quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Boletim de setembro de 2011

Palestra do tsukinamisai de setembro

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de setembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia e aos trabalhos do Kyokai.
No mês passado, 5 pessoas fizeram o regresso a Jiba, o Zenkaityo, a esposa, a minha tia Massumi, a esposa do Massani, Neucimara e a filha Tomie. A Mara regressou para receber o dom do Sazuke.
Além disso, este mês mais três pessoas estarão regressando a Jiba que são Shigueru Kawaguti e as filhas Carla e Cléa. As duas também estarão regressando para receber o Sazuke. Assim, em dois meses, recebemos a graça de mais três novos yoboku.
É algo bastante gratificante para todos do Kyokai.

Nas palestras do Shimbashira-sama, ultimamente ele tem falado da importância de sempre termos por perto os livros de Oyassama, principalmente a da sua vida-modelo e dos episódios.
Assim, hoje gostaria de citar algumas passagens de sua vida que naturalmente são exemplos para fazermos a reflexão da nossa conduta no dia a dia.

Em primeiro lugar, gostaria de citar um trecho da Preleção do Besseki, que diz: “Originalmente, este mundo foi um mar de lama. Tsukihi, isto é, Deus-Parens, julgando insípida essa condição e deliberando, teve a ideia de criar os seres humanos e compartilhar da sua alegria, vendo-os viveram felizes.”
Deste modo, através de Oyassama é que ficamos sabendo pela primeira vez sobre o desejo de Deus-Parens contido na criação dos seres humanos. Por isso, mostrar para Deus-Parens a prática dessa vida de alegria é o objetivo de todo o ser humano.
Sabemos que Oyassama demonstrou pessoalmente durante longos 50 anos o modo de viver a vida plena de alegria que corresponde ao desejo de Deus e deixou este exemplo para todos nós poderermos passar tranquilamente pelo caminho da vida-modelo.
Através dos registros contidos nos livros Vida de Oyassama e Episódios da Vida de Oyassama, podemos compreender como os mestres veteranos foram orientados pela Oyassama para praticarem essa vida de alegria e como ficaram emocionados ao passarem por este Caminho. Mesmo com a passagem dos anos, ainda hoje, com o espírito de que estamos sendo encaminhados por Oyassama eternamente viva devemos estudar os passos deixados pelos mestres veteranos, e nos esforçar cada vez mais na evolução espiritual, seguindo animados pelos exemplos deixados por eles.
Em 1864, aconteceu a primeira construção da história do Tenrikyo que foi a obra do Local do Serviço. Após a comemoração da colocação da viga da cumeeira, ocorreu o inesperado incidente do Santuário de Oyamato, onde alguns mestres da época, cantaram e dançaram em frente ao Santuário e isso irritou e enfureceu os sacerdotes e todos foram presos por vários dias. Esse acontecimento deixou alguns fiéis preocupados e inseguros e acabaram abandonando a fé.
Deste modo, a formação da irmandade e a construção parou temporariamente. Foi quando Kokan murmurou: “Não deviam ter ido.” Neste momento, a aparência de Oyassama ficou severa e ela disse:
“Não deve dizer qualquer palavra de insatisfação, pois será a base da explanação para o futuro.”
Apesar de ter sido um pequeno comentário, o fato de ser uma insatisfação fez com que Oyassama imediatamente chamasse a atenção, pois essa atitude se distanciava da intenção de Deus-Parens de realizar a vida plena de alegria e felicidade. Esse pequeno exemplo ensina que na nossa vida diário devemos tomar cuidado para não ficarmos nos queixando ou falando insatisfações.
Em maio de 1868 choveu torrencialmente por vários dias fazendo com que os rios transbordassem e as lavouras e as casas fossem levadas pelas correntezas. A propriedade de Tyushiti Yamanaka sofreu também enormes danos como o deslizamento do morro e soterramento de grandes árvores. Aproximadamente um hectare do arrozal irrigado ficou coberto de terra e lama. A vizinhança que zombava da fé de Tyushiti não perdeu a oportunidade para ridicularizá-lo: “Veja aquilo, é um tolo!” Ouvindo isso, Tyushiti ficou magoado e regressou imediatamente à Residência e consultou Oyassama que disse:
“Excelente, excelente! Será posteriormente excelente, porque foram levados e alcançaram a profundeza do mar. Talvez pense por que o campo e o monte foram arrastados pela correnteza apesar de crer nesta fé, mas fique sinceramente satisfeito, sinceramente satisfeito. O futuro será excelente.”
Tyushiti agradeceu de todo coração a Deus-Parens por sofrer apenas um pequeno infortúnio em vez de uma grande desgraça.
Por mais que passemos crendo nesta fé, praticando sinceramente os ensinamentos, quando ocorre uma desgraça ou uma grave enfermidade o nosso espírito fica abalado e acabamos pensando: “porque isso acontece comigo se venho crendo nesta fé?”
Não conseguimos refletir sobre o amor de Deus-Parens e por isso ficamos desanimados e preocupados com a situação. Isso é um fato que ocorre frequentemente. Entretanto, nesses momentos devemos nos lembrar do ensinamento de Oyassama que diz: “Tenha sincera satisfação, tenha sincera satisfação.” Esse ensinamento da devoção única a Deus é que nos encaminha para podermos receber uma excelente graça. Essa transformação espiritual é o ponto de partida.
Foi ensinado que “a satisfação sincera é o arrependimento da predestinação das vidas anteriores”.
A alma do ser humano veio renascendo várias vezes repetindo o ciclo de nascimento e retornamento e de acordo com a intenção de Deus-Parens veio novamente ao mundo nesta geração, porém ninguém se lembra dos fatos das vidas passadas.
Quem sabe é apenas Deus-Parens. Somente Deus-Parens é que tem conhecimento sobre o que cada ser humano fez nas vidas passadas, tanto as coisas boas como também as coisas más que foram sendo acumuladas no decorrer das várias existências. Devido ao seu imenso amor, nos proporciona diversas alegrias de acordo com as boas predestinações que foram acumuladas e em relação as más predestinações, transforma as grandes desgraças em pequenos problemas que se manifestam no dia a dia.
Assim, não podemos nos desanimar com os acontecimentos inesperados, mas fazer a reflexão e passar estabelecendo a satisfação sincera sabendo que é o caminho do arrependimento das más predestinações. Esta postura espiritual foi ensinada pela Oyassama para nós que fomos atraídos a este Caminho e somos orientados por ela.
Nós precisamos cultivar e sentir cada vez mais o quanto é gratificante e inestimável o fato de passarmos com o sentimento de satisfação sincera. Desse modo, devemos passar animados pelo caminho da extinção das poeiras e das más predestinações que foram acumuladas nas vidas anteriores e dedicar a sinceridade para retribuir as graças recebidas por Deus-Parens.
Em março de 1884, Oyassama passou por um sacrifício no Presídio de Nara e nessa ocasião, Tyussaburo Koda também foi detido por 10 dias. Nesse período, o carcereiro ordenou a Koda que limpasse a privada. Terminada a limpeza, voltou junto a Oyassama, que lhe perguntou:
“Koda, como se sentiu ao ser trazido a um lugar como este e obrigado a limpar uma privada suja?”
“Que me obriguem a fazer o que for, se pensar que estou servindo a Deus é realmente excelente”, respondeu Koda. Então, Oyassama explicou:
“Isso mesmo. Quão penoso e desagradável seja o trabalho, se fizer julgando-o excelente, esta razão alcançará o céu. A razão aceita por Deus será transformada excelentemente em virtude. No entanto, mesmo que faça trabalhos difíceis e cansativos, se fizer queixando-se: ‘ah! que penoso!’, ‘ah! que desagradável!’, a razão da insatisfação alcançará o céu.”
Estas palavras são muito importantes para todos nós que fomos atraídos para este Caminho e estamos fazendo os trabalhos religiosos. É um ensinamento para ser firmemente estabelecido no espírito e qualquer que seja o trabalho solicitado, devemos fazê-lo com ânimo e dedicação, sentindo ser realmente excelente.
Atualmente existem muitas famílias que foram atraídas a este Caminho e já acumulam várias gerações, passando da terceira para a quarta e da quarta para a quinta geração.
Assim, não se pode ficar acomodado sobre as virtudes que foram acumuladas pelos antepassados que se dedicaram ao caminho da sincera salvação. Por isso, fazendo diariamente a reflexão e estudando as passagens dos antigos mestres contidos nos livros para que sirva de exemplo e norma do nosso espírito, como yoboku, devemos praticar fielmente os ensinamentos.
Buscando cada vez mais a evolução espiritual, precisamos caminhar animados rumo a vida plena de alegria e felicidade e seguir firmes para tranquilizar Deus-Parens e Oyassama.

A partir desse ano, seguindo a orientação do Dendotyo, o Mitamassai que era realizado todos os anos em novembro, será realizado este mês, no dia 25. Assim, gostaria de contar com a participação de todos.

Agradecendo mais uma vez a participação na cerimônia mensal de setembro do kyokai, termino as minhas palavras.
Muito obrigado.