Os meus sinceros
agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal
de março do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do
Caminho no dia a dia e aos trabalhos do Kyokai .
No trecho do
livro Doutrina de Tenrikyo temos o seguinte:
Este
mundo é corpo de Deus.
Reflitam
a respeito disso em tudo. Of. III-40 ,
135
Este
universo é corpo de Deus-Parens e o mundo está cheio de graça divina, mesmo nos
mais recônditos lugares. Pode ser visível aos olhos, manifestada em forças
elementares como: o fogo, a água e o vento – ou invisível, protegendo o mundo
como a solene razão do céu ou natureza. Quer dizer que é a fonte da vida de
todas as coisas e a origem de todos os fenômenos do mundo.
De fato,
este mundo é controlado pela razão celeste, em que não há uma mínima falha ou
omissão. Não só as leis da natureza e a ordem da sociedade, mas todas as coisas
são mantidas pela providência divina.
Bem,
refletindo através do seguinte verso:
Este mundo é
corpo de Deus. Reflitam a respeito disso em tudo.
Significa que Deus
nos ensina que este mundo é o corpo de Deus, ou seja, este mundo pode
corresponder ao vasto universo. Se o mundo todo é o corpo de Deus, tudo que
existe neste universo, como também as plantas, os animais e os seres humanos
são os componentes que se formam o único corpo de Deus. Aqui encontra-se a
maneira como o Tenrikyo vê o mundo e a humanidade, ou seja, a visão do mundo e
a visão do homem.
No
Ofudessaki, tem-se:
Este mundo era
um mar de lama,
e dentro estava
apenas Tsukihi. (VI-80)
Na verdade, a ideia
que ocorreu a Tsukihi,
foi de começar,
de algum modo, a criação do mundo. (VI-81)
Nestes versos,
Deus alegoriza o início do mundo como ‘mar de lama’, ou seja, um mundo caótico.
Nesse sentido a criação do mundo e dos homens estava e ainda está sob o único
controle ou uma lei que rege o Universo. Isto é, sob a providência de
Deus-Parens.
Certa vez,
Oyassama, falou da seguinte maneira:
“Dentro desta
Terra, há o calor. O nosso corpo também possui o calor. Os dois trabalham por
uma mesma providência. As rochas que consistem a Terra equivalem aos ossos no
corpo humano. Eles também funcionam por uma mesma razão. As árvores e plantas
na superfície da Terra são os cabelos e pelos no corpo humano. As correntezas
da água na Terra são iguais às veias. Os homens respiram e a Terra também
respira através maré alta e baixa.”
Sabemos
também que o corpo é um empréstimo de Deus. A nossa alma tomou emprestado de
Deus o corpo para vir a este mundo. Isso foi explicado através dos seguintes
versos:
Os corpos
humanos são todos coisas emprestadas por Deus.
Com que
pensamento está usando? (III – 41)
Se não souberem
que o corpo de cada um
é tomado
emprestado, não compreenderão nada. (III – 137)
Nascemos neste
mundo e vivemos excelentemente todos os dias, porque estamos sendo protegidos
por Deus-Parens. Não sentimos qualquer dificuldade no uso cotidiano do corpo
porque estamos sendo vivificados através das dez providências divinas.
De nada adianta
sermos vaidosos e arrogantes da nossa própria força e inteligência. Uma vez que
recebemos uma orientação, ou seja, ficamos enfermos, sofremos de febres e
calafrios e não teremos forças para nem mover o corpo. Se refletirmos bem sobre
isto, nos convenceremos que o corpo não é nosso, mas sim emprestado por
Deus-Parens.
Assim, o
ensinamento da “Coisa emprestada e Tomada emprestada” são termos de nossa fé
que transmitem o ensinamento de que nós estamos vivendo dentro do corpo de
Deus.
Cada
alma ou espírito que tomou emprestado o corpo traz consigo as poeiras, as
predestinações e as virtudes e méritos acumulados no decorrer das vidas de até
então.
Muitas vezes
escutamos alguém dizendo a respeito de alguma pessoa: “Aquela pessoa possui
virtude”.
Expressão esta
que nos faz lembrar uma pessoa respeitada na sociedade e que não é usada
somente na Tenrikyo. Ela tem um talento excelente, dotada desde o nascimento.
Pode adquirir status na sociedade e nos impressionará pela graça recebida por
Deus.
Às vezes, esta
pessoa pode possuir riqueza e bens financeiros. Neste sentido, a virtude ou
merecimento significa qualidade ou natureza individual que se torna um motivo
de admiração e, também, estado econômico ou social de cada um que nos
impressiona pela grandiosidade. Porém, a “virtude” parece ter a ver mais com o
aspecto interno do individuo do que as características exteriores que ela
possui.
Bem, o que
podemos compreender a “virtude” do ponto de vista tenrikyano? Acreditamos que
ela é, talvez, uma aparência de “recordações do espírito”. Um espírito,
recebendo um corpo emprestado por Deus, nasce e renasce como ser humano. Dessa
forma, enquanto repetimos os renascimentos neste mundo, o nosso espírito sofre
muitas experiências e que vai aumentando as suas próprias recordações.
Em outras
palavras, durante o tempo em que o espírito está colocando a sua veste,
denominado de corpo físico, seu pensamento vai aumentando experiências e grava
as recordações na sua alma. Por isso, um espírito, ao renascer leva para a
próxima geração essas recordações acumuladas no seu interior. Pode-se ter
lembranças boas ou ruins. Podem ficar gravadas dedicações sinceras aos próximos
e a favores recebidos de outras pessoas. Dentre as recordações ou registros,
uma experiência em que ajudou o próximo se torna virtude ou merecimento.
É dito:
“Salvando os próximos, salva-se a si mesmo.” Continuar o esforço de contentar
os próximos e nós ficarmos contentes por causa desse fato, denomina-se
“acumular virtudes”. Esse esforço será guardado no nível espiritual, dando um
resultado na próxima geração. Aquelas pessoas consideradas por ter virtudes
desde sua infância, com certeza, acumularam méritos nas vidas anteriores.
A “virtude”
significa “recordações do espírito”, contudo ela não se limita apenas nas vidas
passadas. Seu esforço de acumular virtudes será gravado como “sua” recordação
do espírito e refletirá ainda na sua vida atual. Assim, o esforço diário e
contínuo em acumular virtudes praticando os ensinamentos é o caminho da
evolução espiritual ensinada por Oyassama.
Primeiro
Condutor da Igreja Aimachi, Tomimatsu Sekine, ensinou:
Virtude não é
algo que está na frente das pessoas. A virtude está na sombra, onde as pessoas
não enxergam.
Deve-se deixar
feito as coisas com sinceridade na sombra, onde as pessoas não estão observando.
Desse modo
poderá fazer trabalhos que as pessoas não conseguem.
O homem conhece
muito bem os lugares onde as pessoas não enxergam.
Os lugares que o
homem conhece, Deus conhece muito mais.
Se na sombra age
de uma maneira correta, não ocorre nada que faça o homem sofrer.
Para as pessoas
que não fazem desperdício na sombra, sempre será concedido o suficiente.
Para as pessoas
que fazem economia na sombra, sempre atrairá o dinheiro.
Para as pessoas
que salvam os outros na sombra, quanto menos esperar receberá a ajuda de alguém
em um momento de necessidade.
Deve-se prestar
muita atenção nas palavras das pessoas que praticam a razão do céu na sombra.
Porque o que elas falam se tornam verdade. Por isso, deve-se agir de acordo com
o que foi dito para que não surja a verdade.
O homem anda
acompanhado pela sombra. A sombra estará acompanhando o homem para qualquer
lugar que ele for.
Como o homem
veio agindo e pensando até hoje?
O que veio
fazendo no dia a dia nos lugares onde as pessoas não estavam vendo?
Essas ações e
atitudes é que formam o seu tesouro, a virtude.
É por esse
motivo que a doutrina deste Caminho ensina a praticar a razão do céu na sombra.
A virtude do
homem é a força que ele possui na sombra.
Deste
modo, devemos guardar firmemente no coração estes ensinamentos sobre a virtude.
O mais importante é saber acumular no dia a dia. Sem a prática ou o esforço em
acumular, por mais que passem os anos, não teremos guardado nada dos méritos,
apenas usamos o pouco que temos e quando acabar, surgirão as poeiras e as más
predestinações que somente irão trazer aflições, preocupações e sofrimentos.
Neste
ano do Decenário, creio que uma das maneiras de contentar Oyassama será o nosso
esforço em acumular virtudes através da prática dos ensinamentos.
Como
acontece todos os anos, este mês, no dia 27, quarto domingo, realizaremos o
Mitamasai, culto de homenagem às almas dos antepassados. É a oportunidade para
agradecermos a dedicação de todos aqueles que hoje já não convivem mais
conosco, mas que deixaram muitos resultados positivos. Gostaria de contar com a
presença de todos.
Assim,
vamos terminar o Tsukinamisai de março.
Muito
obrigado.
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