quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Boletim de agosto de 2015



Palestra de agosto de 2015

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de agosto do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pelo empenho nas atividades deste último ano dos três anos, mil dias do Decenário de Oyassama. Muito obrigado.
         No mês passado, Adriano Massato Kamo fez o regresso a Jiba para participar do Seminário de Oyasato e também recebeu o dom do Sazuke.
Além disso, Jairo Massao Murata e Cristiane Lury Tomiyoshi participaram do Shuyokai, realizado durante o mês passado. Assim, foi dado mais um passo para a concretização da determinação espiritual.
         Este mês está fazendo 35 anos desde que este shinden foi inaugurado, graças a dedicação de muitas pessoas que hoje não estão mais presentes. Entretanto, por ter havido a sinceridade dessas pessoas e de muito dos senhores que estão presentes hoje é que mensalmente, estamos podendo realizar alegre e animadamente o Serviço Sagrado da salvação ensinado pela Oyassama.
         Antes de fazer a palestra, gostaria que o participante do Seminário de Oyasato e do Shuyokai falassem um pouco sobre a experiência.

         No mês passado, durante 28 dias, foi realizado o 111° Shuyokai do Brasil, com a participação de 57 pessoas. De locais mais distantes, tinham pessoas de Belém do Pará, Manaus, Tomé-Açú, Recife e Bahia.
Durante o Shuyokai, tem aulas de Doutrina de Tenrikyo, Vida de Oyassama e Hinos Sagrados, como também a prática da Dança Sagrada, dos instrumentos musicais e do cerimonial. Tem um dia para fazer a divulgação nos arredores do Dendotyo e também o hinokishin diário da limpeza do alojamento, da cozinha e demais locais.
O motivo que trazem os seminaristas são variados. Alguns participam por ter recebido uma grande graça, outros por uma determinação espiritual, ou para procurar respostas para os seus problemas e para aprenderem mais profundamente os ensinamentos.
Entretanto, apesar de ter esses motivos, no fundo existe uma grande intenção de Deus-Parens que atrai e reúne todas as pessoas. Ou seja, tudo é devido ao trabalho de Deus-Parens e ao encaminhamento de Oyassama que deseja fazer com que aquelas pessoas possam crescer uma pouco mais espiritualmente, para compreenderem melhor os ensinamentos.
Além disso, existe também a predestinação de cada pessoa. No mês passado, as 57 pessoas que foram reunidas por Deus-Parens e também os professores que foram escalados, com certeza tinham essa predestinação. Ou seja, todos juntos se esforçarem em fazer a evolução espiritual e servirem como instrumentos de Oyassama.
O fato mais importante e imprescindível nesta época em que nos dirigimos para a celebração do Decenário de Oyassama é fazer a evolução espiritual. Apesar de ser uma coisa que deva ser feito constantemente, creio que o Shuyokai ajuda nesse crescimento, acelerando o entendimento de muitas coisas e aprendendo na prática os ensinamentos, principalmente dançar e tocar os instrumentos.
Nessa época do Decenário, refletindo que é preciso fazer o desejo de Oyassama, que é a salvação, sendo o nosso próprio desejo, devemos rever as atitudes de até hoje e transformá-las para melhor, limpando as poeiras e purificando o espírito. É por isso que foi enfatizada a realização da determinação espiritual.
A determinação pode ser várias coisas como: passarmos a fazer diariamente, de manhã e a noite o Serviço Sagrado, frequentarmos mensalmente a igreja no dia do Tsukinamisai, conseguirmos dançar sozinhos os 12 hinos e tocar os instrumentos musicais mais difíceis, praticarmos mais ativamente o hinokishin, e sairmos para fazer a divulgação. Estes exemplos serão atitudes que estarão contentando Oyassama e serão as sementes de sinceridade plantadas nessa época oportuna.
No Ossashizu, Indicações Divinas, temos:
“As pessoas vêm se reunindo de vários locais e, dia a dia plantam as sementes, deixam plantadas as sementes. Observando atentamente a época e plantando as sementes, todas darão frutos.” Ossashizu, 31 de julho de 1889
Significa que todas as sementes de sinceridade plantada pelas pessoas que se reúnem de vários lugares, estarão sendo aceitas por Deus-Parens e está sendo garantido que todas darão excelentes frutos, que a colheita será abundante, ou seja, iremos receber plenamente a graça em todas as coisas na nossa vida.
Assim, ao participarmos das atividades do Decenário de Oyassama, estará sendo observada a caminhada da nossa evolução espiritual. Nesse período para os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, se mostrarmos o quando mudamos espiritualmente, o quanto a família ficou mais alegre, o quanto a igreja está mais animada e se o espírito de todos que seguem esta fé estiver transformada para melhor, creio que isso será a maneira de manifestarmos a imagem da nossa evolução espiritual para Oyassama.
Além disso, conhecendo o caminho de sacrifícios passados por Oyassama durante os 50 anos de sua vida-modelo, vamos pegar um exemplo e determinar que iremos passar de acordo com este modelo. Seja um ou mais exemplos de atitude ou ação, o importante é começar a sua prática no dia a dia.
Temos o seguinte ensinamento dos antigos mestres:
“Enfrentar a vida é como o navegante a dirigir uma embarcação, um navio ou um barco. Com o simples manejar do leme, consegue-se navegar, sem se chocar com as rochas ou outras embarcações, sem errar a rota e chegar ao ponto destinado.
O leme do homem é o coração e controlando-o bem, chega-se ao ponto destinado. Porém, os homens, por serem imprudentes, durante o roteiro da vida, desviam sua atenção voltando a vista às coisas materiais ou distraem o espírito nas coisas que ouvem falar. Por fim, negligenciando o controle do leme, acabam batendo nas rochas, fazendo rombos no casco e assim, perdem a direção.
Inicialmente, na partida, não existe quem, preparando suficientemente o espírito e o corpo e mostrando suas virtudes, não queira realizar o seu intento para ser admirado pela sociedade, embora por quantos sacrifícios tenha que passar durante o trajeto. Porém, há muitos em quem, não se sabe quando, aparecem o capricho, a ociosidade, a vontade de divertir vendo os outros se divertirem. Ainda, surgem indecisões, e o espírito começa a oscilar para lá e para cá e sem perceber, os anos vão passando, de forma que não só o objetivo inicial deixa de ser alcançado, como também passa a causar preocupações e dificuldades aos outros, e vem a sofrer.
É o mesmo também com a fé, onde o modo de remar o barco e o roteiro a dirigir são ensinados através da razão de uma explanação, do ensinamento de Deus. Todavia, mesmo sendo ensinado que, seguindo esta rota, será melhor, chegando ao destino final, e mesmo sabendo que se deve seguir fielmente esse roteiro sem olhar para os lados, cuidando-se para não trombar nem encalhar, manejando habilmente o leme, o homem tem a facilidade de perder-se da rota ensinada, encostando a embarcação em lugares onde nada lhe adianta, e retrocedendo e quebrando e afundando a embarcação.”
Deste modo, desfrutar uma vida excelente ou péssima, depende afinal do espírito de cada um, e o ensinamento de Oyassama é o que ensina o manejo do leme da vida, o leme que jamais erra de direção, conduzindo-nos para a vida plena de alegria e felicidade.
As atividades do Decenário são realizadas para corresponder ao desejo de Oyassama que se ocultou fisicamente apressando a salvação de todas as pessoas. É o momento ideal para fazer a evolução espiritual dedicando sinceramente à salvação. Ou seja, conduzir firmemente a nossa embarcação de acordo com o desejo de Deus.
Faltando apenas meio ano para o Decenário, vamos continuar firmes em concluir a determinação espiritual.

Agradecendo a presença e a participação de todos e também dos deliciosos pratos trazidos para o naorai que vamos fazer logo em seguida comemorando os 35 anos de inauguração do shinden, termino as minhas palavras. 
Muito obrigado.

Boletim de julho de 2015



Palestra de julho de 2015

    Os meus sinceros agradecimentos a todos os presentes que vieram participar e reverenciar a cerimônia mensal de julho do Kyokai. Agradeço também pela dedicação aos afazeres do Caminho e também pela sincera dedicação às atividades deste último ano que antecede o decenário de Oyassama.
No início de mês, houve a caravana de regresso a Jiba, e um pessoa, Adriano Massato Kamo, está participando do Seminário de Oyasato e vai receber o Sazuke, tornando-se o mai novo yoboku do nosso kyokai. Com isso demos mais um grande passo para concretizar as metas da determinação espiritual dos três anos, mil dias dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama.

            Desde o dia 1 de julho, está sendo realizado no Dendotyo, o 111° Seminário de Formação Espiritual, Shuyokai do Brasil com a participação de 57 pessoas, 24 homens e 33 mulheres. Como falei mês passado, fui escalado para ser o responsável de classe durante todo o Shuyokai e também para dar aulas de doutrina e instrumentos sagrados. Voltei ontem a noite de Bauru e hoje a tarde estarei fazendo a viagem de volta. De locais distantes, temos participantes de Manaus, de Belém, de Tomé-Açú, de Recife, e da Bahia. Todos estão se esforçando em aprender a doutrina e procurando fazer o aprimoramento espiritual.

Os seminaristas vieram para o Shuyokai com a intenção de aprender mais a doutrina e muitos vieram após serem salvos das doenças e dos problemas. Existem pessoas da primeira geração na fé e também pessoas que já são da quarta geração.
 Sempre digo aos seminaristas que durante o período de vida normal de um ser humano, é natural que ele passe por vários momentos de alegrias e também momentos de aflição e sofrimentos. Em todas as épocas, os homens vieram buscando a saúde, o conforto e a felicidade. Porém, inesperadamente, em algum momento da vida, mesmo não desejando, aparecem as enfermidades, as doenças, e também surgem problemas de relacionamento no trabalho ou na família e, em alguns casos, é preciso se deparar com um desastre ou uma catástrofe.
            Porém, pensando de acordo com o nosso ensinamento, nas experiências obtidas através das enfermidades e dos problemas está contido o imenso amor parental de Deus-Parens, o Deus original e verdadeiro criador do mundo e dos seres humanos. A partir do momento em que todos compreendermos este fato, o espírito sofrerá uma grande mudança, chegando finalmente ao verdadeiro objetivo da existência humana que é a vida plena de alegria e felicidade.
            No ensinamento está explicado que o “mundo é um espelho”. Por exemplo, nos Hinos Sagrados:
            O íntimo de todos os corações do mundo reflete-se em mim como num espelho. HS. VI-3
            E, nas Indicações Divinas:
            O corpo humano é uma coisa emprestada, uma coisa tomada emprestada. Tudo está refletido no mundo conforme o espírito. IND. 08.01.1888
            No mundo, qualquer coisa que seja, tudo está refletido. Isso se reflete no mundo. O mundo é espelho. Em todos, todos, um por um, conforme o espírito, tudo se reflete no corpo. IND. 04.02.1889
            Estas palavras nos ensinam que como o espelho reflete a nossa imagem, de acordo com o espírito de cada um tudo é refletido no corpo e além disso, os acontecimentos que ocorrem no dia a dia é também um reflexo do próprio espírito.
            O surgimento das doenças e dos problemas, é a clara demonstração do amor parental de Deus-Parens para que nós façamos a reflexão espiritual, visando a própria salvação.
            Na Escritura Divina, Deus-Parens utilizou as palavras como: orientação, cuidado, sinal, admoestação e pesar. Por exemplo:
            Seja no que for, não existem dores nem doenças, em absoluto. São a instância e orientação de Deus. ED. II-7
            Seja o que for, jamais julguem ser doença; tudo é cuidado de Tsukihi. ED. X-68
            Reflitam. Não há jamais o que se diz doença. É a indicação do caminho e a advertência de Deus. ED. III-138
            Assim, o que se diz comumente na sociedade como sendo doença, pela refletindo através da doutrinária, a doença é somente uma advertência, uma orientação de Deus-Parens para que o nosso espírito seja modificado para o espírito de verdadeira sinceridade.
            Segundo o pensamento comum do homem dentro da sociedade, não há como se alegrar e se animar no momento em que se está sofrendo de uma doença ou passando por problemas e dificuldades. Entretanto, segundo o nosso ensinamento, por mais que a situação seja de preocupação e de aflição, devemos modificar o nosso espírito no sentido de compreender que o infinito amor parental de Deus-Parens está sendo manifestado através da doença ou do problema.
            Agindo dessa maneira, gradativamente o espírito vai sendo purificado, isto é como se aquela névoa que estava na frente dos olhos se dissipasse. Seria levar o seu modo de ver e refletir os fatos ao ponto onde o seu espírito se conscientizasse plenamente da razão das dez providências divinas de Deus-Parens, compreendendo a verdade da coisa emprestada e tomada emprestada e também da razão da sua predestinação.
Na Indicação Divina tem-se:
            Deixarei explicado segundo a razão dos seres humanos. Quantos sejam, todos são queridos. Não existe Parens que deseja fazer os filhos sofrerem ou terem dificuldade. IND. 01.11.1889
            Para nós, seres humanos, as doenças e os problemas são os causadores dos sofrimentos, aflições e dificuldades. Porém, para Deus-Parens, nós os seus filhos, somos todos queridos e amados igualmente e o seu único desejo é a nossa verdadeira salvação. Não existe nenhum sentimento que deseja nos fazer sofrer ou passar por dificuldades.
            O ponto fundamental está em compreender que qualquer que seja a doença ou o problema, tudo é de acordo com o amor parental que deseja de todas as maneiras conduzir para a verdadeira salvação dos seres humanos.
Recebendo o aviso de Deus através dos incômodos ou problemas, devemos reformar o espírito e fazer a determinação de passarmos os dias seguindo os ensinamentos.
            Porém, com o passar do tempo, se esquecermos a determinação, seremos orientados novamente e assim, passo a passo iremos fazendo a evolução espiritual, isto é, estaremos direcionando cada vez mais o nosso espírito a Deus-Parens e Oyassama.
            Em outras palavras, todos os fatos que acontecem são nós, que servem para se fazer a reflexão e a reforma do espírito. Desse modo, pouco a pouco, receberemos a graça de poder desfrutar alegria que antes não eram possíveis devido aos problemas e incômodos.
            Não devemos esquecer o sentimento de gratidão a Deus e caminharmos firmemente rumo à vida plena de alegria e felicidade.
Episódios da Vida de Oyassama - 31. RÉGUA DO CÉU
            Certo dia, Oyassama disse a Izô Iburi:
            “Izô-sam, corte e traga das matas uma árvore e faça um esteio bem reto.”
            Izô cortou e trouxe prontamente uma madeira e fez uma viga bem reta. Então, Ela lhe disse:
            “Izô-sam, examine-a uma vez com uma régua.”
            E em seguida, perguntou:
            “Não há algum vão?”
            Izô pôs uma régua sobre a viga e examinou. Realmente havia uma lacuna. Portanto, respondeu-lhe: “Sim, há um pequeno vão.” Então, Oyassama ensinou-lhe:
            “Isso exatamente, mesmo as coisas consideradas realmente retas por todas as pessoas do mundo, quando verificadas com a régua do céu, apresentam-se tortas.”
            Por mais que o espírito humano pense que as coisas estão certas, talvez aos olhos de Deus, isso não esteja correto. Por isso, é preciso sempre pensar e refletir todas as coisas através dos ensinamentos e nunca com o pensamento humano.
Oyassama durante longos 50 anos não só esclareceu a intenção de Deus-Parens como também, demonstrou através da prática, deixando aos seres humanos o modelo de vida a ser seguida por todos. Todos nós nos esforçamos em buscar e caminhar por essa vida-modelo.
Este é o Caminho que deve ser sentido e apreciado através da prática. Mesmo que diga ter entendido pela lógica, se isso não for praticado no cotidiano e se tornar uma verdade, não se pode dizer que entendeu o ensinamento. Através da prática é que se apreciam muitas coisas que são indescritíveis em palavras.

Assim, termino as minhas palavras. Muito obrigado.

Boletim de junho de 2015



Palestra de junho de 2015

     Os meus sinceros agradecimentos a todos os presentes que vieram participar e reverenciar a cerimônia mensal de junho do Kyokai. Agradeço também pela dedicação aos afazeres do Caminho e pela dedicação nas atividades dos três anos, mil dias, visando os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Muito obrigado.

Hoje, gostaria de falar sobre as nossas atitudes e ações no dia a dia que contentam e satisfazem Oyassama.
         Principalmente nessa época oportuna do Decenário, faltando menos de nove meses para os 130 anos, nesse período final dos três anos, mil dias é bastante importante para todos nós que seguimos e praticamos o ensinamento deixado pela Oyassama.
         Na Grande Cerimônia de janeiro deste ano, Shimbashira-sama disse o seguinte: ‘A época oportuna atual está em realizar as atividades em união e harmonia espiritual. Está em todos os yoboku se empenharem na salvação, ou seja colocarem em prática o ensinamento de salvar as pessoas. Assim, a salvação não é apenas uma prática dos yoboku que fazem porque tem vontade, mas incentivar os demais yoboku que até agora vieram deixando de lado essa prática. Essa ajuda também é muito importante nessa época.’
         Desse modo, neste decenário está sendo enfatizada que é a época da salvação e a época de fazer a evolução espiritual. Com certeza, muitas pessoas receberam muitas graças nesse período.
         Através de alguns episódios da Vida de Oyassama, é possível estudar como as pessoas receberam a graça da salvação. Por exemplo, no episódio, 44, Dia de Neve, Oyassama olhando pela janela do quarto, disse:
         “Oh! Vem gente também num dia como este. Que pessoa sincera! Deve estar em dificuldades!” Certo tempo depois, Lin Massui chegou à Residência, após enfrentar no caminho, uma tempestade de neve. Depois de aquecer o corpo, foi cumprimentar Oyassama, que disse:
         “Seja bem-vinda de regresso. Foi Deus-Parens que a trouxe de regresso guiando-a pelas mãos. Escorregou aqui e ali, foi muito difícil, não? Mas, mesmo nessa dificuldade esteve contente. Deus-Parens aceita plenamente, plenamente. Aceita tudo, inteiramente e concede as graças. Tenha prazer, tenha prazer.”
         Dizendo isso, Oyassama com as suas mãos, apertou fortemente as mãos ainda geladas de Lin, que ficou com o coração tomado de emoção e cheio de gratidão. Através desse fato, podemos imaginar a satisfação de Oyassama ao ver o regresso de Lin, andando por dezenas de quilômetros na neve. Creio que procurar satisfazer Oyassama no dia a dia é uma condição muito importante para se receber a graça da salvação.
No episódio 144, A Razão que Alcança o Céu, o mestre Tyuzaburo Koda foi preso junto com Oyassama e obrigado pelo carcereiro a limpar diariamente as privadas da prisão. Terminada a limpeza, voltou junto a Oyassama, que lhe perguntou:
“Koda, como se sentiu ao ser trazido a um lugar como este e obrigado a limpar uma privada suja?” Então, ele respondeu:
“Que me obriguem a fazer o que for, se pensar que estou servindo a Deus é realmente excelente.” Depois, Oyassama explicou:
“Quão penoso e desagradável seja o trabalho, se fizer julgando excelente, esta razão alcançará o céu. A razão aceita por Deus será transformada excelentemente em virtude.”
Este episódio nos ensina que seja qual for a situação, devemos sempre pensar de maneira positiva. Para nós, é muito natural reclamarmos e queixarmos de situações difíceis e preocupantes, mas Oyassama tem ensinado que são nessas situações que o seguidor do Caminho, deve refletir com espírito de satisfação sincera. Precisamos evitar que a razão da insatisfação e da queixa alcance o céu. Dessa forma estaremos acumulando poeiras ao invés de méritos e virtudes.
Na Indicação Divina do dia 20 de fevereiro de 1887, tem-se:
“Até agora havia coisas que desejava dar a meus filhos. Porém, não pude dá-las devidamente. Ainda, doravante, as entregarei devidamente.”
O que Deus-Parens desejava entregar aos filhos era o dom do Sazuke. Após o ocultamento físico de Oyassama, em 26 de janeiro de 1887, o mestre Izo Iburi que se tornou Honseki, passou a entregar amplamente o Sazuke aos fiéis.
Assim, Oyassama observando os seus queridos filhos que receberam o Sazuke ministrando aos enfermos e solicitando com sinceridade a graça da salvação, deve ter ficado muito satisfeita. Ela deve ter sentido uma grande alegria vendo os filhos praticando a salvação mútua. Isso porque, a ajuda e a salvação mútua é uma condição muito importante para a concretização da vida plena de alegria e felicidade.
