quarta-feira, 28 de março de 2018

Palestra de março de 2018


Palestra de 4 de março de 2018
Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de março do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia e aos trabalhos do Kyokai.
Além disso, no dia 10 do mês passado terminou o Shuyokai, com mais de 60 seminaristas e do Kyokai tivemos 6 participantes que contaram como foi a experiência do curso. Parabéns a todos.

Como acontece todos os anos, no dia 26 de janeiro passado foi realizado em Jiba, a Grande Cerimônia da Primavera, que relembra a inesquecível data do ocultamento físico de Oyassama.
Na palestra, Shimbashira-sama, relatou os fatos ocorridos antes e depois do ocultamento, na qual foi enfatizado a importância da realização do Serviço Sagrado. Ele disse:
“Em 26 de janeiro de 1887 do calendário lunar, Oyassama ouviu satisfeita o Serviço Sagrado sendo executado por todas as pessoas que decidiram participar do Serviço, mesmo que isso lhes custasse a vida. Ao mesmo tempo em que eles terminaram de realizar o Serviço, Oyassama se ocultou fisicamente. O capítulo 10 “Abrindo o Portal”, do livro Vida de Oyassama, foca principalmente nas conversas entre Oyassama e o Shimbashira I até as pessoas tomarem a decisão de executar o Serviço, prontos para serem presos a qualquer momento devido à vigilância da polícia. Assim, revendo várias vezes a intenção de Oyassama contida nesse acontecimento que desfecha a vida-modelo, o dia de hoje consiste em dar um passo à frente com o espírito renovado para que possamos corresponder ao desejo de Oyassama que nos orienta mesmo hoje, através da razão de estar eternamente viva.”
Significa que mesmo estando plenamente cientes de que deveriam executar o Serviço Sagrado que Oyassama tanto apressava, as pessoas próximas não conseguiam realizar, pois sabiam que, ao realizar o Serviço, a polícia logo viria e levaria presa a Oyassama, que estava em idade tão avançada, 90 anos. Pode ser haja aqueles que estranhem o fato de as pessoas próximas não terem conseguido executar o Serviço Sagrado como Oyassama solicitava. Entretanto, aquela era a época do início deste Caminho, em que não tinham ainda uma autorização oficial por parte do governo, e os seguidores de então tinham várias preocupações e dificuldades que nem conseguimos imaginar, já que temos hoje uma doutrina estabelecida e um ambiente estruturado e organizado como um grupo religioso. Além disso, o Shimbashira I era apenas um jovem de 22 anos. Mesmo que as pessoas ao redor falassem: “vamos executar o Serviço”, ao pensar na saúde de Oyassama e no futuro da organização religiosa que estava sob sua responsabilidade, não era possível aceitar facilmente.
Agora é uma época em que não precisamos nos preocupar com as restrições da lei nem com as perseguições por parte do governo, além disso, acredito que, para refletir e tomar as decisões, temos os fundamentos necessários que não mudam mesmo com o passar do tempo. Qualquer que seja a época, mesmo que não haja opressão por parte da lei, existem várias outras coisas que impedem a prática dos ensinamentos, como os costumes da sociedade, as tendências da época, o desejo de manter a reputação, a obrigação social, e ainda as ambições e os vícios das pessoas.
Por menor que seja, acho que deve existir algo dentro do espírito que entra em conflito com a fé. Nesses momentos, as palavras de Oyassama são a chave para conseguirmos refletir e reconsiderar. De qualquer forma, a principal causa que faz desviar da intenção de Deus-Parens é o espírito egoísta de pensar apenas em si mesmo e também o espírito de se deixar levar pelas coisas que estão à frente, sem conseguir ver o futuro, achando que não há problemas por agora estar tudo bem. Essas coisas são diferentes das opressões externas, pois são motivos internos, que não são visíveis aos olhos e são difíceis da própria pessoa perceber que existem dentro de si.
Em seguida o Shimbashira-sama falou sobre o significado do Kanrodai, que está edificado em Jiba, marcando o local original da criação dos seres humanos e onde é realizado o Serviço de Kagura. Depois, falou do incidente do ano passado:
“Exatamente há meio ano, em julho do ano passado, aconteceu o imprevisto de o Kanrodai ser derrubado. Ao ver que apenas os dois primeiros blocos estavam ainda no lugar, lembrei-me dos dois fatos que aconteceram no passado: a suspensão da construção do Kanrodai seguida pelo confisco das duas pedras que estavam prontas. Além disso, como as partes de encaixe do Kanrodai haviam sido danificadas, não era possível empilhar novamente e usar como Kanrodai provisório até que um novo fosse assentado. Pensei que era um aviso advertindo-nos de que a conexão entre os nossos espíritos também estava danificada. Senti que era uma lição para todos ficarmos em união espiritual. União espiritual é realizar as atividades em direção ao mesmo objetivo, com cada um cumprindo o seu trabalho conforme a sua posição e cooperando mutuamente um com o outro.”
Esta foram as suas palavras e a sua reflexão, informando que poderia estar havendo, mesmo entre os yobokus e fiéis, uma falha ou uma desunião entre os espíritos, que foi mostrado através da danificação da parte da ligação entre os blocos do Kanrodai.
Assim, ouvindo esta orientação, todos nós também, refletindo as nossas atitudes e creio que devemos unir cada vez mais os nossos espíritos em torno do desejo de Deus-Parens e Oyassama.
Além disso, iniciamos o período dos três anos, mil dias, para a comemoração dos 70 anos e fundação do Dendotyo. É nessa época importante que precisamos estar unidos para trabalhar e poder concretizar as metas da determinação espiritual, sempre atento a convidar as pessoas para o Koshu, Shuyokai e Ojiba Gaeri.
Com certeza, através desse esforço e trabalho conjunto, em união espiritual desejado pelo Shimbashira-sama, poderemos receber a graça e a proteção de Deus-Parens no nosso dia a dia.
Este ano, em junho, estaremos recebendo o filho do Shimbashira-sama, Daissuke-sama. Ele virá ao Brasil para participar da Assembleia do Seinenkai e em seguida, da caravana de missionamento, para Joinville. Para incentivar todos a estarem no Dendotyo, no mês que vem, o presidente do Seinenkai do Brasil, Hirotada Nozu, virá no Tsukinamisai, para transmitir as metas desse grande evento.
         Como acontece todos os anos, este mês, no dia 25, quarto domingo, realizaremos o Mitamasai, culto de homenagem às almas dos antepassados. É a oportunidade para agradecermos a dedicação de todos aqueles que hoje já não convivem mais conosco, mas que deixaram muitos resultados positivos. Gostaria de contar com a presença de todos.
         Assim, vamos terminar o Tsukinamisai de março.
         Muito obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário