quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Palestra de novembro de 2017

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai.
         Agradeço também a todos que colaboraram para o nosso regresso a Jiba. Chegamos na quarta-feira a noite. Muito obrigado.
         Durante o tempo que ficamos em Ojiba, um pouco mais de duas semanas, passaram pelo Japão, dois grandes tufões, taifu, em dois fins de semana, deixando uma destruição. Muitos alagamentos, desmoronamentos e enchentes, além do forte vento que destruiu muitas casas e comércio. Bem entre os dois tufões é que caiu o dia 26 de outubro, uma grande graça.
         Como é dito, depois da tempestade vem a calmaria, o dia da Grande Cerimônia dos 180 anos da Revelação Divina, não tinha nenhuma nuvem no céu, todo azul, fazendo um excelente tempo, nem muito quente e nem frio. Mais de 76 mil pessoas, tanto do Japão, como de muitos países regressaram a Jiba para fazer a reverência.
         Na noite do dia 26, após o otsutome da noite, houve o desfile comemorativo do casamento do filho do Shimbashira, Daisuke-sama e a esposa Nobue. Além da entrega de flores ao casal, teve apresentação de um show com luzes e fogos de artifício e palavras do noivo.
         No dia seguinte, dia 27, também fez um bom tempo, quando foi realizado a Assembleia Geral da Associação dos Moços da Sede, Seinenkai. A partir dessa noite chegou o segundo taifu, trazendo muito vento e chuva novamente.
         Na palestra do dia 26, Shimbashira-sama explicou sobre o significado da Revelação Divina, dizendo que há exatamente 180 anos, através de Oyassama, foram ditas as palavras: Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Ele disse:
         ‘Mesmo antes da Revelação Divina, Deus Parens já vinha orientando através de diversos ensinamentos de acordo com cada época e local, e deixou ensinado nove décimos dos ensinamentos. No entanto, por não conhecerem o parens original e a sua verdadeira intenção, as pessoas, ficando perdidas, sofrendo, ou entrando em conflitos, vieram vagando por um longo tempo no caminho da escuridão. Nesse dia da revelação, através do fato de Oyassama ter sido determinada como sacrário de Deus Parens, pela primeira vez, foi nos ensinado por quem a humanidade foi criada, qual o objetivo da criação, e como é a caminhada para se chegar a esse objetivo, que é a vida plena de alegria e felicidade.’
         Em seguida, falou sobre a vida-modelo de Oyassama que pode ser estudada no livro Vida de Oyassama. Ao ler o livro, a caminhada de Oyassama parece ser uma sequência de dificuldades e sacrifícios, como cair na profunda pobreza, ser excluída pela sociedade, ser perseguida pelas autoridades e ser diversas vezes presa. Contudo, mesmo em meio a essas situações, ela seguia sempre alegre e animada, tendo unicamente o amor maternal pelos queridos filhos, e acredito que, nessa caminhada, estão contidos diversos meios para todos nós, vivermos a vida plena de alegria e felicidade.
         Sobre como nos aproximarmos dessa vida de alegria, escrevendo os versos do Ofudessaki, disse:
Se todos do mundo se purificarem
e viverem igualmente repletos de alegria,               E.D. VII-109
         Se ao menos o espírito for purificado completamente,
tudo será somente prazer.                                          E.D. XIV-50
         Esses versos ensinam que devemos primeiramente nos empenhar em purificar o próprio espírito. Ao limparmos o espírito das poeiras e dos desejos egoístas, através dessa purificação, passaremos a viver com alegria e ânimo em qualquer momento ou situação, e conseguiremos chegar ao estado de espírito da vida repleta de alegria.
         Em seguida, fez um relato dos diversos trabalhos realizados pelo Segundo Shimbashira, pois este mês, no dia 14, será realizado o Culto de 50 anos de seu retornamento.
         Uma das primeiras publicações foi o Ofudessaki, em 1928. Isso porque em março de 1883, um policial que estava fazendo sua ronda viu um seguidor copiando o Ofudessaki na Residência. Com medo de que fosse confiscado, os membros da família disseram que o havia queimado e, graças a isso, conseguiram escapar desse problema. Desde esse ocorrido, o Ofudessaki perante as autoridades não existia mais, e foi longo o período em que não era possível expor esse texto, mesmo sendo um dos textos originais escritos pela Oyassama. Foram mais de 40 anos para se fazer a publicação oficial.
         Depois, em 1936, nos 50 anos do ocultamento físico de Oyassama é que o Mikagura-uta e o Ossashizu é que foram publicados. Assim, finalmente os três textos originais ficaram completos e al alcance de todos os seguidores. Houve também ampliações do Shinden e a construção da residência de Oyassama. Foi a partir dessa época que o Kanrodai foi assentado em Jiba e o Serviço de Kagura realizado com as máscaras ao seu redor, em pé.
         Porém, dois anos depois, em 1938, o Japão entrou em guerra e sob o regime militar, o governo anunciou a Reforma, numa tentativa de extinguir a Igreja Tenrikyo, fazendo alterações sem precedentes, como proibir a explanação da doutrina baseada na história da criação original e fazer com que o Serviço de Kagura fosse realizado sentado no estrado superior. Em 1939, foi publicado um novo livro dos Hinos Sagrados, em que não havia o Hino Yorozu, o Hino III e o Hino V, e o Ofudessaki e o Ossashizu, que tinham sido distribuídas para todas as igrejas, foram todas recolhidas.
         Para qualquer seguidor, não deve ter sido fácil aceitar essa série de adaptações, muito menos para o Segundo Shimbashira, pois ele visava a fé e o modo de executar o Serviço de acordo com o que Oyassama havia ensinado. Contudo, para evitar maiores danos ao Caminho e aos seguidores, não houve outra escolha senão acatar as ordens. Mesmo diante dessa angustiante decisão, o seu pensamento, durante a caminhada, continuava firme e forte em querer voltar às origens e, dois meses após o fim da guerra, na Grande Cerimônia de Outubro, em 1945, o Serviço de Kagura e os Doze Hinos foram realizados conforme havia sido ensinado. Posteriormente, no ano do 7º Decenário de Oyassama, em 1956, houve a publicação do livro Minuta da Vida de Oyassama, e no 8º Decenário de Oyassama, 1966, O Ofudessaki e o Ossashizu, que haviam sido recolhidas anteriormente, foram concedidas novamente.
         Ainda, no 7° Decenário é que teve início a construção dos prédios do Oyasato-Yakata. Ele disse: “a Jiba da origem é a morada de Deus. A decisão de se construir o complexo Oyassato-Yakata tem como objetivo cercar Jiba com as construções que servirão de residência aos filhos de Deus, para que todos juntos, pais e filhos, Deus e os seres humanos, unam os espíritos a fim de alcançarmos a vida plena de alegria e felicidade e avançarmos como modelo da paz mundial”.
         Para desenvolver o missionamento no exterior e ampliar os materiais doutrinários em diversas idiomas, fundou a escola de línguas estrangeiras de Tenri, que é a atual Universidade de Tenri, como instituições de ensino para a divulgação no exterior. Como instalações anexas, fundou também a Biblioteca Tenri e o Museu Sankokan.
         Sobre o esporte, o Segundo Shimbashira gostava de praticar judô, incentivava cada modalidade de esporte, recomendava desenvolver ao máximo as funcionalidades do corpo emprestado de Deus-Parens e compartilhar, juntos, a alegria de estar saudável e praticar esportes.
O segundo Shimbashira retornou em 14 de novembro de 1967, um ano após a celebração do 8º Decenário de Oyassama. Assim, neste ano, completa-se 50 anos desde o seu retornamento.
No final da palestra ele disse: ‘Nesta oportunidade, em que foi realizado o Serviço que relembra o dia original da revelação divina, compreendendo novamente a intenção do Parens, que iniciou um caminho até então inexistente, e tendo sempre em mente a vida-modelo de Oyassama, o modelo trilhado pessoalmente por ela que nos orienta para a salvação de todas as pessoas do mundo rumo à vida plena de alegria, desejo que todos possam avançar firmes na caminhada diária rumo à vida plena de alegria e felicidade.’
Bem, mudando de assunto, em julho de 2021, daqui a há 4 anos, será comemorado os 70 anos de fundação do Dendotyo do Brasil. Como tem acontecido nessas comemorações, a partir de janeiro do ano que vem, começará as visitas de doutrinação a todas as igrejas e casas de divulgação, para se fazer a determinação espiritual dos três anos, mil dias. O nosso Kyokai receberá a doutrinação no dia 7 de janeiro, na Grande Cerimônia, com a presença do diretor do Dendotyo, reverendo Tsuyoshi Nozu, condutor da igreja Curitiba. Por isso, desde já, gostaria que avisassem todos a participarem do Taisai de janeiro, no dia 7 e receber  as orientações do Dendotyo.
Bem, antes de finalizar, no próximo sábado, dia 11 de novembro, a partir das 10 horas, será realizado o bazar da pechincha. Agradeço a todos pela colaboração, trazendo as coisas para o bazar e a todos que estarão fazendo hinokishin nesse dia. Muito obrigado.
Além disso, o Fujinkai vai promover o encontro das senhoras das casas de divulgação, no sábado, dia 11, no Dendotyo. Gostaria de contar com a participação de todas as senhoras.
Mês que vem estaremos realizando o último tsukinamisai deste ano. Com sentimento de agradecimento pelas graças recebidas por todo este ano 180 da revelação divina, gostaria de contar com a presença de todos.

         Agradecendo a participação de todos, termino as minhas palavras. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário