quarta-feira, 30 de março de 2016

Palestra de novembro de 2015

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também aos trabalhos das atividades visando os 130 anos do ocultamento físico de Oyassama.
        
         Na semana passada, dois dias antes da Grande Cerimônia de Outubro, no dia 24, em Jiba, foi realizada a Cerimônia de Troca do Kanrodai, Pedestal do Néctar.
         Como foi ensinado por Oyassama, o Kanrodai foi edificado em Jiba, indicando o local da criação original dos seres humanos e também, onde foi concedido o nome de Tenri-Ô-no-Mikoto. Ainda, é em volta do Kanrodai que é realizado o Serviço de Kagura para a concretização da vida plena de alegria e felicidade.
         Como sabem, o Kanrodai é feito de madeira, tendo 13 blocos, um sobreposto ao outro, tendo no total 2 metros e 48 centímetros. De acordo com o Ossashizu, Indicação Divina de 24 de julho de 1888: “Um ken dos quatro lados (1,82m), deixem aberto ao céu.” E o Ossashizu de 30 de maio de 1907: “O Kanrodai é inteiramente coisa exposta à chuva.”
         Assim, no Shinden, em Jiba, bem acima do Kanrodai, existe uma abertura no telhado de quase dois metros de cada lado. Com o passar do tempo, exposto à chuva e ao sol, a madeira vai estragando, vai mudando a cor às vezes, fica até um pouco torto. O anterior tinha sido trocado no ano 2000, fazendo 15 anos desde então. Esta é a sexta troca.
         Existe todo um processo para a troca. No dia 9 de setembro, mais de um mês e meio antes, foi realizado a Cerimônia de Início dos Trabalhos da Troca do Kanrokai. Primeiro, foi executado o Serviço de Kagura e a Dança das Mãos. Em seguida, o próprio Shimbashira-sama entregou ao mestre carpinteiro, as medidas do Kanrodai. Depois, foram até o local de trabalho onde houve o oharai, purificação do material a ser usado para a construção.
         Então, no dia 24 de outubro, após o Otsutome da noite, houve a Cerimônia de Troca do Kanrodai. Primeiramente, foi retirado o velho e em seguida, montado o novo, colocando com cuidado os 13 blocos. Terminada a montagem, foi realizado o Serviço de Kagura e a Dança das Mãos, manifestando a Deus-Parens a alegria pela construção do novo Kanrodai e agradecendo pelo fato de todo o trabalho ter sido realizado sem problemas.
         Depois, no dia 26, na Grande Cerimônia de Outubro, o Shimbashira-sama em sua palestra disse: ‘Como é de conhecimento, anteontem foi realizada a Cerimônia de Troca do Kanrodai. A última troca ocorreu há 15 anos, e com o passar dos anos, já estava apresentando certa deterioração, e como será celebrado os 130 anos, decidi construir um novo Kanrodai.
         O Kanrodai está assentado na Jiba da origem como prova da criação dos seres humanos. Ainda, Jiba é o local onde foi concedido o nome divino Tenri-Ô-no-Mikoto, o local onde Deus-Parens reside. Portanto, o Serviço de Kagura é realizado ao redor do Kanrodai. Nas Escrituras Divinas é ensinado que:
Este é o Local do Serviço, onde criei os seres humanos. ED. VIII-36
Preparem firmemente o espírito para Jiba, o local a ser assentado o Kanrodai. ED. IX-19
Como prova de que criei os seres humanos, deixo assentado o Kanrodai. ED. XVII-9’
         Ainda, explicou o seguinte: ‘O Kanrodai, além dos significados de ser o centro do Serviço de Kagura e mostrar o local da Jiba, há o significado de ser a base para receber o alimento celeste.
         Na terceira parte do Serviço de Kagura e também no Serviço realizado diariamente é ensinado: “tendo purificados todos igualmente, Kanrodai”, e quando purificar os corações de todas as pessoas do mundo, será concedido do céu o néctar, o alimento celeste, e no Ofudessaki tem-se:
Tão logo este pedestal seja concluído, realizarão o Serviço e nada deixará de ser atendido. ED. IX-52
Vejam isto! Tsukihi entregará seguramente a dádiva do alimento celeste. ED.IX-55
Se levantarem o pilar na região dos esclarecidos, farei com que não tenham doença, morte e enfraquecimento. ED. X-11
Se este pedestal ficar totalmente concluído, nada deixará de ser atendido. ED. XVII-10
Está ensinando que ao concluir o Kanrodai e se fizer o Serviço concederá a realização de qualquer desejo solicitado, e ao mesmo tempo em que assegura isso, todos do mundo devem fazer a limpeza do coração.’
Deste modo, o Kanrodai é um pedestal ou uma base para se receber o néctar divino, kanro.  Kanro é o alimento celeste.  Dai é pedestal, base. No topo, deve ser colocado um tacho raso com capacidade para pouco mais de 9 litros, destinado a receber o alimento celeste.
Faltando pouco para a celebração do Decenário, Shimbashira-sama, no final de sua palestra disse: ‘Hoje, estamos a três meses dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama e acredito que cada um está incentivado em cumprir a determinação espiritual das atividades decenárias. Quando foi anunciado os 130 anos do ocultamento físico de Oyassama, cada um fez o voto de evoluir o espírito nesta oportunidade e realizar a salvação para contentar Oyassama. Nesses 2 anos e nove meses, acredito que foi mostrada diversas situações diante da dedicação de cada um, situações alegres e também nem tanto, mas só pelo fato de dedicar, acredito que isso é aceito. E as sementes plantadas com certeza brotarão.
         Na oportunidade deste decenário, dei ênfase na prática da salvação. Falando aos yoboku para se esforçarem nos trabalhos de salvação que cada um pode realizar. A salvação está relacionada diretamente ao objetivo da Revelação Divina que é a salvação mundial e é a nossa missão para a concretização do mundo referido “tendo purificado todos igualmente, Kanrodai”. É importante também concluir firme o restante das atividades decenárias para que o que foi cultivado aqui, possa estender-se à continuidade do caminho. O marco do decenário de Oyassama é o suporte, o ponto de partida para avançarmos cada vez mais. É um longo e importante caminho rumo a concretização do mundo de vida plena de alegria e felicidade que se estende por todas as gerações. E o caminho se desenvolveu até hoje porque todos os seguidores unindo as forças, direcionaram os seus espíritos rumo a cada decenário.’
         Assim, pediu a todos que continuassem animados até o final, até o dia 26 de janeiro, dedicando firmemente nas atividades do decenário.
        
         No dia da Grande Cerimônia de Outubro do Dendotyo, houve a nomeação de dois novos fukyoshotyos do kyokai. Seidy Muroi se tornou o novo chefe da Casa de Divulgação Seiko e Sumiko Tomoda, da 14ª Casa de Divulgação São Paulo. Parabéns pela nomeação.

No sábado, dia 28 de novembro, a partir das 10 horas, será realizado o bazar da pechincha. Agradeço a todos pela colaboração, trazendo as coisas para o bazar e a todos que estarão fazendo hinokishin nesse dia. Muito obrigado.

Mês que vem estaremos realizando o último tsukinamisai deste ano. Com sentimento de agradecimento pelas graças recebidas por todo este ano, gostaria de contar com a presença de todos.

         Agradecendo a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário