quarta-feira, 30 de março de 2016

Palestra de janeiro de 2016

Primeiramente, desejo a todos um feliz ano-novo. Agradeço sinceramente pela dedicação ao Kyokai durante todo o ano passado, quando pudemos receber numerosas graças de Deus-Parens. Muito obrigado.
Ao iniciarmos o ano 179 da Revelação Divina, peço que continuem com o mesmo ânimo e com o mesmo sentimento de dedicar a Deus-Parens e a Oyassama, para que possamos continuar alegremente o nosso caminho da evolução espiritual, principalmente, por este ser o ano do decenário de Oyassama.
Além disso, todos os anos, o Kyokai faz a determinação espiritual para se tornar uma meta a ser atingida com o trabalho e a colaboração de todos durante o ano. Como o nosso Kyokai está ligado diretamente ao Dendotyo, esta determinação espiritual é feita para o Primaz que posteriormente entrega diretamente ao Shimbashira-sama.
Assim, para este ano, as determinações são as seguintes:
5 pessoas para o Hatsuseki, iniciantes do Besseki.
5 pessoas para receber o Sazuke.
8 pessoas para o Kyoto Shikaku Koshu.
3 pessoas para o Shuyokai.
E, 800 mil ienes de oferenda Ossonae, para a Sede da Igreja, Hombu.
Em relação a este Ossonae que mensalmente os senhores tem feito em separado para a Sede da Igreja, Hombu, graças ao empenho de todos sempre temos conseguido atingir a menta. Assim, agradeço sinceramente a todos que fizeram este precioso e valioso ossonae. Muito obrigado.
Como foi lido há poucos instantes, perante o altar de Oyassama a dedicatória referente à celebração do Decenário, em nosso kyokai, também realizamos no dia de hoje, a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, na qual agradecemos pelas suas constantes graças concedidas a todos nós, no nosso dia a dia e prometemos seguir animados na divulgação e na salvação e, também fazendo a evolução espiritual.
         Em janeiro, a partir do dia 5, haverá o Curso Estudantil até o dia 10, no Dendotyo. Nos dias 14 a 16, será realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-Juvenil. Em fevereiro, do dia 15 a 19, haverá o Koshu, de 5 dias. Deste modo, espero que haja o trabalho de todos para convidar as pessoas a participarem destas atividades e assim estaremos caminhando para concretizar as determinações espirituais.
Todo início de ano traz sempre uma esperança e um desejo de que seja melhor em todas as coisas em comparação ao ano que terminou. Fazemos também os planos e determinamos as metas a serem cumpridas, seja familiar, nos estudos ou no campo profissional. Janeiro é um mês de renovação, onde procuramos dar um novo ritmo em nossas vidas.
Para nós que seguimos e procuramos praticar os ensinamentos de Oyassama, janeiro é um mês muito significativo e inesquecível, pois no dia 26, devido ao seu amor pelos queridos filhos, ela se ocultou fisicamente, aos 90 anos de idade. E este ano, está completando 130 anos desde o seu ocultamento físico.
Hoje, ao celebrarmos a Grande Cerimônia de janeiro, e também os 130 anos de Oyassama, rememoramos a sua caminhada de sacrifícios e a sua vida-modelo, e fazemos a nossa reflexão para direcionarmos as atitudes cotidianas que correspondam ao seu desejo.
Há exatamente 130 anos, no dia primeiro de janeiro, no ano-novo, Oyassama cambaleou subitamente ao sair do banho e ao ser perguntado a sua causa, ela respondeu:
“Isto é o sinal de que o mundo vai se mover.”
Os mestres da Residência sentiram que ela estava prevendo algum problema de grande importância prestes a acontecer. Essas palavras trouxeram uma ansiedade para todos, mas nesse dia, não aconteceu nada de mais. No entanto, no dia seguinte, Oyassama se sentiu mal e as pessoas ficaram preocupadas. Porém, recuperou-se logo e todos ficaram aliviados.
Ao longo de muitos anos, houve um aumento gradativo de fiéis que passaram a seguir Oyassama por terem sido salvos e passaram a regressar à Residência de todas as partes do país. Ela apressava a total execução do Serviço de Kagura, porém, os mestres preocupados com a segurança física dela, hesitavam a sua realização.
Todos já sabiam dos inúmeros sacrifícios passados por Oyassama nas delegacias e presídios, exatamente por causa da realização do Serviço Sagrado e não desejavam que isso viesse a se repetir, pois o seu estado de saúde era bem delicado.
Essa contradição que surgiu entre seguir a intenção de Deus-Parens de executar o Serviço e os sacrifícios que isso causaria a Oyassama foi um grande obstáculo que ameaçou o pleno desenvolvimento e crescimento do Caminho.
Voltando ao mês de janeiro, no dia 4, a sua saúde tornou-se subitamente crítica. Assustados, consultaram a intenção de Deus-Parens através do mestre Izo Iburi, no quarto vizinho do aposento de Oyassama, na Casa de Repouso e tiveram estas palavras:
“Já está suficientemente completo. Até este momento, tenho explicado a respeito de todas as coisas, mas não as têm compreendido claramente. Embora tenha explicado tanto, não há quem tenha compreendido. É lamentável. Estão desconfiados, mas reflitam bem. Se consideram mentira o que Deus diz, este caminho não teria continuado por 49 anos, até o presente. O que disse até agora tem sido realizado. Reflitam através disto. Devo retirar-me já, nestas condições? Devo ocultar-me?”
Nessa ocasião, Oyassama deixou de respirar e o seu corpo foi esfriando rapidamente. Apesar do forte choque, todos perceberam que isso era uma orientação de que era um erro ficar suspendendo a execução do Serviço, só porque estavam vacilando sob o pretexto de estarem preocupados com a saúde de Oyassama.
Assim, a partir do dia seguinte, dia 5 de janeiro, decidiram executar o Serviço diariamente, mesmo com os instrumentos incompletos, para que Deus-Parens lhes perdoasse. Todavia, receosos com a vigilância das autoridades, executaram o Serviço a noite, com o portão e as portas fechadas.
Talvez, por isso, o mal-estar de Oyassama suavizou-se um pouco, mas ainda não conseguia se alimentar como antes.
A melhora e a piora da saúde de Oyassama continuou por todo o mês de janeiro. Através do seu estado de saúde, Deus-Parens pretendia que houvesse a firme determinação do Primeiro Shimbashira e dos demais mestres, para que executassem o Serviço do Kanrodai, conforme a intenção divina.
Entretanto, a preocupação com as autoridades era muito grande e ficaram sem conseguir agir plenamente de acordo com o desejo de Deus-Parens. Na noite de 25 de janeiro, que hoje pode ser rememorada com sendo a sua última noite fisicamente presente neste mundo, a sua saúde se tornou crítica, vindo a sofrer de um grande mal-estar.
Imediatamente, através de Izo Iburi consultaram a intenção divina e receberam estas palavras:
“Nivelarei a terra plenamente. Abrindo, abrindo o portal, o nivelamento de todo o mundo. Começarei o nivelamento da terra. Nivelarei a terra abrindo o portal ou nivelarei a terra fechando o portal?”
Todos responderam: “Desejamos que o mundo seja nivelado com o portal aberto.”
“A coincidência dos fatos... Que coincidência? Cedo ou tarde, atraindo todos, atraindo qualquer coisa, atraindo tudo abrirei, abrirei o portal para o mundo inteiro. Tudo mudará subitamente.”
Essas palavras parecem indicar um brilhante e promissor futuro para o Caminho; porém, não deram diretamente nenhuma menção sobre a imediata e principal preocupação dos seguidores que era o estado de saúde de Oyassama.
Nessa situação, amanheceu o dia 26 de janeiro. Todos os fiéis sabiam que era o dia da realização da Cerimônia Mensal e desde cedo, começaram a se reunir na Residência.
Ao meio-dia, o seu estado de saúde se tornou crítico. Era como se Deus-Parens estivesse apressando a determinação da execução do Serviço do Kanrodai. Compreendendo que não havia mais tempo a perder, Shinnossuke reuniu os mestres e após uma reunião disse:
“Que fiquem para executar o Serviço somente aqueles com o espírito decidido a suportar qualquer intervenção policial e disposto a sacrificar a própria vida ao desempenhá-lo.”
Ao ouvirem a decisão de Shinnossuke, todos se prepararam para o Serviço, vestindo devidamente duas roupas de baixo e dois pares de tabi, prontos para enfrentarem os policiais e serem levados à prisão do jeito que estavam.
Como de costume, Oyassama estava na Casa de Repouso, situada ao norte do Local do Serviço. Mais ou menos a uma hora da tarde, o Serviço de Kagura foi realizado ao ar livre, ao redor de Jiba, onde, depois que o Kanrodai fora confiscado pelos policiais, havia um amontoado de pequenas pedras.
Cercados pelos milhares de fiéis que vieram reverenciar, os mestres executaram o Serviço desejando unicamente o restabelecimento da saúde de Oyassama. Com certeza o ambiente era tenso e de preocupação, misturada com ansiedade e apreensão.
As autoridades sabiam perfeitamente que todos os meses, no dia 26, era realizada a Cerimônia Mensal na Residência e ficavam sempre alertas, mas nesse dia, não apareceu nem um policial para averiguação. Assim, terminou sem qualquer contratempo, fato que pareceu um milagre para todos.
Oyassama ouvia satisfeita o cantar alegre dos hinos e dos instrumentos e justamente no momento em que terminou o último verso do Hino 12, deixou de respirar, ocultando-se fisicamente aos 90 anos de idade.
Oyassama instruiu através do seu estado de saúde sobre a importância de se realizar o Serviço Sagrado. Para o caminho da dedicação sincera à salvação, o fundamental é o Serviço, sem o qual seria impossível a reforma para o mundo de vida plena de alegria e felicidade.
Para nós que seguimos e praticamos o ensinamento não devemos esquecer este ponto de que Deus-Parens, encurtou 25 anos da vida que Oyassama ainda tinha pela frente, para incentivar e apressar a execução do Serviço Sagrado. Este Serviço de Kagura realizado mensalmente no dia 26 em Jiba e recebendo esta razão, o Serviço Mensal realizado em cada igreja é o que possibilitará a todos nós, recebermos a graça de transformar o mundo para o de vida plena de alegria e felicidade.
É com este sentimento que todos nós devemos participar e reverenciar o Serviço Sagrado realizado todos os meses. Desse modo, estaremos correspondendo ao desejo de Oyassama que abrindo o portal saiu para nivelar o mundo.
Hoje já não podemos mais enxergar a imagem física de Oyassama, mas através das Indicações Divinas foi esclarecido que ela continua trabalhando como em vida pela salvação das pessoas por todo o mundo. Esta é a razão de Oyassama eternamente viva.
Deixando esse pedido e agradecendo a presença de todos e desejando muitas realizações neste ano que se inicia, termino as minhas palavras. Além disso, no dia 12, semana que vem, eu a e Nami, representando todos do kyokai, estaremos fazendo o regresso a Jiba, para reverenciar a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, a ser realizado no dia 26 de janeiro. Estaremos agradecendo a Deus-Parens e a Oyassama por todas as graças que recebemos durante o período dos três anos, mil dias e renovando a determinação de continuarmos dedicando animados de agora em diante.
            Desejando um excelente ano de 2016 a todos e solicitando o trabalho e a dedicação animada às atividades do decenário, termino as minhas palavras.

            Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário