Os meus sinceros agradecimentos a
todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do
Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a
dia, aos trabalhos do Kyokai e também aos trabalhos das atividades visando os
130 anos do ocultamento físico de Oyassama.
No mês
passado houve a visita de doutrinação do Dendotyo para promover a concretização
da determinação espiritual do decenário de Oyassama e também, para incentivar o
regresso a Jiba em 2016.
O
tempo passa rapidamente e praticamente resta mais um ano de atividades do
período dos três anos, mil dias. No início deste ano, Shimbashira-sama disse o
seguinte:
‘Relembrando
o primeiro ano, refletir se não houve pontos falhos e expandir mais ainda os
pontos positivos e o importante é manter o espírito firme realizando as
atividades do segundo ano. Talvez haja também pessoas que estejam sentindo que
atrasaram na saída, mas não há o que se diz tarde demais, penso que seja uma
coisa boa se forem se esforçando animados prometendo se dedicar a partir de
agora.’
Segundo
as suas palavras, mesmo restando apenas mais um ano, o importante é mantermos o
nosso sentimento e a nossa ação direcionada às atividades do decenário. Tudo
que fizermos, tudo que for praticado nesse período será aceito por Deus-Parens
e estará contentando Oyassama.
Como
foi dito várias vezes, o decenário de Oyassama tem como ponto de partida o seu
ocultamento físico que ocorreu pelo seu grande desejo de fazer a salvação das
pessoas através da execução do Serviço Sagrado. Desde então, delimitando o
tempo a cada dez anos, veio sendo realizada a cerimônia decenária, marcando o
período de três anos, como sendo a época da salvação e a época da evolução espiritual.
É dito
época da salvação porque nesse período, através do intenso e ativo trabalho dos
yoboku na divulgação, a graça concedida por Deus-Parens se torna muito maior e
mais evidente. A cobrança por parte de Deus-Parens também é grande, e talvez as
orientações como as doenças e os problemas surjam com mais frequência. Mas,
tudo isso é para incentivar e acelerar o nosso crescimento espiritual que
esteja de acordo com o desejo de Oyassama.
É nos
ensinado que a evolução espiritual é o processo para tornar o nosso espírito
para aquele que seja capaz de praticar o ensinamento de Deus-Parens no dia a
dia. Ou seja, de aproximar o nosso sentimento ao desejo de Deus-Parens.
Por
isso, não podemos refletir e interpretar o ensinamento de acordo com a nossa
conveniência e praticar somente aquilo que seja fácil ou que gostamos. O nosso
esforço deve ser concentrado em refletir os fatos comparando-os com aquilo que
Oyassama ensinou e mesmo que tenhamos que passar por sacrifícios, praticar da
maneira como Deus-Parens deseja.
É esse
esforço que nos leva ao crescimento espiritual. Na prática, evoluir significa o
crescimento de uma criança até se tornar um adulto. O sentimento de uma criança
está mais na vontade de que as coisas sejam feitas para ela. Quero isso, quero
aquilo, tem que ser assim, faz desse jeito. O sentimento do adulto, ou dos pais
é de fazer as coisas, de realizar a vontade e de dedicar. Essa é a diferença.
Espiritualmente
falando, em termos de evolução, é o processo de mudança de sentimento daquele
que quer e busca somente a própria salvação para o desejo de salvar o próximo,
de se dedicar na salvação de outras pessoas. É esse sentimento que corresponde
a Oyassama e Deus-Parens irá conceder a graça da salvação.
Na época em que Oyassama estava viva fisicamente,
as pessoas que tinham sido salvas perguntavam a ela qual era a melhor maneira
de se fazer a retribuição. Oyassama sempre orientava dizendo que era para fazer
a salvação.
Certa ocasião, o mestre Tyussaku
Tsuji, perguntou a Oyassama: “A senhora diz a todas as pessoas para fazer a
salvação. Que a salvação é a coisa mais importante e sempre fala assuntos
relacionados sobre salvar o próximo. Qual é a graça e o merecimento que
recebemos ao fazer a salvação?” Então, Oyassama respondeu:
“Salvar
as pessoas é uma importante e imensa forma de retribuir as graças divinas. É a
maneira de acumular méritos. É o modo de cortar as más predestinações.” Assim,
ela ensinou três pontos em relação à salvação.
Certo
tempo depois, Oyassama continuou dizendo:
“Senhor
Tsuji, àquela hora perguntou-me por que era preciso fazer a salvação, não é?
Respondi que salvar as pessoas era a maneira de retribuir as graças divinas que
recebemos. O ser humano, desde o momento que acorda de manhã, já começa
recebendo uma imensa graça de Deus-Parens. Ao pensar nisso, fazer a
retribuição, não há limite e nunca será o suficiente.”
No
livro de Doutrina, tem-se: “Deus-Parens ensinou também o caminho
da salvação dos sofrimentos físicos ou mijo tassuke com
a Concessão do Sopro ou Iki no Sazuke
e a Concessão da Dança das Mãos ou Teodori no Sazuke.”
Significa que junto com o Serviço Sagrado, o Sazuke, a Concessão
Divina, é o caminho da dedicação
sincera à salvação, para se receber a graça da cura dos molestamentos físicos.
Assim,
o Sazuke é o dom da eficácia
concedido por Deus-Parens a cada
pessoa depois de constatar a sinceridade
de seu espírito de se dedicar à
salvação.
A pessoa que recebeu o Sazuke
torna-se material humano para ajudar na construção do mundo de vida plena de
alegria e felicidade, transmitindo a intenção divina a um grande número de
pessoas. Ao trabalhar com esse sentimento, Deus-Parens aceitará a sinceridade verdadeira e atenderá os pedidos,
concedendo a graça da cura de toda e qualquer doença grave
através da ministração do Sazuke.
O valor do Sazuke é inestimável, porém devemos estabelecer firmemente
no espírito que é preciso
utilizá-la no cotidiano . De nada
valerá se ficar parado, sem
fazer nada , mesmo que tenha
recebido o Sazuke. A razão do Sazuke está na sua
utilização.
Temos
a seguinte Indicação Divina: “O que se diz
Sazuke, não sabem que grandeza e quanta importância
tem, nem a altura e nem o seu valor. ”
IND. 07.07.1890
A
razão do Sazuke é a concessão para que o yoboku possa se tornar
um instrumento
de Oyassama para ajudá-la na salvação do mundo , pois o desejo de Parens é somente isto . Por mais que a
doença seja difícil, havendo sinceridade
no espírito da pessoa , mesmo
que os médicos já não possam fazer mais nada , através da ministração do Sazuke, é possível receber a graça da cura .
Creio que a satisfação e a gratificação de passar
seguindo esta fé está em ministrarmos o Sazuke para salvarmos
as pessoas . Dessa forma, estaremos
fazendo a retribuição a Deus-Parens, acumulando méritos e melhorando a nossa
predestinação.
Falar
da visita de doutrinação do Dendotyo que vai ser realizado em dezembro. Ler o
convite.
No próximo sábado, dia 8 de
novembro, a partir das 10 horas, será realizado o bazar da pechincha. Agradeço
a todos pela colaboração, trazendo as coisas para o bazar e a todos que estarão
fazendo hinokishin no dia 8. Muito obrigado.
Juntamente com o jornal Tenri deste
mês, está sendo enviado o papel com as datas da caravana de regresso a Jiba de
2016. O Dendotyo está fazendo uma pesquisa para fazer uma previsão do número de
regressantes e assim, poder fazer as reservas com a companhia aérea e receber
descontos no custo da passagem.
Gostaria que entregassem até
fevereiro.
Mês que vem estaremos realizando o
último tsukinamisai deste ano. Com sentimento de agradecimento pelas graças
recebidas por todo este ano, gostaria de contar com a presença de todos.
Agradecendo
a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.
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