Os meus sinceros agradecimentos a
todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do
Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a
dia, aos trabalhos do Kyokai.
Agradeço
também a todos que colaboraram para o nosso regresso a Jiba. Chegamos na
quarta-feira a noite. Muito obrigado.
Durante
o tempo que ficamos em Ojiba, um pouco mais de duas semanas, passaram pelo
Japão, dois grandes tufões, taifu, em dois fins de semana, deixando uma
destruição. Muitos alagamentos, desmoronamentos e enchentes, além do forte
vento que destruiu muitas casas e comércio. Bem entre os dois tufões é que caiu
o dia 26 de outubro, uma grande graça.
Como é
dito, depois da tempestade vem a calmaria, o dia da Grande Cerimônia dos 180
anos da Revelação Divina, não tinha nenhuma nuvem no céu, todo azul, fazendo um
excelente tempo, nem muito quente e nem frio. Mais de 76 mil pessoas, tanto do
Japão, como de muitos países regressaram a Jiba para fazer a reverência.
Na noite
do dia 26, após o otsutome da noite, houve o desfile comemorativo do casamento
do filho do Shimbashira, Daisuke-sama e a esposa Nobue. Além da entrega de
flores ao casal, teve apresentação de um show com luzes e fogos de artifício e
palavras do noivo.
No dia
seguinte, dia 27, também fez um bom tempo, quando foi realizado a Assembleia
Geral da Associação dos Moços da Sede, Seinenkai. A partir dessa noite chegou o
segundo taifu, trazendo muito vento e chuva novamente.
Na
palestra do dia 26, Shimbashira-sama explicou sobre o significado da Revelação
Divina, dizendo que há exatamente 180 anos, através de Oyassama, foram ditas as
palavras: Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Ele
disse:
‘Mesmo antes
da Revelação Divina, Deus Parens já vinha orientando através de diversos
ensinamentos de acordo com cada época e local, e deixou ensinado nove décimos
dos ensinamentos. No entanto, por não conhecerem o parens original e a sua
verdadeira intenção, as pessoas, ficando perdidas, sofrendo, ou entrando em
conflitos, vieram vagando por um longo tempo no caminho da escuridão. Nesse dia
da revelação, através do fato de Oyassama ter sido determinada como sacrário de
Deus Parens, pela primeira vez, foi nos ensinado por quem a humanidade foi
criada, qual o objetivo da criação, e como é a caminhada para se chegar a esse objetivo,
que é a vida plena de alegria e felicidade.’
Em
seguida, falou sobre a vida-modelo de Oyassama que pode ser estudada no livro
Vida de Oyassama. Ao ler o livro, a caminhada de Oyassama parece ser uma
sequência de dificuldades e sacrifícios, como cair na profunda pobreza, ser
excluída pela sociedade, ser perseguida pelas autoridades e ser diversas vezes
presa. Contudo, mesmo em meio a essas situações, ela seguia sempre alegre e
animada, tendo unicamente o amor maternal pelos queridos filhos, e acredito
que, nessa caminhada, estão contidos diversos meios para todos nós, vivermos a
vida plena de alegria e felicidade.
Sobre
como nos aproximarmos dessa vida de alegria, escrevendo os versos do
Ofudessaki, disse:
Se todos do mundo se purificarem
e viverem igualmente repletos de
alegria, E.D. VII-109
Se ao
menos o espírito for purificado completamente,
tudo será somente prazer. E.D.
XIV-50
Esses
versos ensinam que devemos primeiramente nos empenhar em purificar o próprio
espírito. Ao limparmos o espírito das poeiras e dos desejos egoístas, através
dessa purificação, passaremos a viver com alegria e ânimo em qualquer momento
ou situação, e conseguiremos chegar ao estado de espírito da vida repleta de
alegria.
Em
seguida, fez um relato dos diversos trabalhos realizados pelo Segundo
Shimbashira, pois este mês, no dia 14, será realizado o Culto de 50 anos de seu
retornamento.
Uma das
primeiras publicações foi o Ofudessaki, em 1928. Isso porque em março de 1883,
um policial que estava fazendo sua ronda viu um seguidor copiando o Ofudessaki
na Residência. Com medo de que fosse confiscado, os membros da família disseram
que o havia queimado e, graças a isso, conseguiram escapar desse problema.
Desde esse ocorrido, o Ofudessaki perante as autoridades não existia mais, e
foi longo o período em que não era possível expor esse texto, mesmo sendo um
dos textos originais escritos pela Oyassama. Foram mais de 40 anos para se
fazer a publicação oficial.
Depois,
em 1936, nos 50 anos do ocultamento físico de Oyassama é que o Mikagura-uta e o
Ossashizu é que foram publicados. Assim, finalmente os três textos originais
ficaram completos e al alcance de todos os seguidores. Houve também ampliações
do Shinden e a construção da residência de Oyassama. Foi a partir dessa época
que o Kanrodai foi assentado em Jiba e o Serviço de Kagura realizado com as
máscaras ao seu redor, em pé.
Porém,
dois anos depois, em 1938, o Japão entrou em guerra e sob
o regime militar, o governo anunciou a Reforma, numa tentativa de extinguir a
Igreja Tenrikyo, fazendo alterações sem precedentes, como proibir a explanação
da doutrina baseada na história da criação original e fazer com que o Serviço
de Kagura fosse realizado sentado no estrado superior. Em 1939, foi publicado
um novo livro dos Hinos Sagrados, em que não havia o Hino Yorozu, o Hino III e
o Hino V, e o Ofudessaki e o Ossashizu, que tinham sido distribuídas para todas
as igrejas, foram todas recolhidas.
Para
qualquer seguidor, não deve ter sido fácil aceitar essa série de adaptações,
muito menos para o Segundo Shimbashira, pois ele visava a fé e o modo de
executar o Serviço de acordo com o que Oyassama havia ensinado. Contudo, para
evitar maiores danos ao Caminho e aos seguidores, não houve outra escolha senão
acatar as ordens. Mesmo diante dessa angustiante decisão, o seu pensamento,
durante a caminhada, continuava firme e forte em querer voltar às origens e,
dois meses após o fim da guerra, na Grande Cerimônia de Outubro, em 1945, o
Serviço de Kagura e os Doze Hinos foram realizados conforme havia sido
ensinado. Posteriormente, no ano do 7º Decenário de Oyassama, em 1956, houve a
publicação do livro Minuta da Vida de Oyassama, e no 8º Decenário de Oyassama,
1966, O Ofudessaki e o Ossashizu, que haviam sido recolhidas anteriormente,
foram concedidas novamente.
Ainda,
no 7° Decenário é que teve início a construção dos prédios do Oyasato-Yakata.
Ele disse: “a Jiba da origem é a morada de Deus. A decisão de se construir o
complexo Oyassato-Yakata tem como objetivo cercar Jiba com as construções que
servirão de residência aos filhos de Deus, para que todos juntos, pais e
filhos, Deus e os seres humanos, unam os espíritos a fim de alcançarmos a vida
plena de alegria e felicidade e avançarmos como modelo da paz mundial”.
Para
desenvolver o missionamento no exterior e ampliar os materiais doutrinários em
diversas idiomas, fundou a escola de línguas estrangeiras de Tenri, que é a
atual Universidade de Tenri, como instituições de ensino para a divulgação no
exterior. Como instalações anexas, fundou também a Biblioteca Tenri e o Museu
Sankokan.
Sobre o
esporte, o Segundo Shimbashira gostava de praticar judô, incentivava cada
modalidade de esporte, recomendava desenvolver ao máximo as funcionalidades do
corpo emprestado de Deus-Parens e compartilhar, juntos, a alegria de estar
saudável e praticar esportes.
O segundo Shimbashira retornou em 14
de novembro de 1967, um ano após a celebração do 8º Decenário de Oyassama. Assim,
neste ano, completa-se 50 anos desde o seu retornamento.
No final da palestra ele disse: ‘Nesta
oportunidade, em que foi realizado o Serviço que relembra o dia original da
revelação divina, compreendendo novamente a intenção do Parens, que iniciou um
caminho até então inexistente, e tendo sempre em mente a vida-modelo de
Oyassama, o modelo trilhado pessoalmente por ela que nos orienta para a
salvação de todas as pessoas do mundo rumo à vida plena de alegria, desejo que
todos possam avançar firmes na caminhada diária rumo à vida plena de alegria e
felicidade.’
Bem, mudando de assunto, em julho de
2021, daqui a há 4 anos, será comemorado os 70 anos de fundação do Dendotyo do
Brasil. Como tem acontecido nessas comemorações, a partir de janeiro do ano que
vem, começará as visitas de doutrinação a todas as igrejas e casas de
divulgação, para se fazer a determinação espiritual dos três anos, mil dias. O
nosso Kyokai receberá a doutrinação no dia 7 de janeiro, na Grande Cerimônia, com
a presença do diretor do Dendotyo, reverendo Tsuyoshi Nozu, condutor da igreja
Curitiba. Por isso, desde já, gostaria que avisassem todos a participarem do
Taisai de janeiro, no dia 7 e receber as
orientações do Dendotyo.
Bem, antes de finalizar, no próximo
sábado, dia 11 de novembro, a partir das 10 horas, será realizado o bazar da
pechincha. Agradeço a todos pela colaboração, trazendo as coisas para o bazar e
a todos que estarão fazendo hinokishin nesse dia. Muito obrigado.
Além disso, o Fujinkai vai promover o
encontro das senhoras das casas de divulgação, no sábado, dia 11, no Dendotyo.
Gostaria de contar com a participação de todas as senhoras.
Mês que vem estaremos realizando o
último tsukinamisai deste ano. Com sentimento de agradecimento pelas graças
recebidas por todo este ano 180 da revelação divina, gostaria de contar com a
presença de todos.
Agradecendo
a participação de todos, termino as minhas palavras. Muito obrigado.
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