sábado, 24 de janeiro de 2015

Palestra de dezembro de 2014

Os meus sinceros agradecimentos a todos, pela reverência e participação na Cerimônia Mensal de dezembro, o último deste ano 177 da Revelação Divina. Agradeço a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pelo esforço nas atividades do decenário de Oyassama. Muito obrigado.
Hoje, estamos recebendo o diretor do Shonenkai do Brasil, reverendo Oswaldo Kuroki e o coordenador Thomas Otonari que vieram especialmente para transmitir a mensagem da Associação Infantojuvenil e também para promover atividades com as crianças do nosso kyokai. Muito obrigado.
Além disso, manifestamos o nosso agradecimento pelas numerosas graças que recebemos no decorrer deste ano, seja para o nosso kyokai, como também a todos que reverenciaram no dia de hoje.
Como foi lido na Dedicatória, este ano recebemos a graça de 2 pessoas que fizeram o regresso a Jiba, tivemos também 1 pessoa que recebeu o Sazuke e se tornou yoboku, 2 pessoas participaram do Shuyokai, Seminário de 28 dias, 1 pessoa participou do Shuyoka da Sede, 11 pessoas participaram do Curso Estudantil e 1 pessoa do Curso de Doutrina, Koshu. Além disso, graças à sinceridade de todos, este ano também, pudemos superar a meta de 50 mil yen de oferenda para a Sede da Igreja, alcançando a determinação espiritual. Agradeço o empenho e a dedicação de todos durante este ano, muito obrigado.
         Este foi o segundo ano de atividades dos três anos, mil dias visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. O tempo passa rápido e chegamos ao final do segundo ano. Agradeço a dedicação de todos no decorrer de todo este ano, principalmente por terem passado com o sentimento de corresponder ao desejo do Shimbashira-sama contido na Instrução 3, fazendo o possível para colocar em prática no dia a dia.
         Além disso, em agosto, contando com a presença do Tyotyossama, esposa e convidados do Japão, e somando mais de 300 pessoas, pudemos realizar magnificamente a comemoração dos 60 anos de fundação do nosso kyokai. Agradeço a todos que durante muitos meses ajudaram nos preparativos da comemoração, através do hinokishin. Muito obrigado.
         No dia 26 de outubro passado, na Grande Cerimônia do ano 176 da Revelação Divina, em Jiba, Shimbashira-sama em sua palestra, relembrou sobre o significado da Instrução 3, mostrando as diretrizes das ações e a conduta espiritual para fazer os trabalhos do decenário e assim contentar Oyassama.
         Falou o seguinte:
         “Desde a promulgação da Instrução 3, procurei incentivar todos os yoboku a praticarem e terem sempre em mente a salvação. Como mencionei no início, este Caminho foi aberto para salvar toda a humanidade, e este foi o objetivo principal da Revelação Divina. Seguir a fé na Tenrikyo significa ter o objetivo da Revelação Divina como uma condição que diz respeito a si mesmo. Por isso, ao invés de solicitar apenas a própria felicidade ou a felicidade da própria família, devemos solicitar a salvação de todas as pessoas do mundo e também agir no sentido de concretizar isso. É o que se requer neste momento.
Deus Parens nos ensinou através do Ofudessaki:
Como quer que reflitam, é lamentável
por não terem o espírito de salvar os outros. XII – 90
Aqui, lamenta o fato de as pessoas gastarem o seu tempo pensando somente em si mesmas e cobra a reforma do espírito.
Se indagarem como deve ser este espírito:
somente o desejo único de salvar o mundo.  XII – 92
Ou seja, a salvação é a atitude que mais corresponde ao desejo de Deus-Parens, pois é a maior retribuição que se pode fazer pelas graças recebidas. Ainda, em relação à salvação, diz:
Reflitam do íntimo do coração para entenderem.
Salvando os outros, estará salvando a si mesmo.    III – 47
Significa que não é um ato apenas para os outros, mas também algo para si mesmo, pois é o caminho para alcançar a nossa verdadeira salvação.”
         Deste modo, Shimbashira-sama explicou através dos versos do Ofudessaki, o desejo de Deus-Parens que incentiva todos os seguidores a praticarem a salvação como sendo o modo para se receber a graça da própria salvação.
Assim, o maior desejo de Deus-Parens é as pessoas compreenderem gradualmente o ensinamento e se empenharem em fazer a limpeza do coração, reformando o uso espiritual egocêntrico para o espírito de salvar o próximo.
         Quando o ensinamento se estender ao mundo inteiro e as pessoas tendo o espírito de salvar o próximo passarem a praticar a salvação mútua, para Deus-Parens essa imagem irá refletir como a salvação entre todas as pessoas. Podemos dizer que esse estado é realmente a concretização no mundo do objetivo da Revelação Divina.
Para a prática dessa salvação, ele disse:
         “À nossa volta, pode ser que haja pessoas que sofrem com doenças e problemas circunstanciais, e estão necessitando de ajuda. Existem várias formas de praticar a salvação. Se ao menos tiver esse sentimento, qualquer pessoa é capaz de realizá-la.
Nesta época oportuna, gostaria que cada yoboku praticasse a salvação que pode realizar, ou melhor, a salvação que só você pode realizar.”
Deste modo incentivou todos os yoboku e seguidores a praticarem animados a salvação da melhor maneira que cada um pode fazer.
Na Instrução foi mencionado que: “a salvação começa pela atenção às pessoas ao nosso redor”. Precisamos ter a vontade de realizar a salvação que é possível a partir do próprio círculo social, e se observar ao redor, mesmo próximo de nós, talvez, encontremos pessoas que estão necessitando da salvação. Penso que não há justificativa em negligenciar a existência de uma pessoa que esteja sofrendo, devido ao próprio desinteresse.
Se perceber que a pessoa está sofrendo com problemas e aflições, penso que é possível começar fazendo a solicitação da graça a Deus-Parens. Ainda, como é ensinado que “ver é predestinação, ouvir também é predestinação”, não devemos pensar como sendo fatos alheios, e sim é importante refletir como sendo algo próprio.
Através do ensinamento, o nó que são os problemas e aflições, é o aviso para que mudemos a direção do espírito naquele que corresponda à vontade de Deus-Parens. A salvação deste Caminho é dedicar em transmitir algumas palavras à pessoa que está sofrendo com a doença ou problema, e trabalhar para que ela possa vir a realizar juntos à salvação do próximo.
Mesmo que diga salvação, existem várias formas e processos. Ainda, é variada a posição e o tempo da fé do yoboku. Apesar disso, desejo que avance um, dois passos na caminhada da salvação a partir daquilo que qualquer pessoa possa realizar.
As providências de Deus-Parens não se alteram em relação ao passado com o presente. Se trabalharmos, aquilo que foi trabalhado será aceito e receberemos as suas providências. Se não trabalharmos, não apreciaremos a alegria da salvação. Através do trabalho, aprofunda-se a alegria da salvação, e é possível avançar no próprio caminho da evolução do espírito. 
Neste último tsukinamisai do ano, gostaria de agradecer a todos pela reverência mensal, pela participação do Serviço Sagrado, e as oferendas feita para a Sede da Igreja, para o Dendotyo e para o Kyokai. Além disso, agradeço aos yoboku que fizeram a ministração do Sazuke aos doentes, e para todos que estiveram sempre atentos em convidar e incentivar as pessoas para fazerem o koshu, o curso estudantil, o shuyokai e o regresso a Jiba. Em janeiro próximo teremos muitos cursos.
Antes de finalizar, agradeço a todos que ajudaram com o hinokishin no Bazar da Pechinha realizado no mês passado. Para o ano que vem, está programado novamente o bazar, assim que tiver coisas que não estão usando, podem ir trazendo no kyokai.
O Gantasai, Cerimônia de Ano-novo será no dia 1° de janeiro as 8 horas da manhã e a Grande Cerimônia, Taisai, será no dia 4, as 11 horas.

 Desejando boas festas a todos e um excelente ano de 2015, termino as minhas palavras. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário