sábado, 24 de janeiro de 2015

Palestra de novembro de 2014

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também aos trabalhos das atividades visando os 130 anos do ocultamento físico de Oyassama.
        
         No mês passado houve a visita de doutrinação do Dendotyo para promover a concretização da determinação espiritual do decenário de Oyassama e também, para incentivar o regresso a Jiba em 2016.
         O tempo passa rapidamente e praticamente resta mais um ano de atividades do período dos três anos, mil dias. No início deste ano, Shimbashira-sama disse o seguinte:
         ‘Relembrando o primeiro ano, refletir se não houve pontos falhos e expandir mais ainda os pontos positivos e o importante é manter o espírito firme realizando as atividades do segundo ano. Talvez haja também pessoas que estejam sentindo que atrasaram na saída, mas não há o que se diz tarde demais, penso que seja uma coisa boa se forem se esforçando animados prometendo se dedicar a partir de agora.’
         Segundo as suas palavras, mesmo restando apenas mais um ano, o importante é mantermos o nosso sentimento e a nossa ação direcionada às atividades do decenário. Tudo que fizermos, tudo que for praticado nesse período será aceito por Deus-Parens e estará contentando Oyassama.
         Como foi dito várias vezes, o decenário de Oyassama tem como ponto de partida o seu ocultamento físico que ocorreu pelo seu grande desejo de fazer a salvação das pessoas através da execução do Serviço Sagrado. Desde então, delimitando o tempo a cada dez anos, veio sendo realizada a cerimônia decenária, marcando o período de três anos, como sendo a época da salvação e a época da evolução espiritual.
         É dito época da salvação porque nesse período, através do intenso e ativo trabalho dos yoboku na divulgação, a graça concedida por Deus-Parens se torna muito maior e mais evidente. A cobrança por parte de Deus-Parens também é grande, e talvez as orientações como as doenças e os problemas surjam com mais frequência. Mas, tudo isso é para incentivar e acelerar o nosso crescimento espiritual que esteja de acordo com o desejo de Oyassama.
         É nos ensinado que a evolução espiritual é o processo para tornar o nosso espírito para aquele que seja capaz de praticar o ensinamento de Deus-Parens no dia a dia. Ou seja, de aproximar o nosso sentimento ao desejo de Deus-Parens.
         Por isso, não podemos refletir e interpretar o ensinamento de acordo com a nossa conveniência e praticar somente aquilo que seja fácil ou que gostamos. O nosso esforço deve ser concentrado em refletir os fatos comparando-os com aquilo que Oyassama ensinou e mesmo que tenhamos que passar por sacrifícios, praticar da maneira como Deus-Parens deseja.
         É esse esforço que nos leva ao crescimento espiritual. Na prática, evoluir significa o crescimento de uma criança até se tornar um adulto. O sentimento de uma criança está mais na vontade de que as coisas sejam feitas para ela. Quero isso, quero aquilo, tem que ser assim, faz desse jeito. O sentimento do adulto, ou dos pais é de fazer as coisas, de realizar a vontade e de dedicar. Essa é a diferença. 
         Espiritualmente falando, em termos de evolução, é o processo de mudança de sentimento daquele que quer e busca somente a própria salvação para o desejo de salvar o próximo, de se dedicar na salvação de outras pessoas. É esse sentimento que corresponde a Oyassama e Deus-Parens irá conceder a graça da salvação.
          Na época em que Oyassama estava viva fisicamente, as pessoas que tinham sido salvas perguntavam a ela qual era a melhor maneira de se fazer a retribuição. Oyassama sempre orientava dizendo que era para fazer a salvação.
Certa ocasião, o mestre Tyussaku Tsuji, perguntou a Oyassama: “A senhora diz a todas as pessoas para fazer a salvação. Que a salvação é a coisa mais importante e sempre fala assuntos relacionados sobre salvar o próximo. Qual é a graça e o merecimento que recebemos ao fazer a salvação?” Então, Oyassama respondeu:
         “Salvar as pessoas é uma importante e imensa forma de retribuir as graças divinas. É a maneira de acumular méritos. É o modo de cortar as más predestinações.” Assim, ela ensinou três pontos em relação à salvação.
         Certo tempo depois, Oyassama continuou dizendo:
         “Senhor Tsuji, àquela hora perguntou-me por que era preciso fazer a salvação, não é? Respondi que salvar as pessoas era a maneira de retribuir as graças divinas que recebemos. O ser humano, desde o momento que acorda de manhã, já começa recebendo uma imensa graça de Deus-Parens. Ao pensar nisso, fazer a retribuição, não há limite e nunca será o suficiente.”
        
         No livro de Doutrina, tem-se: “Deus-Parens ensinou também o caminho da salvação dos sofrimentos físicos ou mijo tassuke com a Concessão do Sopro ou Iki no Sazuke e a Concessão da Dança das Mãos ou Teodori no Sazuke.”
         Significa que junto com o Serviço Sagrado, o Sazuke, a Concessão Divina, é o caminho da dedicação sincera à salvação, para se receber a graça da cura dos molestamentos físicos.
         Assim, o Sazuke é o dom da eficácia concedido por Deus-Parens a cada pessoa depois de constatar a sinceridade de seu espírito de se dedicar à salvação.
A pessoa que recebeu o Sazuke torna-se material humano para ajudar na construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade, transmitindo a intenção divina a um grande número de pessoas. Ao trabalhar com esse sentimento, Deus-Parens aceitará a sinceridade verdadeira e atenderá os pedidos, concedendo a graça da cura de toda e qualquer doença grave através da ministração do Sazuke.
         Quanto a razão do Sazuke, não é somente recebê-la e deixar guardada. Se assim o fizer é como se deixasse estragar um valioso tesouro.
         O valor do Sazuke é inestimável, porém devemos estabelecer firmemente no espírito que é preciso utilizá-la no cotidiano. De nada valerá se ficar parado, sem fazer nada, mesmo que tenha recebido o Sazuke. A razão do Sazuke está na sua utilização.
         Temos a seguinte Indicação Divina: “O que se diz Sazuke, não sabem que grandeza e quanta importância tem, nem a altura e nem o seu valor.” IND. 07.07.1890
         A razão do Sazuke é a concessão para que o yoboku possa se tornar um instrumento de Oyassama para ajudá-la na salvação do mundo, pois o desejo de Parens é somente isto. Por mais que a doença seja difícil, havendo sinceridade no espírito da pessoa, mesmo que os médicos já não possam fazer mais nada, através da ministração do Sazuke, é possível receber a graça da cura.
         Creio que a satisfação e a gratificação de passar seguindo esta fé está em ministrarmos o Sazuke para salvarmos as pessoas. Dessa forma, estaremos fazendo a retribuição a Deus-Parens, acumulando méritos e melhorando a nossa predestinação.
         Falar da visita de doutrinação do Dendotyo que vai ser realizado em dezembro. Ler o convite.
No próximo sábado, dia 8 de novembro, a partir das 10 horas, será realizado o bazar da pechincha. Agradeço a todos pela colaboração, trazendo as coisas para o bazar e a todos que estarão fazendo hinokishin no dia 8. Muito obrigado.
Juntamente com o jornal Tenri deste mês, está sendo enviado o papel com as datas da caravana de regresso a Jiba de 2016. O Dendotyo está fazendo uma pesquisa para fazer uma previsão do número de regressantes e assim, poder fazer as reservas com a companhia aérea e receber descontos no custo da passagem.
Gostaria que entregassem até fevereiro.
Mês que vem estaremos realizando o último tsukinamisai deste ano. Com sentimento de agradecimento pelas graças recebidas por todo este ano, gostaria de contar com a presença de todos.

         Agradecendo a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário