quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Palestra de outubro de 2017

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Grande Cerimônia de outubro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia e aos trabalhos do Kyokai. Muito obrigado.

Este é o mês em que no dia 26, se celebra os 180 anos da Revelação Divina. Deste modo, para todos nós, é importante refletirmos novamente sobre a intenção do dia original da revelação e também sobre alguns pontos da vida-modelo de Oyassama.
         As primeiras palavras de Deus-Parens proferidas da boca de Oyassama foram: “Eu sou o Deus original, o Deus verdadeiro. Nesta casa há uma predestinação. Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Desejo ter Miki como meu Sacrário.”
         Revendo o capítulo 1, da Vida de Oyassama, é explicado que, antes destas palavras de Deus-Parens, vários fatos ocorreram na família Nakayama, principalmente a dor na perna do filho mais velho Shuji. Foi quando, durante a prece evocatória, saíram estas palavras.
         Deus disse queria estabelecer Miki, a esposa da casa dos Nakayama que vivia até então normalmente, sem nada de especial, como o seu Sacrário. E o motivo era para salvar o mundo. Mas o marido Zembee não conseguia assimilar completamente o significado destas palavras. E em relação a Zembee que hesitava por vários motivos, Deus-Parens transmitiu veementemente a sua intenção dizendo: “Devem agir de acordo com a intenção de Deus original. Aceitem o que Eu, Deus, digo. Se ouvirem, Eu a farei salvar todos os povos do mundo. Se recusarem, farei com que não sobre nem o pó desta casa.”
Zembee pensando várias vezes, e fazendo diversas reflexões, decidiu que não havia outro modo senão aceitar a intenção de Deus-Parens e respondeu: “Concedo-vos Miki” - às 8 da manhã de 26 de outubro de 1838.  É assim que tem início este Caminho e este é o significativo ano da comemoração dos 180 anos da Revelação Divina.
         Como a Oyassama foi o protótipo da mulher na criação da humanidade, ela foi a pessoa que teve uma dedicação fora do comum, como mãe, durante a gestação e criação dos seres humanos. De acordo com a alma predestinada da mãe original, se tornou o Sacrário de Deus-Parens, e estendeu este Caminho de acordo com a intenção original de Deus de salvar sem exceção, todas as pessoas do mundo.
         Tal como é dito no Ofudessaki:
                   Sou o Deus que iniciou os seres humanos do mundo,
                   porém, não existe quem me conheça              (III - 15)
O Deus em que cremos criou e continua a cuidar dos seres humanos pelo fato de que é o Parens de todos nós. Isso foi ensinado pela Oyassama ao ser estabelecida como Sacrário de Deus-Parens. Trilhar diariamente estabelecendo firmemente este fato no espírito é o mais importante. Oyassama disse certa vez a um seguidor que veio agradecer por ter sido salvo a vida considerada perdida: “Na fé em Deus, devemos crer como o Parens que nos gerou. Assim podemos ter a fé de verdade”. Este trecho que se encontra nos episódios da vida de Oyassama nos leva a refletir se estamos crendo em Deus, como se ele fosse realmente o Parens de toda a humanidade. Gravando firmemente este fato no espírito, agradecendo e nos apoiando nas providências e, ainda, trilhando diariamente de acordo com a intenção do Parens, seguindo o caminho da dedicação aos pais. Estes são os fundamentos da nossa fé e acaba se relacionando ao recebimento das magníficas providências diárias de Deus.
         Como é o Parens, o seu desejo é querer salvar todas as pessoas do mundo, seus filhos. Deus-Parens não é um deus que salva uns mas não salva outros, salva as pessoas que fazem as coisas certas mas abandona os que erram, salva os que creem mas não salva os descrentes. Não é um Deus que faz distinção em matéria de salvação mas é o Deus-Parens que tenta salvar toda a humanidade de qualquer forma, repleto de desejo de fazer as pessoas viverem a vida plena de alegria e felicidade. Tal como temos nas Indicações:
         “Aqueles que se opõem, também são meus queridos filhos. E aqueles que me seguem são ainda mais. No entanto, mesmo aqueles que me seguem, se não praticarem, é o mesmo que estar se opondo.”                                    (21 de abril de 1896)
Mesmo aqueles que não conhecem o ensinamento de Deus-Parens, são todos seus queridos filhos. Não seguem o Caminho por não conhecerem a intenção do Parens. Portanto, deseja ensinar aos filhos sobre o parens original da humanidade e o caminho da salvação. Mas uma pessoa que ouviu sobre a intenção de Deus-Parens, se não praticar os ensinamentos, é como se estivesse contrariando. Refletindo sobre as palavras “se não praticarem, é o mesmo que estar se opondo”, podemos concluir que espera de nós a prática pessoal e diária dos ensinamentos.
         Os precursores da fé conheceram este ensinamento através da orientação de Oyassama e vieram a trilhar este Caminho. Eles foram salvos de doenças e problemas insolúveis. No meio disso, em relação as grandes providências de Deus-Parens, há pessoas que apenas disseram: “Obrigado. Realmente é um deus gratificante e magnífico” e não voltaram mais, mas há outros que disseram: “É gratificante, é gratificante por isso como devo expressar esta gratidão, como devo agradecer?”
         Ou seja, há pessoas que receberam as graças mas ficam apenas nisso e as que começaram a fé após a salvação. As pessoas que fizeram das graças o ponto de partida são aquelas que se dedicaram a Oyassama, seguindo e praticando os seus ensinamentos. E quanto maior a emoção, maior o desejo dessas pessoas de seguirem a sua vida-modelo.
         Quando as palavras da Oyassama, seus ensinamentos, são absorvidos por nós e refletimos sobre o caminho trilhado ou sobre a atitude espiritual de até então, começamos a pensar sobre o passado de cada um, a predestinação da família, e sobre o que fazer para transformar o destino, o futuro.
         Quando realizamos o Serviço ensinado pela Oyassama, nos empenhamos na ministração do Dom do Sazuke e dedicamos firmemente no hinokishin é que podemos acumular virtudes no espírito. E ao acumularmos virtudes no espírito, cada vez mais, percebemos que não só as salvações das doenças e dos problemas são as graças de Deus, mas podermos viver diariamente de modo satisfatório, percebemos que estas coisas naturais e comuns é que são as grandes providências de Deus-Parens. E se continuarmos a fé, mesmo em meio a difíceis situações, acabamos conseguindo sentir o grande amor parental de Deus-Parens e, tal como nos é ensinado “do nó sai o broto”, acabamos vendo que estes nós é que são as gratificantes providências. A retribuição às graças começa do espírito de não poder deixar de agradecer as grandes providências concedidas para si ou para a família.
Deste modo, neste mês da comemoração dos 180 anos da Revelação Divina, refletindo mais uma vez sobre a intenção de Deus-Parens vamos adiantar os passos visando a vida plena de alegria fazendo a purificação do espírito e a respectiva evolução.
Bem, na semana que vem, no sábado, dia 7, no Dendotyo, será realizado à partir das 15 horas, a Assembleia Geral do Yonomotokai. Gostaria de contar com a participação de todos.
Além disso, a partir de segunda feira, dia 9 até sexta, dia 13, será realizado o Curso de Doutrina, Koshu. Sendo o último deste ano, gostaria que convidassem as pessoas para participarem.
Os responsáveis do bazar, estão pedindo para trazer as coisas, pois no dia 11 de novembro será realizado o bazar da pechincha.
Agradeço a todos pela colaboração no regresso a Jiba que estaremos fazendo no dia 10 a noite. Além da reverência no dia 26 de outubro, nos 180 anos da Revelação Divina, estaremos agradecendo pelas numerosas graças recebidas por todos do Kyokai, no ano passado, na concretização das determinações espirituais dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama. Vamos agradecer pelas bodas de prata comemorado em abril passado e a minha nomeação como diretor do Dendotyo. E também, renovando a determinação para que todo o Kyokai possa iniciar ativamente as atividades dos três anos, mil dias, para a comemoração dos 70 anos de fundação do Dendotyo.

Agradecendo mais uma vez a presença e a participação de todos, termino as minhas palavras. Muito obrigado pela atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário