segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Boletim de agosto de 2017



Palestra de agosto de 2017

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de agosto do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, e aos trabalhos do Kyokai. Muito obrigado.
         No mês passado, Bruno Kenji Arakawa fez o regresso a Jiba para participar do Seminário de Oyasato.
Além disso, Douglas Takeo Ota participou do Shuyokai, realizado durante o mês passado.
Foi realizado também, a caravana de missionamento do Seinenkai do Brasil e Tadaharu Ota e Rodrigo Kawaguti fizeram parte do grupo, formado de 12 pessoas que foram para a cidade de Joinville, em Santa Catarina.
         Este mês está fazendo 37 anos desde que este shinden foi inaugurado, graças a dedicação de muitas pessoas que hoje não estão mais presentes. Entretanto, por ter havido a sinceridade dessas pessoas e de muito dos senhores que estão presentes hoje é que mensalmente, estamos podendo realizar alegre e animadamente o Serviço Sagrado da salvação ensinado pela Oyassama.
         Antes de fazer a palestra, gostaria que o participante do Seminário de Oyasato, do Shuyokai e da caravana de missionamento falassem um pouco sobre a experiência.

         Muitas pessoas já devem estar sabendo sobre o ocorrido com o Kanrodai, Pedestal do Néctar, que está edificado em Jiba da origem. Em primeiro lugar, vou ler a mensagem do Reverendo Yamazawa, que é o diretor geral de assuntos religiosos, publicado no jornal Tenri Jiho:
“Às 18:20 hs, do dia 26 de julho, ocorreu um lamentável ‘nó’. Uma pessoa atravessou o limite permitido do Recinto de Reverência da Sede da Igreja e derrubou a parte superior do Kanrodai. Depois, o Serviço vespertino foi realizado normalmente no horário determinado.
         Após o Serviço, imediatamente foi realizada a reunião com os diretores da Sede, onde, inicialmente, houve as palavras do Shimbashira. Em seguida, todos os diretores deliberaram em relação a este ‘nó’.
A respeito do ‘nó’ ocorrido no entardecer do dia 26 de julho.
         Foi-nos mostrado este grande ‘nó’ do Kanrodai.
         Não encontro palavras para me desculpar a Deus-Parens que se encontra estabelecido em Jiba e a Oyassama eternamente viva.
         Tenho feito diversas reflexões por ser alguém que se dedica perto de Jiba e peço desculpas a todos os regressantes que ficaram preocupados com o fato, pois hoje, além de ter sido o dia da Cerimônia mensal é também o início do período do Regresso das Crianças a Jiba.     
Deus-Parens, Oyassama e Jiba são uma única razão. O Kanrodai edificado em Jiba é o centro da nossa fé. O fato de ter sido mostrado este ‘nó’, neste local, nos leva a fazer uma firme e profunda reflexão sobre a nossa postura de fé que estava ou não amparada plenamente na intenção de Deus-Parens. Penso que cada um de nós temos a necessidade de confirmarmos novamente o espírito de devoção única a Deus e a dedicação sincera a Jiba. A devoção única a Deus significa ajustar o nosso pensamento de acordo com o ensinamento e, não interpretar o ensinamento conforme a nossa vontade. Temos o dever de estabelecer, mais uma vez, esse fato em nosso coração.
Atualmente, existem somente dois blocos inferiores do Kanrodai que estão na área sagrada. Em 1881, houve a interrupção das obras do Kanrodai de pedra que estavam prontas até o segundo bloco. No ano seguinte, os blocos foram confiscados. Os mestres antecessores passaram dedicando-se de corpo e alma a este Caminho, deixando-nos o aspecto atual.
Ao pensar sobre isso, com o firme propósito de se fazer a reflexão, percebi o meu sentimento de comodismo e conveniência, achando ser algo natural realizar o Serviço e reverenciar o Kanrodai como nos dias de hoje.
Em primeiro lugar, todos nós que fazemos parte da Sede da Igreja, iremos renovar a nossa determinação espiritual, mantendo a sincera postura de buscar a intenção de Deus-Parens e dedicar para poder corresponder ao seu desejo.
A todos os yoboku e fiéis, desejo que façam deste ‘nó’ como algo próprio e, com o sentimento de tranquilizar Deus-Parens, o Parens verdadeiro, tenham esse fato como uma oportunidade para aprimorar o espírito de cada um.
Solicito a todos que continuem se dedicando para tornar este ‘nó’ em algo valioso e significativo.”

Desta forma, mesmo todos nós estando distante de Jiba, mas como seguidores do ensinamento de Oyassama, creio que devemos fazer uma reflexão da nossa postura e atitude espiritual em relação a nossa fé. De modo algum, devemos pensar que seja um fato isolado ou que foi uma fatalidade. A culpa não está na pessoa que derrubou ou dos plantonistas que no momento estavam no Shinden e não impediram que isso fosse acontecer.
Como seguidores do ensinamento, sabemos que esse grave ‘nó’ que foi mostrado é uma orientação ou até uma advertência de Deus-Parens para todos.
Com o término das atividades dos 130 anos de Oyassama, no ano passado, pode ser que ficamos um pouco acomodados ou achando que o nosso trabalho tenha terminado e fosse o momento de descansar. Mas sabemos que no caminho desta fé, não existe descanso. Deus-Parens e Oyassama esperam ansiosamente o nosso crescimento espiritual. Esperam que nós, yobokus, façamos o trabalho de salvação.
         Assim, como foi dito na mensagem, devemos manter firmes o nosso espírito e continuar dedicando ativamente nas atividades. Creio que essa nossa determinação irá contentar Deus-Parens e alegrar a Oyassama.
        Já foi informado que a cerimônia de troca do Kanrodai será no dia 24 de agosto.
         Mudando de assunto, gostaria de falar sobre uma importante atividade que será promovido pelo Hombu, Sede da Igreja.
A partir de agosto deste ano até março do ano que vem, em Jiba, será realizado o Curso de Sucessores. O último curso de sucessores foi realizado a 10 anos atrás. Creio que algumas pessoas aqui tenham participado, naquela época.
Os participantes são pessoas de 20 a 40 anos, seguidores deste Caminho. No Brasil, este curso será realizado nos dias 30 e 31 de março do ano que vem, no Dendotyo. O conteúdo do curso será o mesmo de Jiba. Este curso será realizado seguindo o desejo do Shimbashira-sama, de acordo com a palestra que ele fez na celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.
Ele explanou: ‘Normalmente imagina-se que formar as pessoas esteja relacionado aos jovens, mas na formação do yoboku, não se distingui se é jovem ou idoso. Se houver um yoboku que não ministra o Sazuke, então devemos persistir em trabalhar ativamente e fazer a orientação para que este possa ministrar o Sazuke, pois isso também é uma importante ação na formação dos recursos humanos.’
Significa que o Shimbashira-sama deseja a criação e a formação do yoboku de todas as idades. A formação dos jovens certamente é uma semente de esperança para o futuro, mas a orientação dos yoboku de idade mais elevada é uma questão atual. O ideal é que todos os yoboku que receberam a razão do Sazuke possam fazer a ministração. Por isso, é preciso fazer a formação e dar a orientação para que os yoboku se tornem capazes de ministrar o Sazuke.
Sobre o propósito e o objetivo do curso, tem-se: Atualmente deseja-se veementemente a formação dos recursos humanos que se encarregarão do futuro do Caminho. Especialmente o cuidado com os jovens é uma tarefa importante. Cada pessoa que foi atraída ao Caminho por uma predestinação, conscientizando-se que é um sucessor do Caminho que sucederá o caminho aberto pela Oyassama, cada qual em sua função e posição, encarregando-se firmemente na missão do Caminho, deseja-se que formem em recursos humanos imprescindíveis às atividades da igreja. Assim, reunindo jovens sucessores do Caminho no Dendotyo do Brasil, como local para estudos em conjunto, realizaremos o Curso de Sucessores.
Não podemos esquecer que antes de dar a orientação para as pessoas, para os jovens, é preciso, em primeiro lugar, fazer o próprio crescimento espiritual. E com isso, dedicar firmemente na educação e formação dos recursos humanos.
Deste modo, desde já, o Dendotyo está pedindo a maior participação neste curso. Espero que do nosso Kyokai, todos que estão na faixa de 20 a 40 anos participem deste curso, em março do ano que vem.       

Agradecendo a presença e a participação de todos e também dos deliciosos pratos trazidos para o naorai que vamos fazer logo em seguida comemorando os 37 anos de inauguração do shinden, termino as minhas palavras. Muito obrigado.