terça-feira, 5 de maio de 2015

Boletim de maio de 2015



Palestra de maio de 2015

Os sinceros agradecimentos a todos pela presença e participação no tsukinamisai de maio. Agradeço a todos pela dedicação nas atividades dos três anos, mil dias, visando os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Muito obrigado.
Na sexta-feira, dia 1° de maio, foi realizado no Parque do Ipiranga, o Dia do Hinokishin Geral com a presença de quase mil pessoas. Muito obrigado a todos que participaram do hinokishin.

Hoje, aproveitando a oportunidade do mês em que é realizado o Dia do Hinokishin Geral, por todo o mundo, gostaria de falar um pouco sobre esse tema.
Como um meio para que todas as pessoas vivam ajudando uns aos outros, Oyassama ensinou o hinokishin. A palavra hinokishin, apesar de ser uma palavra original do Caminho, penso que tenha sido originado da palavra “Kishin”, anteriormente empregado na ação de doar dinheiro ou objetos para templos ou santuários.
Entretanto, Oyassama ensinou que, ao invés de pessoas que tenham dinheiro e bens materiais, fazerem doações para os templos ou santuários em situações especiais, o hinokishin é expressado na conduta e nas atitudes das pessoas, dentro do dia a dia, através da alegria e gratidão por estarem recebendo as imensas providências de Deus-Parens. Na Doutrina de Tenrikyo, capítulo 8, temos:
“Quando sentirmos realmente a graça em tudo que sucede diariamente, a alegria de agradecer-lhe se mani­festará naturalmente em nossas atitudes e ações. Isso nos foi ensinado como hinokishin ou dedicação do dia.
Haja o que houver, doravante, seguirei
unicamente amparado em Deus.   Mik. III-7
Não há algo tão penoso como as doenças;
doravante, eu também farei o hinokishin.      Mik. III-8
Sentimos realmente a graça da proteção de Deus-Parens quando formos salvos de algum sofrimento físico. Relembrando dos dias passados de enfermidade e comparando com os dias de hoje em que estamos bem, o nosso espírito se encherá de alegria e satisfação. Se compreendermos profundamente a felicidade de podermos trabalhar com saúde, amparados em Deus-Parens, animar-nos-emos à dedicação do dia ou hinokishin segundo a vontade dele.”

Interpretando o verso acima, não há nada mais penoso do que as doenças. O homem reconhece a importância da saúde apenas quando está doente. Tendo saúde, não toma consciência de seu valor. O quanto desejariam os enfermos deitados dia após dia nas camas dos hospitais, estarem no lugar daqueles que têm plena saúde.
Hoje em dia, os hospitais apresentam-se cheios de enfermos. Creio que não deixa de ser o resultado do forte desejo destes de recuperar rapidamente aquilo que é o mais importante para o homem – a saúde. A possibilidade de passar diariamente agraciado com a preciosa saúde é dádiva da proteção de Deus-Parens para nós, fiéis deste Caminho, que chega a sentir por isso uma ilimitada alegria e gratidão, e a sua manifestação em alguma ação benéfica ao próximo, constitui o hinokishin.
Essa ação de agradecimento com plena alegria será uma virtude, um mérito, uma semente, que não só trará saúde, mas também mostrará a sua excelência em todos os aspectos da vida.
Em outro trecho da Doutrina, temos:
         “Ao hinokishin, esquecendo a ambição,
isto se torna o primeiro fertilizante.      Mik. XI-4
Não há ambição num coração que se anima ao hino­kishin. Esta ação desinteressada, discreta e devotada sem poupança de esforços será posteriormente o melhor fer­tilizante que fará produzir um belo fruto na vida de cada um.”

O destino do ser humano é tal como as plantas, deve ser frequentemente adubado. Planta-se boas sementes e emprega-se bons fertilizantes, condições indispensáveis para se obter uma farta colheita. Da mesma forma, o destino evoluirá com a adubação e a vida dará lindas flores, frutificando excelentemente.
         Da alegria da fé, chegará a esquecer da ambição, animando-se ao hinokishin. Um dia, isso virá a ser o fertilizante da vida que desenvolve o destino, aprofundando e intensificando a fé. O caminho para a evolução espiritual só se concretizará através da devoção às causas divinas.
         Os filhos aumentam as virtudes e méritos herdados dos pais, realizando animadamente o hinokishin, os netos e os seus sucessores também o farão. E assim, fertilizando sempre, as gerações se desenvolverão em todos os aspectos. Isso é a razão celeste.
         Em resumo, a alegria, a gratidão e a emoção profunda de sermos vivificados diariamente sem embaraços, abrigados na graça ilimitada de Deus, deverão ser exteriorizadas como retribuição através do ‘hinokishin esquecendo a ambição’ e isso será o adubo mais eficaz da vida.
O importante é notar que o hinokishin é uma atividade que visa agradecer no dia a dia, o fato de ser vivificado por Deus-Parens e que é através dessa atividade que se poderá aproximar do grande objetivo da vida que é a vida a plena alegria de alegria e felicidade. Por isso, não devemos esquecer que o hinokishin deve ser uma ação diária e contínua de alegria e não algo temporário.
Oyassama, para salvar todas as pessoas do mundo, passou 17, 18 vezes por sacrifícios nas prisões e delegacias, e ainda, com idade avançada.
Em março de 1884, Oyassama estava com 87 anos de idade. Dois anos antes, o mestre Tyuzaburo Koda, tinha se tornado um fervoroso seguidor, após receber uma orientação a partir da doença nos olhos da filha. Esse fato ocorreu quando ele foi detido na prisão de Nara, juntamente com Oyassama. O mestre Koda era o chefe da vila Kita Higai, que fica em Nara. Também, era membro do comitê de comunicação dos assuntos agrícolas, sendo uma pessoa inteligente e que tinha certa posição social. Assim, o carcereiro, na tentativa de fazer o mestre desistir da fé, para atormentá-lo, todos os dias obrigava-o a fazer a limpeza do banheiro imundo da prisão.
Em certa ocasião, quando voltou junto a Oyassama, depois de ter terminado a limpeza, Ela lhe perguntou: “Koda, como se sentiu ao ser trazido a um lugar como este e obrigado a limpar uma privada suja?” E ele respondeu: “Que me obriguem a fazer o que for, se pensar que estou servindo a Deus é realmente excelente.” Então, Oyassama ensinou-lhe: “Isso mesmo, quão penoso e desagradável seja o trabalho, se fizer julgando-o excelente, esta razão alcançará o céu. A razão aceita por Deus será transformada excelentemente em virtude. No entanto, mesmo que faça trabalhos difíceis e cansativos, se fizer queixando-se: ‘Ah! Que penoso!’ ‘Ah! Que desagradável!’, a razão da insatisfação alcançará o céu.
Isto está registrado no livro Episódios da Vida de Oyassama.
Significa que, quão penoso ou desagradável seja o trabalho, se for realizado com ânimo e alegria, isso será aceito por Deus-Parens e será possível receber excelentes virtudes. Por outro lado, mesmo que faça o hinokishin, se o fizer com insatisfação, dizendo: “Ah! Que penoso! Ah! Que desagradável!”, o que será aceito por Deus-Parens, será somente o espírito da insatisfação.
Neste último ano das atividades decenárias e faltando 9 meses até os 130 anos, todos nós, filhos do Caminho, estabelecendo firmemente no espírito e praticando a doutrina exclusiva do Caminho, como o hinokishin, vamos dedicar a nossa sinceridade para alegrar Oyassama.
Através do hinokishin que estaremos adubando as sementes que foram plantadas nessa época oportuna e com certeza receberemos a graça de uma colheita farta e abundante.
Mais uma vez, muito obrigado a todos pela reverência e participação no Tsukinamisai de maio.

Muito obrigado