quarta-feira, 30 de março de 2016

Palestra de fevereiro de 2016

 Agradecimentos a todos pela dedicação ao Kyokai. Muito obrigado.       
Em janeiro, a partir do dia 5 a 10, houve o 9° Curso Estudantil com a participação de 14 pessoas. Módulo 1, foram 7 pessoas, no módulo 2, 6 pessoas e no módulo 3, 1 pessoa. Nos dias 14 a 16, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-juvenil com a participação de 25 pessoas do kyokai, com 8 crianças e mais 17 encarregados e pessoal de hinokishin.
Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual desse ano de 2016.
Além disso, graças a colaboração de todos, eu e a Nami pudemos fazer o Regresso a Jiba para reverenciar a celebração dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama, realizado no mês passado. Muito obrigado.
Durante o período em que estivemos em Jiba, o frio foi bastante intenso. De manhã, sempre estava abaixo de zero e o máximo durante o dia, era de dois a cinco graus.
No dia 26 de janeiro, a temperatura de manhã era de 2,6 graus abaixo de zero. O tempo estava bom, com algumas nuvens, mas o vento estava gelado. Quando chegamos no Shindem, depois das 9 horas, sentamos na parte de fora, nos bancos que ficam no pátio interno.
Nesse dia, houve a reverência de mais de 200 mil pessoas. Realmente, tinha muita gente em qualquer lugar de Jiba. Assim, a Grande Cerimônia de janeiro teve início às 10 e meia. Após a reverência e leitura da dedicatória pelo Shimbashira-sama, foi realizado o Serviço de Kagura em torno do Kanrodai e depois a Dança das Mãos.
Shimbashira-sama iniciou a sua palestra agradecendo a dedicação de todos nesse período, dizendo: “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer de coração pelos esforços despendidos durante a determinação das atividades dos três anos, mil dias visando os 130 anos do ocultamento físico de Oyassama, onde se empenharam com muito afinco. Manifesto o meu agradecimento pelos sinceros esforços.”
Depois, falou sobre os fatos ocorridos há 130 anos. Ele disse: “No dia 26 de janeiro de 1887, dia determinado da realização mensal do Serviço referente a Revelação Divina, seguindo a determinação do Shimbashira I, de que ficassem para executar o Serviço somente aqueles com o espírito decidido a suportar qualquer intervenção policial e dispostos a sacrificar a própria vida ao desempenhá-lo, todos começaram a execução do Serviço que incluía os instrumentos musicais. Oyassama que ouvia com satisfação a execução do Serviço, ocultou o seu corpo físico justamente no momento em que terminou o último hino.”
Em seguida, explicou o que aconteceu até chegar ao derradeiro dia 26, dia do ocultamento de Oyassama, citando trechos contidos no livro Vida de Oyassama. Falou principalmente do desejo de Deus-Parens apressar a realização do Serviço Sagrado e a hesitação e a preocupação dos mestres com a saúde de Oyassama, se caso fizessem o Serviço, pois os policiais viriam buscá-la para levar presa.
Explicou que o que aconteceu naquela época serve como exemplo e como reflexão para nós nos dias de hoje. Ele disse: “Hoje, as leis não interferem no cotidiano da fé e, mesmo enaltecendo essa liberdade, as divergências entre a devoção única a Deus e os pensamentos humanos surgem nas mais variadas circunstâncias. Mesmo nas situações básicas da prática do ensinamento que é realizar o Serviço e a salvação, às vezes somos levados pela cogitação humana e por isso, devemos refletir se não estamos conduzindo a razão de forma leviana. Assim, como disse há pouco, relembrando a explicação da ordem da existência das coisas que são palavras que mostram o ponto de apoio espiritual, podemos compreender que é uma instrução para todos, nos dias atuais. Pensando de  forma mais ampla, essas palavras também nos ensinam a refletir consultando a vontade de Deus-Parens quando ficamos perdidos sem saber que decisão ou ação tomar na vida cotidiana.”
Falou ainda sobre o que fazer a partir de agora: “O Decenário de Oyassama não é a linha de chegada. É apenas mais uma etapa da longa estrada para a salvação da humanidade e para a concretização do mundo de vida plena de alegria e felicidade. Como indicador do caminho para essa longa estrada, é determinado um marco a cada dez anos. Assim, todos os seguidores se certificam novamente do objetivo, direcionam o espírito no mesmo sentido e, unindo os passos, realizam as atividades para construírem o espírito e avançarem nas construções formais do Caminho, chegando ao aspecto atual. A partir de agora, acredito que voltará a situação de normalidade, onde será dado prosseguimento dessas ações. O essencial está em valorizar todas as ações realizadas até agora para que, sem interrupção, as diversas atividades tenham continuidade.”
Explicou de forma detalhada, o que deverá ser feito, que é a formação das pessoas. “Quando pensamos em como será a caminhada daqui em diante após a celebração dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama, sinto que a maior necessidade está na formação das pessoas que serão responsáveis pela continuidade do Caminho. Acredito principalmente que é necessário inserir mais força no aumento e formação dos yoboku que trabalhem ativamente para a construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade.”
Shimbashira-sama enfatizou da necessidade da formação dos yobokus que realmente trabalhem na divulgação e na salvação. E para isso, é preciso concentrar esforços no aumento de atividades para a formação desses yobokus. Normalmente imagina-se que formar as pessoas esteja relacionado aos jovens, mas na formação do yoboku, não se distingui se é jovem ou idoso. Atualmente, as pessoas que receberam o Dom do Sazuke são denominadas de yoboku. A partir disso, é possível compreender que não se pode dizer que o yoboku esteja suficientemente formado se este não ministra o Sazuke que recebeu com tanto custo. Se houver yoboku que não ministra o Sazuke, então devemos persistir em trabalhar ativamente e fazer a orientação para que este possa ministrar o Sazuke, pois isso também é uma importante ação na formação dos recursos humanos.
Deste modo, Shimbashira-sama nos orientou que a realização do Decenário de Oyassama não é o ponto final, mas que é importante continuarmos animados na participação das atividades. Ou seja, dar continuidade nas coisas que viemos dedicando. Além disso, o ponto relevante a partir de agora, será a continuidade na formação dos yobokus que realmente possam se tornar capazes de fazer a salvação das pessoas, conforme o desejo de Oyassama.
Foi esta a orientação dada para todos nós, ou seja, a postura espiritual, o forma de agir a partir de agora, após o Decenário.
Além disso, como uma atividade para os estrangeiros que estavam em Jiba, no dia 24 de janeiro, foi realizado o Encontro dos Fiéis e na ocasião, a Viviane, esposa do kaityo do Seiki Brasil, representando o Brasl fez um relato de experiência para mais de 700 pessoas. Parabéns!

Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação na cerimônia mensal de fevereiro, termino as minhas palavras. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário