segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Palestra de novembro de 2009

Palestra Tsukinamisai do Kyokai de 1° de novembro de 2009

Agradecimentos a todos pela dedicação ao Kyokai e a contribuição às obras do Dendotyo, dos 60 anos de fundação.
No dia 10 de outubro, sábado, foi feito a inauguração do salão de múltiplo uso e até o final do ano, as salas de aulas também serão concluídas.
Nesse mesmo dia, juntamente com a Assembléia do Yonomoto-kai, foi realizado o Encontro de Incentivo ao Yoboku para os 60 anos de Fundação do Dendotyo.
Agradeço a todos do Kyokai que participaram tanto do Yonomoto-kai como também do Encontro e no dia seguinte da Grande Cerimônia da Revelação Divina do Dendotyo. Muito obrigado.
Para a palestra comemorativa do Encontro, veio especialmente de Jiba, o Diretor de Assuntos Administrativos, reverendo Masahiko Iburi. Ele palestrou tanto no Encontro, no sábado, como também na Grande Cerimônia da Revelação Divina, no domingo.
Nas duas palestras, o reverendo Iburi enfatizou a importância de se fazer a evolução espiritual, através da prática dos ensinamentos de Oyassama.
Para todos os fiéis, o motivo de estar seguindo a fé é exatamente para se fazer este crescimento espiritual.
Em um trecho de sua palestra, ele disse o seguinte:
“O espírito é algo que vai mudando. Para qual direção o espírito deve ir mudando? Deve ir se elevando no sentido de aproximar-se da intenção de Deus. Pensando dessa forma, o espírito humano, que é algo que vai mudando, tem momentos em que avança para frente, mas, ao contrário, tem momentos em que retrocede também.
Dia a dia, o importante é caminhar em direção à intenção de Deus. Por isso, neste nosso Caminho, mais do que o resultado, o processo é que é importante. O importante é seguir caminhando. Não se pode dizer: “vim caminhando até aqui e este é o meu ponto final”. Isso não existe. Deve-se seguir caminhando e nessa caminhada, haverá momentos em que vamos conseguir sentir intimamente a presença de Deus, mas haverá momentos em que poderemos não acreditar na existência dele. Isso ocorre porque temos o espírito humano.
Nessas oportunidades, receberemos os nós, orientações de Deus-Parens de modo que possamos voltar a trilhar o Caminho correto. Tendo essas coisas em mente, devemos pensar onde colocar o nosso foco, qual a disposição espiritual que devemos ter na caminhada como Yoboku.”

Ele explicou que no caminho da fé, ou seja, por toda a nossa vida, não haverá o momento de se dizer que chegamos ao ponto final. Pois até o último dia de nossa existência, é preciso se esforçar em fazer o nosso sentimento se aproximar de Deus-Parens.
É lógico de durante a vida, há dias de sol, mas há também dias de chuvas e tempestades. São nos momentos mais difíceis que como seguidores do ensinamento de Oyassama, devemos nos amparar firmemente em Deus-Parens, acreditando na existência do seu onipotente trabalho, ou no recebimento de sua graça.
As orientações ou os cuidados que recebemos em determinados momentos da vida nada mais são do que a manifestação do amor parental para nos trazer de volta ao caminho correto. Ao caminho que nos leva para a salvação e para a vida plena de alegria e felicidade.
Entretanto, muitas pessoas acabam pensando que Deus existe somente quando os seus pedidos e desejos são realizados e quando não acontece como desejado, desconfiam de sua existência. Os seja, quando as pessoas recebem uma orientação ou um cuidado, seja em forma de doença ou de problema, e não recebem a graça da forma desejada, desconfiam ou não acreditam no trabalho de Deus.
Porém, a partir do momento que conhecemos e procuramos seguir o que Oyassama deixou ensinado, a nossa postura em relação à uma orientação ou cuidado deve ser diferente. Devemos sempre refletir que tanto a doença como um problema são trabalhos de Deus-Parens para nos trazer de volta ao caminho correto, ou seja, Ele deseja que façamos a reflexão, corrigindo e consertando o nosso espírito. É esta atitude que leva ao crescimento e aprimoramento espiritual.

Em outro trecho de sua palestra ele disse:
“Vou falar sobre as pessoas que não estão sendo salvas. São pessoas que não conseguem pensar em outra coisa senão em si mesmos. Por mais dinheiro que tenham, por melhor que seja a sua posição social, por mais que sejam agraciados com bens materiais, as pessoas que estão envoltas apenas em si mesmas, que não conseguem pensar nos outros, são pessoas que não estão sendo salvas.
Ao contrário, mesmo doentes, mesmo sem dinheiro, mesmo ridicularizados pela sociedade, se forem pessoas que pensam nos outros, que desejam a salvação dos outros, estas são pessoas que estão sendo salvas.
Isso porque elas estão mais próximas do desejo de Deus. As pessoas que pensam apenas em si estão mais distantes do pensamento de Deus e por isso, não estão sendo salvas.”

Segundo essas palavras, está explicando a condição das pessoas receberem a graça de Deus-Parens. A salvação não é apenas ser curado de uma doença e nem ver solucionado um problema difícil. A salvação começa quando recebemos plenamente as dez providências divinas no corpo, ou seja, termos o corpo saudável é o começo de tudo.
Graças à saúde é que podemos fazer qualquer coisa que desejamos. Estudamos, trabalhos e nos divertimos. Entretanto, não podemos esquecer que isso é possível porque existe o onipotente trabalho de Deus-Parens.
E para retribuir a esta gratidão é que devemos também pensar em benefício de outras pessoas.
No Ofudessaki temos os seguintes versos:
Como quer que reflitam, é lamentável por não terem o espírito de salvar os outros. Of. XII-90
Doravante, é o pedido de Tsukihi; que todos reformem firmemente o espírito. Of. XII-91
Se indagarem como deve ser este espírito: somente o desejo único de salvar o mundo. Of. XII-92
Doravante, se todos do mundo, igualmente, se salvarem mutuamente em todas as coisas, Of. XII-93
Saibam que Tsukihi aceitará esse espírito e fará toda e qualquer salvação. Of. XII-94

Como temos nestes versos, o desejo de Deus-Parens é que todos vivam se ajudando mutuamente. Por isso, as pessoas que pensam somente em si mesmas, vão se distanciando do seu desejo, ou do recebimento da graça. São pessoas que não estão sendo salvas. Além disso, temos outro verso:

Reflitam do íntimo do coração para entenderem. Salvando os outros, estará salvando a si mesmo. Of. III-47

Significa que se nós empenharmos na ajuda e na salvação das pessoas, estaremos criando a razão, a origem de nossa própria salvação. Vivendo em harmonia e ajuda mútua significa que somos pessoas que estamos sendo salvos, porque nos aproximamos do desejo de Deus-Parens.
Quando conseguimos deixar um pouco de lado somente as nossas conveniências e passamos também a pensar no próximo já é um bom sinal de que subimos mais um pouco em nossa evolução espiritual.
Em relação em como medir a nossa evolução, o revendo explicou da seguinte maneira:
“Falamos freqüentemente neste Caminho em evolução espiritual. Qual o instrumento de medida dessa evolução espiritual, como podemos medir a evolução espiritual? É somente fazer a seguinte pergunta a si mesmo: “será que estou feliz por crer nesta fé? Crendo nesta fé, a minha alegria tem aumentado?” Será que podemos responder: “Sim, minha alegria tem aumentado.” Se puderem responder dessa forma, muito bem.
Mas poderá haver aqueles que responderão: “Se me perguntar assim, pensando bem, há dez anos estava muito mais animado, mas agora...” “Na época em que me iniciei no Caminho estava muito alegre, mas parece que com o passar do tempo, essa alegria foi se enfraquecendo. Hoje, estou cheio de insatisfação.”
Se o espírito de insatisfação tem aumentado, qual o motivo? Existem muitas pessoas que nasceram e cresceram neste Caminho, mas que estão apenas acompanhando a religião e estão com insatisfação no espírito. Por que isso ocorre?
Porque sabe sobre os ensinamentos de Oyassama apenas como conhecimento, não os colocando em prática. Sem perceber, acaba se tornando apenas um comentarista da fé dos outros. Passa a comentar: “Aquela pessoa parece esforçada nesta fé, mas não se sabe o que se passa em seu espírito...” “Falta espírito de satisfação sincera àquela pessoa...” “Aquela pessoa vem para o Hinokishin, mas lhe falta ânimo no espírito...”
Torna-se um comentarista que só vê o defeito dos outros, sem perceber a própria falta de virtude. Se o espírito de alegria aumentasse com isso, poderia seguir assim, mas não aumenta. Para aumentar o espírito de alegria, devemos praticar o ensinamento dia a dia, com firmeza. Por isso, para saber se a sua fé, o seu espírito está avançando rumo à evolução espiritual, devemos verificar se o espírito de alegria tem aumentado dentro de si.”

Bem, essas foram as suas palavras. Assim, de vez em quando, precisamos também fazer a reflexão e verificar se a nossa alegria tem aumentado ou diminuído com o passar dos anos.
Como ele disse, não podemos nos tornar pessoas que apenas acompanha a religião por conveniência ou que seguem por os seus pais ou avós eram seguidores da fé.
Se houver pessoas assim, seria como estar pensando apenas em si mesmas, e estarão numa posição distante da salvação, por mais que diga ou pense que são seguidores do Caminho.
Um outro ponto importante foi sobre o perigo de alguém se tornar em comentarista da fé dos outros. Muitas vezes, estes comentários são de críticas e de defeitos em relação aos demais. Essa atitude não traz nenhum benefício tanto para quem é o comentarista e nem para os que ouvem o comentário, pois acaba fazendo com que eles também acumulem poeiras espirituais.
Oyassama ensinou que devemos nos esforçar em não acumular poeiras e procurar fazer a sua limpeza. Assim, o pior das atitudes e fazer com as outras pessoas acabem acumulando poeiras por nossa causa.
Agindo desse modo, acabamos acumulando poeiras em dobro. As nossas queixas e insatisfações irão aumentando e estaremos fazendo a regressão espiritual.
Por isso, os nossos comentários devem ser sempre para levar alegria e satisfação aos outros, procurando elogiar e valorizar os pontos positivos das pessoas.
Tendo essa atitude estaremos aumentando também a nossa alegria diária, ou seja, estaremos avançando na evolução espiritual.

Amanhã é o dia de finados e creio que muitas pessoas foram ou irão ao cemitério, rememorar os antepassados. Como acontece todos os anos, no Kyokai, no dia 22 de novembro, quarto sábado será realizado o Mitamasai, Culto aos Antepassados.
Espero contar com a presença de todos. Muito obrigado.