyassama.
Além disso, iniciamos o período dos três anos, mil dias, para a comemoração dos 70 anos e fundação do Dendotyo. É nessa época importante que precisamos estar unidos para trabalhar e poder concretizar as metas da determinação espiritual, sempre atento a convidar as pessoas para o Koshu, Shuyokai e Ojiba Gaeri.
Com certeza, através desse esforço e trabalho conjunto, em união espiritual desejado pelo Shimbashira-sama, poderemos receber a graça e a proteção de Deus-Parens no nosso dia a dia.
Este ano, em junho, estaremos recebendo o filho do Shimbashira-sama, Daissuke-sama. Ele virá ao Brasil para participar da Assembleia do Seinenkai e em seguida, da caravana de missionamento, para Joinville. Para incentivar todos a estarem no Dendotyo, no mês que vem, o presidente do Seinenkai do Brasil, Hirotada Nozu, virá no Tsukinamisai, para transmitir as metas desse grande evento.
         Como acontece todos os anos, este mês, no dia 25, quarto domingo, realizaremos o Mitamasai, culto de homenagem às almas dos antepassados. É a oportunidade para agradecermos a dedicação de todos aqueles que hoje já não convivem mais conosco, mas que deixaram muitos resultados positivos. Gostaria de contar com a presença de todos.
         Assim, vamos terminar o Tsukinamisai de março.
         Muito obrigado.


Boletim de fevereiro de 2018



Palestra de fevereiro de 2018


Palestra de 4 de fevereiro de 2018
Agradecimentos a todos pela dedicação ao Kyokai. Muito obrigado.       
Em janeiro, a partir do dia 9 a 14, houve o 11° Curso Estudantil com a participação de 9 pessoas. Módulo 1, foram 3 pessoas, e no módulo 3, 6 pessoas. Nos dias 26 a 28, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-juvenil com a participação de muitas crianças, encarregados, pessoal de hinokishin do kyokai. Além disso, na semana que vem vai terminar o Shuyokai, com mais de 60 seminaristas e do Kyokai temos 6 participantes.
Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual desse ano de 2018.
         No mês passado recebemos a visita de doutrinação do Reverendo Nozu, quando foi explanado que no dia 11 de julho do ano 2021, daqui a exatamente 3 anos e meio, a Sede Missionária da Igreja Tenrikyo, Dendotyo do Brasil estará comemorando 70 anos de sua fundação. Para isso, visando as atividades dos 3 anos, mil dias para esta grande comemoração, o Dendotyo começou as visitas doutrinárias a todas a igrejas e casas de divulgação, para levar ao conhecimento de todos os planos de atividades e também a respectiva determinação espiritual.
Estas comemorações que ocorrem a cada 10 anos são oportunidades concedidas por Deus-Parens para dar mais um passo na evolução espiritual.
Os pontos fundamentais do plano de atividade são três:
         Em primeiro - Desenvolvimento do Caminho – Pontos de missionamento em todos os estados brasileiros e a prática da salvação.
         Em segundo - O aprimoramento do conteúdo da igreja - Duplicação dos servidores do Serviço em todas as igrejas e a prática da retribuição das graças recebidas.

         Em terceiro - A formação dos sucessores - Sucessão da fé em todas as casas missionárias e a formação dos recursos humanos.

         Explicando um pouco mais em detalhes, em primeiro temos – Desenvolvimento do Caminho, pontos de missionamento em todos os estados brasileiros e a prática da salvação.
         No ano 2021, serão 70 anos de fundação do Dendotyo e também os 90 anos do início concreto do missionamento no Brasil. Nestas duas datas significativas, o desejo do primaz é que se possa receber a graça de ter locais de missionamento principalmente nos estados brasileiros onde não haja nenhuma igreja, casa de divulgação, ou família de yoboku.
         Atualmente, existem igrejas, kyokais em 7 estados.
         Existem casas de divulgação, fukyosho em 10 estados.
         Ainda, temos 7 estados onde moram famílias de yobokus.
         Por fim, em 3 estados não há igreja, casa de divulgação ou yoboku: Tocantins, Piauí e Amapá.
         A Associação dos Moços, Seinenkai do Brasil, desde 20 anos atrás, tem promovido as caravanas de missionamento, principalmente aos estados onde não existem famílias de yoboku para que, através da divulgação e salvação se possa receber a graça de algum fiel ou de pessoas que posteriormente possam ir a estes locais para continuarem o missionamento.
         Há 20 anos, eram 8 estados que não tinham nenhum yoboku e agora restam apenas 3. Tenho certeza de que com o empenho de todos, será possível concretizar esse objetivo e no ano da comemoração dos 70 anos, em 2021, termos em todos os estados do Brasil, pelo menos uma família de yoboku ou uma casa missionária.
         2- A segunda atividade é aprimorar o conteúdo da igreja e duplicar os servidores do Serviço Sagrado. Além da prática da retribuição das graças concedidas por Deus.
         Frequentemente, o Shimbashira-sama tem afirmado em seu pronunciamento que um dos pilares das atividades da igreja é a salvação e o outro é a realização do Serviço Sagrado. É chamado de servidores do Serviço, as pessoas que participam mensalmente nas igrejas, tocando os instrumentos e dançando as Dança das Mãos, como tivemos há poucos instantes.
         Creio que não é apenas dobrar o número de participantes de 50 para 100 pessoas. Isso é algo muito difícil em apenas três anos. Mas, se cada um se esforçar em aprender mais um instrumento que ainda não sabe ou poder dançar o otefuri, acho que isso também é uma forma de aumentar os participantes do tsukinamisai.
         Com certeza, aprender a dançar e tocar mais um instrumento é possível durante os três anos.
         De janeiro de 2007 a dezembro de 2016, em quase 10 anos, nasceram mais de 1.000 novos yobokus brasileiros.
         O ideal seria que os participantes do Serviço fossem yoboku e que tivessem concluído o Shuyokai, Seminário de 28 dias, realizado no Dendotyo. Assim, será importante o esforço de cada um no sentido de tornar o yoboku ou a pessoa que se formou no Koshu ou Shuyokai, num participante ativo da cerimônia mensal da igreja, seja dançando ou tocando os instrumentos.

3- A terceira atividade é a formação dos sucessores e a sucessão da fé em todas as famílias que tenham o altar de Deus-Parens.
         A Associação Infanto-Juvenil, Shonenkai e a Associação Feminina, Fujinkai têm dado ênfase na questão da criação e educação dos sucessores.
