quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Palestra de setembro de 2017

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de setembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai.
        
Neste Caminho é comum ouvirmos sobre a necessidade de fazermos a evolução espiritual. Sobre isso, o Shimbashira anterior, disse: ‘fazer a maturação espiritual quer dizer nos aproximarmos dia a dia, ano a ano da intenção de Deus-Parens’. Significa que a cada dia, devemos nos esforçar em praticar o ensinamento para alcançar a forma ideal desejada por Deus-Parens. No Ofudessaki, temos:
Espero ansiosamente a maturação gradual dos filhos.
É somente isto a intenção de Deus.       IV-65
Deus-Parens aguarda com ansiedade que os seres humanos, seus queridos filhos, limpando as poeiras façam a purificação do espírito e sigam fazendo a evolução espiritual. Este é a única intenção, o que realmente Deus-Parens deseja de todos nós.
         Assim, como a evolução espiritual quer dizer nos aproximarmos dia a dia, ano a ano da intenção do Parens, faz nos pensar o quão importante é, hoje mais que ontem, amanhã mais do que hoje.
         A maneira de verificarmos se estamos no caminho da evolução é preciso comparar o nosso estado espiritual. Ou seja, se as nossas alegrias estão maiores do que em comparação ao passado, significa que estamos evoluindo espiritualmente. Essa alegria aumenta por estarmos compreendendo um pouco mais o desejo de Deus-Parens.
Porém, mesmo trilhando este Caminho, diariamente acontecem várias coisas. Acontecem coisas inesperadas que nos fazem ficar aflitos e preocupados. Nestas horas, primeiramente, devemos lembrar da Oyassama. Devemos relembrar a sua vida-modelo, pensando com que sentimento Oyassama passaria por aquela situação.
Já ouvimos que ela, mesmo em meio às dificuldades, inconveniências e sacrifícios, trilhava sempre disposta e animada, com alegria e esperança. Portanto, se no meio da caminhada nós perdermos a alegria e o ânimo, não podemos dizer que estamos trilhando a vida-modelo da Oyassama.
         Estudamos que a vida-modelo trilhado pela Oyassama foi um caminho de sacrifícios inexpressáveis em palavras. A Oyassama, se tornando Sacrário de Deus-Parens e seguindo as instruções dele, trilhou um caminho severo incompreensível para as pessoas. Por isso, as pessoas criticavam, dizendo que ela tinha enlouquecido ou que estava possuída, se afastando dela.
Mas com a abertura do Caminho através da Permissão do Parto Feliz, as pessoas começaram a procurá-la para serem salvas, dizendo que tinha surgido uma deusa do parto. Sobre esta Permissão, ela simplesmente dizia para as gestantes que não deveriam duvidar. Deveriam se apoiar completamente crendo que receberiam a graça de Deus.
Isso não se limitava apenas à Permissão do Parto Feliz, mas nos ensinou que nas atividades da salvação deve ser deste modo. Quando ministramos o Sazuke, o importante é deixarmos de lado todas as cogitações humanas, nos apoiando em Deus-Parens. Nós não salvamos com o Sazuke mas ministramos a razão da salvação de Deus-Parens. Assim devemos nos apoiar completamente em Deus-Parens, ministrando com a convicção de que Deus trabalhará, que receberemos as graças, e que ele irá salvar.
         Durante os 50 anos da vida-modelo de Oyassama, o Caminho apenas começou a ser seguido pelas pessoas a partir de 1861, isto é, 22, 23 anos depois a partir de 1838. Isto significa que houve um período de 23 anos de sacrifícios, onde o ensinamento não se transmitia. Mais que isto, as pessoas sequer davam atenção.
         Desde 1866, quando o Caminho começou a se estender, a Oyassama ensinava às pessoas que a veneravam como a deusa viva do parto, o Serviço do ‘Ashiki-harai tasuke tamae Tenri-Ô-no-Mikoto’. Em 1867, de janeiro a agosto, escreveu as letras dos 12 Hinos e, em seguida, ensinou a melodia e a dança. O objetivo da Oyassama era salvar o mundo inteiro. Como o Serviço é o caminho desta salvação, podemos compreender que na instrução deste Serviço se encontrava uma grande intenção de Oyassama.
         A realização do Serviço foi-nos incentivado mesmo à custa da Oyassama ocultar seu corpo físico, encurtando 25 anos de sua vida natural. Portanto, não há dúvida que o Serviço é muito importante para nós. Como é dito no Ofudessaki,
                   Se todos completos executarem logo o Serviço e os próximos se animarem, Deus também se animará.   ED. I -11
Como hoje, na Cerimônia Mensal, reverenciar e realizar animadamente o Serviço é que anima Deus-Parens e se torna a origem para recebermos as magníficas providências.
         Realizar firmemente este Serviço ensinado pela Oyassama, é que se torna o caminho para a concretização da salvação mundial. Deus-Parens adianta a salvação mundial através de nós, yoboku.
         Sabemos que os yoboku são os instrumentos de Oyassama. Um instrumento não tem valor se for deixado como um enfeite na sala ou se não for utilizado. Nós, mesmo no caso de dois instrumentos semelhantes, por exemplo se tivermos duas facas, tendemos a pegar o que for mais fácil de usar. Nós devemos nos tornar instrumentos de fácil manuseio para a Oyassama.
Para isso devemos estabelecer os ensinamentos e a intenção de Deus-Parens, sinceramente no espírito, e praticar os mesmos. Nós, yoboku, devemos limpar as poeiras do nosso espírito, evoluir espiritualmente a ponto de Deus-Parens poder trabalhar através de nós. Todos nós fomos atraídos a este Caminho antes das outras pessoas e nos foi ensinado o verdadeiro caminho da salvação. No verso do Hino Yorozuyo, temos:
         Por apressar em salvar depressa e igualmente todos, começo a animar também os espíritos do mundo.
         Podemos entender que a condição para sermos salvos está em passar o dia a dia animadamente.
         O Shimbashira tem explanado que espera que todos nós possamos nos dedicar com todas as forças, para que o mundo de vida plena de alegria e felicidade possa ser realizado o mais breve possível. Nós devemos nos ajustar firmemente a esta intenção e trilhar juntos, servindo animados, o caminho da salvação mundial esperado por Deus-Parens. 

Este mês, no dia 24, quarto domingo, será realizado o Mitamasai. Graças aos nossos antepassados que entraram para esse Caminho é que foi possível sermos conduzidos ao ensinamento de Oyassama que nos leva à vida plena de alegria e felicidade. Assim, para manifestar a nossa gratidão e o agradecimento por tudo que deixaram para nós, conto com a presença de todos.

Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário