quarta-feira, 28 de março de 2018

Palestra de janeiro de 2018


Palestra do Kyokai de 7 de janeiro de 2018 – Dendotyo Junkyo
         Feliz ano-novo a todos. Acabamos de realizar alegremente o Serviço Sagrado e a Dança das Mãos referente à Grande Cerimônia de janeiro. Os meus sinceros agradecimentos a todos os senhores que, deixando os compromissos e afazeres do fim de semana, vieram em grande número, reverenciar o Taisai. Muito obrigado.
         Agradeço também ao Diretor do Dendotyo, Reverendo Tsuyoshi Nozu, condutor da Igreja Curitiba que, mesmo estando atarefado com os trabalhos da respectiva igreja, veio do Paraná, para realizar a doutrinação do Dendotyo, visando a comemoração dos 70 anos de fundação. Muito obrigado.
         Em primeiro lugar, a Grande Cerimônia que realizamos no dia de hoje, para nós que somos seguidores deste Caminho é uma data inestimável e inesquecível, já que passaram 132 anos desde que Oyassama ocultou o seu corpo em 26 de janeiro de 1887. Em razão disso, é realizado em Jiba a Grande Cerimônia da Primavera, em 26 de janeiro e, recebendo essa razão, realizamos o Taisai do Kyokai na data de hoje.
Oyassama ocultou o seu corpo, mas a sua alma, permanecendo na Residência Original, dia e noite, tem nos conduzido satisfatoriamente e tem trabalhado tal como em vida, agora e para sempre pela salvação de todas as pessoas. Penso que, na ocasião da realização da Grande Cerimônia de Janeiro, como uma maneira para contentar Oyassama, há os seguintes pontos fundamentais que devemos firmar no espírito:
- Manifestar a decisão de corresponder o amor materno de ter encurtado 25 anos de sua vida por apressar a salvação das pessoas.
- Cada um se esforçar em fazer a evolução espiritual.
- Avançar animado na prática da dedicação sincera à salvação.
         Fazendo essa determinação, creio que estaremos passando pelo caminho desejado por Oyassama e estaremos correspondendo à vontade de Deus-Parens e seguindo para a concretização da vida plena de alegria e felicidade.
         Bem, como foi explanado pelo Reverendo Nozu, no dia 11 de julho do ano 2021, daqui a exatamente 3 anos e meio, a Sede Missionária da Igreja Tenrikyo, Dendotyo do Brasil estará comemorando 70 anos de sua fundação. Para isso, visando as atividades dos 3 anos, mil dias para esta grande comemoração, o Dendotyo iniciou a partir deste mês, as visitas doutrinárias a todas a igrejas e casas de divulgação, para levar ao conhecimento de todos os planos de atividades e também a respectiva determinação espiritual.
         Todos nós que fomos atraídos a este Caminho e também sem nos esquecermos da dedicação dos nossos antecessores que iniciaram o missionamento nestas terras brasileiras, devemos nos esforçar em dar continuidade ao trabalho dos nossos antepassados, procurando sempre expandir o ensinamento de Deus-Parens e enriquecer o conteúdo da igreja. Dessa maneira, sem dúvida alguma, receberemos a graça do pleno desenvolvimento deste Caminho e estaremos evoluindo espiritualmente condizentemente a esta época significativa de comemoração dos 70 anos de existência do Dendotyo.
         Após ouvirmos o desejo do Primaz, transmitida pelo mestre para a cerimônia comemorativa dos 70 anos de fundação, tenho certeza de que todos nós, renovamos a decisão de empenharmos ao máximo e trabalharmos com afinco para a concretização da determinação espiritual, durante os três anos de atividades que irão começar.
         Para isso, vamos convidar as pessoas para o Curso de Doutrina, o Curso Estudantil, Curso de Doutrina, Koshu de 5 dias, para o Shuyokai, além de pessoas para regressar a Jiba, receber o Sazuke e também fazer o Curso Kyoto Shikaku Koshu.
No Tenrikyo é dado uma grande importância nas épocas oportunas, e agora, os fiéis do Brasil estão iniciando uma nova época oportuna concedida por Deus-Parens frente à comemoração do Dendotyo. Como todos sabem, época oportuna são tempos propícios ou épocas em que as verduras e as frutas se encontram bem amadurecidas a ponto de serem saboreadas. Ou também a época em que se prepara coisas para realizar certas atividades.
         Na lavoura, tem-se também a época ideal da semeadura e da colheita. Deste modo, na vida espiritual também existem estas épocas. Deus-Parens concede-nos várias épocas para ajudar-nos no amadurecimento espiritual.
Para nós, seguidores do Brasil é chegado este momento de dedicarmos na semeadura, isto é, no trabalho da divulgação, da salvação e na transmissão da fé. Estas sementes de dedicação e sinceridade que serão plantadas por cada um de nós, nesta época oportuna dos três anos, mil dias, sendo aceitas por Deus-Parens, todas brotarão no seu devido tempo, trazendo alegria e felicidade num futuro bem próximo. Isto é, receberemos a graça do pleno desenvolvimento deste Caminho e também o aprimoramento do conteúdo de todas as igrejas.
         Além disso, como foi explanado pelo mestre, a meta é reunir 8 mil pessoas para a comemoração dos 70 anos. Por isso, desde agora, vamos começar a nos mobilizar e nos prepararmos para o dia 11 de julho, chamando os familiares e amigos.
Para que possamos receber a graça de se atingir as determinações espirituais dos três anos, mil dias, será muito importante o esforço e a dedicação de cada yoboku e seguidor que internamente vai procurar fazer uma maior evolução espiritual seguindo a vida-modelo de Oyassama e, externamente vai se empenhar no sentido de convidar os familiares e amigos para participarem dos cursos e do regresso a Jiba.
         Com estas atitudes no dia a dia, certamente estaremos correspondendo não só ao desejo de Deus-Parens como também estaremos contentando os nossos antecessores, a começar do primeiro primaz Otake, que estará sempre nos orientando para o caminho da dedicação sincera à salvação.
         Agradecendo mais uma vez ao Reverendo Nozu pela doutrinação feita no dia de hoje e a todos os presentes e desejando um excelente ano de 2018, termino aqui as minhas palavras.
         Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário