quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Palestra de maio de 2014

Agradecimentos a todos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição para a comemoração dos 60 anos de fundação.
        Agradeço também a todos que contribuíram e ajudaram de diversas formas para que no mês passado, em abril pudesse fazer o regresso a Jiba. Muito obrigado. Cheguei na sexta-feira a noite em São Paulo.
         A partida foi no dia 14 e cheguei em Jiba no dia 16 a noite. Ainda estava frio tanto de dia como de noite. No dia 18 foi comemorado os 216 anos do aniversário de Oyassama, com a presença de milhares de regressantes de todo o mundo que lotaram as dependências do recinto de reverência para dar os parabéns a Oyassama pelo seu aniversário.
         Após a realização do Serviço de Kagura e da Dança das Mãos, a palestra foi realizada pelo Reverendo Yoshitaro Ueda. No início, ele falou sobre a razão de Oyassama eternamente viva. Disse que as graças que são mostradas através da ministração do Sazuke são a prova concreta de que Oyassama está trabalhando eternamente viva. Por isso, os yoboku devem se esforçar na ministração do Sazuke, solicitando a salvação das pessoas.
         Depois, falou sobre a importância de sempre acreditarmos que Oyassama está sempre nos conduzindo da melhor forma possível e nos protegendo a todo instante, em qualquer situação.
         O Reverendo Ueda falou também sobre o Encontro dos Yoboku que atualmente está sendo realizado em todas as partes do mundo. Explicou que existem muitas pessoas que estão passando por problemas e sofrendo com as doenças e por não terem um ponto de apoio espiritual, estão perdidas e desorientadas. A atual época do decenário é exatamente trabalhar na salvação dessas pessoas e o Encontro dos Yoboku é para incentivar todas as pessoas a fazerem a ministração do Sazuke.
         Após terminada a palestra e a reverência, Shimbashira-sama se dirigiu até o Recinto de Oyassama e fez a leitura da dedicatória, parabenizando-a pelo seu aniversário. Todos os fiéis que lotaram o pátio interno, em frente ao Recinto de Oyassama cantaram animadamente várias músicas de congratulações pelo seu aniversário.

         No dia seguinte, dia 19, foi realizada a 96 Assembléia Geral da Associação Feminina da Sede da Igreja, Fujinkai Sokai, com a participação de 46 mil associadas.
         Todas ouviram as orientações do Shimbashira-sama referente aos trabalhos dessa época oportuna das atividades que antecedem o Decenário de Oyassama. Ele falou para que cada associada, como base do Caminho, busque fazer a própria evolução espiritual, seguindo as metas e as determinações da associação, passando com alegria e ânimo todos os dias.
         Disse sobre as qualidades das associadas como mulher de criar e educar os filhos e os fiéis e aprimorando essa característica concedida por Deus-Parens, se esforçarem nessa época oportuna do decenário para orientar um maior número de pessoas.
         Explicou sobre a necessidade de se empenhar pessoalmente na evolução espiritual, no dia a dia, para que as associas possam cumprir a missão de transformar o mundo para o de vida plena de alegria e felicidade, conduzindo e encaminhando todas as pessoas ao seu redor, a começar dos familiares e pessoas conhecidas.
         Ouviram também a mensagem da Presidente Mundial, Harue Nakayama que falou sobre valorizar as qualidades como como yoboku e seguidoras do Caminho, trabalhando ativamente seguindo a vida-modelo de Oyassama.
         Falou na importância de educar e orientar os filhos para que no futuro possam se tornar yoboku que trabalhem ativamente pela salvação das pessoas. Para isso, é necessário ter em si proprio uma fé firme e forte, ou seja, praticar o ensinamento no dia a dia.
         Explicou sobre a necessidade de praticar a retribuição das graças no dia a dia e para isso, além de fazer a própria evolução espiritual, dedicar ao máximo para que as pessoas próximas também se tornem yoboku ativos e praticantes da salvação.