         Dentro desse objetivo da educação dos sucessores está também a firme dedicação para a continuidade da fé de cada família que pertence a igreja ou casa de divulgação. Sabemos que temos muitas famílias tem consagrado o altar de Deus-Parens na residência devido a fé dos pais ou dos avós.
         Atualmente, está sendo frequente ouvirmos que após o retornamento da pessoa que se dedicou fervorosamente por longos anos a este Caminho, os seus familiares, filhos ou netos, tem devolvido o altar de Deus-Parens a igreja, não dando continuidade a fé.
         Todos sabemos que a maioria de nossos antepassados entraram para esta fé através da salvação de doenças e problemas espirituais, vindo a conhecer os ensinamentos de Deus-Parens e Oyassama, e tocados profundamente no coração, compreenderam que este corpo é tomado emprestado e que o objetivo da criação humana é a vida plena de alegria e felicidade.
         Desde então, como uma maneira de retribuir a gratidão no dia a dia pela proteção recebida, solicitou a consagração do altar de Deus-Parens em sua residência, para poder orar dia e noite, agradecendo as graças recebidas e também com o sentimento de que os seus filhos e netos, ou até mesmo os demais familiares viessem a compreender o ensinamento de Oyassama.
         Desse modo, vamos incentivar para a continuidade da fé de cada família.
Em face dos 70 anos de fundação do Dendotyo, seguindo o exemplo de outras atividades comemorativas dos 3 anos, mil dias, de até hoje, ficou resolvido os seguintes números da determinação espiritual.
         Fundação de 3 novas igrejas, kyokai.
         Fundação de 10 novas casas de divulgação, fukyosho.
         200 pessoas para prestar o Curso de Habilitação de Mestre, Kyoto Shikaku Koshu.
         350 pessoas para receber o Dom da Concessão, Sazuke.
         400 pessoas para participar do Seminário de Formação Espiritual, Shuyokai do Brasil.
         1500 pessoas para participar do Curso de Doutrina de 5 dias, Koshu ou Curso Estudantil.
         A determinação do Kyokai é a seguinte:
         Fundação de 1 casa de divulgação;
         7 pessoas para o Curso de Habilitação de Mestre;
         15 pessoas para receber o Osazuke, yoboku;
         15 pessoas para o Shuyokai de 28 dias;
         30 pessoas para o Koshu e Curso Estudantil.
         Juntamente com todos, vamos trabalhar para atingir a determinação espiritual e recebendo a presença do Shimbashira-sama, chegar animados ao dia 11 de julho de 2021, convidando um grande número de pessoas e atingir a meta de 8.000 fiéis para participarem da comemoração dos 70 anos de fundação do Dendotyo.
         Nos dias 30 e 31 de março, vai acontecer o Curso de Sucessores no Dendotyo e a confirmação da presença é até a semana que vem. Para as pessoas que entreguei a ficha de participação, gostaria da confirmação.
         Hoje, depois do naorai, será realizado o culto de 50 dias e consagração da alma do senhor Issamu Mizumoto.
 Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação na cerimônia mensal de fevereiro, termino as minhas palavras. Muito obrigado.


Boletim de janeiro de 2018



Palestra de janeiro de 2018


Palestra do Kyokai de 7 de janeiro de 2018 – Dendotyo Junkyo
         Feliz ano-novo a todos. Acabamos de realizar alegremente o Serviço Sagrado e a Dança das Mãos referente à Grande Cerimônia de janeiro. Os meus sinceros agradecimentos a todos os senhores que, deixando os compromissos e afazeres do fim de semana, vieram em grande número, reverenciar o Taisai. Muito obrigado.
         Agradeço também ao Diretor do Dendotyo, Reverendo Tsuyoshi Nozu, condutor da Igreja Curitiba que, mesmo estando atarefado com os trabalhos da respectiva igreja, veio do Paraná, para realizar a doutrinação do Dendotyo, visando a comemoração dos 70 anos de fundação. Muito obrigado.
         Em primeiro lugar, a Grande Cerimônia que realizamos no dia de hoje, para nós que somos seguidores deste Caminho é uma data inestimável e inesquecível, já que passaram 132 anos desde que Oyassama ocultou o seu corpo em 26 de janeiro de 1887. Em razão disso, é realizado em Jiba a Grande Cerimônia da Primavera, em 26 de janeiro e, recebendo essa razão, realizamos o Taisai do Kyokai na data de hoje.
Oyassama ocultou o seu corpo, mas a sua alma, permanecendo na Residência Original, dia e noite, tem nos conduzido satisfatoriamente e tem trabalhado tal como em vida, agora e para sempre pela salvação de todas as pessoas. Penso que, na ocasião da realização da Grande Cerimônia de Janeiro, como uma maneira para contentar Oyassama, há os seguintes pontos fundamentais que devemos firmar no espírito:
- Manifestar a decisão de corresponder o amor materno de ter encurtado 25 anos de sua vida por apressar a salvação das pessoas.
- Cada um se esforçar em fazer a evolução espiritual.
- Avançar animado na prática da dedicação sincera à salvação.
         Fazendo essa determinação, creio que estaremos passando pelo caminho desejado por Oyassama e estaremos correspondendo à vontade de Deus-Parens e seguindo para a concretização da vida plena de alegria e felicidade.
         Bem, como foi explanado pelo Reverendo Nozu, no dia 11 de julho do ano 2021, daqui a exatamente 3 anos e meio, a Sede Missionária da Igreja Tenrikyo, Dendotyo do Brasil estará comemorando 70 anos de sua fundação. Para isso, visando as atividades dos 3 anos, mil dias para esta grande comemoração, o Dendotyo iniciou a partir deste mês, as visitas doutrinárias a todas a igrejas e casas de divulgação, para levar ao conhecimento de todos os planos de atividades e também a respectiva determinação espiritual.
         Todos nós que fomos atraídos a este Caminho e também sem nos esquecermos da dedicação dos nossos antecessores que iniciaram o missionamento nestas terras brasileiras, devemos nos esforçar em dar continuidade ao trabalho dos nossos antepassados, procurando sempre expandir o ensinamento de Deus-Parens e enriquecer o conteúdo da igreja. Dessa maneira, sem dúvida alguma, receberemos a graça do pleno desenvolvimento deste Caminho e estaremos evoluindo espiritualmente condizentemente a esta época significativa de comemoração dos 70 anos de existência do Dendotyo.
         Após ouvirmos o desejo do Primaz, transmitida pelo mestre para a cerimônia comemorativa dos 70 anos de fundação, tenho certeza de que todos nós, renovamos a decisão de empenharmos ao máximo e trabalharmos com afinco para a concretização da determinação espiritual, durante os três anos de atividades que irão começar.
         Para isso, vamos convidar as pessoas para o Curso de Doutrina, o Curso Estudantil, Curso de Doutrina, Koshu de 5 dias, para o Shuyokai, além de pessoas para regressar a Jiba, receber o Sazuke e também fazer o Curso Kyoto Shikaku Koshu.
No Tenrikyo é dado uma grande importância nas épocas oportunas, e agora, os fiéis do Brasil estão iniciando uma nova época oportuna concedida por Deus-Parens frente à comemoração do Dendotyo. Como todos sabem, época oportuna são tempos propícios ou épocas em que as verduras e as frutas se encontram bem amadurecidas a ponto de serem saboreadas. Ou também a época em que se prepara coisas para realizar certas atividades.
         Na lavoura, tem-se também a época ideal da semeadura e da colheita. Deste modo, na vida espiritual também existem estas épocas. Deus-Parens concede-nos várias épocas para ajudar-nos no amadurecimento espiritual.
Para nós, seguidores do Brasil é chegado este momento de dedicarmos na semeadura, isto é, no trabalho da divulgação, da salvação e na transmissão da fé. Estas sementes de dedicação e sinceridade que serão plantadas por cada um de nós, nesta época oportuna dos três anos, mil dias, sendo aceitas por Deus-Parens, todas brotarão no seu devido tempo, trazendo alegria e felicidade num futuro bem próximo. Isto é, receberemos a graça do pleno desenvolvimento deste Caminho e também o aprimoramento do conteúdo de todas as igrejas.
         Além disso, como foi explanado pelo mestre, a meta é reunir 8 mil pessoas para a comemoração dos 70 anos. Por isso, desde agora, vamos começar a nos mobilizar e nos prepararmos para o dia 11 de julho, chamando os familiares e amigos.
Para que possamos receber a graça de se atingir as determinações espirituais dos três anos, mil dias, será muito importante o esforço e a dedicação de cada yoboku e seguidor que internamente vai procurar fazer uma maior evolução espiritual seguindo a vida-modelo de Oyassama e, externamente vai se empenhar no sentido de convidar os familiares e amigos para participarem dos cursos e do regresso a Jiba.
         Com estas atitudes no dia a dia, certamente estaremos correspondendo não só ao desejo de Deus-Parens como também estaremos contentando os nossos antecessores, a começar do primeiro primaz Otake, que estará sempre nos orientando para o caminho da dedicação sincera à salvação.
         Agradecendo mais uma vez ao Reverendo Nozu pela doutrinação feita no dia de hoje e a todos os presentes e desejando um excelente ano de 2018, termino aqui as minhas palavras.
         Muito obrigado.