Shimbashira-sama, na Grande Cerimônia de janeiro deste ano disse:
“Como é de conhecimento, a promulgação da Instrução 3 foi para dar um avanço nas atividades decenárias, e no seu final, tem-se: “desejando constantemente contentar Oyassama eternamente viva”. Isso quer dizer que Oyassama é quem começou este Caminho e por ter transmitido a todos os seres humanos do mundo a vontade de Deus-Parens, é que os precursores, os antepassados e nós mesmos, fomos orientados a este ensinamento e estamos recebendo a salvação. E graças a isso é que existimos no dia de hoje, e não podemos deixar de fazer a retribuição em primeiro lugar.
Ainda, além de ter sido salvo das doenças e dos problemas circunstanciais, aproveitando a oportunidade desses nós, vamos refletir sobre a nossa conduta, tomar consciência da própria predestinação e mudar a direção do nosso espírito para que o destino seja conduzido a um rumo diferente.
Vamos sentir o quanto é gratificante estarmos recebendo as dez providências divinas no dia a dia e ter gratidão por estarmos sendo vivificados por Deus-Parens, pois isso só foi possível devido a Oyassama ter nos ensinado, e não podemos dar as costas pensando ser algo óbvio como pensam as pessoas da sociedade.
Não são poucas as pessoas que, dentro das constantes mudanças sociais atuais, estão perdendo o ponto de apoio espiritual, ficam sem um objetivo na vida, perdidas e aflitas, ou então, são levadas pelas suas ambições. E o que realmente nos dá confiança é trilhar animado e com satisfação sincera dentro de qualquer situação, tendo as normas espirituais, e no cotidiano, ter o verdadeiro objetivo que é a vida plena de alegria e felicidade.”
Assim, incentivou a todos para passarmos o dia a dia seguindo e praticando o ensinamento de forma a contentar e satisfazer a Oyassama com as nossas atitudes e ações. Esta é a missão do yoboku e dos seguidores.
No próximo dia 13, sábado, será realizado no Dendotyo a Assembleia Geral da Associação Feminina do Brasil, Fujinkai. No dia 19 de abril, passado, na Assembleia realizada em Jiba, a Presidente Mundial Harue Nakayama, esposa do Shimbashira-sama, disse em sua saudação:
“Como associadas, vamos nos esforçar em criar em orientar os novos yoboku para que possam seguir pelo caminho da dedicação sincera à salvação, almejando a concretização da vida plena de alegria e felicidade. Devemos dedicar para criar e educar os yoboku conscientes da sua missão e esta será a melhor maneira para contentarmos Oyassama.”
Assim, falou da necessidade de que todas as associadas precisavam ter isso em mente no cotidiano e trabalharem da melhor maneira para que essa orientação fosse realizado da melhor forma possível.
Além disso, sendo este o último ano das atividades decenárias, a presidente enfatizou a prática animada da divulgação e salvação, dando valor às qualidades que as mulheres possuem, no sentido de passarem pelo caminho da retribuição das graças.
Espero que muitas associadas do Fujinkai possam estar participando da assembleia deste ano.
Em julho, a partir do dia 1° até o dia 28, será realizado o 111° Shuyokai do Brasil, Seminário de 28 dias. Este ano fui escalado para ser o professor responsável e Nami será a professora de instrumentos femininos. Desde já, se houver pessoas acima de 17 anos que possam participar, gostaria que convidassem sem falta. Além disso, vamos ter também o Curso de Doutrina, Koshu de 5 dias que começa no dia 13 e vai até o dia 17 de julho.
Agradeço a todos que tem trazido as coisas para o bazar e gostaria de pedir o hinokishin no dia 13 de junho, próximo sábado quando vai ser feito o bazar da pechincha. Hoje iremos fazer os preparativos após o naorai. Conto com a colaboração de todos.
Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação no Tsukinamisai de junho, termino as minhas palavras.

Muito obrigado.