         No dia 26, foi realizado a Cerimônia Mensal de Abril da Sede da Igreja. Nesse dia houve também a reverência conjunta de quase 1000 condutores de igreja. Do Brasil, quase 40 condutores fizeram a reverência nesse dia.
         Os kaityosans foram chegando as 7 e meia da manhã no Shinden e fomos sentando nos quatro lados do recinto bem na frente. Fiquei na quarta fila no recinto sul, que é do lado voltado para o recinto de Oyassama. O tsukinamisai tem início as 9 horas, com a entrada do Shimbashira-sama, esposa e membros do pessoal do Serviço.
         Após a reverência e leitura da dedicatória, foi executado o Serviço de Kagura em torno do Kanrodai. Depois houve a Dança das Mãos e a palestra foi realizada pelo Primaz Yuji Murata. Ele tinha sido escalado para fazer a palestra de abril da Sede da Igreja.
         O Primaz falou sobre o Encontro dos Yoboku realizado no Brasil. Ele disse: do dia 1º de março até o dia 16, com a presença de três preletores da Sede, o encontro foi realizado em 27 localidades, com as palestras e os vídeos em português, e com tradução simultânea em japonês. Houve a participação de 2493 pessoas. Entre todos os encontros regionais realizados nos decenários anteriores, este foi a que contou com o maior número de participantes.
         No período de 16 dias, cada um dos três preletores, palestrou em 9 localidades, e somando o trajeto pelo ar e por terra, cada um percorreu cerca de 10 mil quilômetros. Deste modo, foi possível realizar os encontros sem nenhum problema, e recebemos um novo impulso para as atividades decenárias.
         Falou também sobre a importância de praticarmos o que está na Instrução 3, principalmente a satisfação sincera e o hinokishin.
         Muitas pessoas acham que a expressão satisfação sincera tenha uma imagem negativa de resignação, renúncia e paciência, mas, penso que a satisfação sincera que foi ensinada por Oyassama, possua uma imagem mais alegre de estabelecer o espírito de satisfação.
O caminho que devemos seguir é viver radiante de alegria e entusiasmo, firme e sem desânimo, refletindo constantemente sobre o nosso próprio espírito em qualquer circunstância, entendendo e aceitando todo acontecimento como uma manifestação da intenção divina. Essa maneira de conduzir o espírito chama-se tanno ou satisfação sincera.”
“Em seguida, como um meio para que todas as pessoas vivam ajudando uns aos outros, Oyassama ensinou o hinokishin. A palavra hinokishin, apesar de ser uma palavra original do Caminho, penso que tenha sido originado da palavra “Kishin”, anteriormente empregado na ação de doar dinheiro ou objetos para templos ou santuários. Entretanto, Oyassama ensinou que, ao invés de pessoas que tenham dinheiro e bens materiais, fazerem doações para os templos ou santuários em situações especiais, o hinokishin é expressado na conduta e nas atitudes das pessoas, dentro do dia a dia, através da alegria e gratidão por estarem recebendo as imensas providências de Deus-Parens.
No hinokishin, tanto as pessoas que são favorecidas financeiramente, quanto as que não são, e tanto as pessoas que têm disponibilidade de tempo, quanto as que não têm, sentindo alegria e para retribuir a gratidão a Deus-Parens é que fazem o hinokishin. O resultado da realização do hinokishin torna-se favorável, beneficiando as pessoas e a sociedade. Para todas as pessoas, ter o espírito de ajudar os outros a qualquer momento, em qualquer lugar ou situação, é o espírito de hinokishin.”
         Após a reverência a Deus-Parens, todos os condutores foram conduzidos ao Recinto de Oyassama, onde houve a saudação do Reverendo Ueda, diretor geral administrativo, Omotetoryo.
         Primeiramente ele agradeceu a reverência de todos os condutores na cerimônia mensal de abril. Explicou a mudança desta reverência que sempre acontecia no ano do decenário e desta vez foi antecipado para os três anos, mil dias. Isso ocorreu para ativar ainda mais as atividades da salvação enfatizada na Instrução 3.
         Ou seja, os condutores se animarem cada vez mais na prática da salvação, conduzindo e orientando também os yoboku e fiéis da respectiva igreja e assim, todos juntos, participarem das atividades decenárias e fazendo também a evolução espiritual.
         No final, todos recebemos Goku – arroz abençoado para que seja utilizado na prática da salvação até o término das atividades do decenário.
         No dia 29 de abril, feriado no Japão foi realizado o Dia do Hinokishin em Jiba e por todo o país. Nós que estávamos no Brasil Tsumesho, participamos fazendo a hinokishin de limpeza do alojamento.
Agradeço a todos que participaram do Dia do Hinokishin no dia 1° de maio, no Parque do Ipiranga.
Mais uma vez, muito obrigado a todos pela reverência e participação no Tsukinamisai de maio.
Muito obrigado.

        

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário