quarta-feira, 28 de março de 2018

Palestra de fevereiro de 2018


Palestra de 4 de fevereiro de 2018
Agradecimentos a todos pela dedicação ao Kyokai. Muito obrigado.       
Em janeiro, a partir do dia 9 a 14, houve o 11° Curso Estudantil com a participação de 9 pessoas. Módulo 1, foram 3 pessoas, e no módulo 3, 6 pessoas. Nos dias 26 a 28, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-juvenil com a participação de muitas crianças, encarregados, pessoal de hinokishin do kyokai. Além disso, na semana que vem vai terminar o Shuyokai, com mais de 60 seminaristas e do Kyokai temos 6 participantes.
Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual desse ano de 2018.
         No mês passado recebemos a visita de doutrinação do Reverendo Nozu, quando foi explanado que no dia 11 de julho do ano 2021, daqui a exatamente 3 anos e meio, a Sede Missionária da Igreja Tenrikyo, Dendotyo do Brasil estará comemorando 70 anos de sua fundação. Para isso, visando as atividades dos 3 anos, mil dias para esta grande comemoração, o Dendotyo começou as visitas doutrinárias a todas a igrejas e casas de divulgação, para levar ao conhecimento de todos os planos de atividades e também a respectiva determinação espiritual.
Estas comemorações que ocorrem a cada 10 anos são oportunidades concedidas por Deus-Parens para dar mais um passo na evolução espiritual.
Os pontos fundamentais do plano de atividade são três:
         Em primeiro - Desenvolvimento do Caminho – Pontos de missionamento em todos os estados brasileiros e a prática da salvação.
         Em segundo - O aprimoramento do conteúdo da igreja - Duplicação dos servidores do Serviço em todas as igrejas e a prática da retribuição das graças recebidas.

         Em terceiro - A formação dos sucessores - Sucessão da fé em todas as casas missionárias e a formação dos recursos humanos.

         Explicando um pouco mais em detalhes, em primeiro temos – Desenvolvimento do Caminho, pontos de missionamento em todos os estados brasileiros e a prática da salvação.
         No ano 2021, serão 70 anos de fundação do Dendotyo e também os 90 anos do início concreto do missionamento no Brasil. Nestas duas datas significativas, o desejo do primaz é que se possa receber a graça de ter locais de missionamento principalmente nos estados brasileiros onde não haja nenhuma igreja, casa de divulgação, ou família de yoboku.
         Atualmente, existem igrejas, kyokais em 7 estados.
         Existem casas de divulgação, fukyosho em 10 estados.
         Ainda, temos 7 estados onde moram famílias de yobokus.
         Por fim, em 3 estados não há igreja, casa de divulgação ou yoboku: Tocantins, Piauí e Amapá.
         A Associação dos Moços, Seinenkai do Brasil, desde 20 anos atrás, tem promovido as caravanas de missionamento, principalmente aos estados onde não existem famílias de yoboku para que, através da divulgação e salvação se possa receber a graça de algum fiel ou de pessoas que posteriormente possam ir a estes locais para continuarem o missionamento.
         Há 20 anos, eram 8 estados que não tinham nenhum yoboku e agora restam apenas 3. Tenho certeza de que com o empenho de todos, será possível concretizar esse objetivo e no ano da comemoração dos 70 anos, em 2021, termos em todos os estados do Brasil, pelo menos uma família de yoboku ou uma casa missionária.
         2- A segunda atividade é aprimorar o conteúdo da igreja e duplicar os servidores do Serviço Sagrado. Além da prática da retribuição das graças concedidas por Deus.
         Frequentemente, o Shimbashira-sama tem afirmado em seu pronunciamento que um dos pilares das atividades da igreja é a salvação e o outro é a realização do Serviço Sagrado. É chamado de servidores do Serviço, as pessoas que participam mensalmente nas igrejas, tocando os instrumentos e dançando as Dança das Mãos, como tivemos há poucos instantes.
         Creio que não é apenas dobrar o número de participantes de 50 para 100 pessoas. Isso é algo muito difícil em apenas três anos. Mas, se cada um se esforçar em aprender mais um instrumento que ainda não sabe ou poder dançar o otefuri, acho que isso também é uma forma de aumentar os participantes do tsukinamisai.
         Com certeza, aprender a dançar e tocar mais um instrumento é possível durante os três anos.
         De janeiro de 2007 a dezembro de 2016, em quase 10 anos, nasceram mais de 1.000 novos yobokus brasileiros.
         O ideal seria que os participantes do Serviço fossem yoboku e que tivessem concluído o Shuyokai, Seminário de 28 dias, realizado no Dendotyo. Assim, será importante o esforço de cada um no sentido de tornar o yoboku ou a pessoa que se formou no Koshu ou Shuyokai, num participante ativo da cerimônia mensal da igreja, seja dançando ou tocando os instrumentos.

3- A terceira atividade é a formação dos sucessores e a sucessão da fé em todas as famílias que tenham o altar de Deus-Parens.
         A Associação Infanto-Juvenil, Shonenkai e a Associação Feminina, Fujinkai têm dado ênfase na questão da criação e educação dos sucessores.
         Dentro desse objetivo da educação dos sucessores está também a firme dedicação para a continuidade da fé de cada família que pertence a igreja ou casa de divulgação. Sabemos que temos muitas famílias tem consagrado o altar de Deus-Parens na residência devido a fé dos pais ou dos avós.
         Atualmente, está sendo frequente ouvirmos que após o retornamento da pessoa que se dedicou fervorosamente por longos anos a este Caminho, os seus familiares, filhos ou netos, tem devolvido o altar de Deus-Parens a igreja, não dando continuidade a fé.
         Todos sabemos que a maioria de nossos antepassados entraram para esta fé através da salvação de doenças e problemas espirituais, vindo a conhecer os ensinamentos de Deus-Parens e Oyassama, e tocados profundamente no coração, compreenderam que este corpo é tomado emprestado e que o objetivo da criação humana é a vida plena de alegria e felicidade.
         Desde então, como uma maneira de retribuir a gratidão no dia a dia pela proteção recebida, solicitou a consagração do altar de Deus-Parens em sua residência, para poder orar dia e noite, agradecendo as graças recebidas e também com o sentimento de que os seus filhos e netos, ou até mesmo os demais familiares viessem a compreender o ensinamento de Oyassama.
         Desse modo, vamos incentivar para a continuidade da fé de cada família.
Em face dos 70 anos de fundação do Dendotyo, seguindo o exemplo de outras atividades comemorativas dos 3 anos, mil dias, de até hoje, ficou resolvido os seguintes números da determinação espiritual.
         Fundação de 3 novas igrejas, kyokai.
         Fundação de 10 novas casas de divulgação, fukyosho.
         200 pessoas para prestar o Curso de Habilitação de Mestre, Kyoto Shikaku Koshu.
         350 pessoas para receber o Dom da Concessão, Sazuke.
         400 pessoas para participar do Seminário de Formação Espiritual, Shuyokai do Brasil.
         1500 pessoas para participar do Curso de Doutrina de 5 dias, Koshu ou Curso Estudantil.
         A determinação do Kyokai é a seguinte:
         Fundação de 1 casa de divulgação;
         7 pessoas para o Curso de Habilitação de Mestre;
         15 pessoas para receber o Osazuke, yoboku;
         15 pessoas para o Shuyokai de 28 dias;
         30 pessoas para o Koshu e Curso Estudantil.
         Juntamente com todos, vamos trabalhar para atingir a determinação espiritual e recebendo a presença do Shimbashira-sama, chegar animados ao dia 11 de julho de 2021, convidando um grande número de pessoas e atingir a meta de 8.000 fiéis para participarem da comemoração dos 70 anos de fundação do Dendotyo.
         Nos dias 30 e 31 de março, vai acontecer o Curso de Sucessores no Dendotyo e a confirmação da presença é até a semana que vem. Para as pessoas que entreguei a ficha de participação, gostaria da confirmação.
         Hoje, depois do naorai, será realizado o culto de 50 dias e consagração da alma do senhor Issamu Mizumoto.
 Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação na cerimônia mensal de fevereiro, termino as minhas palavras. Muito obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário