quarta-feira, 30 de março de 2016

Palestra de março de 2016

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de março do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia e aos trabalhos do Kyokai   .
No trecho do livro Doutrina de Tenrikyo temos o seguinte:
         Este mundo é corpo de Deus.
         Reflitam a respeito disso em tudo. Of. III-40, 135
         Este universo é corpo de Deus-Parens e o mundo está cheio de graça divina, mesmo nos mais recônditos lugares. Pode ser visível aos olhos, manifestada em forças elementares como: o fogo, a água e o vento – ou invisível, protegendo o mundo como a solene razão do céu ou natureza. Quer dizer que é a fonte da vida de todas as coisas e a origem de todos os fenômenos do mundo.
         De fato, este mundo é controlado pela razão celeste, em que não há uma mínima falha ou omissão. Não só as leis da natureza e a ordem da sociedade, mas todas as coisas são mantidas pela providência divina.

         Bem, refletindo através do seguinte verso:
Este mundo é corpo de Deus. Reflitam a respeito disso em tudo.
Significa que Deus nos ensina que este mundo é o corpo de Deus, ou seja, este mundo pode corresponder ao vasto universo. Se o mundo todo é o corpo de Deus, tudo que existe neste universo, como também as plantas, os animais e os seres humanos são os componentes que se formam o único corpo de Deus. Aqui encontra-se a maneira como o Tenrikyo vê o mundo e a humanidade, ou seja, a visão do mundo e a visão do homem.
         No Ofudessaki, tem-se:
Este mundo era um mar de lama,
e dentro estava apenas Tsukihi. (VI-80)
Na verdade, a ideia que ocorreu a Tsukihi,
foi de começar, de algum modo, a criação do mundo. (VI-81)
Nestes versos, Deus alegoriza o início do mundo como ‘mar de lama’, ou seja, um mundo caótico. Nesse sentido a criação do mundo e dos homens estava e ainda está sob o único controle ou uma lei que rege o Universo. Isto é, sob a providência de Deus-Parens.
Certa vez, Oyassama, falou da seguinte maneira:
“Dentro desta Terra, há o calor. O nosso corpo também possui o calor. Os dois trabalham por uma mesma providência. As rochas que consistem a Terra equivalem aos ossos no corpo humano. Eles também funcionam por uma mesma razão. As árvores e plantas na superfície da Terra são os cabelos e pelos no corpo humano. As correntezas da água na Terra são iguais às veias. Os homens respiram e a Terra também respira através maré alta e baixa.”
         Sabemos também que o corpo é um empréstimo de Deus. A nossa alma tomou emprestado de Deus o corpo para vir a este mundo. Isso foi explicado através dos seguintes versos:
Os corpos humanos são todos coisas emprestadas por Deus.
Com que pensamento está usando? (III – 41)
Se não souberem que o corpo de cada um
é tomado emprestado, não compreenderão nada. (III – 137)
Nascemos neste mundo e vivemos excelentemente todos os dias, porque estamos sendo protegidos por Deus-Parens. Não sentimos qualquer dificuldade no uso cotidiano do corpo porque estamos sendo vivificados através das dez providências divinas.
De nada adianta sermos vaidosos e arrogantes da nossa própria força e inteligência. Uma vez que recebemos uma orientação, ou seja, ficamos enfermos, sofremos de febres e calafrios e não teremos forças para nem mover o corpo. Se refletirmos bem sobre isto, nos convenceremos que o corpo não é nosso, mas sim emprestado por Deus-Parens.
Assim, o ensinamento da “Coisa emprestada e Tomada emprestada” são termos de nossa fé que transmitem o ensinamento de que nós estamos vivendo dentro do corpo de Deus.
         Cada alma ou espírito que tomou emprestado o corpo traz consigo as poeiras, as predestinações e as virtudes e méritos acumulados no decorrer das vidas de até então.
Muitas vezes escutamos alguém dizendo a respeito de alguma pessoa: “Aquela pessoa possui virtude”.
Expressão esta que nos faz lembrar uma pessoa respeitada na sociedade e que não é usada somente na Tenrikyo. Ela tem um talento excelente, dotada desde o nascimento. Pode adquirir status na sociedade e nos impressionará pela graça recebida por Deus.
Às vezes, esta pessoa pode possuir riqueza e bens financeiros. Neste sentido, a virtude ou merecimento significa qualidade ou natureza individual que se torna um motivo de admiração e, também, estado econômico ou social de cada um que nos impressiona pela grandiosidade. Porém, a “virtude” parece ter a ver mais com o aspecto interno do individuo do que as características exteriores que ela possui.
Bem, o que podemos compreender a “virtude” do ponto de vista tenrikyano? Acreditamos que ela é, talvez, uma aparência de “recordações do espírito”. Um espírito, recebendo um corpo emprestado por Deus, nasce e renasce como ser humano. Dessa forma, enquanto repetimos os renascimentos neste mundo, o nosso espírito sofre muitas experiências e que vai aumentando as suas próprias recordações.
Em outras palavras, durante o tempo em que o espírito está colocando a sua veste, denominado de corpo físico, seu pensamento vai aumentando experiências e grava as recordações na sua alma. Por isso, um espírito, ao renascer leva para a próxima geração essas recordações acumuladas no seu interior. Pode-se ter lembranças boas ou ruins. Podem ficar gravadas dedicações sinceras aos próximos e a favores recebidos de outras pessoas. Dentre as recordações ou registros, uma experiência em que ajudou o próximo se torna virtude ou merecimento.
É dito: “Salvando os próximos, salva-se a si mesmo.” Continuar o esforço de contentar os próximos e nós ficarmos contentes por causa desse fato, denomina-se “acumular virtudes”. Esse esforço será guardado no nível espiritual, dando um resultado na próxima geração. Aquelas pessoas consideradas por ter virtudes desde sua infância, com certeza, acumularam méritos nas vidas anteriores.
A “virtude” significa “recordações do espírito”, contudo ela não se limita apenas nas vidas passadas. Seu esforço de acumular virtudes será gravado como “sua” recordação do espírito e refletirá ainda na sua vida atual. Assim, o esforço diário e contínuo em acumular virtudes praticando os ensinamentos é o caminho da evolução espiritual ensinada por Oyassama.
Primeiro Condutor da Igreja Aimachi, Tomimatsu Sekine, ensinou:
Virtude não é algo que está na frente das pessoas. A virtude está na sombra, onde as pessoas não enxergam.
Deve-se deixar feito as coisas com sinceridade na sombra, onde as pessoas não estão observando.
Desse modo poderá fazer trabalhos que as pessoas não conseguem.
O homem conhece muito bem os lugares onde as pessoas não enxergam.
Os lugares que o homem conhece, Deus conhece muito mais.
Se na sombra age de uma maneira correta, não ocorre nada que faça o homem sofrer.
Para as pessoas que não fazem desperdício na sombra, sempre será concedido o suficiente.
Para as pessoas que fazem economia na sombra, sempre atrairá o dinheiro.
Para as pessoas que salvam os outros na sombra, quanto menos esperar receberá a ajuda de alguém em um momento de necessidade.
Deve-se prestar muita atenção nas palavras das pessoas que praticam a razão do céu na sombra. Porque o que elas falam se tornam verdade. Por isso, deve-se agir de acordo com o que foi dito para que não surja a verdade.
O homem anda acompanhado pela sombra. A sombra estará acompanhando o homem para qualquer lugar que ele for.
Como o homem veio agindo e pensando até hoje?
O que veio fazendo no dia a dia nos lugares onde as pessoas não estavam vendo?
Essas ações e atitudes é que formam o seu tesouro, a virtude.
É por esse motivo que a doutrina deste Caminho ensina a praticar a razão do céu na sombra.
A virtude do homem é a força que ele possui na sombra.

         Deste modo, devemos guardar firmemente no coração estes ensinamentos sobre a virtude. O mais importante é saber acumular no dia a dia. Sem a prática ou o esforço em acumular, por mais que passem os anos, não teremos guardado nada dos méritos, apenas usamos o pouco que temos e quando acabar, surgirão as poeiras e as más predestinações que somente irão trazer aflições, preocupações e sofrimentos.
         Neste ano do Decenário, creio que uma das maneiras de contentar Oyassama será o nosso esforço em acumular virtudes através da prática dos ensinamentos.
         Como acontece todos os anos, este mês, no dia 27, quarto domingo, realizaremos o Mitamasai, culto de homenagem às almas dos antepassados. É a oportunidade para agradecermos a dedicação de todos aqueles que hoje já não convivem mais conosco, mas que deixaram muitos resultados positivos. Gostaria de contar com a presença de todos.
         Assim, vamos terminar o Tsukinamisai de março.
         Muito obrigado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário