sábado, 24 de janeiro de 2015

Palestra de janeiro de 2015

Primeiramente, desejo a todos um feliz ano-novo. Agradeço sinceramente pela dedicação ao Kyokai durante todo o ano passado, quando pudemos receber numerosas graças de Deus-Parens. Muito obrigado.
Ao iniciarmos o ano 178 da Revelação Divina, peço que continuem com o mesmo ânimo e com o mesmo sentimento de dedicar a Deus-Parens e a Oyassama, para que possamos continuar alegremente o nosso caminho da evolução espiritual visando o decenário de Oyassama.
Todos os anos, o Kyokai faz a determinação espiritual para se tornar uma meta a ser atingida com o trabalho e a colaboração de todos durante o ano. Como o nosso Kyokai está ligado diretamente ao Dendotyo, esta determinação espiritual é feita para o Primaz que posteriormente entrega diretamente ao Shimbashira-sama.
Assim, para este ano, as determinações são as seguintes:
5 pessoas para o Hatsuseki, iniciantes do Besseki.
5 pessoas para receber o Sazuke.
2 pessoas para o Kyoto Shikaku Koshu.
3 pessoas para o Shuyokai.
E, 500 mil ienes de oferenda Ossonae, para a Sede da Igreja, Hombu.
Em relação a este Ossonae que mensalmente os senhores tem feito em separado para a Sede da Igreja, Hombu, graças ao empenho de todos sempre temos conseguido atingir a menta. Assim, agradeço sinceramente a todos que fizeram este precioso e valioso ossonae. Muito obrigado.

Bem, como acabamos de fazer a leitura da Instrução 3, estamos dando início ao terceiro ano de atividades dos três anos, mil dias, visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama em 26 de janeiro de 2016.
Nesse último ano de conclusão das atividades, gostaria de continuar contando com o trabalho e a colaboração de todos para podermos concretizar as metas da determinação espiritual.

         Bem, agora gostaria de falar sobre a Grande Cerimônia de Janeiro. Como sabem, esta cerimônia é realizada para relembrar a intenção de Deus-Parens contida no ocultamento físico de Oyassama que aconteceu no dia 26 de janeiro de 1887.
         Desde a manhã, o ambiente estava tenso na Residência no dia 26 de janeiro de 1887, que é o dia relacionado desde a Revelação Divina como aquele em que se executava mensalmente o Serviço Sagrado.
As pessoas próximas estavam hesitantes e refletiam preocupadas, pois se executassem o Serviço que Oyassama apressava cada vez mais, as autoridades policiais viriam intervir e levá-la presa mesmo estando numa idade avançada, com 90 anos e o seu estado de saúde era crítico.
Consultando a vontade divina, receberam rigorosas palavras que apressava a execução do Serviço: “imediatamente, apresso para que comecem logo”, “temem a lei ou temem a Deus?”. E como a saúde de Oyassama tornava-se mais crítica, todos, dispostos a sacrificar a própria vida começaram a executar o Serviço de Kagura, acompanhado pelos instrumentos musicais, mais ou menos à uma hora da tarde.
O Serviço foi realizado com a presença de milhares de seguidores e terminou sem qualquer contratempo, fato que pareceu um milagre. Ao terminar o Serviço, o pessoal que voltava triunfante do local pensava que Oyassama receberia sem falha a graça da melhora da saúde, porém, a primeira notícia que tiveram foi de que ela havia ocultado o seu corpo justamente quando terminou o Hino XII.
Foi um fato inesperado para todos, que ficaram em estado de choque, desalentados, e apenas choraram tristemente. E como não podiam permanecer nesse estado emocional, solicitaram uma indicação divina, através do mestre Izo Iburi, e a resposta foi:
‘Nivelarei a terra. Estão todos reunidos? Compreendam bem. O que disse até agora deixei colocado na caixa da verdade. Porém, como saí abrindo o portal, por amor aos filhos, encurtei 25 anos da vida que o Parens tinha ainda pela frente e começo a salvação a partir de agora. Fiquem observando bem. Fiquem observando bem o que foi até agora e o que será doravante. Perguntei se desejavam a terra nivelada abrindo o portal ou fechando-o. Não disseram para nivelar a terra abrindo o portal? Fiz como desejaram. Até agora havia algo que queria dar aos filhos. Porém, não pude dar devidamente. Doravante, será entregue gradualmente. Ouçam bem.’
         Isso quer dizer que: “a partir de agora não haverá diferença de superior e inferior. Por amor aos queridos filhos, encurtou 25 anos da vida, abrindo o portal e ocultando-se fisicamente. Que a partir de agora fará a salvação. É para observar bem como será daqui em diante. Ainda, o Sazuke que desejava conceder aos filhos, será entregue gradualmente daqui em diante”.
         E na Minuta da Vida de Oyassama está descrito que:
         Não podiam mais reconsiderar hoje o que disseram ontem. O ocultamento físico de Oyassama, nesse dia, foi um fato absolutamente inesperado, jamais concebido nos seus corações na ocasião da resposta do dia anterior.
         Mesmo tendo respondido que era para nivelar a terra abrindo o portal, o que as pessoas mais indagavam era o porquê de Oyassama ter ocultado o corpo.
         Podemos observar que aqui, as pessoas não compreendiam suficientemente a verdadeira intenção de Deus-Parens, e estavam numa situação em que hesitavam a execução do Serviço, atrasando o caminho para a salvação mundial. Por essa razão, encurtou a vida determinada para apressar a salvação.
As pessoas próximas, cientes de que poderiam ser detidas, executaram o Serviço no dia 26 com a intenção única para que Oyassama reestabelecesse a saúde. Porém, o espírito de Oyassama, o seu amor parental era unicamente de desejar salvar, o quanto antes, os queridos filhos. Por isso, havia uma enorme diferença entre esse profundo amor parental e o sentimento das pessoas que seguiam unicamente a Oyassama.
         Oyassama apressava constantemente a execução do Serviço por que é à base do caminho da dedicação sincera a salvação. Se não executar firme o Serviço, não será possível a salvação mundial. Por isso, apressando rigorosamente para que executasse de qualquer maneira o Serviço, foi necessário ocultar o seu corpo.
         Quando relembramos o dia original da Grande Cerimônia de Janeiro, não há como deixar de pensar novamente sobre o profundo amor parental contido nas Indicações Divinas e de como é importante o Serviço Sagrado.
         Assim, neste início de ano, e nesse dia em que realizamos a Grande Cerimônia de Janeiro, rememorando o ocultamento físico de Oyassama, procuramos compreender mais profundamente a intenção de Deus contido nos fatos ocorridos no dia 26 de janeiro de 1887.
            Vamos acreditar no trabalho de Oyassama eternamente viva, nos amparar firmemente e trilhar seriamente o caminho da vida-modelo que nos foi deixado como sendo o meio para fazermos a evolução espiritual e também, como o caminho para a concretização da vida plena de alegria e felicidade. Ao passarmos de corpo e alma e animados os três anos, mil dias, no dia da celebração dos 130 anos do ocultamento físico, em janeiro de 2016, com certeza Oyassama eternamente viva, com um sorriso no rosto, se sentirá contente e satisfeita pela nossa dedicação.
            Mês que vem, logo após o Tsukinamisai, vamos realizar a cerimônia de 50 anos de retornamento do primeiro kaityo Takeshi Ota.
            No naorai estaremos fazendo as inscrições para o Tsudoi.
            Desejando um excelente ano de 2015 a todos e solicitando o trabalho e a dedicação animada às atividades do decenário, termino as minhas palavras.

            Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário